Janela Publicitária    
 
  Publicada desde 15/07/1977.
Na Web desde 12/07/1996.
 

Janela Publicitária - Edição de 30/JAN/1987
Marcia Brito

 

Esta edição da Janela Publicitária foi publicada originalmente no jornal Monitor Mercantil.
O seu conteúdo foi escaneado e transcrito para ficar à disposição de consultas pela internet.

Giovanni para UnimedGiovanni a todo vapor

Produzido pela Giovanni & Associados para o cliente UNIMED, o VT "Maca" ganhou, na categoria Produtos e Serviços Médicos o Prêmio Voto Popular.
O VT "Maca" (versão de 30" e 15") abre com uma maca coberta por um lençol, visualizando, ainda, alguns instrumentos passando de mão em mão. Enquanto o texto diz: "Saúde é um assunto muito sério. Por isso, a Unimed conta com mais de 30 mil médicos à sua escolha: cinco vezes mais do que qualquer outro plano de saúde. O que assegura um atendimento mais humano e personalizado".
No take seguinte, um boneco João Teimoso sai, de repente, debaixo do lençol, no seu tradicional movimento, em direção à câmara. Percebe-se, então, que tudo está acontecendo num quarto de criança. O narrador conclui: "... Com saúde não se brinca (em BG, risos de crianças). Na hora de escolher um bom plano de assistência médica, não dê uma de João Teimoso. Confie sua saúde à Unimed. O slogan "Unimed, saúde nas mãos de quem entende" fecha o VT.
A Unimed, que este ano completará 20 anos, é o segundo sistema nacional de atendimento médico, só perdendo, em termos numéricos, para o INPS. Constituída como cooperativa, onde os médicos são os próprios donos, a Unimed atende a cerca de cinco milhões de pessoas em todas as capitais e principais cidades do país.
Veiculado nacionalmente e gravado no Sir Laboratório, em Curitiba, o VT "Maca" tem como ficha técnica: criação de Cláudio Aguiar e Maurício da costa Leite, produção de RTVC de Leonardo Wilbert Servolo e atendimento de Gustavo Oliveira, tendo sido aprovado pelo Dr.Edmundo Castilho, presidente da Unimed.

Abreia abre produtora.

Após solidificar seu nome como um dos criadores publicitários mais premiados e respeitados no mercado publicitário brasileiro, Chico Abreia, que durante 4 anos esteve na direção de criação da Artplan se lança no mercado de alma aberta para fazer o que ele considera sua verdadeira vocação: dirigir comerciais. Só que desta vez Abreia foi mais longe e resolveu abrir sua própria produtora, a Yes Rio Produções que, ainda em fase de montagem, ocupará uma casa no simpático bairro do Cosme Velho.
Chico Abreia: Yes, 87 vai ser ótimo
Para Abreia o momento tinha de ser agora Ano Novo, uma vontade louca de mudar, de renovar e atender o que o seu coração pedia."Estou num momento muito feliz comigo, me sentindo maduro, capaz de enfrentar e vencer desafios. Saí da Artplan deixando a agência por cima, com dezenas de premiações e excelente imagem no mercado, afirma Abreia que, mesmo sendo entrevistado por telefone, deixou transparecer, via fio, todo o seu entusiasmo pela nova situação.
Para a Yes Rio, Abreia pretende uma estrutura de sete pessoas que, além, da eficiência de Nelma, sua super secretária, ele contará também com o talento da Silvinha Ribeiro, assistente de RTVC "criada" por ele na Artplan, e mais quatro profissionais que estão sendo sondados na praça. Apesar do nome Yes Rio, Abreia não se restringirá a ser um fornecedor para o mercado carioca, muito pelo contrário, "pretendo realizar trabalhos para todas as principais praças do País, dirigindo filmes e VTs, inclusive para outras produtoras que solicitaram minha direção", declara Abreia. Possuidor de um rolo de comerciais considerado de "ouro", Abreia vai à luta com ele debaixo do braço, confiante na acolhida dos muitos amigos que cultivou nestes anos de propaganda. São amigos como o Franklin, da Blow-Up, por exemplo, que já lhe deu condições de trabalho, colocando a estrutura de sua produtora à disposição de Abreia até que a sede da Yes comece a funcionar oficialmente. Sobre sua amizade com o Governador Moreira Franco e um possível envolvimento profissional na propaganda governamental, Abreia jura que não tem nada "armado". O que existe mesmo, afirma Abreia, "é a vontade de dirigir comerciais e acreditar que 87, será um grande ano para mim e para quem trabalhar bem", como eu pretendo."
Esta matéria está sendo republicada, pois na semana passada saiu truncada.

RBS com nova estrutura.

A RBS realizou várias mudanças na área de Mídia Impressa, que abrange Zero Hora e Diário Catarinense, com o intuito de inovar e dar estrutura mais moderna e atuante às áreas de Comercialização e Marketing. Essas modificações, ocorridas no mês de dezembro, permitem que a RBS prossiga com o seu trabalho, marcado pelo profissionalismo que sempre esteve presente.
Foi criada uma nova diretoria de Comercialização e Marketing de Mídia Impressa, que tem como Diretor Madruga Duarte, e objetiva exercer uma supervisão funcional nas áreas citadas. Como decorrência desta nova diretoria, mais cargos surgiram, havendo também outras alterações no quadro funcional da empresa. Altamir Garcia, que até então era Gerente Executivo de ZH Classificados, assumiu a Diretoria Adjunta Comercial de Zero Hora; Roberto Vieira, ex-gerente comercial de Zero Hora, é agora Gerente Executivo de ZH Classificados. A vaga de gerente executivo de publicidade foi preenchida pelo publicitário paulista Alceu Gandini, que há 12 anos trabalhou nos jornais Estado de São Paulo e Jornal da Tarde.

Boas mudanças na Lintas

A Lintas-SP começou 1987 com algumas mudanças em sua estrutura do departamento de mídia, sob a direção de Geraldo Leite.
A área de Compras de Mídia, agora supervisionada por José Vandir Seta, passará a ser responsável pelo desenvolvimento e informação de oportunidades de mídia aos clientes, além de cuidar das Centrais de Mídia.
O Planejamento de Mídia, que continua sendo supervisionado pelo Luiz Carlos Gonçalves, cuidará não só do desenvolvimento estratégico e dia-a-dia dos produtos, como também passará a atender os veículos juntamente com a área de compras.
A área de Planejamento será composta por quatro grupos de coordenação: Ana Lúcia Magalhães, José Rubens da Silva, Sônia Penteado e o recém-contratado, José Reinaldo Gomes (ex­supervisor de pesquisa de mídia das Salles).
Nas coordenações das áreas específicas estarão: José Onofre Arruda (centrais de Mídia), Heloisa de Faria Queiroz (Pesquisa) Pedro Pilat (Veiculação) e C. Castro Negrão (Produção de Programas de Rádio).

DPZ contrata no Rio

Para completar o Grupo de Atendimento da Souza Cruz, voltou à agência Marion Green como supervisora de contas.
Marcello Serpa é o novo Diretor de Arte da DPZ. Marcello cursou estudos de comunicação visual na Alemanha onde trabalhou nas agências World Und Partner e GGK Dusseldorf.
Outra contratação recente da DPZ é a de Maria Elisa G. Alemán, ex-JWT, como assistente do Diretor Geral e coordenadora de comunicação da Agência.

Lazer no Rio

O Jornal do Lazer lançou o Rio 1000's, um veículo em formato tabloide que traz opções para 15 dias de lazer no Rio de Janeiro.
Com tiragem de 15.000 exemplares, o Rio 1000's começou sendo distribuído, através de mala direta, para hotéis, restaurantes, e outros locais turísticos. Atualmente, já é possível encontrá-lo em algumas bancas do Leblon, da Barra e no Carrefour, segundo nos informa Christina Dantas, Diretora do novo veículo.

Technos mergulha mais fundo com novos modelos Skydiver

A TECHNOS está lançando três novos modelos de relógios de sua linha Skydiver para mergulhadores profissionais e desportistas aquáticos, permitindo profundidades de 200, 500 e 1.000 metros.
Com pulseiras de borracha e design de linhas marcantes, os novos relógios Skydiver da TECHNOS têm caixa de aço, aro giratório com catraca de coroa rosqueada, o que lhes confere a garantia de total vedação comprovada pela empresa em testes de pressão.
Os modelos para 500 e 1.000 metros de profundidade são lançamentos sem similar nacional, explica Euniro Farah, diretor comercial da TECHNOS, acrescentando que "todos os relógios da linha Skydiver possuem calendário, mostrador e ponteiros fosforescentes, e mecanismo Quartz, pois além da qualidade, o novo consumidor, que acompanha as tendências da moda, exige também praticidade em bom gosto, até debaixo d'água".

Clube de Criação de SP lança seu XI Anuário

O XI Anuário do Clube de Criação de São Paulo acaba de ser lançado. Esta é mais uma edição do livro que representa o termômetro da propaganda brasileira nestes últimos onze anos.
Quem quiser adquirir o anuário é só encomendar pelo telefone (011) 283-4231. O preço está em promoção para o mercado: Cz$ 960,00.

Ivone se recupera.

Ivone de Souza, que durante muitos anos trabalhou na MPM, no O Globo e na Rede Bandeirantes de Rádio, está em plena recuperação após ficar algum tempo hospitalizada. Com novo ânimo Ivone nos pede para agradecer o carinho dos seus companheiros de trabalho que, apesar da árdua batalha do dia-a-dia, têm procurado distraí-la colocando-a a par das notícias do meio. Ficar em hospital é muito chato, portanto, quem puder visitar Ivone é só dar um pulinho na Clínica da Gávea, que fica na estrada da Gávea, 151/3º andar. Ela vai adorar.

Denison no caminho certo

A Denison Propaganda apresentou o episódio "Terra, cuidado, veneno", o quarto programa da série "Os caminhos da Sobrevivência", que irá ao ar no próximo dia 1º de fevereiro, às 22 horas, pela TV Manchete. Este programa foi criado por José Antônio Menezes.

Correspondências

As correspondências para a Janela Publicitária devem ser enviadas para a Praia de Botafogo nº 340 - grupo 210. Ou então, passadas por telefone diretamente para esta colunista.