Janela Publicitária    
 
  Publicada desde 15/07/1977.
Na Web desde 12/07/1996.
 

Janela Publicitária - Edição de 27/MAR/1987
Marcia Brito

 

Esta edição da Janela Publicitária foi publicada originalmente no jornal Monitor Mercantil.
O seu conteúdo foi escaneado e transcrito para ficar à disposição de consultas pela internet.

Rio brilhou no Colunistas Nacional.

O mercado carioca esteve surpreendente na grande competição de talento e criatividade que caracterizou o XX Prêmio Colunistas Nacional, no qual o júri, presidido por Marcio Ehrlich e composto pelos colunistas Armando Ferrentini, A. P. Rossini, Fernando Vasconcelos, Francisco Alberto Madia de Souza, Genilson Gonzaga, Jomar Pereira da Silva, José Cláudio Maluf, José Roberto Whitaker Penteado Filho, Lúcia Leme, Marcia Brito, Nelson Cadena, Roberto Simões e Silvia Dias de Souza, julgou, durante 3 dias, todas as peças vencedoras com medalhas de ouro de todo o País. A seguir, os resultados do Rio de Janeiro: além de 2 Grandes Prêmios, 32 medalhas de Ouro e 27 de Prata:

GRANDES PRÊMIOS

- Comercial do Ano: "Corrida", da Artplan e Hiper Film para Brahma/Malt 90
-Anunciante do Ano: Coca-Cola

OURO

- Campanha de Mercado Agropecuário: "Scepter", da Esquire para a Cyanamid.
- Comercial de Mercado de Bebidas Alcoólicas: "Banheiro II", da DPZ e Nova Filmes para a Cerveja Kaiser.
- Campanha de Mercado de Bebidas Alcoólicas: "A Kaiser é uma grande cerveja", da DPZ para a Kaiser.
- Comercial de Mercado de Bebidas Não­Alcoólicas: Série "Por que não?", da VS Escala e Oficina para a Fleischmann & Royal Tender Leaf.
- Campanha de Mercado de Bebidas Não­Alcoólicas: "Aguas de Março", da McCann Erickson para a Coca-Cola.
- Comercial de Mercado de Beleza: "Banho a Dois", da Artplan e Blow-Up para a Wella/Hair and Body.
- Campanha de Mercado de Cama, Mesa e Banho: "Mario de Andrade", da Provarejo e Mesbla.
- Campanha de Mercado de Cigarros e Tabaco: "Chanceller", da Caio para a R. J. Reynolds.
- Anúncio de Mercado de Cigarros e Tabaco: "O importante é ter Charm", da DPZ para Souza Cruz, Charm.
- Comercial de Mercado de Comunicação e Cultura: "O Tribunal", da J. Walter Thompson e Globotec para a Editora Rio Gráfica.
- Fonograma de Mercado de Comunicação e Cultura: "Classidiscados", da VS Escala e Radioatividade para o Jornal do Brasil.
- Campanha de Mercado de Eletrodomésticos II: "60 Anos de Casa", da Claudio Carvalho para Faet.
- Comercial de Mercado de Equipamentos e Material de Escritório: "Jânio", da Zapt e TV Bandeirantes para Casa Nem Mais Um Passo.
- Campanha de Mercado de Equipamentos e Material de Escritório: "69 Anos on the Rocks", da Zapt para Casa Nem Mais Um Passo.
- Comercial de Mercado Farmacêutico e Saúde: "Beber, bebi...'', da Caio e CPU-SP para Sidney Ross/Sonrisal.
- Campanha de Mercado de Informática: "IBM Brasil 86", da Salles para IBM.
- Campanha de Mercado de Moda: "O Mapa da Moda", da Provarejo para a Mesbla.
- Comercial de Mercado de Móveis e Utensílios Domésticos: "Papa", da Contemporânea e Choque para Tapetes São Carlos.
- Anúncio de Mercado de Móveis e Utensílios Domésticos: "Andar Nobre", da Artplan para Tapetes Avanti.
- Campanha de Política: "O nome dele é Moreira", da Caio para o PMDB.
- Anúncio de Mercado de Produtos de Uso Pessoal: "Dê brilho à sua arte", da J. Walter Thompson para a De Beers.
- Comercial de Mercado de Serviços: "Engarrafado", da Contemporânea e Choque para a Cultura Inglesa.
- Anúncio de Mercado de Trade: "O sabonete caiu...", da Artplan para Wella/Hair and Body.
- Campanha de Mercado de Varejo II: "Trinta por cento", da Contemporânea para Sapasso.
- Jingles: "Beber, bebi...", da Caio e MCR para Sidney Ross/Sonrisal.
- Campanha até 60 em ou 1/2 página de revista: "Equipe Fórmula 1 Super", da Norton para Atlantic
- Anúncio até 60 em ou 1/2 página de revista: "Rótulos", da Giovanni para Copacabana Palace Hotel.
- Anúncio de Agência: "Agência de Giovanni...", da Giovanni.
- Mensagem de Natal - Anúncio ou Comercial: "Feliz Natal Brasil", da Provarejo para Mesbla.
- Comercial com Testemunhal: "Monique", da Almap e Claquete para Du Loren.
- Comercial com Humor: "Série Kaiser", da DPZ e Nova Filmes para Cervejas Kaiser.
- Conjunto de Fonogramas - Agência: "Aguas de Março", da McCann Erickson.

PRATA

- Comercial de Mercado Agropecuário, "Vai fundo, raiz", da SGB e Dual para Petrofértil.
- Comercial de Mercado Alimentício II: "Colherzinhas", da J. Walter Thompson e Multiefeitos para Fleischmann & Royal.
- Comercial de Mercado Automobilístico III (Produtos e Serviços): "Olha o Nível", da DPZ e Tycoon para a Castrol.
- Campanha de Mercado Automobilístico III: "Bom bom", da Salles para Texaco.
- Campanha de Mercado de Bebidas Não­Alcoólicas: "Em busca do papagaio perdido", da Denison para Brahma/Guaraná.
- Comercial de Mercado de Bens e Insumos Industriais: "Família Verde e Amarelo", da SGB e Tycoon para a Petrobrás.
- Campanha de Mercado de Bens e Insumos Industriais: "Divisão Química", da Brasil América para o Cortume Carioca.
- Anúncio de Mercado de Bens e Insumos Industriais: "O Homem e a Máquina", da Tandem para a Nife.
- Anúncio de Mercado de Cigarros e Tabaco: "Relógio", da DPZ para Souza Cruz/Carlton.
- Comercial de Mercado Comunitário "Saque", da Giovanni e VT Um para ASSERJ.
- Campanha de Mercado Comunitário: "Turma do CB", da Brasil América para a Rede CB de Supermercados.
- Campanha de Mercado de Comunicação e Cultura: "Grandes Sucessos", da J Walter Thompson para a Rio Gráfica.
- Anúncio de Mercado de Equipamentos e Material de Escritório: "3 Letrinhas", da Denison para IBM Brasil.
- Comercial de Mercado Financeiro, Seguros e Poupança: "Fundo de Quintal", da Artplan e Hiper Film para a Caixa Econômica Federal.
- Campanha de Mercado Financeiro, Seguros e Poupança: "Citiconta", da J. Walter Thompson para Citibank.
- Comercial de Mercado Imobiliário: "Reagan", da Estrutural e Globotec para Servenco/American Flat.
- Campanha de Mercado Institucional: "25 Anos", da Artplan para Bozano, Simonsen.
- Anúncio de Mercado Institucional: "Nós somos o Banco Chase...", da Standard para o Banco Chase Manhattan.
- Comercial do Mercado de Moda: "Monique 15", da Almap e Claquete para a Du Loren.
- Anúncio de Mercado de Moda: "Pier. A pele do gato", da Contemporânea para Sugar Man/Pier.
- Campanha de Mercado de Móveis e Utensílios Domésticos: "Linha Nigra", da Brasil América para Cristais Hering.
- Comerciais de Mercado de Produtos de Uso Pessoal: "Troca-Troca", da Standard e Cinestúdio para Technos Relógios.
- Campanha de Mercado de Produtos de Uso Pessoal: "A natureza criou...", da J. Walter Thompson para De Beers.
- Spot: "Bicha", da Artplan para Gatão Veículos.
- Outdoor: "Uma grande cerveja", da DPZ para Kaiser.
- Conjunto de Anúncios - Agência: Contemporânea
- Conjunto de Comerciais - Agência: Artplan

Mauro e Brandão foram os mais premiados do Rio

O redator Mauro Matos, da Contemporânea e o diretor de arte Paulo Brandão, da Artplan, foram os criadores publicitários mais premiados no VI Prêmio Colunistas-Rio, a maior e mais importante premiação da propaganda carioca.
A informação acaba se ser divulgada pelo coordenador do Prêmio, o colunista publicitário Marcio Ehrlich, que ainda explicou que, seguindo o critério do júri de conceder 7 pontos por cada Grande Prêmio conquistado, 5 pontos pelas Medalhas de Ouro, 3 pelas de Prata e 2 pelas de Bronze. Mauro Matos alcançou 37 pontos no concurso, por ter sido responsável pela criação de peças que receberam 3 Medalhas de Ouro, 6 de Prata e 2 de Bronze, enquanto Paulo Brandão chegou a 31 pontos, por 1 Grande Prêmio, 3 Medalhas de Ouro e 3 de Prata.
Entre os redatores publicitários, Fábio Fernandes (Artplan) ficou em 2º lugar no VI Colunistas-Rio, com 31 pontos (1 Grande Prêmio, 3 Ouro e 3 Pratas), Alexandre Machado (ex-DPZ, free-lances e atualmente na Agência da Casa) em 3º com 26 pontos (4 Ouros e 2 Pratas), Delano D'Ávila (Provarejo) em 4º lugar também com 24 pontos (3 Ouros e 3 Pratas) e Douglas Bartholomeu (BAP) em 5º, com 22 pontos (I Grande Prêmio e 3 Medalhas de Ouro).
O 2º colocado entre os diretores de arte foi Cristóvão Martins, da Contemporânea, com 26 pontos, conquistados por 2 Medalhas de Ouro, 4 de Prata e 2 de Bronze. Na verdade, 4 diretores de arte empataram com 26 pontos. Para desempatar, então, usamos o critério do número de medalhas conquistadas. Assim, em 3º ficou Eduardo Martins (VS Escala e ex­Contemporânea), com 26 pontos por 1 Grande Prêmio, 1 Ouro, 4 Pratas e 1 Bronze), e em 4º empataram Eduardo Correa (Almap e ex-DPZ) e Velso Ribas (J. Walter Thompson), com os mesmos 26 pontos, só que ambos por 4 Medalhas de Ouro e 2 de Bronze.
Marcio Ehrlich esclareceu ainda que na festa de entrega do VI Prêmio Colunistas-Rio, que está sendo programada ainda para o primeiro semestre deste ano, os três redatores e os três diretores de arte mais premiados receberão seus Diplomas Especiais, que por decisão dos organizadores da premiação, se chamará Prêmio Rogerio Steinberg, em homenagem àquele redator carioca falecido ano passado, e que foi um dos mais premiados homens de criação nos seis anos do Prêmio Colunistas-Rio.

Brainstorming • Brainstorming • Brainstorming

ADVB ATUANTE
A ADVB - Rio (Associação dos Dirigentes de Marketing e Vendas do Brasil - Capítulo Rio) realiza no próximo dia 2 de abril o seu primeiro Happy-Hour. A partir das 19 horas, no salão Rio de Janeiro do Copacabana Palace Hotel, Márcio Kaiser, diretor de marketing da IBM Brasil, estará falando e debatendo com os presentes sobre "Perspectivas do Marketing da Informática ", entre coquetéis e salgadinhos, como convém à tradição dos Happy-Hours. A entrada será franca.
BOM EXEMPLO DE BRASÍLIA
É verdade que de Brasília não temos tido bons exemplos ultimamente, sendo uma exceção o trabalho que o Sindicato dos Publicitários de lá tem feito, encabeçado por seu presidente, o grande batalhador Fernando Vasconcelos. O Fernando está com propostas objetivas e renovadoras que serviriam de exemplo para todos os sindicatos da classe do País. Aliás, o próprio Fernando está editando o Jornal da Propaganda, órgão do sindicato. Quem se interessar em receber a última edição é só pedir através do telefone (061) 226-0882.
CLAUDIO CARVALHO TAMBÉM TEM GLOBO
Brevemente as telinhas cariocas apresentarão, a exemplo de São Paulo, o primeiro comercial de produto infanto-juvenil da Editora Globo, o álbum de figurinhas "Escreva pra mim". Um lance de marketing extremamente oportuno, pois, para quem não sabe, trocar papéis de carta é a grande curtição da garotada de 5 a 20 anos. Para o lançamento deste álbum inovador, que contém vários papéis de carta destacáveis que são complementados por figurinhas com diferentes mensagens e desenhos, a Cláudio Carvalho criou um filme de 60" com redução para 30", cheio de emoção e fantasia, que, com o tema "O Álbum de Figurinhas que Fala de Você", conta a história de uma menina só, até o dia que um carteiro mirim lhe entrega o álbum. A criação foi do trio mais que elétrico Cláudio Carvalho, Eduardo Lima Netto e Luís Otávio Pessoa, com produção da PPP, direção de Sargentelli, cenário de Mauro Monteiro e fotografia de Joel Alves Lopes. A campanha tem ainda anúncios de jornais e revistas, spot de 30" e material de ponto de venda.
Correspondências para a Janela: Praia de Botafogo, 340 grupo 210. Rio de Janeiro - RJ - CEP: 22250.