Janela Publicitária    
 
  Publicada desde 15/07/1977.
Na Web desde 12/07/1996.
 

Janela Publicitária - Edição de 03/ABR/1987
Marcia Brito

 

Esta edição da Janela Publicitária foi publicada originalmente no jornal Monitor Mercantil.
O seu conteúdo foi escaneado e transcrito para ficar à disposição de consultas pela internet.

Performance criativa.

Merchand para Rio SulA Merchand criou para o Rio Sul uma série de comerciais em VTs para a liquidação de verão do shopping. O tema escolhido foi "performance", uma manifestação artística muito em moda hoje em dia. Na primeira performance, uma garota embrulha um rapaz para presente, uma alusão ao trabalho do artista plástico Cristo, que faz o mesmo com pedras, cercas e montanhas. O tom brega é dado pela música "oi táva na Peneira". Na segunda, o mesmo casal troca de roupa, numa coreografia idêntica, como se o homem fosse o espelho da mulher e vice-versa. O texto do VTs diz: "Tudo que você adora, do shopping que você ama de paixão, por precinhos do tamanho de um botão" etc. A criação foi da Valéria Chaves, com direção de criação do Pêcego. A produção foi da Tycoon, com direção do Sápia. É bom a gente ver agências do Rio fazendo peças instigantes, que chamam a nossa atenção não pelo aparato e exagero de produção, mas por uma boa ideia aproveitada no momento certo.

CRIAÇÃO COM FORÇA
• A Casa da Criação está mesmo a todo vapor e, além de criar, está coordenando a "Exposição Epopéia Editorial - Uma história de informação e cultura", organizada pelo CLC e Editora Abril que começa hoje, no Masp, em São Paulo. A Casa da Criação também está com a campanha publicitária para a Feira Internacional de Turismo, a FIT Rio 87, a ser realizada em setembro, no Hotel Nacional. Além disso, a agência conquistou a conta da Carvalho Hosken Engenharia, e reforçou a mídia com a contratação de Maria Ângela Zarise (ex-Thompson).

Denison para Brastemp: Hoje é Dia...OPORTUNIDADE BEM APROVEITADA
• Curioso como o dia 1º de abril foi oportunamente bem aproveitado por algumas agências. Este anúncio criado pela Denison para a Brastemp Frost Free foi um dos melhores que pude notar na imprensa.

BONZÃO DE OPORTUNIDADE
• E por falar em oportunidade, a Fama, atual agência do Ponto Frio, teve uma sacada de gênio, lançando sobre o lance da greve dos bancários e da consequente falta de dinheiro total, aquela série de anúncios "clichês" de anúncios de banco. Beleza pura.

MALT 90 COM NOVO COMERCIAL
• O terceiro comercial da sensacional série criada pela dupla Fabinho Fernandes e Paulo Brandão para a cerveja Malt 90 está um luxo só. Aproveitando também o momento de grande congestionamento da ponte aérea, a criação da Artplan ligou o fato aos objetivos detectados através de pesquisa e conseguiu fazer um comercial muito bonito, com uma força incrível e um apelo de venda irresistível, que é aquela musiquinha assobiada nas horas mais oportunas.

FAET COM NOVA CAMPANHA
• Cláudio Carvalho vai apresentar hoje, no Intercontinental, a nova campanha publicitária criada para a Faet e que tem Nelson Piquet como garoto propaganda.

PUBBLICITÀ FIEL
• "Que bom! A dupla Helena Lúcia P. Lopes e Roberto Carlos Ribeiro que eram muito admirados e respeitados por Rogerio Steinberg, passaram a integrar também a equipe de criação da Pubblicità, onde já se encontrava o diretor de arte Victor Kirovsky.

COINCIDÊNCIA MONSTRUOSA
• Ou foi uma homenagem que a Agência da Casa quis prestar ao Rogerio Steinberg, ou não passou de uma coincidência criativa. Vocês lembram do cartaz criado pela Estrutural para o 3º Fest Rio com uma bela ilustração do Benício de uma fila com caricaturas de artistas famosos? Pois é, o anúncio do Prêmio Profissional do Ano tem a mesma linha criativa: uma fila com ilustrações caricaturais de artistas, personagens de filmes e publicitários.

ALMAP PROMOVE
• Jair Cunha acaba de ser promovido e assume a diretoria de mídia da Almap/Rio

F. J. Y&R COM CONTA NOVA
• Depois de uma acirrada disputa entre importantes agências de propaganda do País, a F. J. Y &R Propaganda foi a escolhida para deter a cobiçada conta da SID Informática. A SID faz parte do Grupo Machline, um conglomerado de 28 empresas, entre as quais Sharp e Digibanco.
Segundo nos informou Eduardo Fischer, vice-presidente e diretor de criação da agência, a F. J. Y &R foi escolhida por aliar agressividade e criatividade, ao grande conhecimento no atendimento ao setor de informática, demonstrado durante a concorrência. Eduardo disse que terá uma imensa satisfação em trabalhar para a SID por três motivos: Primeiro, porque nenhuma empresa de propaganda, que se propõe a trabalhar dentro do conceito de vanguarda, pode deixar de ter uma conta de informática. Segundo, por ter conquistado a conta mais representativa do setor. E terceiro, porque a SID é uma empresa que tem como filosofia, dentro de sua área de comunicação, trabalhar de maneira criativa e ousada. Como se vê, nasceram um para o outro. Aliás, tive a oportunidade de conhecer as novas instalações e todo o trabalho sério que a F.J.Y&R está realizando, inclusive o trabalho de pesquisa que funciona como suporte para a criação comportamental que a agência desenvolve, que é muitíssimo interessante. Não foi à toa que ela foi eleita Agência do Ano pelo Prêmio Colunistas Nacional.

Cartas

Amiga Marcia Brito
Minha escolha, como Profissional de Propaganda do Ano, pelo júri do prêmio Colunistas-Nacional, representou uma das maiores emoções experimentadas durante toda minha vida profissional e é daqueles acontecimentos que jamais se apagarão de minha memória
E por saber o quanto sua prestigiosa e competente participação significou, é que me dirijo a você para externar meus mais sinceros agradecimentos pela inexcedível honra e pelo marcante momento de minha vida ensejados pelos integrantes da Associação Brasileira dos Colunistas de Marketing e Propaganda.
Peço aceitar um forte abraço, com meus votos de renovada estima e admiração.
Gilberto C. Barros

Prezada Marcia,
Foi com grande alegria que recebi a homenagem contida no título de "Publicitário do Ano", que me concedeu o júri de que a amiga tomou parte.
Acima de tudo é um grande estímulo para alguém que, como eu, ama a profissão que vive.
Muito obrigado pelo gesto de apoio. Grande abraço do
Hiran Castello Branco