Janela Publicitária    
 
  Publicada desde 15/07/1977.
Na Web desde 12/07/1996.
 

Janela Publicitária - Edição de 10/ABR/1987
Marcia Brito

 

Esta edição da Janela Publicitária foi publicada originalmente no jornal Monitor Mercantil.
O seu conteúdo foi escaneado e transcrito para ficar à disposição de consultas pela internet.

Fornecedores do mercado já têm seu próprio prêmio.

Até 30 de abril próximo ainda estarão abertas as inscrições para o 1º Prêmio Colunistas-Fornecedores, promovido pela Abracomp ­ Associação Brasileira de Colunistas de Marketing e Propaganda, e que traz a novidade de analisar os melhores Filmes, VTs, Fonogramas, Fotografias e Ilustrações a partir do ponto de vista exclusivamente da qualidade e dificuldade de produção, e através das inscrições apenas das respectivas produtoras.
Aproveitando a oportunidade do adiamento, o presidente da ABRACOMP, Armando Ferrentini, convidou o colunista Marcio Ehrlich para assumir a Direção do 1º Prêmio Colunistas Fornecedores. Marcio Ehrlich, carioca, 36 anos, além de colunista publicitário conhecido dos leitores desta Janela Publicitária, já foi músico e médico-psiquiatra, em agência passou pela VS Escala, no Rio, e hoje é Diretor da Dinâmica de Comunicação, empresa de promoções que há 6 anos vem organizando o Prêmio Colunistas-Rio e este ano também o Colunistas­Centro-Leste. É ainda 3º Vice­Presidente da ADVB-Rio e Vice-Presidente da Comunicação do GAP-Grupo de Atendimento e Planejamento do Rio de Janeiro.
A Janela Publicitária conversou com Marcio Ehrlich para saber as últimas novidades sobre o "Colunistas­Fornecedores.
JP - Marcio, como as produtoras estão recebendo o 1º Prêmio Colunistas­Fornecedores?
M.E. - Com o pessoal que já tive contato, a receptividade está sendo ótima, porque o Colunistas-Fornecedores é um prêmio com características absolutamente inéditas no Brasil. Afinal, além de analisar o produto publicitário do ponto de vista do produtor, ou seja, sem levar em conta a criatividade ou a adequação de marketing da peça - preocupações basicamente da agência de propaganda -, ainda fará a separação por segmentos de mercado. Isto é muito justo, já que as verbas normalmente alocadas em produção, por exemplo, por anunciantes de cigarros ou do mercado automobilístico, tendem a ser bastante diferentes das que dispõem os anunciantes de móveis ou de produtos de beleza.
JP - Mas o processo de julgamento será diferente do Prêmio Colunistas de Propaganda?
M.E. - Totalmente, para valorizar apenas os aspectos de produção do filme, do VT, do fonograma, da foto ou do trabalho gráfico. Cada área destas, aliás, terá seus critérios e momentos de julgamento próprios. Se em um comercial, por exemplo, estivermos analisando direção, cenografia, maquiagem e figurinos, em um fonograma já teremos que nos preocupar com arranjo, harmonia, solo vocal etc. Inclusive, nos diplomas dos vencedores, haverá o crédito de todos estes profissionais envolvidos, o que também é inédito no Brasil.
JP - Você sente que as produtoras estão tendo alguma dificuldade nas inscrições?
M.E. - Realmente, as empresas de produção ainda não têm em costume de participação em prêmios publicitários como as agências, que já se habituaram em arquivar, durante o ano, vários exemplares de seus trabalhos para inscrição em premiações, assim como também organizarem as suas fichas técnicas. A continuidade do Prêmio Colunistas-Fornecedores - fato já indiscutível, inclusive -, deve alterar este processo. De qualquer modo, até o dia final das inscrições - 30 de abril, impreterivelmente - estarei visitando pessoalmente as produtoras de filmes, VTs, fonogramas e fotografias de São Paulo e do Rio, para ajudar no máximo possível o procedimento de inscrição e preenchimento das fichas técnicas.
JP - E quem tiver dúvidas antes da sua visita?
M.E. - É claro que poderei explicar qualquer detalhe ou mesmo dar informações mais rapidamente pelo telefone. O meu número é (021) 552-4141.

Boa leitura para executivos.

Robert Heller - O Super ManagerAcaba de chegar ao Brasil o livro O Supermanager, de Robert Heller, segundo da Coleção Eficácia Empresarial - lançada pela editora McGraw-Hill e pela Madia e Associados Consultoria Internacional de Marketing - e que foi iniciada com o revolucionário e bem-sucedido "Marketing de Guerra" de Al Ries e Jack Trout.
Com as bênçãos de Peter Drucker - o "papa" do marketing - que o classifica como "astutas e práticas aulas em cada página", o livro de Robert Heller é voltado especialmente para o aprendizado, a preparação de uma liderança democrática e capaz.
Com uma tiragem inicial de 10 mil exemplares, O Supermanager já superou as estimativas dos editores, alcançando enorme repercussão junto ao público, segundo as livrarias que receberam os primeiros exemplares publicados. Em 10 passos, Heller dá a receita que o empresário/"chefe" deve possuir para enfrentar a rápida mutação da paisagem administrativa neste final do século XX.

Brainstorming • Brainstorming • Brainstorming

ZAPT COM CONTA NOVA
• A Zapt, dirigida por Jonas Suassuna, conquistou mais uma importante conta: a Fox Filmes. A agência passa a ser responsável por todo o trabalho de comunicação da Fox Filmes, desde anúncios, cartazes, até toda a parte promocional.

MPM DE MÓVEL NOVO
• É que a Lacca, conhecida indústria de móveis, passou agora a ser atendida pela MPM, que não perdeu tempo e já deu início a uma interessante promoção para a comemoração dos 15 anos da Lacca: De 12 a 25 de abril, quem comprar móveis acima de 25 mil cruzados ganha um jantar, com acompanhante no "Ristorante Alfredo di Roma, do Hotel Intercontinental. Não deixa de ser uma boa, pois ao preço que anda uma refeição...

MOZART DESAFINOU
• Mozart dos Santos Melo também não deu certo na SGB e já deixou a vice-presidência da agência carioca. Mozart agora está tocando sozinho.

OPORTUNIDADE BEM APROVEITADA
• Semana passada a notinha que dei sobre o bom aproveitamento do dia 10 de abril por algumas agências saiu truncado e no lugar de "bem aproveitado" saiu "sem aproveitamento", o que seria uma grande injustiça com agências, como a Denison, que criou para a Frost Free um dos melhores anúncios de oportunidade para o dia.

OURO PRA MÃE
• A Cia Real de Metais está promovendo barrinhas de ouro de 10 ou 20 gramas como presente para o dia das mães. Gilberto Kfouri, diretor da CRM acha que "em tempos difíceis não basta pensar na alegria do presente, é necessário vislumbrar o futuro" e garante que as barrinhas vêm em embalagens exclusivas e podem ser adquiridas pelo preço do grama a cotação do dia da compra.

MERIDIEN COMUNICATIVO
• O Hotel Meridien está trabalhando muito bem através do seu departamento de comunicação e promoções. Semanalmente recebemos informações pertinentes às várias possibilidades de negócios e realização de eventos em seus salões. Como parte desta interação com seus públicos, pois agências e o mercado publicitário realizam eventos quase que diariamente, o Meridien comunica que Didier Xavier Escartin, um jovem francês com experiência no Meridien parisiense, agora é o novo diretor do departamento de alimentos e bebidas do hotel carioca.

Claudio Carvalho para Faet: Nelson PiquetPIQUET E SUA MÃE NA CAMPANHA DA FAET
• Com o slogan "marca oficial de eletrodomésticos", a campanha da Faet, criada pela Cláudio Carvalho Criação & Comunicação, pretende, durante todo o ano de 87, solidificar a nova imagem de seu cliente junto ao grande público, associando o talento do homem com a tecnologia avançada da máquina. Um dos comerciais da campanha conta com a participação da D. Clotilde, mãe do bi-campeão de Fórmula-1 e que aparece bem à vontade, demonstrando uma vocação nata para atriz.

GIOVANNI JÁ É A MAIOR DO RIO
• Com a aquisição de 50% das ações da Oliveira, Murgel, a Giovanni & Associados saltou do 4º para o 2º lugar no ranking das agências cariocas, solidificando sua posição de maior agência do Rio, com apenas um escritório. As contas da Oliveira Murgel, entre as quais as da Alitalia, Bausch & Lomb, Casas Gelli, passarão a ser atendidas evidentemente pela Giovanni, e Lindoval de Oliveira e Márcio Murgel agora integram o board da agência.

NOVA DIRETORIA NA ADVB-RIO
• Foi um sucesso a festa de posse da nova diretoria da ADVB-Rio, reunindo empresários cariocas, os principais diretores de agências e fornecedores no Copacabana Palace.