Janela Publicitária    
 
  Publicada desde 15/07/1977.
Na Web desde 12/07/1996.
 

Janela Publicitária - Edição de 05/JUN/1987
Marcia Brito

 

Esta edição da Janela Publicitária foi publicada originalmente no jornal Monitor Mercantil.
O seu conteúdo foi escaneado e transcrito para ficar à disposição de consultas pela internet.

Jeca Tatu divulga seus vencedores

A fé não falhou para a produtora Manduri e a agência São Paulo Criação Gráfica e Publicitária, que acabam de faturar o Prêmio Jeca Tatu com a campanha "Tenha fé na Tecnologia", criada para a Copas Fertilizantes e que utilizou a figura do carismático "matuto" Rolando Boldrin como garoto propaganda.
O júri do Jeca Tatu 86 foi presidido pelo professor Austregésilo de Athayde, e teve a participação de Jomar Pereira da Silva (representando os colunistas publicitários do Rio), Gilberto dos Reis (CCSP), Armando Ferrentini, Eloy e Roberto Simões (representando os colunistas de SP) e Fábio Cesarine (E.S.P.M.) que julgaram 300 peças inscritas por 41 agências de todo o Brasil.
A premiação, já tradicional ao mercado, é uma iniciativa da agência CBBA/Propeg que, desde 1978, tem estimulado o uso de valores culturais e da linguagem brasileira na propaganda
Também receberão diplomas de menção honrosa que estampam a figura do Jeca Tatu da estatueta de bronze criada pelo artista José Guerra a campanha "Feliz Natal Brasil", da Provarejo, para a Mesbla; a peça promocional "Da Coleção" da Júlio Bogoricin Imóveis; Calendário "Orixás", da agência Abakerli e Amaral de Barueli, para a Pronor Petroquímica; e o relatório da diretoria "Manuel Bandeira", da Ítalo Bianchi, para o Moinho Recife.

Separação na Denison

A Denison-Rio e a Denison-São Paulo estão se separando, após 30 anos de sociedade. Ao que parece, as incompatibilidades entre os atuais sócios geraram desentendimentos não contornáveis. Quanto a agência em Brasília, as duas agências ficam com 50% cada.

Mais espaço para eventos

O Meridien avisando que o já tradicional "Thé Lautrec" voltará a funcionar a partir do próximo dia 8, de segunda à sexta das 16:00 às 18:00hs, totalmente modificado, oferecendo, entre outras coisas, variedade de chás, sucos, canapés e pâtisseries francesas a Cz$ 220,00. E para complementar o ambiente conta com uma música suave de flauta e violão. Uma boa dica para coletivas e outras reuniões do mercado.

Sputnik promove festival de Vodca.

À margem de todos os eventos que compõem o calendário do XVIII Festival de Inverno de Campos do Jordão, em julho, haverá outro festival: será um legítimo festival­degustação de vodca que acontecerá em dois locais estratégicos, a Casa Baden Baden, na esquina do Boulevard Géneve (é um dos pontos mais movimentados da estância) e no Hotel Toriba, nesse acompanhado de muita comida típica alemã e da região dos Alpes. O festival-degustação de vodca será promovido pela Sputnik, que colocará à disposição dos provadores-turistas uma grande variedade de drinques preparados com a bebida, além dela própria, pura, bem como de seus subprodutos, as vodcas Zubrovnik e Limonik, a primeira aromatizada com um capim de origem polonesa, e a segunda, com um toque de limão em seu sabor. Além de Campos do Jordão, a Sputnik está programando um festival semelhante também nos principais restaurantes de Petrópolis, no Rio de Janeiro, também durante os meses mais frios do ano.

Crise econômica revigora campismo

A classe média voltou a buscar alternativas de lazer, fugindo dos preços astronômicos dos hotéis. O setor que está tendo bastante procura é o campismo que, segundo informações da Editora Abril, que edita o Guia do Camping, movimenta cerca de 5 milhões de pessoas nos fins de semana, feriadões e férias. Tanto que a própria editora teve de aumentar a tiragem que passou de 70.000 para 120.000 exemplares este ano e, a partir desta edição, passará a receber anúncios a quatro cores.

Celite contrata Pascoal.

Seguindo uma política de remodelação administrativa, visando uma maior agressividade no mercado de louças sanitárias, a Celite, empresa líder no setor que exporta inclusive para-países da América do Norte e Latina, acaba de contratar José Antônio Pascoal para ocupar o cargo de supervisão de marketing. Pascoal, que já tem larga experiência neste ramo, atuou em empresas como a Deca, Polaroid e Monark sempre comandando as áreas de publicidade, promoções, bem como na elaboração de novas estratégias mercadológicas.

Marketing na crise só em cursos, livros e seminários.

O clima sinistro de incerteza econômica que pousou no País torna ainda mais difícil para os homens de marketing elaborarem estratégias eficazes para suas empresas. Mesmo assim, proliferam dezenas de cursos e seminários sobre marketing, dirigidos a executivos do setor, propondo conceitos e procedimentos para o sucesso no desenvolvimento de planos e estratégias. O grupo-Catho realizará nos próximos dias 4 e 5 de julho, no Grande Hotel Ca'd'Oro (R. Augusta, 129), o curso "Como Fazer a Estratégia de Marketing para a sua Empresa ou Produto", que será ministrado por Uwe Waldemar Rasmussen, consultor em planejamento estratégico, vice-presidente e conferencista exclusivo do Grupo Catho e professor da Escola de pós-graduação de economia e administração na Fundação Armando Álvares Penteado. O curso abordará temas como técnicas de marketing e sua aplicação para diferentes empresas, como analisar a empresa em face ao ambiente externo (mercado fornecedor, concorrentes e condições econômicas , entre outros.
A taxa de inscrição é de Cz$ 19 mil (uau!!), com desconto de 10% se houver mais de um participante da mesma empresa. O curso será realizado das 8:30 às 18 horas, e maiores informações poderão ser obtidas no Rio pelo fone 239-9899.

Brainstorming • Brainstorming • Brainstorming

Antonio Torres (1987)
Torres, agora fazendo brilhar os textos da Scali-Rio.

• A conta dos jeans Wrangler, que estava com a CBBA/Propeg, já está na DPZ. A campanha, inclusive, deverá ser veiculada em julho.
• Não passa da semana que vem o resultado da concorrência da gorda conta do Unibanco. Na disputa estão a Expressão, a W/GGK, a Y&R, Standard, Lintas, McCann e a própria Denison, que atendia a conta.
• Com a saída de Oswalber Fernandes, que foi ser diretor da conta do McDonald's na McCann, Hélio Morgado passa a gerenciar o atendimento da VS Escala, que conta, no momento, com três assistentes de contato.
• Jarbas Nogueira (ex-Contemporânea) e Marcio Ortman (ex-Estrutural) assumiram, respectivamente, a supervisão de contas de serviços e de contas de produtos na Almap Rio.
• A DPZ Rio contratou Peter Robertson (ex­Souza Cruz) para ser o diretor da conta de Ceras Johnson e, para supervisores, Ricardo Ladvocat e Marta Zuim.
• Desde o dia 1º, a Scali-Rio conta com dois grandes profissionais de criação: João Ferrari e Antônio Torres que, a todo gás, já criam para a Helena Rubinstein (cuja criação passou a ser feita pelo Rio), Modatta, Teacher's, Sul América Tele Informática, Gomes de Almeida Fernandes (institucional), Cultura Inglesa entre outras.
• O colunista Marcio Ehrlich está editando a coluna Marketing & Publicidade no Jornal do Comércio do Rio. Desejamos boa sorte para o Marcio nesse novo desafio.
Giovanni: Você já percebeu que um anzol é um ponto de interrogação de cabeça para baixo?
Um bom anúncio de agência criado por Carlos Negreiros, Cláudio Ortman, com direção de criação de Adilson Xavier.
• A GCO/Promag está lançando os novos jogos da ATMA com a "griffe" da XUXA - Xuxapo, Xou de Acertos e Xuxa no Mundo do Mel.
• A G.C.G. Produções Digitais acaba de receber, no 1º Premio Colunistas Produção, o prêmio como Destaque em computação gráfica, no trabalho criado pela McCann Erickson para seu cliente Coca-Cola, com criação de Milton Mastrocessario, design de Tony Cid Guimarães, animação de Lúcia Modesto, produção de José Dias e trilha da Timbre.
• A Best Editora, empresa do grupo Pancrom Indústria Gráfica, vai viabilizar o patrocínio e o investimento na área de edição de livros de arte, e assim beneficiar as empresas que desejam dar a sua contribuição à valorização e divulgação da cultura nacional através dos benefícios da Lei Sarney, nos conta Homero Villela de Andrade Filho, diretor da Best.
• Celso Japiassu é candidato à presidência da ABP - Associação Brasileira de Propaganda com uma chapa quente, formada por Euler Matheus (MPM), Paulo Rolf (Artplan), José Alberto da Fonseca (Salles), Jairo Pereira (Rede Globo), Antonio Batista (Caio), Paulo Saad (TV Bandeirantes), Hélcio Ferreira (Salles), Paulo Giovanni (Giovanni), Armando Strozenberg (contemporânea), Herculano Siqueira (Denison e Franzé Martins (Pubblicità).
• Com muitos prêmios e participações em salões e coletivas, além de exposições, inclusive internacionais, Rogério Cavalcanti estará expondo 20 gravuras em metal, de 10 de junho a 2 de julho, na Casa Laura Alvim, em Ipanema. Rogério atualmente é diretor de arte da Giovanni & Associados.