Janela Publicitária    
 
  Publicada desde 15/07/1977.
Na Web desde 12/07/1996.
 

Janela Publicitária - Edição de 31/JUL/1987
Marcia Brito

 

Esta edição da Janela Publicitária foi publicada originalmente no jornal Monitor Mercantil.
O seu conteúdo foi escaneado e transcrito para ficar à disposição de consultas pela internet.

Promoção será julgada no Rio

As agências de propaganda e as empresas cariocas das áreas de promoção, design, merchandising e embalagens já podem começar a preparar o material promocional criado ou produzido entre 19 de julho de 1986 a 30 de junho de 1987 para concorrer ao VI Prêmio Colunistas - Promoção mais um evento da ABRACOMP ­ Associação Brasileira dos Colunistas de Marketing e Propaganda, e que é, indiscutivelmente, a mais importante avaliação do setor.
Este ano, houve uma reorganização geral das categorias para simplificar o processo de inscrição, e até foram criadas novas categorias, como a de "Produto Cultural". A seguir, publicamos a orientação geral para quem quiser participar:
I - CONDIÇÕES PARA INSCRIÇÕES
I - Só poderão concorrer ao VI Prêmio Colunistas Promoção as Campanhas, Eventos ou Ações, Peças Promocionais, Designes e Embalagens criadas e/ou produzidas por empresas ou profissionais sediados no Brasil, entre 1º de julho de 1986 e 30 de junho de 1987.
2 - As inscrições podem ser feitas por qualquer pessoa física ou jurídica ligada às Campanhas, Eventos, Peças, Designs e Embalagens em questão, através do preenchimento do Formulário de Inscrição e das respectivas Fichas Técnicas, e do pagamento das taxas de inscrição.
II - CATEGORIAS PARA INSCRIÇÕES
A seguir, estão relacionadas as categorias em que podem ser inscritas as diversas formas de trabalhos promocionais, precedidas por seus respectivos códigos numéricos, para preenchimento das Fichas de Inscrição:
l-CAMPANHAS:
101. Campanha de Promoção de Vendas (campanhas de estímulo à compra imediata, tipo "desconto", "ganhe", "grátis", "pague/leve", "troque", "concurso" etc)
102. Campanha dirigida a Públicos Internos.
103. Campanha dirigida a Públicos Intermediários.
104. Campanha de Marketing Direto de Produto de Consumo (inclui Resposta Direta, Mala Direta etc)
105. Campanha de Marketing Direto de Produto de Uso Profissional (ferramentas, máquinas, insumos industriais e agrícolas etc)
106. Campanha de Marketing Direto de Serviços (pessoais ou corporativos)
107. Campanha Promocional de Produto Cultural (peça teatral, filme, livro, jornal, programa de tv etc)
108. Campanha de Merchandising (campanhas que utilizem primordialmente táticas e peças promocionais).
109. Campanha de Merchandising em Televisão.
2 - EVENTOS     
210. Eventos ou Ação Institucional (atividade em que o objetivo imediato não seja a venda, mas a promoção da imagem da empresa ou instituição).
211. Evento ou Ação Promocional de Vendas (feiras, desfiles, mostras, etc.).
212. Evento ou Ação dirigida a Público Interno.
213. Evento ou Ação dirigida a Públicos Intermediários.
214. Evento ou Ação Promocional Comunitária (que utilize atividade em benefício da comunidade para promover produto, serviço ou imagem de empresa ou instituição).
215. Evento ou Ação Promocional Cultural (que utilize atividade cultural para promover produto, serviço ou imagem de empresa ou instituição).
216. Evento ou Ação Promocional Esportiva (que utilize atividade esportiva para promover produto, serviço ou imagem de empresa ou instituição).
3 -PEÇAS:
317. Anúncio ou Encarte de Promoção de Vendas.
318. Anúncio ou Encarte de Marketing Direto.
319. Comercial de Promoção e de Vendas.
320. Comercial de Marketing Direto.
321. Folheto Promocional de Produto de Consumo.
322. Folheto Promocional de Produto de Uso Profissional.
323. Folheto Promocional de Serviços.
324. Cartaz ou Poster de Produto de Consumo.
325. Cartaz ou Poster de Produto Cultural.
326. Cartaz ou Poster de Produto de Uso Profissional.
327. Cartaz ou Poster de Serviços.
328. Peça Promocional de Produto de Consumo.
329. Peça Promocional de Produto Cultural.
330. Peça Promocional de Produto de Uso Profissional.
331. Peça Promocional de Serviços.
332. Material de Ponto de Venda de Produto de Consumo.
333. Material de Ponto de Venda de Produto de Uso Profissional.
334. Material de Ponto de Venda de Serviços.
335. Display com Produto.
336. Display sem Produto.
337. Layout ou Decoração de Ponto de Venda (vitrines, stands, pontas de gôndolas, etc).
338. Brinde ou Peça dirigida a Públicos Internos ou Intermediários.
339. Brinde ou Peça Promocional Cultural (livro, disco, fita ou outro trabalho cultural utilizado para promover produto, serviço ou imagem de empresa ou instituição).
340. Brinde ou Peça Promocional de Agência ou Empresa de Promoção.
341. Brinde ou Peça Promocional relativa a Datas ou Efemérides (Natal, Páscoa, Reis, aniversários, Dia das Mães etc.)
342. Peça Gráfica relativa a Datas ou Efemérides (igual à cat. 341, para cartões, convites, diplomas, cartazetes etc.).
343. Capa de Disco.
344. Capa de Livro.
345. Capa de Caderno (escolares, de anotações, de cheques, agências etc.).
346. Broadside.
347. Publicação Técnica ou Informativa (catálogos, manuais, programas, cardápios etc).
348. Publicação Periódica Promocional.
349. Publicação Periódica Institucional.
350. Calendário.
351. Relatório de Diretoria (Prêmio Guilherme Quandt de Oliveira).
4 -DESIGNS:
452. Programação Visual.
453. Papelaria.
454. Troféu ou Símbolo Tridimensional.
455. Marca ou Logotipo.
456. Assinatura ou Selo.
5 - EMBALAGENS:
557. Rótulo.
558. Embalagem em Papel, Papelão ou similar.
559. Embalagem em Plástico, Sintético ou similar.
560. Embalagem em Metal.
561. Embalagem em Vidro.
562. Embalagem Promocional.
563. Embalagem Multiunitária.
564. Embalagem para Promoção de Vendas.
565. Embalagem Display.
566. Embalagem ou Papel para Presente.
567. Saco ou Sacola.
III - OS PREMIOS DO VI PREMIO COLUNISTAS PROMOÇÃO
1 - Para cada categoria relacionada no item II, o Júri poderá conceder um Diploma de Ouro e um ou mais Diplomas de Prata e de Bronze.
2 - O Júri do VI Prêmio Colunistas­Promoção poderá conceder ainda os seguintes Grandes Prêmios:
2.1 - Pessoais e de Empresas: Agência de Promoção do Ano. Empresário de Promoção do Ano. Profissional de Promoção do Ano. Cliente de Promoção do Ano. Fato de Promoção do Ano e Destaques de Promoção do Ano.
Obs.: As inscrições para os Grandes Prêmios Pessoais e de Empresas são livres e gratuitas, podendo porém haver formalização através de Carta dos interessados ou de terceiros, na qual deverão constar as principais justificativas da indicação.
2.2 - De Trabalhos: Campanha Promocional do Ano. Evento Promocional do Ano. Peça Promocional do Ano. Design do Ano e Embalagem do Ano.
Obs.: Os Grandes Prêmios de Trabalhos do VI Prêmio Colunistas-Promoção só poderão ser concedidos aos trabalhos que obtiverem Diplomas de Ouro nas diversas categoriais dos respectivos Segmentos (Campanhas, Eventos, Peças, Designs e Embalagens).
IV - PREÇOS DAS INSCRIÇÕES
São as seguintes as taxas de inscrições para o VI Prêmio Colunistas­Promoção:
I - CAMPANHAS E EVENTOS: Cz$ 5.000.00 (Cinco mil cruzados).
2 - PROGRAMAÇÃO VISUAL E PAPELARIA: Cz$ 3,000.00 (Três mil cruzados).
3 - SERIES DE PEÇAS OU DE EMBALAGENS: Cz$ 3.000.00 (Três mil cruzados).
Obs.: Séries são conjuntos de até 5 (cinco) peças ou embalagens realizadas para um mesmo produto de um com o mesmo tema e identidade visual. As séries concorrem (e devem ser inscritas) juntamente com as peças e embalagens isoladas nas suas respectivas categorias.
4 - PEÇAS ISOLADAS DESIGNS (exceto Programação Visual e Papelaria) e EMBALAGENS ISOLADAS: Cz$ 1.000,00 (Hum mil cruzados).
V - COMO ENTREGAR OS TRABALHOS.
No ato da inscrição, o concorrente deverá apresentar os seguintes documentos:
1 - Carta de Inscrição preenchida e assinada.
2 - Formulário de Inscrição preenchido e assinado.
3 - Uma coletânea com uma Ficha Técnica para cada trabalho concorrente.
Obs.: Cada Campanha, Evento ou Série conta apenas como um (1) trabalho concorrente, mesmo sendo composto por várias peças. Por isto, para cada Campanha, Evento ou Série basta preencher uma (1) Ficha Técnica.
4 - Os respectivos trabalhos que, para serem aceitos, deverão atender aos seguintes requisitos:
1 - PEÇAS IMPRESSAS (Anúncios, cartazes, posters, folhetos, broadsides, calendários, publicações, relatórios, marcas, rótulos etc): montados diretamente ou dentro de envelope sobre cartão rígido, em prova ou já impressos, com margem de no mínimo 5 cm, e com uma Etiqueta de Identificação afixada no verso de cada unidade. No caso de peças que concorram a mais de uma categoria, permite-se a entrega de apenas uma montagem, desde que esteja afixada no verso uma Etiqueta de Identificação para cada categoria a que a peça concorrer.
2 - PEÇAS TRIDIMENSIONAIS (troféus, brindes, displays etc): deverá ser apresentada a peça original, na qual esteja afixada a Etiqueta de Identificação. Exclusivamente no caso de a peça ser de grandes dimensões, será aceita a inscrição através de fotografia, montada segundo o item I, e devendo o responsável pela inscrição anexar documento informando as dimensões do trabalho.
3 - COMERCIAIS: em 16mm, com som ótico, fora de carretéis, separados por categorias a que concorrem, com uma Etiqueta de Identificação afixada à embalagem de cada filme: ou em Videotape, no sistema Pal-M em cassete no formato U-Matic, com uma Etiqueta de Identificação afixada à embalagem de cada fita.
4 - FONOGRAMAS: em fita cassete, sendo uma fita para cada categoria a que concorre, com as respectivas Etiquetas de Identificação afixadas à embalagem de cada fita.
5 - EMBALAGENS: as inscrições deverão ser acompanhadas das peças originais que forem objeto de julgamento, sendo facultada a complementação com qualquer documento escrito, desenho ou esquema que contribua para a melhor compreensão e avaliação da embalagem.
6 - PROGRAMAÇÃO VISUAL: os desenhos, artes ou cópias fotográficas deverão estar encadernados ou reunidos em uma pasta em cujo verso esteja afixada uma Etiqueta de Identificação, e ser acompanhados de um memorial descritivo da formação e aplicação dos símbolos visuais e, na medida do possível de fotografias ou originais das peças, objetos e demais materiais onde tenham sido aplicados.
7 - PAPELARIA: devem ser entregues, no mínimo, três diferentes itens; em peças já impressas, e representados de acordo com as instruções do item I.
8 - CAMPANHAS E EVENTOS: além de ter todas as suas peças (impressas, tridimensionais, comerciais, fonogramas etc) apresentadas conforme instruções dos itens acima, as Campanhas e Eventos deverão ser acompanhados de documento escrito descrevendo resumidamente o seu "Case-History" (problema do cliente da promoção, mecânica da promoção, peças utilizadas, resultados).
VI - PRAZO E LOCAL DE INSCRIÇÕES E INFORMAÇÕES NO RIO
Os trabalhos concorrentes devem ser entregues, até o dia 14 de agosto, no local abaixo, onde também podem ser conseguidos Formulários de Inscrição, Cartas de Inscrição, Fichas Técnicas, Etiquetas de Identificação e demais informações sobre o VI Prêmio Colunistas-Promoção: Praia de Botafogo, 340 - grupo 210-RJ Tel.:552-4141.

CARTAS

Márcia e Marcio: Caríssimos amigos, queremos comemorar próximos 40 e 50 anos com vocês. E fazemos questão de que vocês acompanhem com o mesmo carinho e companheirismo de hoje, o trabalho de nossa agência. A garra que a gente aprende com vocês. Parabéns pelos primeiros 10 anos. Um beijo enorme. Cláudio Carvalho e equipe.

Márcia: Este julho é bastante significativo para o jornalismo publicitário. A "Janela" está aniversariando. Parabéns pelos 10 anos. Seus amigos da Pubblicità Propaganda e Marketing.

Prezada Márcia: Em nome da Diretoria e dos funcionários da Sitral, envio a amiga nossos sinceros votos de felicidade pelo seu aniversário. Guilherme C. M. de Freitas - Diretor Presidente.

Márcia: Em nome de seus amigos da MPM, parabéns. Euler Matheus.

N.R.: Muito obrigada por todas as manifestações de afeto que tenho recebido. É ótimo trabalhar sentindo o perfume de tantas flores, e o carinho de amigos.

Brainstorming • Brainstorming • Brainstorming

• Alcides Fidalgo, o Cidão, está de volta à SGB-Rio, onde assume a direção de criação da agência.
SOS Baleia, da SGB• E por falar em SGB, a agência de São Paulo produziu um total de 1.000 cartões para brinde. Como sobraram cartões que não foram enviados para ninguém, a SGB doou cerca de 250 para a União Internacional Protetora dos Animais e seu Movimento Permanente de Proteção às Baleias, Golfinhos e Botos. Estes cartões serão vendidos com preços especiais para crianças, tendo em vista sua causa em defesa dos animais. Quem se interessar em adquirir os cartões adesivos "S.O.S. Baleia" poderá entrar em contato com a entidade pelo telefone (011) 853-2877.
• A Spot Light é uma nova agência de modelos que surge no mercado sob a direção de João Simões Affonso e Chris Rodrigues. Pela bem cuidada apresentação do catálogo - que apresenta em fotos de Antônio Guerreiro 94 modelos exclusivos - e pela seleção de modelos como Luma, Denise Carvalho, Vick Schneider, Zeca Bezerra e muitos outros, já dá para sentir a competência da Spot Light como fornecedor para as agências cariocas.
• A Aliança Brasileira de Propaganda, agência de São Paulo, está comunicando que, após 34 anos de atividade, está entrando na segunda geração de titulares. Euclides Alves de Oliveira Junior, que durante todos estes anos conduziu a agência passa a exercer o cargo de diretor de planejamento e, passa a assumir o cargo de diretor-superintendente, Eduardo Alves de Oliveira, e Paulo Alves de Oliveira a ser o diretor de operações. Em família, tudo acaba se acertando, não é mesmo?