Janela Publicitária    
 
  Publicada desde 15/07/1977.
Na Web desde 12/07/1996.
 

Janela Publicitária - Edição de 14/AGO/1987
Marcia Brito

 

Esta edição da Janela Publicitária foi publicada originalmente no jornal Monitor Mercantil.
O seu conteúdo foi escaneado e transcrito para ficar à disposição de consultas pela internet.

ABP se manifesta contra veiculação por EBN

Celso Japiassu
Celso Japiassu, presidente da ABP

O Governador do Rio, Wellington Moreira Franco; o Governador do Paraná, Álvaro Dias; Waldir Pires, Governador da Bahia; Pedro Ivo, Governador de Santa Catarina; o Ministro da Indústria e do Comércio, José Hugo Castelo Branco e mais os presidentes da FIESP, Mário Amato; da FIRJAN - Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro, Arthur João Donato, além de centenas de publicitários e empresários do setor estiveram presentes na última terça-feira na festa da Associação Brasileira de Propaganda - ABP, realizada nos salões do Rio Palace, homenageando personalidades como João Jorge Saad, diretor-presidente da Rede Bandeirantes de Rádio e Televisão, o diretor-presidente do Jornal do Brasil, Manuel Fernando Nascimento Britto, cujo veículo foi escolhido "Veículo do Ano" pela Associação. A diretoria da Thompson, eleita: "Agência do Ano" pela ABP e que este ano completa 58 anos no País também estava toda presente. Seu diretor José Roberto Orsi nos informou acreditar que no prazo de 2 meses a nova e monumental sede da agência no Rio estará pronta para ser inaugurada. O título, de "Anunciante do Ano" coube à Mesbla, que comemora 75 anos de atividades, que foi representada por seu vice-presidente e diretor-geral André de Botton, responsável pelos grandes investimentos e esforços publicitários do magazine em 1986.
O estilo democrático e aberto do atual presidente da Associação, Celso Japiassu, também diretor-presidente da Denison Propaganda do Rio já tornou-se visível nesta festa. Nenhuma restrição foi feita ao tempo dos discursos. Todos tiveram a liberdade de falar o que melhor lhes conviesse, aproveitando a presença de tantos políticos e empresários presentes. Teve até o caso caótico do empresário Mário Leão Ramos, diretor da Abaeté Propaganda, este sim, perdeu uma boa oportunidade de ficar calado.
Celso Japiassu, que disse acreditar no reaquecimento do mercado, após a apresentação dos agraciados com os títulos de "Melhores" pela Associação não perdeu a oportunidade de manifestar o desagrado do mercado publicitário contra a decisão do Governo Federal de transferir para a Empresa Brasileira de Noticias a veiculação dos anúncios oficiais, tirando o direito da livre iniciativa e boicotando desta forma um espaço já legitimamente conquistado pelas empresas privadas. Em seu discurso, Japiassu defendeu o Direito à Informação e reafirmou o compromisso dos empresários da propaganda brasileira, de trabalhar pelo desenvolvimento e enobrecimento da propaganda em nosso País. A seguir tópicos do discurso de Japiassu:
"Queremos acrescentar que o Direito à Informação, lema que temos adotado em nossos anúncios mais recentes, é um conceito que estamos defendendo para a propaganda, mas também para os meios de comunicação, para as empresas e para o povo do nosso País, são idéias intimamente ligadas à estrutura da economia de mercado e base do sistema que desejamos ver prosperar no Brasil. Infelizmente, neste momento de abertura, que deveria ser restaurador e voltado para o desenvolvimento, pairam novamente no horizonte ameaças de uma intervenção estatal indevida e agressora.
"Mais do que um negócio ou atividade prestadora de serviço, a propaganda constitui hoje instrumento indispensável ao porvir democrático de uma sociedade livre, justa e capaz de construir o seu próprio destino.
"Quando o estado onipotente golpeia a propaganda - da maneira como fez recentemente, entregando à EBN parte substancial de propaganda administrada pelas agências, ou quando o projeto da nova Constituição desce ao detalhe de proibir o anúncio de determinados produtos - está sendo perigosamente invadida uma seara de exclusiva competência da atividade particular deste País, onde o publicitário brasileiro, com talento, capacidade de trabalho e seriedade, já deu provas de que é dos melhores do mundo. Inclusive quando se auto regulamentou, com a experiência vitoriosa e democrática do Conar.
"O sistema que desejamos e a propaganda em especial não podem assistir inertes a esta agressão que nos atinge a todos, clientes, agências e veículos. Este é o momento em que o Estado deve voltar-se para sua atividade fundamental, que é gerir os negócios públicos. Ao invadir áreas da competência exclusiva, asseguradas em lei, das agências de propaganda, o Estado faz mais do que uma ameaça. Trata-se de transgressão do compromisso, assumido com a abertura, de solidificar neste País uma economia onde o homem poderia desenvolver-se sem a tutela deste leviatã devorador.
"A Associação Brasileira de Propaganda é a entidade política da indústria da propaganda e como tal pretende se comportar. Espelhamo-nos nas pessoas e nas instituições que hoje recebem o prêmio Comunicação para fazer também a nossa parte nesta tarefa de construir um país onde muito já foi feito, mas que tanto ainda resta a fazer".

Marketing cooperativo como solução a cidades do interior

José Eduardo Guiinle
José Eduardo Guilhe fala no Painel de Marketing

Desenvolver uma marca que identifique os produtos da cidade e a atuação de forma associativa das empresas, foram as duas principais medidas apontadas por José Eduardo Guinle, presidente da Associação Brasileira de Marketing, para as indústrias de confecções da cidade de Colatina, no Espírito Santo, superar a crise de mercado que estão atravessando. Guinle apresentou estas colocações durante o primeiro Painel de Marketing, em Colatina, cidade de 140 mil habitantes ao norte do Espírito Santo. Segundo ele, que acredita que o sistema possa ser implantado em outras cidades, o empresário local terá de encontrar uma solução para o caso com criatividade, utilizando sua própria cultura. "Não há nada específico para se fazer". comenta Guinle. No entanto. ele reconhece que a ideia da ação de marketing cooperado saiu muito fortalecida com os debates e justificou a questão da marca de identificação da cidade dizendo que "toda cidade é um produto que precisa receber um tratamento de marketing".
"É algo que funciona e que seria interessante para o município de Colatina, já que uma marca é uma identificação visual da cidade". Ao abrir o Painel de Marketing, Guinle lembrou aos empresários que as soluções devem ser encontradas no dia-a-dia de cada um, utilizando-se sempre o marketing, "que é uma ciência emergente, ainda que não seja avaliada com a devida seriedade. Não há ação empresarial sem marketing em profundidade", diz. Ele lembrou ainda que o corte em publicidade em tempos de crise é um erro. "A boa aplicação em publicidade pode levar à superação de dificuldades tidas antes por insuperáveis", disse.
Utilizando sua experiência no setor hoteleiro, José Eduardo Guinle estimulou os estabelecerem o marketing cooperativo como a melhor estratégia, com incentivos da a melhor estratégia, com incentivos da prefeitura e do Governo, através de campanhas, promoções e feiras. E conclui: "A existência das micros e pequenas empresas interessa à economia municipal e estadual, pela fonte de empregos e recursos que representam".

Brainstorming • Brainstorming •Brainstorming

• A Esquire-Rio conquistou a conta da divisão de vitaminas da Roche. Outra novidade da agência é a promoção de Anna Brussel Visco para a supervisão geral de atendimento da agência. E a agência também trouxe ao Brasil William Vickerv e Richard Both, respectivamente Chairman e Vice-Presidente para a América Latina do Grupo Saatchi & Saatchi/DFS/COMPTON, que explicaram para clientes e executivos da Esquire, a estrutura deste novo network que já nasce como o 5º maior grupo americano e 8º maior grupo de propaganda do mundo e, do qual a agência do Jardim Botânico passou a fazer parte como decorrência natural de suas ligações com a Dancer, Fitzgerald & Sample, conforme nos comunicou Roberto Bahiense, diretor da Esquire.
• Mais uma estratégia inteligente da Diretoria de Marketing do Jornal do Brasil sentindo o natural crescimento da Região dos Lagos e da consequente tendência de negócios, principalmente imobiliários naquela região, o Jornal do Brasil acaba de lançar um "Split Run" dedicado a Niterói, com circulação restrita àquela cidade proporcionando aos anunciantes uma importante alternativa de mídia.
• Várias empresas que detêm marcas de griffes famosas como Smugler, Dimpus, Boys and Girls, Anonimato, Armazém dos Esportes e muitas outras aderiram à campanha "Rio Eu Gosto de Você", criada pela simpática agência Tandem Comunicações para a Prefeitura do Rio de Janeiro e já para o próximo verão estarão comercializando camisetas, mochilas, adesivos, bonés, toalhas de praia, sacolas de praia etc., com o slogan e a marca da boquinha que caracterizou o visual da campanha.
• Joel Vaz, conhecido diretor de televisão, agora está prestando seus serviços a propaganda, integrando a equipe da Eugênio Vídeo. Sua primeira criação está sendo feita para a De Millus e inclui cinco VTs que serão veiculados este mês.
MPM para Xerox
Anúncio para a Xerox criado pela MPM-Rio
• A MPM-Rio já está veiculando as novas peças criadas para a Xerox do Brasil. Na última edição da Revista Forbes, que tem o fantástico jogador de golf profissional Deane Beman como matéria de capa, podemos ver um destes anúncios no qual, inclusive, a Xerox reafirma que acredita no Brasil e que vai continuar investindo aqui.
• Atendendo a dezenas de pedidos de agências do Rio, de Minas e de Goiás, o prazo de inscrição para o Prêmio Colunistas-Promoção foi prorrogado para até o dia 21 de agosto. Maiores informações com o José Luís pelo telefone 552-4141.
• A Zapt Propaganda, agência de Jonas Suassuna, está com um pé em Brasília. O jovem e ambicioso empresário me confidenciou que até o final do ano abrirá um escritório da Zapt na capital federal. Ele acredita que Brasília é um investimento que toda agência que se propõe a crescer tem o dever de assumir. Estou torcendo para que a Zapt zupt: Decole bonito.
• Uma fontíssima me informou que ainda esta semana (imagine, poderá ser até durante o fim de semana), serão escolhidas as agências que atenderão ao Governo do Estado e seus órgãos vinculados. Enquanto isso, o Governador Moreira Franco deixou passar em matéria publicada no Caderno Cidade do JB, que "vem aí a primeira campanha publicitária do Governo", "com cinco filmes para TV, um deles sobre os avanços no Metrô, assinados por três agências de publicidade: Artplan, do empresário Roberto Medina - um dos homens que fazem a cabeça do Governador-. MPM e Caio", o que já era de se esperar, acrescento eu.
• Correspondências para a Janela: Praia de Botafogo nº 340, grupo 210. CEP 22250 - Rio de Janeiro. Papo com a colunista no diretinho 552-4141.