Janela Publicitária    
 
  Publicada desde 15/07/1977.
Na Web desde 12/07/1996.
 

Janela Publicitária - Edição de 02/OUT/1987
Marcia Brito

 

Esta edição da Janela Publicitária foi publicada originalmente no jornal Monitor Mercantil.
O seu conteúdo foi escaneado e transcrito para ficar à disposição de consultas pela internet.

Campanha de O Globo invade a cidade em 350 outdoors.

A campanha do jornal O Globo, que durante quase todo o ano teve presença marcante em mídia impressa e eletrônica, sai dos chamados veículos dirigidos e vai para as ruas invadir o Rio de Janeiro, envolvendo, através de 350 outdoors localizados nos pontos nobres de visualização, toda uma vastíssima população urbana de leitores, futuros leitores ou simpatizantes desta vitoriosa campanha institucional de abrangência jamais bancada por um veículo de comunicação.
Mauro Matos, diretor de criação, e Cristóvão Martins, diretor de arte, da agência Contemporânea não fizeram por menos e arrasaram em criatividade, objetividade e coerência, ingredientes que contribuíram de forma decisiva para o sucesso da estratégia de comunicação daquele jornal, merecendo destaque especial no belíssimo case de marketing desenvolvido por aquela empresa jornalística.
Na verdade, para o diretor de criação Mauro Matos o sucesso desta campanha aconteceu como acontecem as paixões. Ele confessa: "Eu precisava me apaixonar novamente, pois após 15 anos criando, me dedicando e amando como eu amava criar para o Jornal do Brasil, foi muito doloroso para mim, de repente, aquela separação do JB. O processo de envolvimento com O Globo foi como um namoro que agora atingiu o máximo da paixão. Estamos fascinados, eu e o Cristóvão e quando existe este clima a criatividade flui mais bonita."
Como ninguém ignora este estado de espírito também faz certos criadores ficarem altamente românticos, a ponto de criarem peças-poemas para a "conta amada". E, quem já teve a oportunidade de ver e ler o último anúncio da campanha vai concordar comigo: Mauro Matos está ótimo, voltou à antiga forma dos tempos de "As páginas de um jornal" e ''Democracia'', obras primas da galeria publicitária. O texto do "Quem não lê O Globo fica no mundo da Lua" é um primor, sente só: "Já sentiu!/ É uma sensação assim/ de estar meio no ar,/ chateado, meio vazio/ por dentro, ou completamente cheio, mas por fora, um pouco tonto e/sonso com as coisas do mundo,/ cheio de perguntas não muito claras/ e respostas que não aparecem. Sem muita vontade/ de falar e às vezes, o que/ é pior, com vontade de falar/ e não ter o que dizer./ Se alguma vez você se/ sentir assim, não se incomode./ Você está apenas no mundo da lua./ Uma condição antiga e bastante quadrada,/ mas que volta e meia, volta./ Tem nada não./ Lê O Globo que passa".
Contemporânea para O Globo
"No Mundo da Lua" encerra com brilho a campanha criada pela Contemporânea. E em outdoors, mensagens diretas com linguagem visual.

Novo relógio da Technos lança tendência "Urban Trail"

Technos Urban TrailInspirada na atual tendência de relógios usados por jovens europeus e americanos, a Technos está lançando com exclusividade no Brasil o novo e arrojado modelo "Urban Trail", todo em couro de cabra legítimo, com aplicações e desenhos em metal, além de mecanismo a quartz e painel à prova d'água - requisitos indispensáveis para que o jovem brasileiro possa desfrutar com elegância e praticidade as aventuras e agitações da moderna vida urbana.
Euniro Farah, diretor comercial da Technos, explica que este lançamento será dirigido ao consumidor de faixa etária entre 14 e 35 anos, que, segundo resultados de pesquisas de comportamento feitas pela empresa, foram apontados como um público ávido por uma linha de relógios esportivos com presença mais marcante.

Estrela investe forte para o Dia da Criança

A SGB de São Paulo criou para a Estrela um vídeo clip de dois minutos, com redução também para um minuto, que será veiculado - a nível nacional - até o dia 09 de outubro. Nele estão reunidas as 60 crianças que participam dos 23 filmes que estão sendo veiculados neste ano e, ao invés de um produto, a empresa mostra todos os seus lançamentos de 87.
Entre ensaios, filmagens e edição foi gasta uma semana de trabalho e, além dos comerciais de televisão e anúncios nas revistas infantis, a Estrela volta a anunciar em emissoras de rádio, após cerca de 10 anos sem utilizar esta media. Os spots são dirigidos aos pais, dentro dos programas voltados ao público adulto, como por exemplo, noticiários.
A veiculação inclui também um especial no programa "Armação Ilimitada", na Globo, e que foi todo gravado na fábrica da Estrela, com o título de "Armação nas Estrelas".
O pessoal da SGB que trabalhou nesta campanha foi: Diretor de Criação: Márcio Pitliuk; Criação: Lorine Solomonesco, Fernando Penteado e Márcio Pitliuk; Música: Luís Orchestra e Carlão Souza; Trilha: Cantares; Produtora: Diana; Diretor: Pedro Siaretta

Codimec lança campanha para abertura de capital.

SGB para CodimecO CODIMEC - Comitê de Divulgação do Mercado de Capitais está divulgando através de ampla campanha criada pela SGB carioca o conceito de que "quando uma empresa abre seu capital para o mercado, ela consegue os recursos de que necessita para promover um crescimento sadio e equilibrado entre seu próprio capital e suas dívidas". Segundo informações de Cristiano Buarque Franco Neto, Presidente do Conselho de Administração do CODIMEC, a campanha é composta de um filme de um minuto para televisão, anúncios de página dupla em revistas e peças para jornais, além da distribuição de folhetos explicativos. Com ela, informa Cristiano, o CODIMEC pretende demonstrar que a existência de um ativo mercado de capitais é fundamental no contexto de uma economia de mercado para o desenvolvimento da empresa privada nacional. Criado há 10 anos com o objetivo de divulgar a importância política, econômica e social do mercado de valores mobiliários, o CODIMEC concentra seus esforços na direção de determinados segmentos considerados prioritários: as empresas, os investidores individuais, os agentes de mercado, as universidades e as lideranças de opinião.

Brainstorming • Brainstorming • Brainstorming

Gente fina
• A H. Stern Joalheiros está lançando a nova coleção "Especial São Paulo", com jóias em ouro, platina e ouro branco criadas em peças únicas e com designs de Gunnar Lathê e Roberto Moriconi. A estratégia para este lançamento é bastante interessante e diferenciada. A H. Stern utilizou 30 opinion-makers - mulheres da sociedade paulista que escolheram entre 60 jogos de joias, os 30 mais bonitos e exuberantes.
Cada uma dessas mulheres usará o jogo escolhido no dia 19, num jantar para 300 pessoas no Clube Gallery, em São Paulo. Segundo Marli Parra, gerente de marketing da empresa, o retorno esperado com esta promoção será de aproximadamente 150 milhões de cruzados logo após o primeiro lançamento.

Mudanças no palácio
• A jornalista e empresária de comunicação Belisa Ribeiro e Mauro Richter acabam de assumir na Secretaria de Comunicação do Governo do Estado nos lugares de Ricardo Boechat e Marco Antônio Rocha

Leitura publicitária
• Eugênio Malanga, um dos pioneiros da nossa publicidade (na década de 50 foi gerente de propaganda da General Motors do Brasil e com atuações em diversas agências de grande porte) está lançando e comemorando a quarta edição de seu livro "Publicidade - Uma Introdução", publicado pela editora Edima

Revlon investe aqui
• A Revlon esta lançando no mercado o Flex Sun & Sport, shampoos com uma nova fórmula exclusiva para quem necessita lavar diariamente os cabelos. Segundo Hélio A Napoli, gerente de produtos da empresa, este lançamento, que é a nível nacional, "significa uma oportunidade de mercado, já que não existe nenhum concorrente para esta linha".

Janela Publicitária.
•Correspondência para a Janela: Praia de Botafogo, 340, grupo 210 - CEP: 22250 - Rio de Janeiro- RJ.

Technos recebe mérito
• Em pesquisa realizada entre mais de 30 mil lojistas do ramo relojoeiro de todo o País, através da Confederação Nacional de Diretores Lojistas, a Technos foi apontada como "o melhor fornecedor de relógios do Brasil", o que lhe valeu a consagrada premiação "Mérito Lojistas/87".
Esta já é a terceira vez consecutiva que a Technos é destacada pelos lojistas, o que comprova a seriedade e profissionalismo com que a empresa atende seus clientes.