Janela Publicitária    
 
  Publicada desde 15/07/1977.
Na Web desde 12/07/1996.
 

Janela Publicitária - Edição de 06/MAI/1988
Marcia Brito

 

Esta edição da Janela Publicitária foi publicada originalmente no jornal Monitor Mercantil.
O seu conteúdo foi escaneado e transcrito para ficar à disposição de consultas pela internet.

Brahma cria Central de Mídia

A Cia. Cervejaria Brahma, um dos maiores anunciantes do mercado brasileiro, decidiu criar sua Central de Mídia, órgão que, segundo Orlando Lopes, diretor de mídia da Thompson, centralizará, coordenará e controlará todas as atividades de compra de espaço, atendendo desta forma as suas cada vez mais complexas necessidades de serviços de mídia.
Maria Rosa Garcia Barcelos é a profissional responsável pela supervisão da nova Central, que funciona como uma unidade autônoma, conduzindo todas as negociações diretamente com a própria Brahma e suas cinco agências, embora administrativamente esteja subordinada à Thompson. As outras agências que atendem a Brahma são a Salles (cerveja Brahma Chopp), a Denison (refrigerantes Brahma), a Artplan (Malt 90, refrigerantes Skol), Standard (Brahma Extra, Brahma Light, Malzbier, Chopp, Brahma Beer, Caracu) e Thompson (cerveja Skol).

Tandem para Flupeme: RecessãoComercial da Tandem lança novo diretor no mercado

A instigante campanha "Recessão: sai dessa, Brasil", criada pela Tandem para a Flupeme ­ Associação Fluminense da Pequena e Média Empresa, além do mérito de chamar a atenção da população e do Governo para a triste realidade em que as pequenas e médias empresas estão vivendo, lança também um novo diretor de cinema publicitário no mercado carioca, o Velso Ribas, que dirigiu o belo comercial que está sendo veiculado no momento. Velso, que nos últimos 10 anos foi um premiado diretor de arte em importantes agências como DPZ e Thompson, é formado, nada mais, nada menos, que pela mais famosa escola francesa de cinema, o IDHEC - Institute des Haûtes Études Cinêmatographiques, de Paris, de onde saíram grandes diretores do cinema internacional, como François Truffault, Claude Chabrol e Jean-Luc Godard.
O comercial da Flupeme é o primeiro de Velso como diretor, e mostra bem a qualidade de seu trabalho. A campanha da Flupeme teve criação de Octávio Moreira Lima Jr. e Eduardo Machado, com direção de criação de Ricardo Galletti. A produção foi da Zohar, com direção de produção de Isabelle Tanugi e Mauro de Carvalho pela agência e produção executiva de Epitácio César. A fotografia coube a René Persin, a trilha a Rick Pantoja. O atendimento ficou a cargo de Luiz Carlos Lopes e Mônica Rodrigues. A aprovação, pelo cliente, foi de Benito Paret.

Fischer assume presidência e inicia mudanças na F. J. Y&R

A Fischer, Justus, Young & Rubicam está detonando seu ambicioso plano de contratação dos melhores profissionais do mercado. E começou tirando da W/GGK a premiada redatora Rose Ferraz, que participou de criações como o premiadíssimo "Primeiro Sutiã Valisére", "A Vaca" para a Tetrapack e "Vice-liderança SBT". Eduardo Fischer também foi buscar pelo mercado Paschoal Fabra Neto, Diretor de Arte, que produziu peças como "Nuance Biocolor", "Risquê" e "Courvosier"; Cláudio Carillo, redator, com peças como "Trés Brutt de Marchand" e "Gelo!"; Antônio Calil Cury, da ex-CBBA, para assumir a direção administrativo-financeira da agência; Eloy Simões, que deixou a GTM&C para ser Diretor de Operações, trabalhando diretamente com os departamentos de produção gráfica, produção eletrônica, estúdio de arte, art-buyer e tráfego; Alberto Aidar, ex-DPZ, é o novo gerente de contas, responsável pelo atendimento de Elma Chips, Eldorado e divisão de saúde da Johnson & Johnson. E, ainda, Simara Zicarelli, ex-Standard passa a ser a supervisora de pesquisa de mercado, Márcia Yurie, ex-SGB, supervisora de mídia juntamente com Cauby Vasconcelos, ex-DPZ São Paulo e Rio. Além destas contratações, sabe-se que Eduardo foi chamado à sede da Young & Rubicam americana para ser promovido a presidente da F. J. Y &R no Brasil. Rapaz de grande sorte. Grande sorte, e talento.

Monark investe em promoção pensando em Olimpíadas

Com nova postura e estratégia de comunicação mais agressiva, a Monark está investindo maciçamente em projetos institucionais. Depois de realizar a Copa Sul Americana Monark de BMX, em janeiro, a empresa direciona agora seus esforços para a 1ª Copa Panamericana Monark de BMX, marcada para julho, com o objetivo de incentivar a prática do esporte e incrementar as vendas de seus produtos.
Para definir a equipe que vai representar o Brasi,l a Monark, juntamente com a Confederação Brasileira de Ciclismo, adotou novos critérios seletivos. Pela primeira vez, a seleção brasileira será formada através de provas regionais - Copa Regional Monark de BMX - que vão abranger todo o País. A primeira acaba de acontecer em São Leopoldo (RS) e contou com os Estados de São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. A segunda será em Fortaleza, nos dias 28 e 29 de maio e reunirá os pilotos de norte e nordeste e a ultima será em Sete Lagoas (MG), em junho, onde participarão os Estados de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás, Distrito Federal, Rio de Janeiro, Espírito Santo e Minas Gerais. A promoção é bem abrangente e, para cada Copa Regional, como também para o Panamericano foram criados logotipos específicos que serão trabalhados junto a um vasto material promocional como posters, folhetos, faixas etcetera e tal.
A ideia da Monark em promover competições expressivas para incentivar o crescimento do esporte aqui no Brasil se baseia na informação de órgãos oficiais de ciclismo de que a BMX deverá, em breve, participar das Olimpíadas.

La Mole faz 30 anos e comemora com promoção

A Plano & Ação Consultoria de Marketing encontrou no cooperativismo publicitário uma boa solução para tornar viável a campanha promocional comemorativa aos 30 anos da rede de restaurantes "La Mole" e, desta forma, despertar para os benefícios da propaganda um anunciante que há muito tempo estava distanciado das mídias.
Segundo Anderson Fabiano, diretor da agência, o custo total para a campanha do La Mole seria de Cz$ 22 milhões, preço considerado proibitivo para o cliente, mas que, se rateado, passaria a ser bem mais acessível para todos. Então, contando com a participação dos 30 principais fornecedores do restaurante, a Plano & Ação conseguiu realizar a promoção nas dimensões desejadas.
A segunda fase da campanha entra no próximo dia 8, com a distribuição da primeira série de brindes: um garfo para aperitivo reproduzindo o logotipo dos 30 anos.
Além disso, até o final do ano serão distribuídos 100 mil peças, entre buttons, plásticos, adesivos, etc. Paralelamente, vem sendo apurado o resultado do Concurso Slogan, realizado com a Revista de Domingo. Até o momento já foram contabilizados cerca de 1.800 sugestões de slogan para o La Mole. Na terceira fase da campanha será veiculado um comercial de 30' segundos. Foi criado também um spot que está sendo veiculado desde abril nas FMs JB, Cidade, 98 e Globo.