Janela Publicitária    
 
  Publicada desde 15/07/1977.
Na Web desde 12/07/1996.
 

Janela Publicitária - Edição de 19/MAI/1989
Marcio Ehrlich

 

Esta edição da Janela Publicitária foi publicada originalmente no jornal Monitor Mercantil.
O seu conteúdo foi escaneado e transcrito para ficar à disposição de consultas pela internet.

Conta do Citibank confunde a imprensa

Esta semana, o Citibank esteve citado como nunca nas publicações especializadas em propaganda. Ao mesmo tempo em que houve quem noticiasse que o Citibank teria ido para a Leo Burnett e para a Cine-A, houve quem - como a Janela - informasse que a "Urbana", nova agência de Toni Lourenço, no Rio, teria iniciado suas atividades com a conta do Citibank, entre outros.
A confusão foi causada porque o próprio marketing do Citibank, no Brasil, não é um só. Em São Paulo, existe a estrutura do Corporate Bank (Citicorp), destinado a pessoas jurídicas, enquanto no Rio, a operação do Citibank concentra-se na pessoa física, através do PBA-Personal Bank. Até o fechamento desta coluna, o Citicorp e o PBA operavam de forma absolutamente independente os seus marketings.
E foi justamente o Citicorp/Citibank que realizou concorrência para deixar a Thompson, e entregar sua verba de US$ 4,5 milhões para a Leo Burnett, na área de propaganda, e para a Cine­A, na área de promoções.
No Rio, o PBA vem sendo cuidado pela VS Escala - que está inclusive com uma campanha em veiculação e pela Thompson-Rio. Tanto Roberto Leal, diretor da Thompson, quando Carlos Alberto Carmo, diretor da VS, confirmam que sua agência continua atendendo o Citibank. Apesar disto, também confirmam que é comum este cliente entregar pequenos serviços gráficos ou de material promocional para outras agências, caso que acreditam estar acontecendo com a Urbana, de Toni Lourenço.

Seagram quer brasileiro bebendo mais Chivas Regal

A Seagram do Brasil resolveu investir US$ 1,5 milhão em comunicação para transformar o seu scotch Chivas Regal no líder do mercado brasileiro de uísques escoceses com 12 anos.
Esta semana, entrou no ar nacionalmente, pelas tevês, o comercial "O Prazer que Vale Ouro", de 45", criado pela Standard Ogilvy & Mather - e que custou US$ 250 mil de produção - vendendo o produto. Através dele, a Seagram acredita que até o final do ano consiga colocar entre 10 e 15 mil caixas de Chivas no mercado. A meta é que as vendas do scotch, nos próximos três anos, triplique em relação ao resultado dos três anos últimos, quando a Seagram conseguiu vender 20 mil caixas de Chivas para os apreciadores brasileiros de bons uísques.
A principal novidade da campanha é que, até hoje, a televisão vinha sendo utilizada apenas para promover os uísques engarrafados no Brasil. Os importados sempre se restringiram a veicular em revistas - principalmente as masculinas e as de atualidades. Mesmo sendo um produto de alto preço - uma garrafa de Chivas hoje não custa menos de NCz$ 50,00 -, a televisão parece ser a melhor arma que a Seagram encontrou para combater a privilegiada posição de liderança do scotch Ballantine's, o velho "Baila 12", que domina 50% do mercado nacional, com 60 mil caixas importadas por ano.

'Pool' de cinco agências atende Ulysses-Waldir

Brasília - Já está montada a equipe que promoverá a chapa Ulysses- Waldir Pires na campanha presidencial do PMDB. Haverá um pool de cinco agências de publicidade, aí incluídas empresas ligadas a Waldir Pires, a Pedro Simon e a Renato Archer. O coordenador será Horário Berlinck e com ele trabalharão os jornalistas Luiz Fernando Mercadante, Francisco Santa Rita, Carlos Raiei, Carlos Montovich e José Montserrat Filho.
A equipe pretende, ainda, indicar um jornalista de Brasília para atuar permanentemente na capital, em especial junto aos parlamentares e jornalistas credenciados na Câmara e no Senado. Por enquanto os promotores da candidatura Ulysses se reúnem na mansão do Lago Sul - QL-10 - cedida pelo prefeito de Teresina, Heráclito Fortes.
O comitê central da campanha será em Brasília, mas ainda não foi escolhido o local. No momento, a grande discussão da equipe é com a marca da candidatura Ulysses e um slogan básico de campanha. A muitos dirigentes do PMDB não agradou a ideia de mostrar Ulysses erguendo na mão direita um exemplar da nova Constituição
O progressista Francisco Pinto (BA) fulminou a sugestão: "A nova Carta já está caduca. Frustrou a expectativa dos que foram doutrinados a esperar com a nova Constituição o remédio para todos os males", Outro slogan sugerindo: "Pão e Teto". A discussão continua.

CARTA

Marcio e Marcia, caríssimos.
Estou emocionada com a premiação "Profissional do Ano" no Prêmio Colunistas Nacional.
Vindo de pessoas como vocês, que eu respeito e admiro, tem para mim duplo valor.
Obrigada, de coração, pelo gesto de carinho e reconhecimento.
Um grande abraço,
Christina Carvalho Pinto

N R: Multo gentil a Christina em escrever agradecendo o prêmio. Confirma o mérito de ela tê-lo recebido. Na sua esmagadora maioria, o publicitário é multo eficiente e gentil para pedir. Antes de um julgamento, sabe pedir votos como ninguém. Depois de levar a medalha, não falam nada, não ligam, não escrevem...

MKTMIX

• PUBLICITÁRIO SOFRE - Jomar Pereira da Silva, diretor da Expressão, está retornando de suas férias, tendo passado por Miami e Nassau. Já Valdir Siqueira e Lula Vieira, diretores da VS Escala, voltam ao Brasil esta segunda-feira, de um tour pela Europa. José de Mingo, da Premium, por sua vez, acaba de voltar dos Estados Unidos, enquanto Gabriel Botafogo, supervisor de atendimento da mesma agência, está embarcando esta semana para a Europa e para os Estados Unidos. Orlando Lopes, mídia da Thompson-Rio, está fazendo um curso em New Jersey. A lista ainda poderia continuar enorme, mas fecho com uma que é a glória: Ricardo Galletti, diretor da Tandem, foi mais longe que todos. Suas férias estão sendo passadas nada menos que no Japão e em outras localidades do Extremo Oriente...
• LOGULLO DESFALCA SALLES - Depois de anos na Salles, onde chegou a ser vice-presidente executivo e, segundo testemunho de vários colegas, o grande estrategista publicitário da agência, Domingos Logullo deixou-a para trilhar os seus próprios caminhos. O comentário mais forte é que ele estaria se associando com Nizan Guanaes para abrir a DM-9 em São Paulo.
• HÁ ALGO MAIS NO AR ­ Não sei se os leitores concordam, mas parece que estamos vivendo um momento de forte transição no mercado de agências brasileiras, com o desmoronamento de estruturas e esquemas pessoais que vinham parecendo imutáveis há muitos anos. Ao mesmo tempo, temos visto a forte entrada de capital estrangeiro no setor. Estaria havendo uma modificação no perfil do mercado brasileiro, com a diminuição da importância da liderança pessoal em troca de uma mais sofisticada e controladora estruturação empresarial?
• PROGRAMAR A GLOBO É BRINCADEIRA - O brinquedo Globo Game, criado para ser distribuído como brinde para as agências e clientes da Rede Globo, agora está entrando em lojas, através da Grow. O jogo procura reproduzir de forma simplificada, mas realista, o dia-a-dia do meio publicitário. Junto com o Globo Game, a Grow está lançando o jogo Academia, também para maiores de 14 anos.
• FISCHER LEVA CARTÃO - Ficou com a Fischer, Justus, Young & Rubicam a conta do Credicard, em cuja concorrência também participaram a Denison-SP, Norton e Lintas. A conta era da Thompson, e sua verba para este ano está prevista para US$ 4 milhões. A agência dirigida por Eduardo Fischer também contabilizou este mês a conquista da linha doméstica dos Sorvetes Kibon, deixando com a Almap - que antes tinha a conta inteira - a parte de picolés.
Wella Seleção• SELEÇÃO ESTÁ DE VOLTA - A Wella está relançando o seu shampoo Wella Seleção, que em 1982 contou com uma gigantesca campanha publicitária criada pela Artplan, chegando a atingir o 3º lugar no ranking de shampoos mais consumidos em todo o Brasil. Agora a Seleção volta com layout mais moderno e embalagem maior, apesar de ainda estar dirigido para o publico jovem e esportista. A campanha de relançamento terá como tema "O Shampoo que agita com você", e envolverá comerciais de televisão, spots de rádio e material de ponto de venda.
• A JANELA ERROU - Há duas semanas citamos que o comercial que Carlos Manga fez para a lingerie Hope fora criado pela Fischer, Justus, que teria exigido que a produção fosse em São Paulo. A campanha, porém, é do Agnelo Pacheco. Ele sim é que fez a exigência.
• VERSATTA ENTRA EM TV – Com apenas dois meses de vida, a agência Propaganda Versatta - dirigida por Nélson Sirotsky - vai estrear em televisão este domingo, dia 21, com uma nova campanha do tradicionalíssimo Chocolate em Pó Bhering, que há muito tempo estava afastado das mídias. Quem está agora na gerência de marketing da Bhering é Alexandre Amaro.
• ZECA FOI DESBRAVAR PORTUGAL - O bom diretor de arte Zeca Barroso, que estava na McCann e com quem tive a oportunidade de trabalhar na primeira campanha anti-Aids do Ministério da Saúde, deixou o mercado- brasileiro e partiu para Lisboa. Foi ser diretor de arte da Sensus, Bozell, Jacobs, Kenyon & Eckhardt na capital portuguesa.