Janela Publicitária    
 
  Publicada desde 15/07/1977.
Na Web desde 12/07/1996.
 

Janela Publicitária - Edição de 28/OUT/1989
Marcio Ehrlich

 

Esta edição da Janela Publicitária foi publicada originalmente no jornal Monitor Mercantil.
O seu conteúdo foi escaneado e transcrito para ficar à disposição de consultas pela internet.

Promoção no Brasil vai ser tema de palestras

O Centro Cultural Cândido Mendes de Ipanema vai realizar, de 6 de novembro a 20 de dezembro, o maior evento dos últimos tempos na área de promoção, para discutir a situação do setor no Brasil.
A coordenação do encontro é de Alexis Pagliarini, gerente de promoções da DPZ-Rio, que convidou 27 dos principais profissionais de promoção do país para uma série de 13 palestras que pretendem desvendar "Que atividade é essa que vem consumindo mais recursos do que qualquer outra no campo da comunicação".
Estes são os temas das apresentações e os seus responsáveis:
06/11/89 - A PROMOÇÃO DE VENDA E A COMUNICAÇÃO MULTIDISCIPLINAR
João De Simoni (De Simoni e Associados - SP).
08/11/89 - MARKETING CULTURAL.
Candido José Mendes de Almeida (CCCM - RJ),
Yacoff Sarkovas (Artecultura - SP).
13/11/89 - A PROMOÇÃO E O ESPORTE
Ronaldo Brito Pereira (Proeza - RJ).
Henrique Nicolini (Comunicações Nicolini ­ SP).
João Henrique Areias (Areias Com. e Marketing - RJ).
20/11/89 - FEIRAS E EXPOSIÇÕES
Caio de Alcântara Machado Jr. (Compacta ­ SP).
Luís O. Themudo (Foco - RJ).
22/11/89 - CONCURSO, SORTEIO, VALE­BRINDE E OS ASPECTOS LEGAIS DA PROMOÇÃO
Paulo Dompieri (Coca-Cola - RJ).
Newton Cosi (NC - SP).
Mauro Salles/Roberto Dias Garcia (Euromeeting).
27/11/89 - PROGRAMAS DE INCENTIVO.
Gilmar Pinto Caldeira (Incentive House - SP).
29/11/89 -OS GRANDES EVENTOS
Miguel F. Barros (Mesbla - RJ).
Péricles de Barros (O Globo - RJ).
04/12/89 - A PROMOÇÃO INTEGRADA À AGÊNCIA DE COMUNICAÇÃO
Marçal Barcelos (Promo, Ogilvy & Mather).
Francisco Eduardo D. Andrade (Thompson ­ SP).
Alexis Thuller Pagliarini (DPZ - RJ).
06/12/89 - MALA DIRETA/TELEMARKETING
Luiz Roberto Pio Borges da Cunha (Direct, Ogilvy & Mather - RJ).
Clarice Herzog (Standard, Ogilvy & Mather - SP).
11/12/89 - CENOGRAFIA PROMOCIONAL
Abel Gomes- (P&G - RJ).
Ana Luiza Escorel (A3 Programação Visual ­ RJ).
13/12/89 - NOVAS TECNOLOGIAS A SERVIÇO DA PROMOÇÃO
Fernando David Elimelek (Playmarket - SP)
José Dias Vasconcelos de Assis (Globo Graphic).
18/12/89 - PROMOÇÃO NA MÍDIA
Oscar P. Neves (Rede Globo - SP).
Mauro Ivan Pereira de Mello (Mauro Ivan Marketing - SP).
Eduardo Granja Russo (Editora Abril - SP).
20/12/89 - COMUNICAÇÃO DIRIGIDA. SERÁ ESTE O CAMINHO?
Mario Kempenich (Sage - SP).
As inscrições para participar dos debates do "Promoção no Brasil" já estão abertas no Centro Cultural Cândido Mendes, e as informações podem ser conseguidas pelo telefone 267-7141 ramal 10.

Criadores investem contra falta de grana

Muita gente acha que publicitário ganha muito bem. Não é por menos. Se compararmos com a miséria que à média dos brasileiros ganha, é claro que o publicitário é dos que estão bem mais servidos.
Só que hoje, com a economia do país constantemente em crise - e com a enorme oferta de profissionais (alguns até com talento) que são despejados das faculdades de comunicação a cada ano -, os padrões salariais do segmento publicitário também se desestruturaram e se alguns setores - ou talvez algumas empresas - estão remunerando corretamente seus profissionais pelo que eles produzem, outros estão quase na faixa do subemprego.
E para discutir isto tudo que o Clube de Criação do Rio vai promover, dia 31 próximo, terça-feira, às 20 horas, no auditório do Centro Cultural Cândido Mendes (Rua Joana Angélica, 63/6º andar, em Ipanema), o debate "Nós do Fim do Mês", o terceiro da série "Nós da Criação" que foi lançada pela diretoria comandada por Mauro Matos.
Segundo o cartaz da promoção, os criadores pretendem "colocar a grana em cheque", juntando na mesa o presidente do Clube dos Diretores Financeiros das Agências de Propaganda do Rio, Aias dos Santos Lopes, com os criadores Lula Vieira (VS Escala) e Toni Lourenço (Urbana), que também são donos de agências, e mais Fábio Siqueira (MPM), Maria Célia Salgado (Pubblicità/Esquire). E, last but not least, um contador de nome Parreirinha.
A entrada no debate é grátis, inclusive para estudantes e profissionais de outras áreas da publicidade.

APP ocupa espaço político nacional

As disputas políticas entre a ABP - Associação Brasileira de Propaganda e a APP ­ Associação Paulista de Propaganda para estabelecer quem representa nacionalmente os publicitários têm quase a mesma idade das duas associações.
Várias foram as tentativas de conciliação, que chegaram até uma proposta de transformação da ABP em Associação Guanabarina de Propaganda, na época em que Sani Sirotsky era seu presidente.
Depois, durante o 3º Congresso Brasileiro de Propaganda foi criada uma entidade AP's Brasil para reunir todas as entidades regionais, e a ABP se assumia como tal, mesmo sem mudar seu tradicional nome.
Agora, a coisa finalmente se decidiu. A Associação Paulista de Propaganda foi extinta por sua diretoria, ficando no lugar dela a Associação dos Profissionais de Propaganda, sem qualquer referência a cidade ou estado.
A meta de Ivan Pinto, seu presidente, é ocupar o espaço da promoção e salvaguarda dos interesses profissionais da atividade da propaganda, tais como aprimoramento técnico dos profissionais, encontros com faculdades etc.
Como este também é, até certo ponto, o projeto da ABP, a propaganda então é que ganha, com duas entidades que não disputam mais bairrismo e poderão competir na defesa da classe, o que, afinal, é a única coisa importante nisso tudo.

Rhodia paga para fazer concorrência especulativa

A GTM&C ganhou a conta do "Projeto Rhodia 70 anos" um completo planejamento para a comemoração do 70º aniversário da Rhodia no Brasil.
Utilizando-se de seu conhecimento sobre a Rhodia, a quem presta serviços de comunicação mercadológica desde 1981, a GTM&C criou e desenvolveu um plano, abrangendo tanto os públicos externos como os mais de 13 mil funcionários do cliente. Foram previstas atividades para 12 meses, a partir de dezembro.
"Esse trabalho", comenta Carlos B. Cavalcanti, presidente da agência, "eleva consideravelmente nossa participação no volume total dos investimentos da Rhodia em comunicação".
O objetivo inicial da Rhodia com essa concorrência - e para isso ela se comprometeu a pagar por todas as ideias dadas pelas suas agências, que dela aceitaram participar - foi usar de cada projeto apresentado pela DPZ, ALMAP e GTM&C apenas algumas partes selecionadas, que seriam consolidadas em um só plano, por seu "Comitê dos 70 anos".
O "Comitê dos 70 anos", criado há seis meses, é formado por representantes de cada uma das unidades industriais da Rhodia, situadas em vários estados brasileiros, além de membros das várias direções (Fibras, Saúde, Química, Especialidades e Financeira). Este Comitê definiu o que a Rhodia queria (e precisava) fazer para comemorar seus 70 anos de Brasil, e preparou o "briefing" que foi fornecido àquelas três agências que atendem à Rhodia, solicitando sugestões para o evento. Após 30 dias do recebimento do "briefing", todas fizeram suas apresentações. A opção da Rhodia foi adotar exclusivamente os trabalhos apresentados pela GTM&C.