Janela Publicitária    
 
  Publicada desde 15/07/1977.
Na Web desde 12/07/1996.
 

Janela Publicitária - Edição de 21/SET/1990
Marcio Ehrlich

 

Esta edição da Janela Publicitária foi publicada originalmente no jornal Monitor Mercantil.
O seu conteúdo foi escaneado e transcrito para ficar à disposição de consultas pela internet.

Collor cadastra 51 agências e propaganda vive euforia

Ontem foi dia de festa em Brasília. Nada menos que 51 agências - quase a metade das 106 que se inscreveram - foram aprovadas no cadastramento para atender as contas de publicidade do Governo Federal e seus órgãos da administração direta, numa verba prevista de US$ 40 milhões (cerca de Cr$ 3 bilhões, pelo câmbio comercial).
Vejam só: 51! Uma boa ideia do Governo Collor em aprovar o dobro do que os boatos apregoavam, para deixar mais gente olhando seu governo com bons olhos e na gloriosa esperança de ter acesso aos cruzeiros que a Zélia e o Kandir teimam em esconder.
Vocês que, curiosos, já devem ter visto a lista lá embaixo, provavelmente tenham notado que o critério de aprovação é totalmente impossível de adivinhar, tal a variedade de características das agências. Deve ter sido somente por documentação legal, ou seja, aquelas que não tiveram problemas com sua papelada.
Mas aqui estão algumas outras observações curiosas sobre a listagem:
- Estão presentes as grandes que atenderam aos governos da ditadura militar e da Nova República, e que tanta gente dizia que não teriam vez no Governo Collor, como MPM, Norton, Salles, Denison, Almap e DPZ. Pode até ser que não recebam trabalhos, mas cadastradas foram.
- A MPM, maior do ranking brasileiro há quase 20 anos, veio com tanta força que entrou duas vezes: como MPM-São Paulo e como MPM Propaganda S/A, que deve ser a do Rio.
- A Denison só foi aprovada por São Paulo. A do Rio foi eliminada.
- Duas multinacionais entraram no bolo: a Standard, Ogilvy & Mather e FCB/Siboney. Se quiserem considerar, também a Almap/BBDO.
Tem gente de praticamente todo o Brasil: da amazonense Oana até a gaúcha Símbolo. Por algum mistério, porém, não há qualquer agência de três mercados de agências tradicionalmente criativas: Pará, Paraná e Goiás.
- Outra eliminação notável: a carioca Contemporânea. E uma ausência estranha: a Perlinger, de quem tanto se falou no começo do governo Collor.
- Duas agências eu jamais ouvi falar: Adex e Master. Pode até ser falha minha elas não estarem no meu computador, mas também entre as 150 listadas no último ranking da Meio & Mensagem elas ficaram de fora.
Enfim, aqui estão as 51 agências que acreditam que finalmente um governo vai pautar a sua entrega de contas única e exclusivamente por um critério técnico, quando chegar a vez das próximas concorrências da Presidência e dos Ministérios. Bem, tomara que elas estejam certas...

Adag (SP), Adex (?), Agnelo Pacheco (SP), Alcântara (MG), Almap/BBDO (SP), Artplan (RJ), Asa (MG), Atual (DF), Azagaia (RJ).
Better (SP), Bonturi Barone (SP).
Caio (RJ), CBP (SP).
Denison (SP), DM-9 (SP), DNA (MG), DPZ (SP).
Expressão (SP).
FCB/Siboney (SP), Fischer & Justus (SP), Flori (RJ).
Giovanni (RJ).
HCA-Hiran Castelo Branco & Associados (SP).
Ítalo Bianchi (PE).
JMM (MG).
L&F (MG), Light (SP).
Master (?),. MBA (SP), Merit (SP), MM (SP), Módulo (RS), Morbin (SP). MPM (SP), MPM (RJ).
Norton (SP).
Oficina (DF).
Premium (RJ), Propeg (BA), Pubblicità (RJ).
RC (MG), Rino (SP).
Salles (SP), Setembro (MG), Símbolo (RS), Slogan (CE), SMP&B (MG), Standard (SP), SLM-Staub, Loef & Martins (RS).
VS (RJ).
ZD&G-Zezito, Dragone & Guerreiro (SP).

CCRJ volta à agitação com lançamento de bar

Só a presença de Fábio Siqueira teria tornado completa a festa e inauguração do bar Paba's como novo ponto de encontro semanal do Clube de Criação do Rio de Janeiro, esta última terça-feira.
O alto nível de ruído e gargalhadas que espoucavam aqui e ali no meio do salão eram comprovações de que as dezenas de publicitários cariocas presentes adoraram a novidade.
O Paba's, nas terças-feiras do CCRJ, funciona como o falecido Zanty's de Ipanema. Quem chega recebe um cartão para marcar suas despesas. Depois só sai se mostrar para um segurança enorme que a despesa do cartão foi paga. A casa não tem chopp mas serve a Brahma Extra One-way a Cr$ 100,00 e a Bavária a Cr$ 120,00. O acompanhamento mais pedido é o pastel de queijo, que vem numa bandeja cheia de layout, com lanterninhas iluminadas a vela. O preço não sei, porque não pedi. Só vi passando.
A outra grande novidade da noite (fora a noticia de que Hayle Gadelha está saindo da MPM para abrir sua própria agência) foi o lançamento da edição nº 1 do jornal do clube, que, aliás, não tem nome, o que deverá levar as pessoas a chamá-lo mesmo de jornal do clube nº 1, 2, etc. O logo da capa só tem um CCRJ em letras bem bold vasadas sobre fundo grisé, acima do qual vem escrito "Noticias do Clube de Criação do Rio de Janeiro.
O editor do jornal foi o músico Júlio Hungria, o que permite supor que quando o clube tiver uma orquestra chamará Artur Xexéo para regê-la. Mas o maestro orquestrou um jornal bastante digno, com suas 8 páginas p&b sendo 2,5 de anúncios. Se conseguiu manter a periodicidade mensal, o jornal do clube poderá preencher a lacuna que existe no jornalismo publicitário carioca e até crescer.
Quanto ao Paba's, a ideia do Clube é incrementar as suas atividades promocionais, tanto que foi contratada a simpatia de Patrícia Bromirsky como promoter exclusiva do CCRJ no local. Uma das atrações da última terça-feira foi a série de performances de Marcello Silva, redator da Artplan. Primeiro, ele se dedicou a perguntar a um por um como se entrava nesse negócio de propaganda que ele tinha a maior vontade. Depois, Marcello dedicou-se a vender dois pares de meia - um azul e outro vinho -, o que conseguiu antes do final da noite, comprovando o sucesso da performance. Aliás, Marcello sentiu-se tão recompensado que promete levar mais meias na próxima terça. Se levar brancas talvez eu compre.

MKTMIX

• FESTA NACIONAL - Está confirmada para o dia 30 próximo, no Gallery, em São Paulo, a festa de entrega do Prêmio Colunistas-Nacional. As empresas cariocas que foram premiadas e tiverem interesse em subir ao palco para receberem os seus prêmios devem entrar em contato pelo telefone (011) 259-4489, com Sebastião Vitor de Souza.
• MANCHETE INVESTE EM SP - A Rede Manchete, que na festa do Colunistas Nacional recebe o título de Veículo do Ano, continua investindo forte em São Paulo. Agora, ela tirou o vice presidente de mídia da Young & Rubicam, Edson Benetti, para seu diretor de marketing publicitário, sediado em SP. Com a entrada de Benetti, Xerxes Gusmão, que estava no marketing, torna-se assessor especial de Osmar Gonçalves, superintendente comercial da rede.
• MENOS UM BOM NO RIO - Esta coluna se associa aos amigos da Archi pela dor da perda de seu presidente Henrique Duque Estrada Meyer, em plena força de seus 42 anos. Henrique era um batalhador incansável e deixou muita coisa boa na história da propaganda e da comunicação gráfica carioca. A gente aqui gostava dele.
• REBATE VERDADEIRO ­ Vai finalmente começar hoje a participação deste que vocês estão lendo como comentarista de propaganda no programa "Panorama Brasil", da Rádio Panorama, que vai ao ar das 7:30h da manhã até às 10 horas. Que horas exatamente eu entro é impossível prever. Mas como o programa é muito interessante, recomendo a você, leitor, que não quer perder a oportunidade de me ouvir, que desde às 7:30 horas, fique com sua rádio ligada na Panorama FM (90.6 MHz). Os diretores do programa, Sidney Resende e Ricardo Bueno, agradecem.
• CORRESPONDÊNCIAS - As cartas, releases, encomendas etc para a coluna devem ser endereçadas para a Rua Visconde Silva. 156, cob. 701, Cep 22271, Rio - RJ.