Janela Publicitária    
 
  Publicada desde 15/07/1977.
Na Web desde 12/07/1996.
 

Janela Publicitária - Edição de 21/DEZ/1990
Marcio Ehrlich

 

Esta edição da Janela Publicitária foi publicada originalmente no jornal Monitor Mercantil.
O seu conteúdo foi escaneado e transcrito para ficar à disposição de consultas pela internet.

Pepsi dá cascos de graça para entrar na casa do consumidor

Pepsi: Promoção CascosEsta semana eu me dei conta de que a dureza da situação econômica tem me feito falar muito mais de como anda a indústria da propaganda que das novidades de marketing.
Por isso eu resolvi falar hoje mais de marketing, que, afinal de contas, é uma das palavras menos entendidas e mais distorcidas do mundo moderno.
Primeiro porque toda hora misturam marketing com vendas. Pra dar status pra vendedor - o que é uma bobagem, porque vendedor tem mais é que se orgulhar de ser vendedor - a gente vê empresas chamando o pessoal de "representantes de marketing".
E segundo, o profissional de marketing quase sempre é olhado de lado, como um "gigolô" da sociedade. Um sujeito que arma "jogadas de marketing" pra arrancar a grana do coitado do consumidor.
Só que marketing é muito mais do que isso. E deve ser antes de tudo uma filosofia, que é entender o mercado, entender o que pensa e quer o consumidor, pra criar na empresa, maneiras novas de satisfazer o consumidor e, é claro, ganhar dinheiro, porque empresa existe é pra isso.
E marketing também não é só publicidade. As vezes não precisa nem ser publicidade.
Quer ver: quem assina jornais deve ter recebido semana passada um encartezinho barato que tinha de um lado uma mensagem dos Correios sobre seus Aerogramas Sociais, e do outro uma promoção da Pepsi, oferecendo você levar grátis 2 garrafas de Pepsi de 1,25 litro. Quer dizer, você pagaria no supermercado só o preço do líquido.
Veja se isso não é marketing e dos inteligentes:
Todo mundo sabe que brasileiro odeia pagar casco. No botequim ainda dá pra comprar bebida sem levar o casco e não ter prejuízo. Você vai ter que pagar o casco, mas ainda guardar um papelzinho que o Manoel lá dá rabiscado com o valor pra reembolsar na hora de devolver.
No supermercado nem isso. Se não tiver o casco, morre no preço dele, principalmente porque ninguém aceita casco de Coca pra levar Pepsi e nem mesmo o vice-versa.
E como a Coca-Cola é líder antiga do mercado, é mais fácil a gente ter em casa cascos da Coca que da Pepsi. Daí que é mais fácil a gente continuar levando pra casa Coca do que começar a levar Pepsi.
Aí é que entra o marketing:
Que ideia melhor pode ter a Pepsi se não dar pra gente dois cascos de graça pra gente ter em casa? Vai que a gente gosta, acostuma com o sabor e na próxima vez que for fazer compras, já não leva só os cascos da Coca?
E a Pepsi, por um investimento ridículo do preço de dois cascos, um encartezinho dividido com o Correio e um apoio nos pontos de venda - quer dizer, sem grande campanha de propaganda - ganha um consumidor que vai poder ficar com ela muito mais tempo.
Pensar em marketing é isso. E com a barra pesada que anda pro bolso do consumidor, cada vez mais a saída pras empresas, pra pelo menos diminuir o prejuízo, só pode ser pensar direito em marketing.

Novidades nas Prateleiras

Vigor MixReforço nos lanches

A Vigor, fábrica de laticínios, e a Kellogg's, líder mundial de cereais, se juntaram aqui no Brasil para lançar Mix Vigor, uma linha de produtos que junta, numa embalagem com dois copinhos plásticos lacrados separadamente mas que se acoplam, o iogurte Vigor com os cereais Kellogg's: Sucrilhos, Corn Flakes, Musli e Choco Krispis. A ideia é facilitar os lanches escolares e nos escritórios, além daqueles entre as refeições e após atividades esportivas.
O lançamento do Mix Vigor será feito com comercial de TV de 30", criado pela Scali, McCabe & Sloves, nas praças do Rio e São Paulo.
A Vigor me mandou as amostras e eu achei o produto fantástico, principalmente para aquela fome que dá durante a sessão Coruja. Pena que todos os iogurtes sejam com açúcar, inclusive o do Corn Flakes, que é o cereal da Kellogg's que vem sem açúcar.

MaguaryVidro personalizado

A Maguary substituiu todas as garrafas de seus sucos por uma nova com desenho exclusivo e na qual o nome da empresa aparece em relevo. Líder do mercado de sucos, a Maguary cansou de ver suas garrafas antigas serem usadas pelos pequenos fabricantes que concorrem com ela e resolveu acabar com a festa.
As novas garrafas servirão para a linha tradicional (maracujá, uva, caju e abacaxi) e para as novas Multifrut (laranja com abacaxi, laranja com mamão, maça com banana e goiaba e laranja com cenoura) e Nativa (Pitanga, Manga, Goiaba, Graviola e Tamarindo).
Aproveitando a mudança do vidro, a Maguary mudou também os rótulos dos sucos da linha tradicional, destacando mais a fruta e o rendimento do suco. A mudança vai ser associada a um novo posicionamento da empresa, que passa a ser didática, informando o consumidor sobre as diversas maneiras de preparar os sucos.
A agência da Maguary é a Salles, desde que ela absorveu a GTM&C, que cuidava da conta.

Sucaryl - SteticMais um no aspartame

Os Laboratórios Abbott, que já trabalham com os dietéticos na linha Sucaryl, está aderindo agora ao aspartame da NutraSweet, que cada vez mais domina o segmento diet, pela proximidade de seu sabor com o açúcar.
O novo adoçante da Abbott é o Stetic, que está sendo vendido em caixinhas com 50 envelopes de 0,8g cada, e quer aproveitar a maior demanda de produtos diet que ocorre no verão, quando as pessoas expõem mais o seu corpo.
A campanha nacional de lançamento do Stetic está a cargo da Rino Publicidade, e vai usar como mote a ideia de que "Quem usa Stetic não precisa usar muita roupa". O objetivo da campanha, segundo os criadores Fernando Piccinini e Milton Guarnieri, é ressaltar que quem consome Stetic não precisa de adereços para sentir-se bonita.

Bordon - BrontoburgerApoio da idade da pedra.

A Bordon, frigorífico especializado em carnes enlatadas, fechou um licenciamento dos personagens Flintstones - que continuam fazendo sucesso pela televisão - para lançar um novo hambúrguer semi­pronto que, pelo tamanho maior que o da concorrência, ganhou o nome de Brontoburguer, o mesmo preferido por Fred e Barney.
Outro produto novo da empresa que aproveita o licenciamento é o patê cremoso de presunto, que recebeu o nome de Bam-Bam - o parrudo filhote de Barney e Betty Rubble - para reforçar o conceito de que o patê tem alto valor proteico e é recomendado para reforçar o lanche das crianças.
A Bordon colocará os Flintstones também nos seus comerciais de TV e anúncios de revistas. A agência é a AD-D, de São Paulo.

CARTAS

Prezado Márcio:
Li a sua nota da última sexta-feira, intitulada "Uma correção".
Por abordar matéria citando o meu nome, bem como envolvendo o nome da Tandem Comunicações, gostaria de tecer algumas considerações sobre a carta que deu origem aos seus comentários.
É verdade que Pedro Nonato trabalhou conosco na Tandem, em período de fértil produção e acentuada captação de clientes, indo, depois disso, integrar o quadro diretor da nova Conceito-All, instalada em nosso antigo endereço.
Também é certo que a Conceito-All, por seu turno, já não mantém qualquer vínculo com a Tandem, já que todos os entendimentos necessários para que a nova agência viesse a ocupar o nosso espaço foram consumados em fins de setembro passado.
Mas existem mais questões em relação a esse assunto, algumas que a referida carta omite e outras que ela insinua e deixa no ar. Gostaria de deixar claro que tais questões, as quais dependem de interpretações mais judiciosas, serão a seu tempo levantadas em campo próprio que não o da sua prestigiosa coluna.
Um grande abraço,
Ricardo Galletti