Janela Publicitária    
 
  Publicada desde 15/07/1977.
Na Web desde 12/07/1996.
 

Janela Publicitária - Edição de 08/MAR/1991
Marcio Ehrlich

 

Esta edição da Janela Publicitária foi publicada originalmente no jornal Monitor Mercantil.
O seu conteúdo foi escaneado e transcrito para ficar à disposição de consultas pela internet.

Concurso escolherá marca da presença da ONU no Rio

Até o próximo dia 1º de abril, a Prefeitura do Rio de Janeiro manterá abertas as inscrições para concurso público que escolherá o símbolo da Cidade do Rio de Janeiro para o evento Rio-92, a 2ª Conferência das Nações Unidas para o Meio Ambiente e Desenvolvimento (UNCED­ United Nation Conference for Environement and Development).
Qualquer pessoa pode participar do concurso, mas a Prefeitura, para desestimular as inscrições amadoras, estipulou uma taxa de 8 mil cruzeiros para a participação, que dá direito ao inscrito receber uma cópia do Edital e do Regulamento da promoção.
Para pagar a taxa e receber o material, os interessados devem ir ao Iplanrio - Instituto de Planejamento Municipal, de segunda a sexta, das 9 às 12h ou das 14 às 18h. O Iplanrio fica na Rua Gago Coutinho, 52/6º andar, em Laranjeiras.
O trabalho escolhido dará ao seu autor um prêmio de Cr$ 4 milhões. Mas o 2º e o 3º colocados também receberão prêmios: Cr$ 1,5 milhão e Cr$ 750 mil, respectivamente.
Os organizadores esperam que o símbolo vencedor traduza, graficamente, o significado da escolha do Rio para sediar o evento e a sua relação entre sua beleza, o meio ambiente e o desenvolvimento.
O julgamento será da responsabilidade da Comissão Julgadora a ser composta por 09 (nove) membros convidados pela Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro:
- Armando Strozenberg - Publicitário;
- Edgar Gonçalves da Rocha ­ Arquiteto e Presidente do Iplanrio;
- Felipe Taborda - "Designer";
- Gilberto Strunck - "Designer";
- João de Souza Leite - "Designer";
- Miguel Paiva - Cartunista;
- Paulo Casé - Arquiteto;
- Roberto Magalhães - Artista Plástico;
- Walter Guimarães - Publicitário.
Para ilustrar o propósito do Concurso, a Prefeitura dá como exemplo o símbolo do Quarto Centenário da Cidade do Rio de Janeiro, em 1965, de autoria do "designer" Aloísio Magalhães, também escolhido em Concurso Público. O sinal fez tanto sucesso que o público dele se apropriou e se encarregou de utilizá-lo nas formas as mais variadas e surpreendentes. Exercida, de forma criativa e autônoma, por instituições diversificadas e até iniciativas individuais, essa apropriação é o exemplo que melhor traduz o extraordinário potencial de comunicação que o Símbolo vencedor deverá apresentar.
Como o alvo básico do concurso são os designers, ilustradores e diretores de arte, vamos reproduzir aqui o texto distribuído pela Prefeitura à imprensa, que deixa bem claro o que eles esperam dos concorrentes:

Os trabalhos deverão ser apresentados em papel montado sobre prancha rígida no formato A3, isto é, 42 x 29,7 mm, utilizada em seu sentido horizontal.
Os concorrentes deverão apresentar um mínimo de três e o máximo de seis pranchas, incluindo:
- Símbolo proposto, a cores;
- Símbolo em preto e branco;
- Exemplos de aplicação e uso que demonstrem a possibilidade do desenvolvimento da Imagem Gráfica Integrada do evento RIO-92.
Não há limitação quanto aos recursos gráficos de apresentação e não serão aceitas maquetes, esculturas ou objetos além das pranchas especificadas.
A intenção da Prefeitura do Rio, no entanto, é adotar um conceito gráfico a partir do trabalho vencedor, não apenas como marca ou Símbolo isolado.
Desse modo, a Comissão Julgadora deverá ter elementos que permitam a consideração do Símbolo escolhido como ponto de partida para toda uma programação visual que possa se desenvolver e divulgar, institucionalmente, a imagem e o alcance do Rio como a Capital Mundial da Ecologia.
Com a expressão Imagem Gráfica Integrada, ao mesmo tempo em que se pretende permitir maior liberdade na criação do Símbolo propõe-se que o Concorrente apresente o Símbolo e o seu potencial de aplicação, considerando-se que cada conjunto de elementos que veicule a imagem do evento RIO-92 deverá ter importante papel no meio ambiente onde estiver inserido.
Assim, as interferências em 2 espaços - auditórios, hotéis, exposições, "stands", quiosques, "out-doors", painéis, galhardetes - em impressão ­ cartazes, folhetos, papéis de carta, envelopes, cartões - em brindes - agendas, "buttons", plásticos, chaveiros, canetas ­ em vestuário - uniformes, camisetas, crachás, bonés, viseiras - em veículos - carro, caminhões, caminhonetas - e assim por diante deverão ser abordadas pelo Concorrente de forma conceitual.
O autor do Símbolo vencedor se comprometerá a exercer uma consultoria gráfica na etapa de desenvolvimento básico ao longo de dois meses, mas o trabalho a ser selecionado no Concurso deverá permitir o prosseguimento do programa de forma autônoma.

Lintas escolhe a Oficina para dar suporte no Rio de Janeiro

A Lintas Brasil, de São Paulo, concluiu um acordo com a Oficina de Marketing e Comunicação para dar apoio logístico ao atendimento da conta Diet Coke no Rio de Janeiro. A Lintas está trabalhando para Diet Coke desde o início do ano.
"Escolhemos a Oficina por ser uma agência competente, inovadora e séria", disse Ivan Pinto, presidente da Lintas. "Além disso, Nádia Rebouças - uma das três sócias da Oficina -- é uma grande profissional e bastante querida de nós todos aqui na Lintas, onde ela começou sua carreira em agências. Eu sempre quis tê-la de volta conosco. Já que isso foi impossível, vamos ter a Nádia como parceira".
A Lintas obteve sem problemas luz verde da Coca-Cola para o acordo com a Oficina e Ivan acredita que isso se deveu à crescente reputação da Oficina. Nadia ganhou o prêmio Caboré de planejamento de Meio & Mensagem, em 1990.
Já em março, a Lintas deslocará para o Rio a Gerente de Contas de Diet Coke, Márcia Dias Batista, que utilizará espaço e todas as facilidades de escritório típicas de uma agência para apoiá-la no atendimento à Diet Coke. A Oficina também dará suporte à Lintas no contato com os fornecedores do Rio que a Lintas pretende utilizar no seu trabalho para Diet Coke. A Oficina poderá prestar outros serviços profissionais à Lintas quando for necessário ou conveniente executá-los no Rio.
A criação, o planejamento estratégico e o de mídia serão desenvolvidos pela Lintas em São Paulo e, quando conveniente, por profissionais da Lintas no Rio, utilizando a estrutura da Oficina.
A Lintas se ligará à Oficina por telefone e fax próprios e, depois, por um terminal de seu computador. A interconexão desse hardware todo entre Lintas e Oficina poderá ser estendida à Coca-Cola para agilização das comunicações e do serviço.
O acordo não envolve qualquer participação acionária. Apenas uma remuneração à Oficina pelas Lintas. Além disso, a Lintas oferecerá à Oficina uma base para atendimento de seus negócios em São Paulo.

Código do Consumidor: só mais 3 dias para valer

A partir de segunda-feira, 11 de março, entra inexoravelmente em vigor o tão badalado Código de Defesa do Consumidor. E quem ainda não acredita na força com que ele será usado, é bom começar a acreditar e se preparar neste fim-de- semana, porque, no que o comércio abrir na segunda-feira, vai ter muito consumidor querendo tirar a forra de tantos anos sendo sentindo-se sem proteção.
O Código não é tão difícil de ser compreendido quanto choramingam alguns empresários que preferiam continuar sem se preocupar com o consumidor. De qualquer forma, o apoio da mídia no esclarecimento do seu texto está sendo imenso. E não param também as iniciativas particulares de ajudar quem ainda se sente perplexo.
A ABCQ - Associação Brasileira de Controle de Qualidade, por exemplo, vai realizar dia 22 de março, das 8 às 18 horas, no Golden-Room do Copacabana Palace, no Rio, um debate público e gratuito sobre a importância do controle de qualidade na nova legislação. Quem estiver interessado pode obter informações pelos telefones 267-3290 e 287-1493.
Outro esforço de esclarecimento foi feito pela Grottera & Cia, em conjunto com a produtora Globotec e a assessoria Ombudsman: um vídeo de cerca de 10 minutos batizado de "A Hora da Verdade", no qual são apresentadas análises sobre os tópicos mais polêmicos da nova legislação. O vídeo está sendo enviado pelos seus organizadores a anunciantes seus conhecidos, com a recomendação de que seja visto por todos os executivos da empresa. No Rio, quem pode dar informações sobre o trabalho é a Grottera & Langoni, pelo telefone 267-6592.