Janela Publicitária    
 
  Publicada desde 15/07/1977.
Na Web desde 12/07/1996.
 

Janela Publicitária - Edição de 12/JUL/1991
Marcio Ehrlich

 

Esta edição da Janela Publicitária foi publicada originalmente no jornal Monitor Mercantil.
O seu conteúdo foi escaneado e transcrito para ficar à disposição de consultas pela internet.

Consul investe US$ 12 milhões em nova campanha de imagem

A Consul - maior fabricante de refrigeradores da América Latina e, com aproximadamente, 50% de participação no mercado brasileiro -- está veiculando sua nova campanha publicitária, desenvolvida pela Lage/Magy Publicidade, de São Paulo.
A iniciativa, segundo Sérgio Scarpelli, gerente da divisão de Marketing da Consul, deverá exigir investimentos iniciais em torno de US$ 4 milhões, apenas em dois meses de veiculação. Essa campanha encaixa-se num plano estratégico global de comunicação da Consul que deverá exigir investimentos da ordem de US$ 12 milhões neste ano.
"Nosso objetivo é reposicionar a imagem da marca no mercado para, ainda neste ano, iniciarmos um agressivo esforço de diversificação e de complementação de nossa linha de eletro­domésticos", afirma Scarpelli. Serão produtos como lava-louças, micro ondas e fogões, além de uma nova linha de refrigeradores com "design" mais avançado.
Essa campanha marca também uma nova postura de comunicação da Consul no mercado, sendo o resultado de um extenso trabalho de pesquisa de imagem institucional e de produtos, desenvolvido nos últimos doze meses pela própria Consul e pela Lage/Magy.
"Constatamos que os produtos Consul têm uma percepção de qualidade muito boa, por isso optamos por uma comunicação que fale, ao mesmo tempo, dos produtos e também da própria marca", diz Magy Imoberdorf,  presidente da Lage/Magy.
Os dois filmes para televisão e os anúncios na mídia impressa são assinados pela seguinte frase: "Desfrute de nossa tecnologia". Segundo Magy, as mensagens são específicas para cada produto, mas sempre dentro da mesma temática de tecnologia, que não é só uma questão de economia de tempo, mas também modernidade e praticidade.
A nova campanha começa com a veiculação de dois filmes de 60 segundos (depois serão reduzidos para 30") e, nas três primeiras semanas, devem alcançar cerca de 80% do público que vê televisão ou o equivalente a 70 milhões de pessoas, pelos cálculos de Walter Guelfi, vice-presidente da Lage/Magy. "Cada pessoa vai ver o mesmo filme em média 50 vezes, diz ele, o que significa uma frequência em torno de 5.000 GRPs (soma das audiências). Os filmes enfocam os novos micro ondas e o freezer "No Frost", esses produtos possuem o conceito de juventude, modernidade e tecnologia que desejamos transmitir", conclui Guelfi.

Fio Têxtil da Rhodia inova os uniformes esportivos

Os clubes brasileiros de futebol - preocupados em inovar seus uniformes, dando-lhes forte impacto visual, dentro da tendência europeia iniciada na Copa de 90 -, já contam com mais um apoio técnico. A Rhodia desenvolveu um fio têxtil destinado à confecção de roupas esportivas brilhantes, permitindo, também, combinações de desenhos e cores vivas e intensas, quando utilizado o processo de estamparia conhecido como transfer. Denominado "poliester 120/44 dtex liso brilhante trilobal", o novo fio vem complementar a linha de produtos da empresa para o segmento esportivo, tradicionalmente usuário de artigos confeccionados com fio nylon.
José da Conceição Padeiro, gerente de desenvolvimento de fios têxteis da empresa, acredita numa crescente utilização desse tipo de malha, não só em uniformes de times de futebol, como também em outros esportes, impulsionada pelo esforço de marketing que os clubes vêm desenvolvendo.
"Nos países da Europa não é raro encontrarmos uniformes com ousadas estamparias brilhantes ou em combinações com acabamentos opacos. Alguns clubes brasileiros também já estão investindo nessa modernização e nós estamos prontos para acompanhar a evolução do mercado", finaliza José Padeiro.

MKTMIX

Bicbanco• IMAGENS DO CEARÁ - Carlos Roberto Chueiri, ex-presidente da ABA e atual superintendente de Marketing e Comunicação Corporativa do Bicbanco - Banco Industrial e Comercial, nos escreveu orgulhoso pelo Relatório Anual da empresa, recém editado, no qual as belíssimas praias do estado de origem do Bicbanco, o Ceará, aparecem em destaque nas fotos de Celso Oliveira e Mauricio Albano. Mas o orgulho de Chueiri é também pela nova marca do banco, criado pelo arquiteto Marcelo Aflalo, da Univers. No relatório, ela foi usada criativamente para montar os gráficos, com as elipses empilhadas umas sobre as outras, como se fossem moedas.
• GENTE NOVA NA PHILCO - Antônio Lourenço D'Áuria assumiu a gerência geral de Planejamento de Negócios da Philco, tendo como uma de suas responsabilidades o planejamento de novos produtos, a identificação de oportunidade de negócios e manter a linha de produtos da empresa sempre atualizada. Para isto, deverá trabalhar em estreita ligação com as diretorias de Marketing e de Desenvolvimento.
• ECOLOGIA SUL-AFRICANA - A South African Airways, depois que iniciou seu processo de privatização, passou a se preocupar também com sua imagem. Agora, de cada bilhete aéreo vendido, a empresa destina uma parte para a Fundação Africana Pró-Herança da Vida Silvestre, cujos esforços são dirigidos à preservação do meio ambiente. A iniciativa é bastante louvável. Afinal, a empresa deve estar enfrentando uma luta dura para superar a péssima imagem racista da África do Sul. Talvez a nova SAA não tenha nada com isso, mas mesmo com todo o RP bem feito, não é fácil a gente aqui engolir que seu país, enquanto preserva os animais, discrimina e mata a população negra.
• LITERATURA DE TERROR - Uma das leituras mais assustadoras de hoje em dia é a seção de Falências e Concordatas dos jornais. Na Gazeta Mercantil da última sexta, haviam 2 pedidos de falência contra as Casas da Banha; mais 2 requisições de falência para a A. Kikoler (tradicional distribuidora dos brinquedos Revell - conta da Professa - no Brasil) e uma requisição de Verificação de Livros contra o Jornal do Brasil.
• Aproveito para agradecer às diversas cartas e telegramas dos amigos que se lembraram da passagem do nosso aniversário no último dia 4.

Cartas

• De Christina Carvalho Pinto, presidente da Young & Rubicam:

"Márcio, caríssimo".
"Depois de passar os últimos 21 anos mexendo com palavras e emoções, fiquei de repente sem texto para expressar o impacto da noticia sobre a Profissional da Década".
"Estou profundamente grata e emocionada, vamos comemorar muito".
"Um abraço apertado".
"Christina".