Janela Publicitária    
 
  Publicada desde 15/07/1977.
Na Web desde 12/07/1996.
 

Janela Publicitária - Edição de 11/OUT/1991
Marcio Ehrlich

 

Esta edição da Janela Publicitária foi publicada originalmente no jornal Monitor Mercantil.
O seu conteúdo foi escaneado e transcrito para ficar à disposição de consultas pela internet.

Colunistas abrem inscrição para julgar melhores promoções

A Abracomp-Associação Brasileira dos Colunistas de Marketing e Propaganda abriu esta semana as inscrições do X Prêmio Colunistas-Promoção, que vai destacar as melhores Campanhas, Ações ou Eventos, Peças Promocionais, Designs e Embalagens criadas e/ou produzidas por empresas sediadas no Brasil, entre 1º de outubro de 1990 e 30 de setembro de 1991.
Desta vez, o Prêmio avaliará exclusivamente trabalhos característicos de atividade promocional. As campanhas e peças promocionais criadas para veiculação na mídia - como anúncios, encartes ou comerciais de TV -, terão que exigir obrigatoriamente uma ação do receptor da mensagem, além da simples aquisição do produto ou serviço diretamente no ponto-de-venda. Ou seja, anúncios de meros descontos de preço não serão julgados neste prêmio de Promoção, mas no outro Colunistas, o de Propaganda.
Além dos diplomas de Ouro, Prata e Bronze de cada categoria, o Júri poderá conceder Grandes Prêmios de Campanha Promocional do Ano, Ação ou Evento Promocional do Ano, Peça Promocional do Ano, Design do Ano e Embalagem do Ano, aos melhores trabalhos entre os que obtiverem Diplomas de Ouro nos respectivos segmentos.
Também serão premiados Agência de Promoção do Ano, Empresários de Promoção do Ano, Profissional de Promoção do Ano, Cliente de Promoção do Ano e Destaques de Promoção do Ano, às empresas e profissionais que tenham se destacado ou contribuído para o desenvolvimento destas atividades no Brasil, no período abrangido pela premiação.
Aliás, para estes Grandes Prêmios não há necessidade de inscrições. No entanto, o Júri tomará conhecimento de indicações que chegarem, por escrito e com suas justificativas, às Secretarias da Abracomp.
No Rio de Janeiro, a Secretaria da Abracomp está funcionando na Dinâmica, à Praia de Botafogo, 340 grupo 210, com o telefone (021) 552-4141. Os kits de inscrição estão sendo enviados para as principais empresas de promoção do Rio. Mas quem ainda não recebeu pode solicitar a Marcia Ehrlich desde já o seu kit. E é bom se apressar, porque todos os trabalhos, com os formulários de inscrição preenchidos, deverão ser entregues lá até 25 de outubro de 1991.

CATEGORIAS PARA INSCRIÇÕES

Para facilitar a seleção de trabalhos dos leitores interessados, a Janela publica, a seguir, as categorias do X Prêmio Colunistas-Promoção. Elas estão precedidas por seus respectivos códigos numéricos que deverão ser indicado nas Fichas Técnicas e nas Etiquetas de Identificação:
1 - CAMPANHAS:
Considera-se Campanha a atividade promocional em que as mensagens do promotor atingem o público-alvo primordialmente através de um conjunto de peças de comunicação, veiculadas em mídia ou não. Numa Campanha, poderá ou não haver contato direto entre o promotor e o público-alvo.
101 - Campanha de Promoção de Vendas de Varejo.
102 - Campanha de Promoção de Vendas de Produtos e Serviço.
103 - Campanha de Marketing Direto (inclui Resposta Direta e Mala Direta).
104 - Campanha de Merchandising em Ponto-de-Venda (campanha baseada exclusivamente em peças de merchandising, em apoio de mídia).
105 - Campanha de Merchandising em veículos de comunicação (TV, Cinema, Rádio, etc).
106 - Campanha dirigida a públicos internos.
107 - Campanha dirigida a Públicos Intermediários.
2 - AÇÕES OU EVENTOS:
Considera-se Ação ou Evento a atividade que implica na participação coletiva ou em grupo do público-alvo, dependendo necessariamente de seu contato direto com o promotor.
208 - Ação ou Evento Institucional (atividade em que o objetivo imediato não seja a venda, mas a promoção da imagem da empresa ou instituição).
209 - Ação ou Evento de Promoção de Venda (feiras, desfiles, mostras, exposições, degustação, distribuição de amostras etc.).
210 - Ação ou Evento Promocional Comunitário (que utilize atividades em benefício da comunidade para promover produto, serviço ou imagem de empresa ou instituição).
211 - Ação ou Evento Promocional Cultural (que utilize atividade cultural para promover produto, serviço ou imagem de empresa ou instituição).
212 - Ação ou Evento Promocional Esportivo (que utilize atividade esportiva para promover produto, serviço ou imagem de empresa ou instituição).
213 - Ação ou Evento dirigido a Públicos Internos.
214 - Ação ou Evento dirigido a Públicos Intermediários.
3 - PEÇAS:
315 - Peça de Promoção de Vendas de Varejo em Mídia Impressa, anúncio ou encarte.
316 - Peça de Promoção de Vendas de Varejo em Mídia Eletrônica (comercial ou fonograma).
317 - Peça de Promoção de Vendas de Produtos ou Serviços em Mídia Impressa (anúncio ou encarte).
318 - Peça de Promoção de Vendas de Produtos ou Serviços em Mídia Eletrônica (comercial ou fonograma).
319 - Peça de Marketing direto (impressa ou eletrônica, inclui Resposta Direta e Mala Direta).
320 - Folheto Promocional.
321 - Cartaz ou Pôster.
322 - Display (todo material tridimensional a ser utilizado em ponto-de-venda, com produto ou sem produto).
323 - Material de Merchandising em Ponto-de-Venda (todos os materiais gráficos como bandeirolas, paradores, móbiles, adesivos, etc.).
324 - Decoração de Ponto-de-Venda (vitrines, decoração relativa a datas comemorativas etc.).
325 - Brinde ou Peça Promocional dirigida ao Públicos Interno ou Intermediários.
326 - Brinde ou Peça Promocional dirigida ao Público Final.
327 - Brinde ou Peça Promocional relativa a Datas Comemorativas (Natal, Dias das Mães, Páscoa, aniversários, casamentos, etc).
328 - Brinde ou Peça Promocional de Agência ou empresa de promoção.
329 - Broadside.
330 - Calendário.
331 - Publicação Técnica ou Informativa (catálogos, manuais, programas, cardápios etc.).
332 - Publicação Periódica promocional ou institucional.
333 - Relatório de Diretoria.
4 - DESIGNS:
434 - Identidade Visual.
435 - Arquitetura de Ponto-de-Venda.
436 - Papelaria.
437 - Marca, Símbolo Gráfico ou Logotipo.
438 - Assinatura ou Selo.
439 - Personagem Promocional.
440 - Troféu ou Símbolo Tridimensional.
5 - EMBALAGENS:
541 - Rótulo.
542 - Capa (de livro, disco, fita, CD, vídeo, caderno, talão etc.).
543 - Embalagem em Papel, Papelão ou similar.
544 - Embalagem em Plástico, Sintético ou similar.
545 - Embalagem em Madeira.
546 - Embalagem em Metal.
547 - Embalagem em Vidro.
548 - Embalagem para Conjunto de Produtos.
549 - Embalagem de Ponto-de-Venda (Caixa ou Papel de Embrulho ou para Presente, Saco, Sacola etc.).

MKTMIX

• A ÚLTIMA DO ELEFANTE - O BNDES está abrindo uma nova concorrência para sua campanha de desestatização, exclusiva para as agências e agenciadores pré-qualificados no começo do ano. Dia 5 de novembro, o órgão recebe propostas para a campanha do processo de privatização das empresas Aços Finos Piratini, Cosinor­Companhia Siderúrgica do Nordeste e Mineração Caraíba. Quem participar é bom não incluir sugestões de peças da campanha. Por ter feito isto é que a FCB/Siboney foi desclassificada na última concorrência do BNDES.
• SAÚDE E TRABALHO TAMBÉM É BOM! ­ As pré-qualificadas ainda têm mais chances. No dia 21 próximo, a Comissão de Licitação de Serviços de Publicidade da Presidência da República recebe propostas para a comunicação do Projeto Nordeste/IEC do Ministério da Saúde e para o projeto "Ações Imediatas" do Ministério do Trabalho e da Previdência Social. Os editais estão na sala 224 do Anexo 1 - Superior do Palácio do Planalto, em horário de funcionário público de país próspero como o Brasil. Ou seja, de 9 às 5 da tarde, com tranquilas duas horas de almoço.
• VIVA A NATUREZA! - O Ibama também quer agência de propaganda, para "a criação, produção e impressão de material de divulgação a ser distribuído em campanhas destinadas a valorizar a preservação do meio ambiente", como diz o edital. A abertura das propostas será dia 28 de outubro, às 15:00 horas, no auditório do Ibama, em Brasília.
• CHOCANTE! - A corrida às verbas federais continua. Dia 15 agora, em Recife-PE, a Chesf­Companhia Hidro-Elétrica do São Francisco, órgão da Eletrobrás, receberá proposta das agências pré-qualificadas no Governo Federal para fazerem a publicidade de dois projetos: a Campanha das Queimadas em Canaviais nos Estados de Pernambuco, Alagoas e Paraíba; e a Campanha de Invasões de áreas sob Linhas de Transmissão de Alta Tensão da Chesf em Recife, Salvador e Natal. Felizmente, Canapi não.
N.R. (2015) – O motivo da piada sobre Canapi perdeu-se no tempo. Alguém lembra o que aconteceu na ?
• PUBLICIDADE PRESTIGIA COLLOR - Se depender dos publicitários brasileiros, o presidente Collor pode dormir tranquilo. A Federação Nacional dos Publicitários, presidida por Murilo Coutinho, está veiculando nos jornais e nas TVs mensagens de apoio da classe ao presidente, com o titulo "A Aliança continua valendo". Segundo Murilo, o Governo vem trabalhando e se esforçando muito... "e"... toda a nossa classe sabe quanto é importante apoiar este trabalho". Viva! Viva!
• RASPADINHA DO AROLDO - Para comemorar o 27º aniversário de sua agência, Aroldo Araujo está distribuindo cartas nas quais reafirma seu proverbial otimismo e, para "dar uma mãozinha na Da. Fortuna", mandando junto um bilhete da Raspadinha do Baralho. A ideia foi ótima. O bilhete que recebemos, infelizmente, não.
• CARTAS - Correspondências para a Janela devem ser encaminhadas à Rua Visconde Silva, 156 Cob./701, Cep 22271, Rio - RJ.