Janela Publicitária    
 
  Publicada desde 15/07/1977.
Na Web desde 12/07/1996.
 

Janela Publicitária - Edição de 25/OUT/1991
Marcio Ehrlich

 

Esta edição da Janela Publicitária foi publicada originalmente no jornal Monitor Mercantil.
O seu conteúdo foi escaneado e transcrito para ficar à disposição de consultas pela internet.

Contas de Governo continuam agitando o país de norte a sul

A Denison-Rio ainda está comemorando a conquista dos quase US$ 1 milhão da conta de privatização do BNDES para as empresas voltadas ao transporte como Mafersa, Celma e as Companhias de Navegação do São Francisco, do Amazonas e de outros rios.
E por isso mesmo as outras agências se apressam a preparar seus materiais para a outra concorrência que o BNDES abrirá dia 5 de novembro, para a conta institucional do Banco.
Tudo isso imunes à tentativa de escândalo que está rolando entre Brasília e Porto Alegre sobre a suspensão pela Superintendência da Polícia Federal - por tempo indeterminado - da concorrência pela conta de Cr$ 4 bilhões do Banco Meridional, cujo resultado, favorecendo as agências Módulo e Martins & Andrade, teve denúncia de fraude no estilo hoje clássico da publicação de anúncio classificado antecipando os vencedores. Romeu Tuma jura que vai descobrir os culpados...
Enquanto isso, no Rio, o agito é pela preparação para a concorrência de Brizola. Dia 18 de novembro, às 10:00 horas, no Palácio Guanabara, serão recebidos os documentos para a escolha das agências a serem contratadas por um ano - prorrogável ­ para atender os órgãos da administração direta e indireta do Governo do Rio. Atenção que é contratação mesmo, e não pré-qualificação. Como Brizola é contra a privatização e a favor do dinheiro entrar para o Estado, quem quiser o Edital da Concorrência tem que pagar a bagatela de Cr$ 50.000,00 ao Tesouro do Estado do Rio. E mais: no Banerj do próprio Palácio Guanabara, que é para o dinheiro não só ficar no Estado como debaixo da sala do Governador!

Promo se integra às operações da Standard

O grupo Ogilvy & Mather no Brasil desistiu de operar na área de Promoções e Merchandising através de uma empresa autônoma, como vinha fazendo com a Promo, Ogilvy & Mather.
Esta semana, a Promo foi oficialmente desativada, passando sua diretoria e todos os funcionários do Rio a integrarem o corpo da Standard, Ogilvy & Mather, até então o braço publicitário do grupo. Em São Paulo, a empresa foi obrigada a enxugar seu quadro, principalmente na área administrativa.
Marçal Barcellos, principal executivo da Promo e que se torna Vice-Presidente de Promoções e Merchandising da Standard, explica que a mudança foi reflexo de modificações na própria maneira dos anunciantes verem a sua comunicação no Brasil. "As estruturas das empresas estão mais concentradas e com menos executivos", diz Marçal.
"Elas também têm preferido concentrar suas diversas áreas de comunicação numa única agência, evitando negociações com mais de uma empresa", esclarece.
Marçal conta que, por esta razão, a criação e a mídia da Promo já estavam sendo feitas pelos profissionais da Standard. Por isso, cada vez se tornava menos rentável e interessante a manutenção da estrutura administrativa autônoma da Promo. Ultimamente, com o agravamento da crise na economia brasileira, não restou outra alternativa além de juntar todo o restante da operação à agência de propaganda.

Última Palavra começa hoje a ser dita em Búzios

Começam hoje no Hotel Nas Rocas, em Búzios, as palestras do evento Última Palavra, promovido pela Associação Memória da Propaganda.
Pela manhã, será a vez de Lengard Muller Assis, supervisor de Planejamento e Propaganda Volkswagen do Brasil falar sobre a última Palavra em Marketing e Comunicação. A tarde, o palestrante é Márcio Moreira, vice-chairman e chief creative officer da McCann Worldwide falar sobre Criação.
No sábado as palestras principais estarão a cargo de Ron de Pear, vice-presidente de Mídia da J. W. Thompson para a Europa e Cláudio Carrilo, diretor de criação da Fischer & Justus. A noite haverá exibição do rolo de comerciais premiados no Festival de Cannes 1991.

Tec Cine passa a produzir comerciais para a Europa

A produtora carioca de comerciais Tec Cine está agora com um escritório de representação em Paris, com que Ronaldo Uzeda, seu diretor, pretende abrir novas possibilidades para as produtoras europeias realizarem os seus filmes publicitários em locações no Brasil.
Dirigida por Guy Blanc (ex-sócio de Ronaldo), a filial parisiense da Tec Cine já fez a sua estreia, trazendo para filmar em uma plantação de cacau nos arredores de Ilhéus, na Bahia, um comercial para o mousse de chocolate Danessa, da Danone francesa.
Para a realização deste comercial - que será exibido exclusivamente na Europa - Ronaldo explica que coube à produtora brasileira fornecer e gerenciar toda a infra-estrutura de locações, técnicos e equipamentos, permitindo à produtora francesa PAC trazer ao Brasil apenas o diretor de fotografia, Ben Knoll, e o diretor do comercial, Patrice Leconte, aliás o mesmo diretor do longa metragem "O Marido da Cabeleireira".

MKTMIX

• FELIZ NATAL NA ARTPLAN - A agência de Roberto Medina ganhou a concorrência para a campanha de Natal dos shoppings centers da Renasce, entre os quais o BarraShopping, do Rio, e o Morumbishopping, de São Paulo. Wanderley Dóro, diretor de criação da agência, garante que a campanha será uma das maiores promoções já realizadas pelo grupo.
• BAHIENSE NO GUINESS - Roberto Bahiense, diretor da Pubblicità & Esquire, solta um teaser de que sua agência vai lançar dia 4 de dezembro uma promoção nacional para a Petrobrás que baterá todos os recordes do gênero. Só de cupons a agência espera mobilizar mais de 40 milhões. Para operacionalizar a promoção, a Pubblicità & Esquire colocou, sob seu comando, 51 pessoas além dos seus funcionários envolvidos com a conta.
• MOVIMENTAÇÕES NA CRIAÇÃO - A Norton-Rio tem dupla nova: o redator Márcio Dorfman (ex-McCann e Standard) e a diretora de arte Tânia Rodrigues (ex-Oficina), Na DPZ, volta por 40 dias o diretor de arte Rogério Cavalcanti, cobrindo as férias do Carlos "Russo" Di Célio. Outro que volta é o redator Flávio Guerreiro, deixando a McCann por sua agência anterior, VS Escala, onde aliás, foi dupla de Rogério Cavalcanti, nos tempos que também eu estava na agência.
• COMO VOA ESSE PEIXE! - A produtora de Ralf Ramos, Peixe Voador, mudou de endereço de novo. Está de volta à Almirante Pereira Guimarães, no conjunto 706 do prédio 72. Os telefones são 239-1244 e 239-2749.
• DINHEIRO CHAMA DINHEIRO - Já se sabe pelo menos um dos ganhadores das raspadinhas distribuídas pela Aroldo Araújo Propaganda para comemorar seu 27º aniversário. Ironicamente, o dinheiro saiu para Paul Ratcliffe, que é nada menos que diretor­financeiro (!) no Brasil da Motores Rolls-Royce (!!!). A empresa é cliente do Aroldo.
• NOVIDADES URBANAS - A agência de Toni Lourenço e Antônio Cândido tem novas contas: Warner Bros, para a qual já lançou Fúria Mortal e Um Visto para o Céu; e Schering Veterinária (parte), cujo lançamento inicial foi do vitamínico cavalar Equivit.
• CONTA VEM, ESTAGIÁRIO VAI - A agência Speroni está comemorando esta semana um ano de uma experiência muito bem sucedida com as Faculdades Reunidas Estácio de Sá. Pelo acordo da conquista da conta, a agência se comprometeu a fazer, a cada dois meses, um estágio remunerado para 8 alunos da faculdade de comunicação da Estácio. Clóvis Speroni, diretor da agência, diz que além da satisfação de ter a conta, os estágios têm ajudado na própria operação da agência. Sem falar que, depois dos dois meses, alguns dos estagiários já conseguiram até empregos em outras agências cariocas.
• CONFUSÃO CRONOLÓGICA - Semana passada, em nota sobre a inoportunidade da criação, pela APP, do "Dia do Profissional de Propaganda", eu me enrolei com o dia 21, creditando o de Outubro ao profissional de propaganda errado. Pois 21 de Outubro foi o Dia do Contato, O Dia do Mídia também é 21, mas em Junho. Mas tudo bem. Ambos trabalham-com veículos...
• ELE TÁ DE OLHO É NA VAGA DELA - Já se sabe por que Murilo Coutinho está puxando tanto o saco roxo do Presidente Collor. É que serão renovados nos próximos dias as vagas dos Juízes Classistas do Tribunal Regional do Trabalho, cargo em que Murilo está como representante da Federação Nacional dos Publicitários. É claro que ele não quer perder essa boquinha. Tanto que, domingo passado, Murilo foi até correr com o Presidente, portando ele mesmo uma camiseta dizendo "A aliança continua valendo", tema de sua campanha dos publicitários Pró-Collor. Murilo posou como "líder da CGT e dos publicitários", informando à imprensa de Brasília que "foi levar a Collor uma mensagem de otimismo e de confiança no País", garantindo ao presidente que "os publicitários continuam a apoiá-lo".
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