Janela Publicitária    
 
  Publicada desde 15/07/1977.
Na Web desde 12/07/1996.
 

Janela Publicitária - Edição de 21/FEV/1992
Marcio Ehrlich

 

Esta edição da Janela Publicitária foi publicada originalmente no jornal Monitor Mercantil.
O seu conteúdo foi escaneado e transcrito para ficar à disposição de consultas pela internet.

Dissídio leva agências do Rio a terem boys de luxo de verdade

Quanto ganha um contínuo de agência de propaganda no Rio?
Se você chutou qualquer coisa entre Cr$ 107.940,00 e Cr$ 262.000,00, acertou.
Esta semana, o CDF - Clube dos Diretores Financeiros das Agências de Propaganda do Rio descobriu que desde o último dissídio instalou-se o caos no setor administrativo das agências cariocas, que perderam a noção de quais são os verdadeiros pisos salariais da categoria.
A questão surgiu porque, no acordo salarial do ano anterior, o piso dos profissionais de agências tinha sido estipulado com base no Salário Mínimo.
Ou seja, os da área administrativa (contínuos, secretárias etc.) tinham como piso o correspondente a 2 Salários Mínimos: Cr$ 84 mil. E os da área técnica, 3 Salários: Cr$ 126 mil.
No último mês, porém, com o Mínimo aumentando para Cr$ 96 mil, muita gente passou a achar que o piso para os contínuos das agências tinha pulado para Cr$ 192 mil.
Com o susto, houve desde diversas demissões de contínuos nas agências cariocas até de casos de contínuos de clientes batendo na porta das agências para tentar engordar o seu minguado salário. Sob protesto dos clientes, inclusive.
Na verdade, porém, o último dissídio acertou que o reajuste dos publicitários, em janeiro, seria efetuado de acordo com a Lei. E esta proíbe a vinculação de qualquer contrato ou salário ao Salário Mínimo. O reajuste aceito pelos Sindicatos de Agências e de Publicitários foi, portanto, de 28,5%, e não os 128,5% do Mínimo. Isto, então, levou o piso da área administrativa a Cr$ 107.940,00, e o da área técnica a Cr$ 161.910,00, um valor bem abaixo até do que se imaginou ser o piso dos contínuos.
Acreditem ou não, o Rio de Janeiro conseguiu chegar ao paradoxo de ter boys de agência ganhando mais que seus próprios publicitários.

Brasília abre novas licitações publicitárias

Dia 16 de março o Palácio do Planalto recebe proposta de agências qualificadas junto ao Governo Federal para desenvolver projeto de comunicação para o Projeto Ecominfra, do Ministério da Infra­Estrutura. O edital para a concorrência, que leva o número 003/92, pode ser retirado na sala 224 do Anexo I - Superior do Palácio do Planalto. Quem preside a Comissão de Licitação é Paulino Ribeiro Jr.
Dia seguinte, 17 de março, quem faz concorrência é a Empresa de Correios e Telégrafos, para as campanhas Banco de Serviços (Fase II), Serviços Expressos, Serviços Telegráficos, Filatelia, Correio do Ano 2000, Franchising, Institucional e outros produtos e serviços. O Aviso de Edital desta Concorrência nº 01/92 pode ser obtido no SBN-Conj. 03, Bloco "A", Ed. Sede da ECT - 5º Andar, Ala Sul, Brasília - DF. O presidente da Comissão Especial de Licitação é Marcos Gomes da Silva.
Mas dia 17 tem mais concorrência: o Palácio espera propostas de agência para o cobiçadíssimo Projeto Imposto de Renda-PIR/92 e para o Imposto Territorial Rural-ITR/92. Como em todas as concorrências do Palácio do Planalto, o Ato Convocatório pode ser retirado naquela mesma sala 224 citada lá em cima. A Licitação tem o número 004/92.
E finalmente no dia 18, é a vez da entrega das propostas para a campanha de Estímulo ao Consumo Interno do Café, para o Ministério da Economia, Fazenda e Planejamento. O Edital leva o número 005/92 e pode ser retirado na mesma sala 224 do Palácio do Planalto.

Cartas

Prezado Marcio.
Lendo sua coluna Janela Publicitária, edição de 24 do corrente, vi meu nome citado na sua nota "Publicitários Voadores".
Realmente, nesses anos todos em que o Electra era o avião da Ponte Aérea, tornei-me seu usuário assíduo, pois, independente da constante necessidade da manutenção dos contatos com o público de São Paulo, onde temos clientes, sou muito ligado às coisas de aviação pelos clientes que atendemos: South African Airmays, Rolls-Royce Plc, Westland do Brasil e Fokker Aircraft B.V.
Quero dar-lhe os parabéns pelo inteligente aproveitamento da nota, baseada na matéria publicada na edição Rio-São Paulo da revista Ícaro.
Você não imagina o orgulho que foi, para mim, ter recebido o Diploma da Ponte Aérea, como uma das pessoas que mais voou pelo Electra II.
Aroldo Araujo. - Aroldo Araujo Propaganda

MKTMIX

• MENOS DUAS NO RIO
Outras duas contas de anunciantes do Rio voam para São Paulo sem ao menos levantarem os pés do chão carioca. O McDonald's, atendido há anos pela McCann-Rio foi para a DPZ-São Paulo, que já atendia o McDonald's da Região Sul. Só esperamos que as promoções locais da do Rio sejam criadas e produzidas pela DPZ daqui.
E a conta do grupo financeiro do Banco Nacional, que estava com a MPM-Rio, foi conquistada pela Fischer, Justus. Que deve estar brindando com cerveja Brahma...
• PALAVRAS DE OUTONO
Este é o título do livro que o publicitário Théo Drummond, diretor da Genesis Propaganda, acaba de lançar. São poesias que, diz Théo, nasceram exatamente nos intervalos da batalha de cada dia. Por exemplo, "Entrega": "Se me desenho no que eu escrevo/é que sou simples, igual ao traço/na horizontal/E me descrevo/nas coisas retas que penso ou faço/e assim pareço ser natural/Certo é por isso que não me atrevo/viver, das coisas, um só pedaço/Não tem talvez, me dou inteiro, me dou de vez/fruto longevo/que já foi polpa e hoje é bagaço.
• TRÊS NA TRÊS
Philippe Rosenthal nos escreve contando que, como Gerente de Publicidade da Editora Três no Rio está junto com Eduardo Cantidiano nas operações Moto Show e Planeta, e com Rita Beatriz Speranza nas operações Hippus e Planeta. O telefone deles é 240-2075 e 240-8271.
• NO MERCADO
Marco Antônio Luiz Martins atendeu ao oferecimento da Janela e está se colocando à disposição do mercado para apresentar seu currículo e portfólio, montados em cerca de 20 anos de experiência como diretor de arte.
Marco já fez freelances para agências como Artplan e Thompson e clientes como Souza Cruz. Foi premiado no Colunistas e no Prêmio JB, em 89, pela criação e ilustração dos encartes da Casa Tavares. Marca layouts, faz artes-finais e produção, além de ilustrações.
Contatos pelos telefones 265-9005, 245-3873, 261-0208 e 249-4023, sendo este último o de residência.
• CARTAS PARA A JANELA
Devem ser enviadas até 4ª feira para Rua Visconde Silva, 156 cob. 701, CEP 22291, Rio - RJ.