Janela Publicitária    
 
  Publicada desde 15/07/1977.
Na Web desde 12/07/1996.
 

Janela Publicitária - Edição de 05/JUN/1992
Marcio Ehrlich

 

Esta edição da Janela Publicitária foi publicada originalmente no jornal Monitor Mercantil.
O seu conteúdo foi escaneado e transcrito para ficar à disposição de consultas pela internet.

Jomar deixa Expressão para montar assessoria

Jomar Pereira da SilvaDepois de 6 anos como responsável pelo escritório da agência Expressão no Rio de Janeiro, Jomar Pereira da Silva toma seu caminho independente no final deste mês, com a abertura da Jomarketing, sua própria empresa de assessoria de marketing.
A saída de Jomar foi comunicada a alguns poucos jornalistas especializados na última segunda-feira, em São Paulo, de uma forma simpatiquíssima: em um jantar de despedida a Jomar oferecido pela diretoria da própria agência no excelente Os Monges, ponto nobre da cadeia de restaurantes de nada menos que Carlos Ivan Siqueira, o diretor presidente da Expressão.
A saída de Jomar coincide com um dos melhores momentos do escritório carioca deste braço publicitário do Grupo Varig. Com 20 funcionários, a Expressão-Rio atende tanto empresas ligadas à companhia, como Rio Sul, Cruzeiro, Sata, Fundação Rubem Berta, Varig Agropecuária e Aerus Fundo de Previdência, como clientes da iniciativa privada - Universidade Santa Úrsula, Airbus e Brasif - e mesmo de Governo. A agência foi uma das selecionadas para o pool de Brizola, ficando com o atendimento da Secretaria de Indústria, Comércio, Ciência e Tecnologia e da Secretaria de Transportes. No último ano, sua receita ficou em torno de US$ 1,5 bilhão, cerca de 20% do resultado nacional da Expressão.
Apesar de tudo isto, Jomar sentiu que estava no momento certo de assumir um negócio apenas seu. Em seu currículo ele já contava com passagem por veículos como Última Hora, JB e O Globo, por empresas de representação como Reprenaes, por anunciantes como Denasa, e por agências como CBBA e Expressão. Mas jamais arriscou ser empresário, como fará agora, bem no meio desta gigantesca crise econômica pela qual o Brasil está passando.
Acontece que Jomar acredita que "justamente por conta da crise, com os anunciantes cariocas descapitalizados para a contratação de estruturas caras de marketing, é que se abrem boas perspectivas para os consultores externos". Além disto, este é um momento em que ele particularmente está vivendo o seu auge de reconhecimento como profissional de marketing. Afinal, ele é o atual presidente da ABM, a associação nacional do setor.
Na sua Jomarketing, Jomar não pretende se envolver diretamente com propaganda, seja fazendo criação ou planejando mídia, "para não concorrer com as agências do mercado". Seu objetivo, inclusive, é oferecer a Jomarketing para trabalhar em parceria com as agências cariocas na prestação de serviço a seus clientes.
Na verdade, a Expressão já surge como a primeira cliente de Jomar. Até o final de junho, ele continua à frente da Expressão-Rio. Depois, para minimizar os efeitos de sua saída, principalmente em relação ao atendimento dos anunciantes cariocas da Expressão, ele continuará dando assessoria à agência.
Aí então, enquanto a agência estiver selecionando um novo executivo, o escritório carioca ficará sob a supervisão periódica de diretores nacionais da Expressão, como Hélio Abud e Hector Brenner.

Colunistas escolhem em julho os melhores da produção de 92

O Prêmio Produção, criado pela Abracomp-Associação Brasileira dos Colunistas de Marketing e Propaganda, está chegando a seu 6º ano de realização consecutiva. E, mais uma vez, será analisada exclusivamente a qualidade de realização das produtoras e dos estúdios brasileiros nos últimos meses, para valorizar o trabalho de quem faz. Independente de a ideia da agência ou dos criadores ter sido genial ou não.
Este ano, assumindo a importância e a abrangência conquistadas junto ao mercado de produção, o prêmio passa a se chamar Prêmio Produção Brasil. Isto inclusive evitará confusões com o Prêmio Colunistas, que passa a ser uma terminologia exclusiva do prêmio de propaganda.
As inscrições para o VI Prêmio Produção Brasil 92 encerram-se em 30 de junho próximo. Para facilitar as inscrições das produtoras e dos estúdios cariocas, vamos reproduzir, a seguir, os principais itens da Orientação para a participação do concurso, que estará sendo distribuído este mês.
CONDIÇÕES PARA AS INSCRIÇÕES.
Podem concorrer ao VI Prémio Produção Brasil 92 os videoclipes e as peças publicitárias ou promocionais:
• Produzidas por produtoras ou estúdios sediados no Brasil.
• Finalizadas até 30 de Junho de 1992, independente de já haverem ou não sido exibidas comercialmente.
• Que não tenham sido inscritas em qualquer julgamento anterior do Prêmio Colunistas-Produção.
• Que se enquadrem em qualquer das seguintes Áreas: Comerciais, Fonogramas, Fotografias, Ilustrações e Videoclipes.
COMO FAZER AS INSCRIÇÕES
Todos os documentos necessários para a inscrição estão incluídos no kit que será distribuído às produtoras e estúdios: Carta de Inscrição, Formulário de Inscrição. Fichas Técnicas e Etiquetas de Identificação.
Qualquer pessoa ou empresa pode assumir a inscrição do trabalho em que esteja envolvida.
As inscrições podem ser feitas em qualquer das Secretarias Regionais da Abracomp, levando os seus trabalhos acompanhados dos documentos de inscrição preenchidos e das respectivas taxas de inscrição.
Para cada trabalho concorrente deve ser preenchida uma Ficha Técnica. Quem precisar de vias adicionais pode fazer xerocópias da original enviada no Kit de Inscrição ou solicitar a uma das Secretarias da Abracomp.
COMO PREPARAR OS TRABALHOS
- COMERCIAIS E VIDEOCLIPS
• Se finalizados em filme, em 16 mm, com som ótico, sem "start" e fora de carretéis.
• Se finalizados em vídeo, em cassete no formato U-Matic e sistema de cor Pal-M.
Se você inscrever mais de um comercial, coloque-os em cassetes (ou carretéis) diferentes, por Segmento de Mercado (conforme a relação anexa), separando os comerciais entre si por "fades" de 3 segundos.
- FONOGRAMAS
Os Spots, jingles e trilhas destinadas à utilização em rádio devem ser apresentados em cassete de áudio, sendo um trabalho em cada cassete.
As Trilhas destinadas à utilização em comerciais de TV ou cinema devem, OBRIGATORIAMENTE, ser apresentadas em sua utilização final, como filme de 16 mm ou vídeo no formato U-Matic ou VHS, no sistema de cor Pal-M.
- FOTOGRAFIAS E ILUSTRAÇÕES
Os recortes ou provas das peças (anúncio, folheto, relatório, material promocional etc) nas quais a fotografia foi utilizada devem ser montados em cartão rígido com margem mínima de 5 em de cada lado.
COMO IDENTIFICAR OS TRABALHOS
Todos os trabalhos inscritos devem ter, em seu verso ou em sua embalagem, uma Etiqueta de Identificação, preenchida com o nome da produtora ou do estúdio, do título do trabalho, da Área e do Segmento de Mercado a que concorre e seus respectivos Códigos Numéricos. As Etiquetas vêm reproduzidas no kit.
No caso de cassete de VT que contenha mais de um Comercial inscrito no mesmo Segmento de Mercado, afixe na embalagem todas as Etiquetas de Identificação dos trabalhos incluídos.
PREÇOS DAS INSCRIÇÕES
As inscrições no VI Prêmio Produção Brasil 92 podem ser efetuadas com pagamento em dinheiro ou cheque. Os valores, a serem pagos em Cruzeiros, serão calculados a partir da cotação de venda do Dólar Comercial no dia útil anterior à inscrição. Os Comerciais e os Videoclipes custarão US$ 35 por peça. Os Fonogramas, US$ 20 por peça. E as Fotografias e as Ilustrações, US$ 10 por peça inscrita.
LOCAL DE INSCRIÇÕES
No Rio, a Secretaria Regional funcionará na Dinâmica de Comunicação, à Praia de Botafogo, 340 grupo 210, CEP 22250-040, Rio de Janeiro-RJ. O telefone é (021) 552-4141.
OS PRÊMIOS DOS COLUNISTAS
Em cada um dos Segmentos de Mercado de cada Área, o Júri poderá conceder um Diploma de Ouro e um ou mais Diplomas de Prata e de Bronze. Também poderão ser concedidos Certificados de Finalistas aos trabalhos que ultrapassarem a fase de pré-seleção pelos jurados, mas não alcançarem os Diplomas.
Na Área de Fonogramas, haverá a subdivisão em Jingle, Spot e Trilha para efeito de premiações dos Segmentos de Mercado.
Entre os trabalhos merecedores de Ouro nos diversos Segmentos de Mercado, o Júri escolherá as peças que receberão o Grande Prêmio de cada Área.
Poderão ainda ser concedidos, em cada Área, os seguintes Destaques Técnicos:
- COMERCIAIS E VIDEOCLIPS: Direção, Produção, Direção de Arte, Montagem/Edição, Fotografia, Cenografia, Figurinos, Maquiagem, Casting, Interpretação, Efeitos Especiais, Trucagens, Animação e Computação Gráfica.
- FONOGRAMAS: Música, Letra, Arranjo, Solo Vocal, Solo Instrumental, Locução/Interpretação e Efeitos Especiais.
- FOTOGRAFIAS: Produção de Cena, Figurinos, Maquiagem/Penteado e Efeitos Especiais.
- ILUSTRAÇÕES: Original em Cores e Original em P&B.
Entre os trabalhos merecedores de Destaques Técnicos em cada Área, o Júri escolherá as peças que receberá os respectivos Grandes Prêmios.
O Júri poderá conceder os Grandes Prêmios de Produtora ou Estúdio do Ano aquelas empresas que mais tiverem se destacado ou contribuído para o aprimoramento e a valorização da produção publicitária e promocional brasileira em cada uma das quatro Áreas.