Janela Publicitária    
 
  Publicada desde 15/07/1977.
Na Web desde 12/07/1996.
 

Janela Publicitária - Edição de 03/JUL/1992
Marcio Ehrlich

 

Esta edição da Janela Publicitária foi publicada originalmente no jornal Monitor Mercantil.
O seu conteúdo foi escaneado e transcrito para ficar à disposição de consultas pela internet.

Mesbla escolhe Y&R e MPM:Lintas

A Young & Rubicam, agência que em nenhum momento apareceu nas "listas de finalistas" da concorrência pela conta publicitária da Mesbla, acabou sendo a grande surpresa da disputa. A partir de hoje, é dela a parte mais cobiçada da conta, referente à Mesbla Lojas de Departamentos, algo que, segundo estimativas não-oficiais, corresponderá a cerca de US$ 17 milhões, ou seja, algo como 55% dos US$ 30 milhões de dólares da verba anual de comunicação do Grupo Mesbla.
Conforme noticiamos em primeira mão no último caderno Propaganda & Marketing, a Mesbla decidiu realmente escolher uma segunda agência. Ficarão com a MPM/Lintas todas as demais empresas do Grupo, entre as quais Mesbla Veículos e Mesbla Náutica.
O resultado da concorrência só foi oficializado para as agências no final da tarde de ontem, dando tempo apenas para que seus dirigentes não fizessem nada além de comemorar. Euler Matheus, diretor do escritório carioca da MPM/Lintas, informou à Janela que só na próxima semana terá uma reunião de trabalho com a Mesbla para definir o tipo de estrutura necessária para o atendimento da conta, de modo a definir que contratações precisará fazer.
Segundo Leonardo Brunnet, porta-voz da Mesbla, apesar de a Young & Rubicam ser acionista da agência carioca VS Escala e ser representada por ela no Rio de Janeiro, não haverá, na conta da Mesbla, participação da VS. Diz ele que a Young comprometeu-se a montar no Rio uma estrutura completa de agência. Entenda­se aí "com atendimento, criação, mídia e produção".
O diretor da VS Escala Valdir Siqueira ficou sabendo do resultado da concorrência no começo da noite, por este colunista, e também não teve tempo de saber da Young o que ela pretende fazer na prática. A vinda da Y&R para o Rio já era uma das alternativas estudadas pelas duas agências no decorrer da concorrência, diz Valdir. "Mas não tinha sentido aprofundarmos o assunto antes de o resultado ser divulgado", explicou.
A VS dá apoio a clientes internacionais da Y &R sediados no mercado carioca. A vinda da Young para o Rio, porém, acredita Valdir, não deverá alterar a situação da agência perante seus clientes e prospects. "A sede da Young é em São Paulo e também lá a VS está instalada", lembra ele. E completa: "De qualquer modo, somos uma agência do Grupo Young".
Com a instalação da Y&R no Rio, fica garantida uma enorme reviravolta no mercado publicitário carioca. A abertura de uma agência de médio para grande porte no Rio exigirá a contratação de muitos profissionais, alguns dos quais provavelmente estarão em outras agências, tornando o "turn-over" inevitável.
É claro que existe a hipótese de absorção de vários publicitários vindos da Provarejo - house-agency da Mesbla que foi desativada. Mas ela não será tão grande assim. A própria Mesbla Lojas de Departamentos já tem lugar para alguns deles. Ao contrário do que muita gente imaginava no mercado, a Mesbla desmontou sua house, mas manteve um departamento de publicidade, que ficará responsável pelos tabloides de ofertas que a rede veicula semanalmente em todo o Brasil.

MKTMIX MKTMIX

• REUNIÃO INTERNACIONAL - A International. Advertising Association­ IAA promoverá, de 27 a 30 de setembro, em Barcelona, seu 33º Congresso Mundial de Publicidade. Do Brasil, já há palestra confirmada de Francesc Petit, diretor da DPZ. Na linha internacional, falarão, entre outros, Tatsuro Hasumi, da Dentsu, Martin Sorrel, presidente do grupo WPP, Michael Perry, chairman da Unilever, e Phil Geier, chairman da Interpublic. Informações sobre o congresso podem ser obtidas pelo telefone (011) 571-5588.
• E DÁ-LHE MAURO - Na coluna passada, falando dos finalistas do Festival de Cannes, dei a ficha técnica fornecida pela Contemporânea do comercial "Ser Humano", como sendo criação de José Guilherme Vereza e Pablo Pagés, tendo Mauro Matos na direção de criação. Na sexta, a agência pediu para consertar. Neste filme, que acabou ganhando um Leão de Bronze, Mauro participou também como criador e não "somente" como diretor de criação. Aproveitando, fica o registro de que o diretor foi Roberto Cardim, nada menos que o homem de comunicação do cliente, da Fundação Roberto Marinho.
• DE COLUNISTAS - A coluna publicitária do jornal A Tarde, de Salvador, já está sendo assinada oficialmente pelo publicitário Carlos Verçosa. Ele desistiu de ser apenas "interino". Seu antecessor, Nelson Cadena, continua firme na Tribuna da Bahia. E o movimento que tudo isso causou foi tão forte entre os baianos que animou o Correio da Bahia a também lançar o seu colunista. É Dado Schneider, diretor da Propeg, que passa a assinar às sextas-feiras a coluna "Marketing e Propaganda".
• JOMAR NACIONAL - A empresa de assessoria de marketing de Jomar Pereira da Silva, a Jomarketing, acaba de firmar um acordo operacional com a Madia & Associados, de São Paulo, dirigida pelo conceituado Francisco Alberto Madia de Souza. Agora, a Jomarketing representa a Madia no Rio e vice-versa.
• RAIOS A PARTAM - Há algumas semanas comentei aqui minha surpresa por não ouvir reclamações sobre o comercial machista da Zoomp para o Dia dos Namorados. A comemoração já passou, mas vale o registro. Reclamaram sim, e o Conar corretamente recomendou a retirada do comercial do ar. Cá entre nos, nada contra palavrão. Mas tudo contra a grosseria.
• RABELLO NO RIO - O ex-publicitário e hoje-humorista de sucesso Sérgio Rabello está de volta ao Rio, depois de dois anos sem se apresentar aqui. Rabello estreou no Teatro da Cidade seu show "Fora do sério".
• HOMENAGEM AOS MÍDIAS ­ Como faz há quase duas décadas, a Sima fez uma bela homenagem aos mídias cariocas pela comemoração do seu "dia". O jantar, na Mariu's, foi prestigiadíssimo.
• NAS FOLHAS MINEIRAS - O jornal Hoje em Dia, de Belo Horizonte, está com novo superintendente comercial. É José Carlos Farah, que vem da Rede Globo, onde atendia as afiliadas de Cuiabá e Montes Claros.
• CARTAS - As correspondências para esta coluna devem ser enviadas para a Rua Visconde Silva, 156 cob. 701, CEP 22271-040, Rio de Janeiro - RJ.