Janela Publicitária    
 
  Publicada desde 15/07/1977.
Na Web desde 12/07/1996.
 

Janela Publicitária - Edição de 31/JUL/1992
Marcio Ehrlich

 

Esta edição da Janela Publicitária foi publicada originalmente no jornal Monitor Mercantil.
O seu conteúdo foi escaneado e transcrito para ficar à disposição de consultas pela internet.

W/Brasil cresce no Rio em 30 dias

A primeira reunião da W/Brasil com sua nova conta carioca Golden Cross confirmou para a agência que ela terá mesmo que aumentar seu escritório no Rio. Só não dá ainda para saber quando, diz Antônio Carlos Belluchi, gerente da operação carioca da W, explicando que só conhecendo o dia-a-dia da conta as decisões de contratações poderão ser tomadas.
"Estou recebendo diariamente toneladas de currículos", queixou-se Belluchi, "e não posso fazer nada com eles". Para tranquilizar o mercado, porém, ele adianta que quando for necessária a criação será definida pessoalmente por Washington Olivetto, que já conhece muitos profissionais cariocas. De qualquer modo, a primeira área a fazer contratações já está clara: a mídia, para gerenciar o enorme volume de veiculações que a Golden Cross faz em todo o país.
Agora os mídias é que não vão mais ficar tranquilos...

Falta pouco para o acordo da FCB com a Contemporânea

Ainda vai levar umas duas semanas para ser fechado o acordo operacional entre a Contemporânea e a FCB/Siboney, através do qual a agência carioca não só representará a multinacional no Rio como abrigará em suas dependências alguns dos funcionários - entre os quais Carlito Cubas - do escritório carioca da FCB, em vias de ser desmontado.
O diretor técnico da Contemporânea. Armando Strozenberg, mais uma vez declarou-se favorável ao acordo que só depende de alguns detalhes a serem definidos pela multinacional.
Uma questão, porém, parece já estar esclarecida, Até semana passada, a partir das informações passadas pela Siboney. Strozenberg acreditava que a conta da Golden Cross estaria envolvida nas negociações. A conta; porém, deixou a FCB e as demais agências que a atendiam para se centralizar na W/Brasil. Esta semana, o diretor da Contemporânea já admitiu que "contas não fazem parte das negociações", e sim apoios efetivos nas operações das contas que vierem a surgir. Atualmente, o maior cliente da FCB/Siboney no Rio é a L'Oréal.
ABAP
Enquanto não fecha o acordo com a FCB, Armando Strozenberg se prepara para assumir uma função inédita - porque sempre dela fugiu - na sua carreira de publicitário: a de liderar uma entidade de classe. Como experiente diretor de uma das mais criativas e destacadas agências cariocas, ele já foi diversas vezes convidado a se candidatar à presidência de órgãos como ABP, ABAP e Sindicato de Agências. Sem resultados. Agora, com a convocação das novas eleições para a ABAP-Rio, os convites retomaram. E, para surpresa de muita gente, desta vez ele está admitindo que, se não surgir nenhum outro candidato, deve aceitar. “Mas como uma missão", ressalva.
Se é para o bem de todos...

CBBA carioca muda de mãos

O vice-presidente de operações da CBBA-Rio. Viviano Caldas decidiu abrir seu próprio negócio, depois de quase 40 anos trabalhando em agências de propaganda, como Inter-Americana, Salles, Grant e Propeg.
No próximo dia 31 ele deixa a CBBA-Rio - onde está desde 1986 - para se dividir entre a função de assessor independente de marketing e dono de uma pousada em Arraial do Cabo, onde pretende manter o bronzeado que lhe é peculiar.
Na agência, o cargo de vice-presidente de operações será extinto. Quem passa a cuidar da casa, como gerente de operações, é Vera Françosa, atual supervisara de atendimento. Mas Viviano garante que deixa a CBBA­Rio muito bem. Este ano, diz ele, a agência fechará seu faturamento com um crescimento, em dólar, 40% superior ao obtido em 1991. O principal cliente da CBBA­Rio é a Royal, para quem a agência cuida, entre outros produtos, dos refrescos em pó.

Relógios de rua abrem concurso para criação

A Hora Eletrônica - empresa que cuida dos relógios termômetros espalhados pelas ruas do Rio de Janeiro - está abrindo inscrições para um concurso que promoverá com o Clube de Criação do Rio, destinado as profissionais de criação e mídia de todo o país.
O concurso terá apoio desta coluna, que inclusive terá seu responsável participando do júri que escolherá os vencedores. Para orientar os participantes, ai vai o regulamento da promoção:
OBJETIVO
Criação de anúncios para a própria Hora Eletrônica, que "vendam" os seus serviços e demonstrem a importância da utilização dos relógios-termômetros como complemento nas campanhas elaboradas para os veículos tradicionais e também como veículo perfeito para "presence-marketing", indicador e telemarketing.
PRAZOS
O prazo das inscrições se encerra em 24 de agosto. No dia 9 de setembro, às 10 da noite, serão entregues os prêmios aos vencedores no bar Mistura Fina da Lagoa.
As inscrições são gratuitas e cada concorrente poderá participar com até 3 peças de uma mesma campanha ou 2 peças isoladas.
Deverão levar em conta o público alvo dos trabalhos, ou seja, profissionais de mídia e criação das agências, diretores de marketing de empresas anunciantes.
Diretoria do Clube de Criação do Rio de Janeiro, pessoal do Jornal do Clube e da Hora Eletrônica não poderão participar.
OS TRABALHOS
Destinados a veiculação nos relógios-termômetros, os trabalhos deverão ser entregues, contendo:
1 - Envelope lacrado - Layout nas medidas de 34 cm de largura por 20 cm de altura. Devem conter descrição da tipografia e cores. Poderão conter comentários e/ou argumentações, se por acaso o candidato achar necessário. Conter um pseudônimo dos autores.
2 - Ficha técnica - Envelope separado, nome do concorrente, duas fotos, xerox da identidade e CPF, endereço e telefone.
JULGAMENTO
O julgamento dos trabalhos inscritos ficará a cargo de um júri indicado pela Hora Eletrônica e pelo CCRJ. O júri é soberano e sua decisão inapelável.
PRÊMIOS
Ao primeiro colocado será entregue uma passagem Rio-Nova York-Rio. Ao segundo colocado, uma passagem Rio-Miami-Rio.
DISPOSIÇÕES FINAIS
Todos os trabalhos inscritos passarão à propriedade da Hora Eletrônica Ltda, que será reservado o direito de utilizá-los em seu veículo ou qualquer outra forma que julgar conveniente. Todos os participantes deverão estar cientes e concordantes com os termos do presente regulamento.
INFORMAÇÕES E INSCRIÇÕES
Hora Eletrônica - Rua José Higino, 253 - Tijuca - CEP 20520-200 - Rio. Telefone (021) 278-0796.
Clube de Criação do Rio de Janeiro - Alô Clube: (021) 511-5868.

MKTMIX MKTMIX

• VOLTAM AS CONCORRÊNCIAS - Atenção agências cadastradas na presidência: o BNDES abriu uma nova concorrência - a Licitação de Serviços de Publicidade nº 004/92 - visando "ao planejamento, criação e execução de uma campanha de caráter institucional para o BNDES, com a finalidade de divulgar o Banco e suas subsidiárias, seus objetivos e produtos, dentro da Estratégia de Comunicação Integrada estabelecida pelo Departamento de Relações Institucionais ­ DERIN, do BNDES". Os documentos e propostas deverão ser entregues dia 24 de agosto próximo, das 15 às 16 horas, no auditório localizado no subsolo do Edifício do BNDES à Av. Chile, 100. O Edital completo está entre 14h30min horas e 17h30min, na Gerência de Serviços do órgão, que funciona no 12º andar do mesmo prédio.
• DANÇA DAS CONTAS - A Denison/BSB, de São Paulo, perdeu para a Young & Rubicam a conta da linha de camisetas Hering, para quem já fez trabalhos memoráveis. A verba é da faixa de US$ 5 milhões. E a Lupo, fabricante de meias, decidiu dividir a sua conta. Agora ela está com a MPM/Lintas e a SLBB, ambas de São Paulo.
• HOMENAGEM AO TORRES - O diretor de criação da Publinews e escritor Antônio Torres será o primeiro homenageado no projeto "O Rio de Janeiro e seus grandes escritores", criado pela Studiolivros Editora, e que pretende toda semana ter "um grande autor brasileiro" homenageado com vinho servido a seus amigos em suas livrarias. O autor terá também expostos todos os seus livros, material de imprensa, fotos etc. A homenagem a Torres será dia 3 de agosto, a partir das 19 horas, na Studiolivros do Leblon, à Rua Ataulfo de Paiva, 338-A.
• MELHORES E MAIORES - A Editora Abril marcou para o dia 27 de agosto próximo, no Clube Monte Líbano, em São Paulo, a tradicional cerimônia e coquetel de lançamento da edição anual de Melhores e Maiores, da revista Exame, e de premiação das Melhores Empresas do Ano.
• RADIOGRAFIA DA NOITE - A Fischer, Justus criou uma nova promoção para a cerveja Skol, da sua cliente Brahma. É o programa "Long Neck Report", que estreou sábado, em parceria com a MTV, fazendo uma radiografia das casas noturnas do Rio e de São Paulo, nas noites de sábado. Serão mostrados os lugares onde as pessoas estão indo, as roupas que estão usando, a música que está tocando etc. Além disso, a Skol patrocinará toda a programação de sábado à noite na MTV, emissora que tem o target ideal para a cerveja Long Neck, segundo a FJ.
• DE OLHO NO PISO - O Sindicato dos Publicitários está divulgando que a antecipação da categoria para o mês de julho foi de 120,5% em cima do salário de março para a faixa até 3 salários mínimos. Daí por diante, soma-se ao salário de março a parcela fixa de Cr$ 831.450,00. Assim, nas agências, o piso da área administrativa fica em Cr$ 455.880,24 e o da área técnica em Cr$ 683.820,00. Este último valor é o mesmo a valer para o piso de contatos de jornais e revistas.
• CARTAS - As correspondências para a Janela devem ser enviadas até 4ª feira para a Rua Visconde Silva, 156 cob. 701, CEP 22271-090, Rio de Janeiro-RJ. O telefone, em horário comercial, é (021) 552-4141.