Janela Publicitária    
 
  Publicada desde 15/07/1977.
Na Web desde 12/07/1996.
 

Janela Publicitária - Edição de 12/SET/1992
Marcio Ehrlich

 

Esta edição da Janela Publicitária foi publicada originalmente no jornal Monitor Mercantil.
O seu conteúdo foi escaneado e transcrito para ficar à disposição de consultas pela internet.

Viviano traz para o Rio agência de Castelo Branco

Mais uma agência paulista começa a se instalar no Rio: a HCA, que Hiran Castelo Branco abriu em São Paulo logo depois que a J. Walter Thompson adquiriu a sua CBBA.
A HCA-Rio terá como seu executivo Viviano Caldas, ninguém menos que o último vice-presidente da CBBA neste mercado. Viviano havia deixado a agência no início de agosto com o objetivo de abrir uma consultoria e, com isso, se afastar do dia-a-dia da propaganda. Mas ele não resistiu ao convite de seu ex-chefe de CBBA.
O propósito de Viviano é estar instalado e operando até dezembro próximo. Todos os clientes com quem ele conta para abrir a HCA-Rio vêm da CBBA: Ficap, Buchas Fischer, Plajet (embalagens plásticas) e Clinance Cosméticos. Além disso, ele acredita que tem grandes chances na próxima concorrência anual da TAP-Air Portugal, que deve acontecer no fim do ano.
No início de suas operações, a HCA-Rio terá apenas atendimento e mídia, deixando a criação para a matriz paulista. Mas Viviano acredita que ainda em 1993 ela já possa estar totalmente operacionalizada no Rio, sem depender da estrutura de São Paulo.

Momentos do Colunistas-Rio.

Continuamos a publicar na coluna registros dos momentos de alegria dos premiados do Prêmio Colunistas-Rio, na festa da Abracomp que reuniu no Le Buffet quase 500 dos mais destacados publicitários cariocas.
Prêmio Colunistas Rio 1992 - Gilda Antoniazzi , Ilda Fuchshuber, Marcio Ehrlich e Mauricio Sherman Prêmio Colunistas Rio 1992 - Armando Ferrentini, Hugo Paes e Erly de Jesus
Gilda Antoniazzi e Ilda Fuchshuber, da Agência da Casa, exibem seus belos sorrisos e seus diplomas, às vistas deste colunista e de Mauricio Sherman, da Rede Globo. Armando Ferrentini, presidente da Abracomp, entrega o premio da Pólen a seu diretor de criação Hugo Paes e ao diretor de mídia Erly de Jesus.
Prêmio Colunistas Rio 1992 - Fernando Barcellos e Denison Prêmio Colunistas Rio 1992 - Lucia Leme, Jomar Pereira da Silva e Virginia Adams
Fernando Barcellos recebe os prêmios da agência Denison Virginia Adams recebe de Lúcia Leme e Jomar Pereira os diplomas da sua produtora Disco Voador.

MKTMIX MKTMIX

• MEXIDAS NOS JORNAIS DO RIO - Elísio Pires está confirmado como o novo diretor comercial do Jornal do Brasil. Ele substitui a Plínio Marchini, que após tirar um mês de férias assume em São Paulo a direção geral da sucursal paulista do Sistema Globo de Rádio.
E no O Globo, Mario Bockmann deixou a empresa, ficando agora toda a área comercial do jornal, junto com a de marketing e a de circulação, aos cuidados de Luís Eduardo Vasconcellos.
• E A BRAHMA, HEIN? - Se as contas da coluna não estão erradas, já se passaram dois meses desde que a Brahma cancelou a concorrência pela publicidade de seus refrigerantes e recebeu da Denison-Rio o aviso de que a agência estava abrindo mão da conta. De lá pra cá, pouco mudou. Magim Rodrigues, na coletiva da Skol, em São Paulo, afirmou que não tem nenhuma pressa com seu guaraná. Tanto que a Denison, atendendo a pedidos da Brahma, continua lhe prestando atendimento. O ritmo dos pedidos de trabalho está mais lento. Mas que continuam, continuam.
• MAIS LEILÃO - O BNDES não está nem aí para a crise política. O Programa Nacional de Desestatização continua abrindo concorrências para as campanhas publicitárias dos próximos leilões de privatização. Mais uma concorrência está marcada. Agora para a Petroquímica União. A entrega dos documentos está marcada para 28 de setembro, na sede da empresa no Rio, onde podem ser conseguidos todos os editais das concorrências ainda pendentes.
• HORA DE VIAJAR - Ilda Fuchshuber, da Agência da Casa, foi a vencedora do concurso promovido pela Hora Eletrônica para a criação de painéis que divulgassem os relógios de rua junto ao mercado publicitário. Com a vitória, Ilda ganhou uma passagem para Nova York, e a possibilidade de ter seu trabalho veiculado nos próprios relógios da cidade. Em segundo lugar, com direito a uma passagem para Miami, ficou a dupla Pedro Feyer e Guilherme Torres, da JVA. Pedro, aliás, abriu mão da passagem. Quem viajará para Miami será o diretor de arte Guilherme.
• DPZ-RIO SE ABRE - Nélson Mendes (ex­Standard, ex-MPM) deixou a mineira Setembro e está de volta ao Rio. Ele entra no atendimento da DPZ, com o objetivo de trazer para esse escritório anunciantes cariocas que tradicionalmente eram evitados pelo perfil da agência, como os da área imobiliária e de varejo.
• PIZZA COM COCA-COLA - Para quem não gosta da combinação "pizza com guaraná", a Coca e a Mister Pizza estão com uma promoção que esta última acredita que lhe aumentará o faturamento em 40% em São Paulo - onde a demanda por talheres é muito grande. Quem for às lojas da Mister Pizza encontrará agora, por Cr$ 13.800,00, uma pizza individual de 20 cm servida com talheres descartáveis e um super-copão plástico com 500 ml de Coca-Cola. A rede Mister Pizza tem 75 lojas espalhadas pelo país.
• MERCHANDISING NO CÉU - Todo mundo sabe o quanto a Globo investe na sua área de merchandising em novelas. Mas a esperteza da empresa chegou ao máximo agora na sua nova novela das 19 horas, "Deus Nos Acuda", de Silvio de Abreu. Como parte da novela se passa no céu, onde o merchandising obviamente passaria como algo absurdo, a Globo inventou que a personagem de Dercy poderia estar imune a estes pruridos: louca como ela é, nada impossível que ela leve da terra para o céu algum produto que era um de seus "prazeres terrenos" enquanto estava viva...
• COMPUTAÇÃO GRÁFICA (I) - Nos dias 29 e 30 de setembro, às 20 horas, Mario Barreto - diretor da Intervalo Produções - estará mostrando na Memória da Propaganda, e comentando, os comerciais e filmes exibidos na última SIGGRAPH 92, todos em Computação Gráfica. As inscrições podem ser feitas através do telefone (021) 511-2979.
Falando em Intervalo, a produtora contratou Adriana Nolasco, ex-SM, para o atendimento. Sediada no Rio e com 3 anos de mercado, a Intervalo faturou em 1991 US$ 140 mil, tendo obtido um aumento de 57% em relação a 1990.
• COMPUTAÇÃO GRÁFICA (II) - E na Globograph, assume um novo gerente de produto: Júlio Trazzi. Ele já atuava na empresa como responsável pelo atendimento às afiliadas da Rede Globo.
• CARTAS - As correspondências para a Janela devem ser enviadas até 4ª feira para a Rua Visconde Silva, 156 cob. 701, CEP 22271-040, Rio de Janeiro - RJ. O telefone, em horário comercial, é (021) 552-4141.