Janela Publicitária    
 
  Publicada desde 15/07/1977.
Na Web desde 12/07/1996.
 

Janela Publicitária - Edição de 09/OUT/1992
Marcio Ehrlich

 

Esta edição da Janela Publicitária foi publicada originalmente no jornal Monitor Mercantil.
O seu conteúdo foi escaneado e transcrito para ficar à disposição de consultas pela internet.

Unimed unifica sua conta e vai para Chris Colombo

A conta nacional da Unimed foi para a Chris Colombo. Oficialmente e de forma inédita. A Unimed não é anunciante nova na área de seguros de saúde e assistência médica. Mas nunca foi um anunciante só. Ela reúne várias cooperativas de médicos nos 23 estados brasileiros, que se relacionam de forma tão complexa como uma organização sindical. Existem na Unimed unidades, federações e confederações que praticamente escolhiam, cada uma, a sua própria agência.
Agora, a comunicação vai ser unificada. No próximo dia 30 entra no ar a primeira campanha da Chris Colombo para o cliente. Em televisão, jornal, revista, rádio e outdoor, mexendo num volume de 2 milhões de dólares. Bem razoável para um grupo que tem hoje 8 milhões de associados.
Por enquanto, o diretor da Chris Colombo, Miguel Barros, não quer adiantar o tema da campanha. A distância de 21 dias, lembra ele, permitiria um ataque forte dos concorrentes. Na verdade, ele até acredita que haverá respostas. Vamos ver. As primeiras veiculações começam no Rio e em São Paulo. Depois a campanha se espalha pelo país.

MKTMIX MKTMIX

BOTA DESAFIO NISSO
"Os Desafios da Década". Este é o tema do 3º Congresso Brasileiro de Marketing, que está confirmado para acontecer no Rio, dias 30 de novembro e 1º de dezembro deste ano. Vão falar brasileiros como Roberto Duailibi, Christina Carvalho Pinto e Gilmar Pinto Caldeira. E estrangeiros que estão pra confirmar, como Martin Sorrel, o homem forte da WPP.
A promoção é da ABM - Associação Brasileira de Marketing. Quem ligar para a Valéria, no (021) 294-8493 ou no 274-8799, vai saber de tudo sobre o Congresso.
UMA DUPLA DO PERU
Estão no Rio até terça-feira dois diretores da agência peruana Publicistas Associados. Eles querem sair daqui com uma dupla de criação de primeiro nível para trabalhar em Lima.
Quem for ganha casa e um salário bastante interessante para garantir comida e roupa lavada. Pra saber mais, é só ligar para a Cristina, 551-5442, no Rio mesmo.
QUEM SABE FAZ A HORA
Depois de uns quase 10 anos na Standard, Edilson Leitão deixou a agência. Lá ele atendeu este tempo todo a Technos Relógios. Conhece tudo do cliente.
Agora, Leitão está na VS Escala. Quer dizer, devem vir novidades pra breve nas contas da agência.
CRIAÇÃO DO RIO EM RESUMO
Vai sair finalmente o Portfólio do Clube de Criação do Rio. Os melhores da criação carioca todos juntos num só livro. Que dizem que está belíssimo em cada um de seus 2000 exemplares.
Para comemorar, o Clube vai juntar todos os criadores de novo, só que numa festa no Resumo da Ópera. Vai ser no próximo dia 26, prometendo a mesma alegria das duas outras festas do Portfólio. Semana que vem os convites já estão à disposição no Clube.
DÉCADA ESBANJA SAÚDE
A agência de Pedro Nonato e Rosane Braga começa a veicular para a Semeg a sua primeira campanha para este plano de saúde. Por enquanto, a verba é de 350 mil dólares. E para embalar ainda mais a dupla, a agência também pegou a conta dos produtos infantis Dani & Digo, que está aí por uns 250 mil dólares.
Outra notícia da Década é que Nelson Sirotsky (ex-SGB e ex-Versatta) deixou a equipe, depois de três meses de agência.
CAPRICHO ESPANHOL
Jomar Pereira da Silva voltou esta semana da Espanha, maravilhado. Ele foi ao Congresso do IAA, em Barcelona, e aproveitou para ver a caprichadíssima Exposição Mundial dos 400 anos de América.
No Congresso, Jomar confirmou que o Brasil não está sozinho na recessão. A choradeira das agências é mundial. E ouviu que, no futuro, a remuneração das agências não vai ser mais por comissões dos veículos e sim por fees dos clientes e participação nos lucros das vendas do produto.
Mas este futuro é pra 2015. E no primeiro mundo. Lá, aliás, Jomar fez amizade com o novo presidente do IAA para os próximos 2 anos, o árabe Mustapha Assad.
ÚLTIMA VIAGEM DO IVAN
A gente aqui na Janela também está muito triste com o desaparecimento de Carlos Ivan Siqueira, o número 1 da Expressão, agência da Varig. Perde muito a publicidade brasileira.
E perde a noite paulista, onde Ivan tinha alguns excelentes restaurantes. Vai deixar saudade.
DA SOCIETÀ, TUDO SE SABE.
A agência Società, criada há um ano e meio no Rio pelo criador André Bauduin, está colocando no ar em Petrópolis a sua campanha de lançamento do Vale-Transporte, promovida pela Fetranspor.
A Società tem 15 profissionais que atendem a 10 clientes. Entre esses, a Philco-Rio e alguns segmentos do Banco Nacional.
CARTAS
As correspondências para a Janela devem ser enviadas até 4ª feira para a Rua Visconde Silva, 156, cob. 701, CEP 22271-040, Rio de Janeiro ­ RJ. O telefone, em horário comercial, é (021) 552-4141.

CARAPUÇA PINTADA
A Contemporânea lembrou rapidinho que essa garotada cara-pintada que esteve nas ruas pra festa do impeachment já foi chamada ironicamente de "Geração Shopping Center". Assumiu a carapuça, mas virou o jogo a seu favor em um ótimo anúncio publicado esta semana na Veja.
Quem criou foi Mauro Matos, Adilson Xavier e Cristina Amorim, com planejamento de Armando Strozenberg. E a aprovação foi de Sérgio Carvalho e José Zobaran, da Abrasce, a Associação dos Shoppings Centers.
Contemporânea para Abrasce - Geração Shopping Center