Janela Publicitária    
 
  Publicada desde 15/07/1977.
Na Web desde 12/07/1996.
 

Janela Publicitária - Edição de 30/JUL/1993
Marcio Ehrlich

 

Esta edição da Janela Publicitária foi publicada originalmente no jornal Monitor Mercantil.
O seu conteúdo foi escaneado e transcrito para ficar à disposição de consultas pela internet.

Tec Cine, Mega, Artephoto e Conspiração se destacam no Rio

O Prêmio Produção, da Abracomp, começou no Rio com o pé direito.
No julgamento do I Prêmio Produção Rio de Janeiro, as produtoras e estúdios cariocas apresentaram trabalhos com níveis altíssimos de qualidade. Hoje, os jurados do concurso - Armando Ferrentini, Jomar Pereira da Silva, Lúcia Leme, Márcia Brito e este colunista - são testemunhas prontas a defender a capacidade de realização do profissional carioca de produção de vídeo, áudio, fotografia e ilustração.
Durante todo o último dia 24, no Leme Palace Hotel, analisamos cerca de 150 trabalhos, priorizando a qualidade de cada produção, em todos os seus detalhes, deixando de lado critérios como "ideia criativa", "ineditismo" e "adequação ao produto", tradicionais na maioria dos concursos publicitários, mas que privilegiam o trabalho das agências e não dizem respeito à atuação das produtoras.
O júri encerrou seus trabalhos gratificado com a alta qualidade do material inscrito, o que demonstra claramente por que o mercado publicitário nacional pode ter confiança absoluta na produção carioca. Muitas das produções analisadas foram feitas inclusive para agências e anunciantes de outros estados.
As produtoras vencedoras, durante esta semana, comemoraram muito, festejando inclusive o surgimento do Prêmio Produção no Rio de Janeiro. Como disse o diretor Ronaldo Richers, esse tipo de iniciativa divulga o trabalho das produtoras e beneficia o mercado. "O Rio - e o Brasil de modo geral, pois eu não costumo colocar diferenças entre as diversas praças -, tem muita gente de talento e qualidade que precisa aparecer, e o Prêmio está sendo um importante instrumento", comentou ele.
Esta semana, a Janela publica em primeira mão no Rio de Janeiro a relação dos premiados com Grandes Prêmios. Na próxima semana, relacionaremos os premiados com Medalhas e com os Destaques Especiais.
Todos os trabalhos premiados com Grandes Prêmios e Ouro ainda concorrerão ao VII Prêmio Produção Brasil, no próximo dia 14, em São Paulo. A festa do Rio de Janeiro ainda não tem data confirmada.

• COMERCIAIS •

• PRODUTORA DE COMERCIAIS DO ANO: Tec Cine Rio
• GRANDE PRÊMIO DE COMERCIAL DO ANO: "Impressionismo"
Produtora: TEC CINE. Anunciante: Amil. Agência: Promarket. Direção: Ronaldo Uzeda. Produção: Cristina Simões e Mario Santoro. Direção de Arte: José Joaquim Salles. Montagem: José Rubens. Fotografia: Abraham Lincoln. Cenografia: Mauro Monteiro. Figurinos: Bete Filipecki. Maquiagem: Vavá Torres. Casting: Rosa Fernandes. Computação Gráfica: Globograph.
• Grande Prêmio de Direção: "Relógio"
Produtora: CONSPIRAÇÃO. Anunciante: Asics Gel. Direção: Claudio Torres e José Henrique Fonseca.
• Grande Prêmio de Produção: "Veja na Antártida"
Produtora: RICHERS. Anunciante: Ed. Abril. Produção: Guilherme Bouças.
• Grande Prêmio de Direção de Arte: "Doces, Cães, Queijos e Artes”.
Produtora: TEC CINE. Anunciante: Insetisan. Direção de Arte: Inez Oliveira.
• Grande Prêmio de Montagem: "Relógio"
Produtora: CONSPIRAÇÃO. Anunciante: Asics Gel. Montagem: Tuco.
Grande Prêmio de Fotografia: "Série Bounty"
Produtora: ZOHAR. Anunciante: Bounty/Chocolates. Fotografia: Pascal Rabaud.
• Grande Prêmio de Cenografia: "Rap"
Produtora: RICHERS. Anunciante: O Globo. Cenografia: Tadeu Catharino.
• Grande Prêmio de Figurinos: "Impressionismo"
Produtora: TEC CINE. Anunciante: Amil. Figurinos: Bete Filipecki.
• Grande Prêmio de Casting: "Olho d'água"
Produtora: RICHERS. Anunciante: Cedae. Casting: Frida Richter e Luiz Antônio Rocha.
• Grande Prêmio de Interpretação: "Ansiedade II"
Produtora: ZOHAR. Anunciante: Revista Veja/Ed. Abril. Interpretação: Anchizes Pinto (Ankito).
• Grande Prêmio de Efeitos Eletrônicos: "Docinho feito beijinho" Produtora: RICHERS. Anunciante: Agro. Del Gran Tomese. Efeitos Eletrônicos: Victor Lopes.
• Grande Prêmio de Computação Gráfica: "Impressionismo"
Produtora: TEC CINE. Anunciante: Amil. Computação Gráfica: Globograph.

• FONOGRAMAS •

• PRODUTORA DE FONOGRAMAS DO ANO: Mega Comunicações
• GRANDE PRÊMIO DE JINGLE DO ANO: "Mude para Amil" Produtora: MEGA. Anunciante: Amil. Agência: Promarket. Direção: Philippe Neiva. Música e Letra: Guilherme Holanda. Arranjo: Philippe Neiva e Luiz Farah. Solo Instrumental: Ronaldo Barcelos. Técnico de Gravação: Sérgio Ricardo.
• GRANDE PRÊMIO DE TRILHA DO ANO: "Resgate"
Produtora: MEGA. Anunciante: Amil. Agência: Promarket. Direção: Philippe Neiva. Música: Philippe Neiva. Arranjo: Philippe Neiva e Luiz Farah. Solo Instrumental: Luiz Farah. Técnico de Gravação e Mixagem:
Mauro S Matos.
• Grande Prêmio de Música: "Mude para Amil"
Produtora: MEGA. Anunciante: Amil. Música: Guilherme Holanda.
Grande Prêmio de Arranjo: "Neonatal"
Produtora: MEGA. Anunciante: Amil. Arranjo: Philippe Neiva e Luiz Farah.

• FOTOGRAFIA •

• ESTÚDIO DE FOTOGRAFIA DO ANO: Artephoto Estúdio
• GRANDE PRÊMIO DE FOTOGRAFIA DO ANO: "Reflexos"
Estúdio: ARTEPHOTO. Anunciante: Ceras Johnson. Agência: Multistúdio. Fotografia: Mauro Risch. Assistência de Fotografia: Roberto Costa. Produção de Cena: Will.

• ILUSTRAÇÃO •

• GRANDE PRÊMIO DE ILUSTRAÇÃO DO ANO: "Boas festas"
Estúdio: NILTON RAMALHO. Anunciante: Banco de Comércio e Indústria. Agência: Lápis de Cor.

• VIDEOCLIPS •

• PRODUTORA DE VIDEOCLIPS DO ANO: Conspiração Filmes
• GRANDE PRÊMIO DE VIDEOCLIP DO ANO: "Fora da ordem"
Produtora: CONSPIRAÇÃO. Artista: Caetano Veloso. Gravadora: Polygram. Direção e Roteiro: José Henrique Fonseca e Andrew Waddington. Produção: Fernando Zagalo. Direção de Arte: Daniela Thomas e Mari Stockler. Montagem: João Henrique Jardim. Fotografia: José Guerra. Figurinos: Fabrizia Pinto. Maquiagem: Jacques Monteiro. Casting: André Barros.

Globograph e Tática assinam nova campanha da Piraquê

Foi filmada esta semana com a atriz Regina Casé a nova campanha de televisão da Piraquê. Confirmando os boatos, o trabalho deixou de ser feito pela agência BR-3, que ficou responsável agora somente pela criação de material impresso do anunciante.
Desta vez, a campanha foi criada pela agência Tática em conjunto com a produtora Globograph e se compõe de 5 comerciais dirigidos pela videomaker Sandra Kogut. Com eles, diz a diretora de operações da produtora, Ângela Serrano, a Globograph inicia uma nova fase na sua existência, se abrindo para produções de cena real. "Estamos montando uma nova equipe na Globograph para ampliar o seu mercado", explica Ângela, que desmente os comentários de que a produtora estaria encerrando as suas atividades para se reduzir a um departamento interno da Rede Globo.

Diet Coke cresce e empurra o mercado de dietéticos

As vendas de Diet Coke cresceram este ano 23% em relação ao mesmo período de 1992, levando o segmento de dietéticos a um aumento de 15% no share global de refrigerantes, segundo os últimos levantamentos da Nielsen, que apontaram para os produtos "Diet" uma passagem de 2% de participação no mercado a 2,3%.
Segundo o gerente de Diet Coke na Coca-Cola, Alexis Pagliarini, ainda há muito potencial de crescimento para o setor. Apenas Diet Coke, diz ele, tem 60% deste segmento dietético, um índice 4 vezes superior ao do segundo lugar, ocupado pelo Guaraná Diet Antarctica, com 15%. O terceiro lugar é ocupado por Diet Pepsi, com 7%, ficando os outros refrigerantes dietéticos da Coca-Cola, Diet Fanta e Diet Sprite com cerca de 2% de participação.
Perguntado por que alguns restaurantes e lanchonetes - como o Mister Pizza - cobram mais caro pela Diet Coke que pela Coca comum, Alexis esclareceu que esta é uma distorção de mercado contra a qual a Coca vem lutando já há algum tempo. "Os dois refrigerantes são vendidos ao comerciante pelo mesmo preço, e a única razão de eles cobrarem mais caro é quererem manter um beneficio que remonta ao tempo do tabelamento federal, quando o Diet era liberado", explica Alexis.
O gerente de Diet Coke pede inclusive que os consumidores que detectarem diferença entre os preços do refrigerante dietético e comum entrem em contato com a Coca-Cola, para que ela tome providências junto ao comerciante.

MKTMIX MKTMIX

• HANNOVER NO BRASIL - Dia 5 de Agosto, na Cinemateca do MAM, o Centro de Promoção Design Rio está organizando uma palestra sobre "Design e Marketing", mostrando como se inserir o design na estratégia de marketing das empresas e utilizá-lo como instrumento de marketing. O evento é parte da exposição IF Design: o Melhor da Feira de Hannover, que será realizada de 4 de agosto a 5 de setembro no MAM. A mostra apresenta os 45 produtos selecionados e premiados pela qualidade e a beleza do seu design entre os produtos industriais apresentados na feira alemã de 92 e 93.
• CBN EM BRASÍLIA - A Central Brasileira de Notícias, que já tem emissoras no Rio e em São Paulo, se expande para Brasília a partir desta segunda-feira. A rede entra no ar nas faixas ocupadas ate então pelas emissoras Globo AM e FM da Capital Federal, com um misto de programação local e nacional. O jornalista Marcos Vilas Boas, inclusive comandará de Brasília o noticiário nacional da rede, diariamente das 15h às 16h.
• TEM TUDO NA FREE - É da agência de Paulo de Tarso, a Free, a campanha de lançamento da nova casa noturna de Madureira, a Tem Tudo.
• CARTAS - As correspondências para esta coluna devem ser enviadas até 4ª feira para Rua Visconde Silva, 156 cob. 701, CEP 22271-090, Rio de Janeiro ­ RJ. O telefone é (021) 552-4141.