Janela Publicitária    
 
  Publicada desde 15/07/1977.
Na Web desde 12/07/1996.
 

Janela Publicitária - Edição de 26/NOV/1993
Marcio Ehrlich

 

Esta edição da Janela Publicitária foi publicada originalmente no jornal Monitor Mercantil.
O seu conteúdo foi escaneado e transcrito para ficar à disposição de consultas pela internet.

Denison-Rio pega Aids e DPZ leva a conta do BNDES

O mercado carioca comemorou esta semana o resultado das duas concorrências de Governo que estavam pendentes. A da nova campanha publicitária de Prevenção da Aids - vencida pela Denison-Rio - e a da conta institucional do BNDES - cuja vencedora foi a DPZ-Rio.
No Ministério da Saúde, na verdade, a concorrência entra em uma nova fase, a das Tomadas de Preço. Se a proposta financeira da Denison-Rio for considerada de acordo com as expectativas do órgão, ela é confirmada como vencedora. Se não, serão tomados os preços das agências seguintes na pontuação. As melhores colocadas são Expressão, Bridge e VS Escala.
A agitação que as concorrências de contas governamentais causam não vai parar tão cedo, porque no dia 7 de dezembro está marcada a entrega das propostas para as contas da Embratur, visando o turismo interno e o externo.
E na próxima semana devem ser publicados mais dois editais do BNDES: para a divulgação institucional do PND-Programa Nacional de Desburocratização e para a promoção do Programa de Privatizações. Esta última, aliás, vem com novidades. Ao contrário do passado, que cada lote de privatizações tinha uma concorrência específica, agora, quem vencer a licitação ficará responsável por todas as campanhas do programa.

Giovanni cria para Sendas evento junto com a Brahma

Depois que conquistou quatro medalhas no Prêmio Promoção Brasil, a Giovanni descobriu que também tem vocação para a criação de eventos.
Este mês, a agência se deu conta de que poderia aproveitar melhor o galpão de 10 mil metros quadrados que a Sendas tem no Shopping Sendas de São João de Meriti. Como a Sendas é-a maior revendedora de cerveja do Rio de Janeiro, com 400 mil caixas vendidas em cada fim de semana, Mauricio Nogueira, diretor da Giovanni, conta que a agência propôs e o cliente aceitou realizar uma promoção que deverá levar até as Sendas, de 26 de novembro próximo a 5 de dezembro pelo menos cem mil pessoas: a Sendas Bier Fest, que será algo como uma Oktoberfest ao estilo do Rio.
A Giovanni então conseguiu o patrocínio da Brahma, o apoio do Sistema Globo de Rádio e contratou a Escala Eventos para organizar a festa. Naqueles dez dias, diz Mauricio, haverá a apresentação de bandas e conjuntos folclóricos de dança, vindos de Nova Friburgo, Petrópolis e Blumenau. Sem falar nos tradicionais concursos de chope a metro e das outras brincadeiras de festas alemãs. Durante o evento, serão instalados no local várias lojas de souvenirs e 22 restaurantes, entre os quais os conhecidos Casa do Alemão, Fritz das linguiças e o Rei do Bacalhau.
O custo da Sendas Bier Fest será de 500 mil dólares e a expectativa dos promotores é que, durante os dez dias do evento sejam consumidos cem mil litros de chope.

Cultura abre concorrência e Groterra recusa convite

A Grottera está comunicando que, apesar de convidada, decidiu não participar da concorrência que seu cliente Cultura Inglesa decidiu fazer para escolher uma nova agência de propaganda. A diretora da Grottera-Rio, Maria Alice Langoni, explicou que "os objetivos dessa nova seleção são os mesmos daquela em que fomos escolhidos há dois anos, o que nos deixa pouco confortáveis como profissionais".
Maria Alice, no entanto, registra que o período de parceria foi muito proveitoso com a Cultura Inglesa. Além dos resultados para o cliente, a agência conquistou vários prêmios com seus trabalhos no Colunistas-Rio e, recentemente, no Prêmio Cliente de Ouro da Criação.

Almap ganha conta, se muda e contrata

A Almap/BBDO-Rio venceu a concorrência pelo produto "Assistência Bradesco Noite e Dia", que será lançado no mercado em janeiro. Trata-se de um seguro que concorrerá com produto semelhante da Sul América e que oferece vantagens como empréstimo de carro em caso de acidente ou pagamento de hospedagem se o segurado estiver em viagem.
A verba da campanha deverá ficar em torno de US$ 2 milhões. Participaram também da concorrência as outras duas agências que atendem ao Bradesco: Artplan (que cuida de Saúde Bradesco, SuperVida, Multirisco e Auto) e Salles (que atende o próprio banco).
Na Almap/BBDO, o clima é de muito otimismo com o ano de 1994, que deve começar com a mudança da agência para um andar no Centro Empresarial Rio (o mesmo onde está a Standard), atendendo à nova filosofia trazida por Alexandre Gama para a agência, de ocupar escritórios sem paredes.
Além disso, Ronaldo Conde conta que está procurando contratar um diretor de arte do primeiríssimo time carioca nas próximas duas semanas, o que deve desencadear mais uma vez uma bela mexida no mercado.

Esquerda vai à luta agora com publicidade

A esquerda brasileira está se armando para a luta. Só que agora usando armas como comerciais de TV, outdoors e cartazes de ônibus.
Um grupo chamado Nação Brasil – Movimento a Serviço da Soberania Nacional realizou no último mês uma concorrência da qual participaram nada menos que 7 agências cariocas! A vencedora foi a Workstation (do Hayle Gadelha e do Wellington Araujo), associada a uma empresa sintomaticamente chamada de Gauche Eventos.
A primeira campanha virá em defesa dos Monopólios Estatais do Petróleo e das Telecomunicações. E mesmo o Congresso já tendo decidido fazer a Reforma Constitucional, o grupo vai fazer campanha contra.
O tema criado pela agência foi “Ou a gente acaba com os ratos, ou o Brasil vai ratear”.
Segundo Hayle Gadelha, a expectativa de agência é de uma verba mensal em torno de US$ 100 mil.

Mesbla faz campanha monstro com criação da Young-Rio

A bagatela de 39 filmes e 28 tabloides foram produzidos pela Young & Rubicam do Rio para a campanha de Natal deste ano da Mesbla, cuja veiculação começou no último dia 17.
Criada por Sérgio de Paula e Bob Gueiros, sob direção de Marcos Silveira, a campanha é toda centrada em uma família formada por um casal com dois filhos adolescentes e um caçula. Na explicação de Maria Isabel Di Célio, gerente de marketing da Mesbla, o objetivo é "reforçar a nova imagem que a Mesbla pretende passar ao consumidor: de que ela é a loja da família, que vende desde roupa até eletrodoméstico".
O investimento da Mesbla neste Natal é de US$ 6 milhões. Só em promoção de preço serão colocados mais de 2 mil itens. O objetivo da empresa, informa Maria Isabel, é aumentar em pelo menos 15% as suas vendas em relação ao ano passado.

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• OTTO COM TUDO - O vice-presidente e diretor de mídia da McCann-Rio, Otto Pajunk, recebeu o prêmio H. K. McCann de inovação e excelência criativa em mídia. É a premiação mais importante da McCann mundial. Diz a agência que é concedido "somente aos profissionais altamente reconhecidos por sua contribuição à agência e seus clientes".
• GÊNESIS 93 - A agência Gênesis está com novos profissionais, como parte de um projeto de expansão da empresa. Como gerente de atendimento entrou Ricardo Corrêa (ex-MPM/Lintas e Salles). Na equipe de criação dirigida por Hugo Paz, começou o redator Henrique Luiz Morici (ex­Esquire e Publinews). E na mídia, assumiu, como gerente, Ulysses Gomes dos Santos (ex-Thompson e DPZ). A equipe da Gênesis, agora, conta com 42 pessoas.
• PLANTANDO NATAL - Se há alguma coisa que a família Medina tem prática é em decoração de Natal. Este ano, Roberto Medina e sua Artplan montaram uma árvore de Natal de 45 metros de altura no BarraShopping, com 406 mil pontos de luz com controle totalmente computadorizado. É uma loucura. A cada 30 segundos mudam as formas da decoração.
• PRATA DA CASA - A McCann não vai mais procurar no mercado um diretor de criação para o seu escritório do Rio. O contratado virá mesmo da casa, pelas informações que nos chegaram aos ouvidos. Isto para evitar os choques com a cultura mccaniana. O mistério é total, mas há uma outra dica: é pouco provável que ele venha de São Paulo.
• CORREÇÃO - Retificando a nota da semana passada sobre a Cult, Gina Mesquita não era diretora de criação. Na verdade, a agência não tinha ninguém com este título para o qual foi contratado agora Valois Correia. Gina, diretora de arte, continua na agência.
• CARTAS - As correspondências para a Janela devem ser enviadas até 4ª feira para Rua Visconde de Silva, 156 cob. 701, CEP 22271-090, Rio-RJ.