Janela Publicitária    
 
  Publicada desde 15/07/1977.
Na Web desde 12/07/1996.
 

Janela Publicitária - Edição de 25/MAR/1994
Marcio Ehrlich

 

Esta edišŃo da Janela Publicitária foi publicada originalmente no jornal Monitor Mercantil.
O seu conteúdo foi escaneado e transcrito para ficar à disposição de consultas pela internet.

Grottera e BR3 se juntam no Rio para abrir a GR.3

A vontade é estar entre as oito maiores agências cariocas até o final do ano. E as razões não são poucas, pelo que explica Maria Alice Langoni, a nova Diretora de Atendimento e Mídia da GR.3, agência que começa a funcionar oficialmente no Rio a partir de 4 de abril. "Juntamos duas equipes que têm uma afinidade de propósitos muito grande. Tanto que vivíamos nos encontrando em várias concorrências do mercado".
Não demorou muito, portanto, para Luís Grottera perceber que poderia ser um bom negócio oferecer a sua estrutura técnica de atendimento e mídia - e mais a presença em São Paulo - para Gustavo Bastos, diretor geral e de criação da BR3, que já demonstrou ter talento nas áreas de novos negócios e de produção.
A solução das negociações, que levou o nome de GR.3, não conseguiu resolver todos os impasses, no entanto, como as superposições profissionais nas duas empresas. Ricardo Galletti, mesmo tendo sido o responsável pela virada criativa da Grottera-Rio nos últimos anos, como seu diretor de criação - o que Maria Alice e Gustavo reconhecem antes que a gente precise lembrar ­, não teve espaço para permanecer na equipe e foi liberado. Assim como outros profissionais da criação da Grottera também serão, deixando a nova agência com cerca de 40 funcionários.
Para acomodar todo mundo, a GR.3 ganha mais uma sala no conjunto que a BR3 já ocupava na Torre do Rio Sul. Ainda no grupo de comando, Marcos Frauches fica como Diretor de Operações.
Somando o faturamento das duas agências, com contas como Mesbla Móveis, Ultralar & Lazer, O Globo e Banco Porto Real, a GR.3 abre seu caixa com números da ordem de US$ 10 milhões.

Colunistas Rio cresce 27% em inscrições

Uma comprovação forte de que o mercado publicitário do Rio cresceu em 1993 está no volume de inscrições do Prêmio Colunistas, que terá seu julgamento realizado este fim de semana. Foram realizadas 571 inscrições de 48 agências de propaganda, incluindo filmes, fonogramas, outdoors, anúncios impressos e campanhas, numa quantidade 27% maior do que em 1993.
A campeã das agências, mais uma vez, foi a Contemporânea, com 69 inscrições, seguida da Giovanni e da Chris Colombo, ambas com 40 inscrições, e da Salles, com 30. Também merecem destaque, pelo volume de trabalhos, a MPM/Lintas, com 29 inscrições e a Artplan, com 26.
O anunciante mais presente no Colunistas-Rio deste ano é a Coca­ Cola, com 18 trabalhos. Abaixo dela vem o jornal O Globo, com 16 inscrições feitas por suas agências. Em terceiro, a Mesbla, com 15 participações. Outras presenças importantes também são da Unimed (14), Rio Sul (13) e Petrobrás (13).
Seguindo os indicadores do Colunistas-Rio, a produtora de comerciais que mais atuou em 1993 foi a Tec Cine. As agências inscreveram 19 trabalhos produzidos por ela. Em 2° lugar ficou a Claquete, com 14 trabalhos e em terceiro a Richers, com 12. Na área de fonogramas, a liderança ficou com a DC Vox, que teve 7 trabalhos inscritos, seguida de perto pela Chorus e pela Rádio Atividade, cada uma com 6 fonogramas.
E o diretor de comerciais mais presentes na premiação é José Alvarenga Jr. Nada menos que 16 trabalhos dirigidos por ele estão disputando medalhas. Ele é seguido por J.B.Crepon, com 11 comerciais, deixando logo abaixo Ronaldo Uzeda, com 8 filmes, e, empatados, Murillo Salles e Chico Abreia, com 7 comerciais cada um.
RESULTADOS
O júri do XIII Colunistas-Rio será formado pelos jornalistas Armando Ferrentini, Genilson Gonzaga, Jomar Pereira da Silva, Lúcia Leme, Marcia Brito, Marcio Ehrlich e Suzane Veloso, o mesmo grupo que participa há 3 anos.
Esta segunda-feira, das 9 às 12 horas, no Ritz Plaza Hotel, do Leblon, estarão sendo divulgados os resultados do XIII Colunistas­Rio e devolvidos às agências os trabalhos inscritos. Apenas as peças-premiadas com ouro serão retidas, para concorrer, no próximo dia 30 de abril, em São Paulo, ao XVII Prêmio Colunistas Brasil, com os melhores da Propaganda de todo o país.

Giovanni garante o Rio na conta do Banco do Brasil

Só deu Giovanni e Master na concorrência do Banco do Brasil, deixando as duas agências na confortável posição de poder escolher com que pedaços queriam ficar.
Como resultado, a Master, do Paraná, escolheu a maior fatia do bolo, a parte institucional, que representa uma verba de US$ 24 milhões.
A Giovanni, que vai atender o banco pelo seu escritório do Rio, escolheu o Grupo III de produtos, que incluem a Poupança Ouro, os Programas Rurais e o Seguro Ouro Vida. Este Grupo, como os outros dois restantes, tem uma verba de US$ 17 milhões.
Com a decisão das duas, os dois Grupos remanescentes foram entregues para as agências que estavam colocadas abaixo da Master e da Giovanni na pontuação. Assim, ficou com a mineira DNA o Grupo I, cujo produto principal é o Verão Ouro. E com a brasiliense Atual o Grupo II, que anunciará Ourocard e Cheque Ouro.

MKTMIX MKTMIX

Marcio Ehrlich - Cartum: Juiz dá seis meses para o Plataforma fechar as portas.
N.R.(2015) - A churrascaria Plataforma era o ponto de encontro dos publicitários cariocas todo almoço de sexta-feira. E que acabava se estendendo, para muitos, até o resto do dia.

• PARABÉNS PRA VOCÊ - A Janela abraça daqui os aniversariantes da semana. 27/03: Adonis Alonso (Caderno Propaganda & Marketing); 28/03: Pedro Galvão (Galvão, de Belém-PA); 29/03: Edison Zenóbio (Estado de Minas); 30/03: Acúrcio de Oliveira (Monitor Mercantil) e Ney Leandro de Castro (redator); 31/03: João Daniel Tikhomiroff (Jodaf).
• RUMO AO CENTRÃO - A Oficina, agência de Nádia Rebouças e Antônio Jorge, deixa a Zona Sul e muda-se esta segunda-feira, 2 de março, para o centro da cidade. Ela vai para a Rua México, 90/11º andar, com o CEP 20031-141. Os seus novos telefones são 240-1545 e220-5446, este para o Fax.
• AGORA NO MERCADO - Outra que se muda é a Qualittá, agência de Victor Ebraico, deixando o escritório da Beneditinos pelo 7º andar do número 34 da Rua do Mercado, também no Centro do Rio. O telefone 233-6343 não deve mudar.
• BRIGA DE GENTE GRANDE - Pressões políticas levaram o Planalto a retirar do ar a campanha que a Caio estava veiculando para a Petrobrás e que, a propósito de falar dos 40 anos da empresa, batia forte nas tentativas de sua privatização. Para ocupar o espaço já comprado na mídia, entraram os comerciais da DPZ para o mesmo-anunciante.
• PROSIT - A Young-Rio já começou a operar com a conta da Lufthansa, que pretende investir este ano US$ 700 mil em comunicação. Andréa Gesser, gerente de atendimento da agência, esteve esta semana na Alemanha para pegar briefing.
• BOTA FAST NISSO - O Bob' s será o fast food oficial do Grande Prêmio Brasil de Formula I, marcando uma presença importante em São Paulo. No projeto a rede investiu US$ 200 mil, incluindo toda a programação visual para ocupar placas de pista e guard-rails. Segundo Cláudio Teixeira, superintendente de Marketing e Operações do Bob' s, em 1995 também está garantida a presença da empresa no GP Brasil de Fórmula I.
• MUDANDO DE PAUTA - Com a entrada de Bernardo Vilhena no jornal do CCRJ, Júlio Hungria retoma full-time a suas atividades como produtor e criador de fonogramas, que é, afinal, o que ele sabe fazer bem e com originalidade.
• RECADO AO MÁRIO AMARAL - Depois de seu depoimento no Jornal do Clube, fiquei mais do que convencido de que você é um pseudônimo. Você fez o que nenhuma pessoa real faria. Só um pseudônimo é capaz de escrever o meu sobrenome direito.
Aliás, adorei sua fantasia no Carnaval. Viu como com ela foi fácil ficar cercado de gatas?
• CARTAS - As correspondências para a Janela devem ser encaminhadas para a Praia de Botafogo, 340 grupo 210, CEP 22250-040, Rio de Janeiro - RJ. O telefone, em horário comercial, é (021) 552-4141.

UnitÓ 4 Anos UnitÓ 4 Anos
UnitÓ 4 Anos UnitÓ 4 Anos
Anúncios da agência Unità para comemoração do seu 4º aniversário, publicados ao lado da coluna Janela Publicitária