Janela Publicitária    
 
  Publicada desde 15/07/1977.
Na Web desde 12/07/1996.
 

Janela Publicitária - Edição de 21/MAI/1994
Marcio Ehrlich

 

Esta edição da Janela Publicitária foi publicada originalmente no jornal Monitor Mercantil.
O seu conteúdo foi escaneado e transcrito para ficar à disposição de consultas pela internet.

Petroleiras entram no Conar contra campanha de Bardhal

Quatro das empresas distribuidoras de petróleo no Brasil - Shell, Texaco, Ipiranga e BR - entraram separadamente no Conar com pedido de suspensão da nova campanha de Bardhal, criada pela Denison­BSB, de São Paulo.
Na campanha, aparecem imagens de postos de serviços destas distribuidoras, com a proposta de que o consumidor não se sinta constrangido a pedir Bardhal em vez de o aditivo da bandeira do posto.
O Conar tenta na próxima semana uma solução conciliatória, mas a disputa envolve uma questão curiosa: quem representou a BR contra a Denison-BSB foi a Denison Rio, que tem a conta dos postos de serviços do Grupo Petrobrás.
Por mais que as duas agências queiram voltar a trabalhar juntas, o abismo causado pelos conflitos de contas se torna cada vez maior.

Marcio Ehrlich - Cartum: Marketing Político quer montar favela em estúdio
N.R.(2015): Em 1994 o Brasil estava em plena campanha eleitoral para presidência, entre Fernando Henrique Cardoso, Lula e Eneas.

Suzane troca o Rio por agência paulista

A jornalista Suzane Veloso mudou de lado duplamente.
Primeiro, deixou o Rio e foi para São Paulo. Segundo, não está mais atrás de notícias das agências de propaganda para o jornal O Globo.
Agora, ela é que vai correr atrás dos jornalistas.
Suzane foi contratada pela DPZ como assessora de imprensa.

Philco vai atrás de Fábio Fernandes

A conta da Philco migrou integralmente esta semana da Young & Rubicam para a F/Nazca Saatchi & Saatchi.
Os comentários em São Paulo eram de que o anunciante não ficou satisfeito com a continuidade do trabalho criativo da agência, principalmente com o comercial "Guarda", que está no ar e que tem recebido críticas do mercado inclusive em relação à sua realização.
Não por acaso, a Philco foi parar na nova agência dirigida por Fábio Fernandes, que, em seu tempo na Young, foi o responsável pela criação dos melhores trabalhos já feitos por este anunciante.
Mas mal a conta migrou começam as polêmicas sobre seu verdadeiro tamanho. Segundo um comunicado da própria Philco, a conta seria de US$ 7 milhões. Mas o Fábio andou divulgando que com ele ela faturaria US$ 9 milhões. Enquanto isso, a Young garante que lá não passava de US$ 4 milhões.
Depois, as pessoas se espantam quando veem que os resultados dos rankings de agências são tão irreais.

Começa a dar certo propaganda no Mercosul.

O Intergrupo Mercolatino conquistou a conta internacional da Avianca, a maior empresa de aviação aérea da Colômbia, a partir de uma campanha criada pela Denison-Rio, integrante deste pool de agências voltado para o Mercosul.
Em todo o continente. a verba chega a US$ 10 milhões. No Brasil, a Denison-Rio cuidará da veiculação.

F&J escorrega na banana

A Fischer & Justus e o Shopping Eldorado, de São Paulo, foram condenados a pagar 15 mil dólares de indenização aos herdeiros de Carmen Miranda pela justiça paulista.
A agência fez a campanha de Natal do Shopping em 1991 colocando quatro bailarinas vestidas e dançando como a Pequena Notável.
Os herdeiros consideraram uso indevido de imagem e ganharam a causa.
Esse é o risco de botar um abacaxi na cabeça e sair desmunhecando.

Zapt investe na mídia e contrata Edinaldo

Edinaldo de Jesus, um dos mais experientes profissionais de mídia do mercado, assumiu a vice-presidência de Mídia da Zapt.
Edinaldo já foi diretor de mídia da Salles, da DPZ, da Reynolds Tabacos, da Setembro e da Young & Rubicam, além de ter sido idealizador e presidente do Grupo de Mídia, nos anos 80.
Como se não bastasse, é um dos grandes entendidos em jazz do Rio de Janeiro.

Giovanni para Alitalia: Janela para publicitários
Anúncio criado pela agência Giovanni para veiculação ao lado da Janela.

A D+ acaba de conquistar no Rio e em SP.

A D+ acaba de conquistar no Rio a conta da R. Jardim Imóveis ­ que deve lançar 3 campanhas imobiliárias nos próximos 2 meses ­ e a conta da D'Or Veículos.
Além disso, em São Paulo a agência ampliou a sua participação na conta da SMH do Brasil, onde atendia Mido, Longines e Omega. Ela é quem também cuidará do lançamento das marcas de relógios Rado e Pierre Balmain, que chegam ao Brasil a partir de julho.
Completando as novidades da agência, na equipe de atendimento da agência entrou José Carlos Agostinho Calvano, ex-Elan.

MKTMIX MKTMIX

• PARABÉNS PRA VOCÊ -A Janela manda o abraço para os aniversariantes do mercado. Dia 23: Alfredo Souto de Almeida (Focus); Dia 26: Arnaldo Rozencwaig (Salles).
• NA TERRA DO RUSCHI - O Diretor de Criação da Young­Rio, Marcos Silveira, foi convidado pelo Sindicato das Agências do Espírito Santo para representar o Rio de Janeiro no júri do Prêmio Colibri, que julga exclusivamente os trabalhos das agências capixabas.
• CARTAS - As correspondências para a Janela devem ser encaminhadas para a Praia de Botafogo, 340 grupo 210, CEP 22250-040 ­ Rio - RJ.