Janela Publicitária    
 
  Publicada desde 15/07/1977.
Na Web desde 12/07/1996.
 

Janela Publicitária - Edição de 06/JAN/1995
Marcio Ehrlich

 

Esta edição da Janela Publicitária foi publicada originalmente no jornal Monitor Mercantil.
O seu conteúdo foi escaneado e transcrito para ficar à disposição de consultas pela internet.

Groterra deixa GR.3 e abre nova agência no Rio e SP

Os clientes da GR.3 - agência formada em meados de 1994 pela fusão da Grottera com a BR3 - foram surpreendidos no começo desta semana com a comunicação de seus diretores de que Luís Grottera estava deixando a sociedade para abrir uma nova agência de propaganda no Rio e em São Paulo. Caberia a eles, portanto, se decidir sob qual rumo tomar: acompanhar Grottera no novo destino ou continuar com os diretores remanescentes Gustavo Bastos, Maria Alice Langoni e Marcos Frauches.
Uma questão deste porte, envolvendo empresas como O Globo, Mesbla, Ultralar e Cartão Visa, rapidamente se espalhou pelo mercado, causando espanto em quem, como nós, tínhamos tomado conhecimento da comunicação da própria agência, há poucas semanas, numa prestação de contas sobre os resultados de 1994, de resultados excepcionais e perspectivas ainda melhores para 1995.
Numa das últimas semanas de 1994, inclusive, fomos especialmente convidados para um almoço por Luís Grottera quando, em companhia de Gustavo Bastos, ele se mostrou tão empolgado com o resultado da fusão que pleiteou oficialmente ser a GR.3 uma agência candidata ao título de Agência do Ano do próximo Prêmio Colunistas Rio.
Muito cacique
A decisão de desfazer a sociedade, portanto, foi bastante recente. E se deu pelo que soubemos pela impossibilidade de Grottera e Gustavo encontrarem um modo pessoal de operar em conjunto no Rio de Janeiro.
Numa junção como esta, o mais natural seria cada sócio se responsabilizar pelo comando de um dos escritórios. Pela lógica residencial, caberia ao carioca Gustavo encabeçar a operação da GR.3-Rio e ao paulista Luís Grottera a da GR.3-São Paulo. Gustavo, aliás, tinha o título de Presidente da unidade carioca.
No entanto, Luís Grottera também frequentava assiduamente o Rio, em funções de comando que, é claro, em vários momentos acabaram se chocando com as de Gustavo Bastos.
Colocadas as cartas na mesa, só sobrou para qualquer um deles se obrigar a reduzir as suas funções ou se retirar da sociedade.
A decisão de Luís Grottera foi partir para uma nova agência, vendendo seus 40% na GR.3 do Rio e liberando o nome da agência também em São Paulo. Curiosamente, no processo, manteve-se com Gustavo a diretora de planejamento e mídia Maria Alice Langoni, antiga sócia de Grottera na agência que participou da fusão.
A GR.3 terá que se estruturar em São Paulo para acompanhar clientes como o Estadão- Visa. Da mesma maneira, a abertura da nova estrutura no Rio é fundamental para que Luís Grottera mantenha o atendimento à Mesbla Veículos e ao Globo, clientes que ele já atendia antes da fusão e que, a partir de declarações de seus diretores, devem prosseguir com ele. Uma das possibilidades é Grottera trazer de volta para o Rio o diretor de arte carioca Delano D'Avila, que vinha dirigindo a sua criação paulista.
De qualquer modo, é impossível que a GR.3 não vá pleitear manter algum produto da Mesbla e do Globo. Vale lembrar, por exemplo, a conta da Mesbla Náutica, que no momento está sem agência de propaganda.

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• PARABÉNS PRA VOCÊ - A Janela se abre para comemorar os próximos aniversários do mercado: Hoje: Carlos Manga (Diretor de Comerciais); Dia 07: José Guilherme Vereza (V&S); Dia 08: Marcia Ramalho (Fotógrafa) e Roberto Leal (J. W. Thompson); Dia 09: Roberto Bahiense (Pubblicità); Dia 10: Hélio e Marcio Ramos (MKTMlX).
• MAIS PROMOÇÃO A VISTA - As mudanças nas regras da publicidade de cigarros, se não forem derrubadas, vão gerar uma gigantesca mudança também na proporção dos investimentos destes anunciantes. E óbvio que eles não vão ficar sem se comunicar com seus públicos. Por isso, devem crescer barbaramente as atividades promocionais. É o momento de os produtores culturais se prepararem. E de as agências de propaganda se associarem em esforços às agências de promoções.
• VOLTA POR CIMA - Às últimas notícias sobre Arnaldo Rozencwaig dão conta de que ele, apesar de ainda estar no CTI, não corre mais risco de morte. Arnaldo foi baleado esta semana no sinal da Rua Oswaldo Cruz com Praia de Botafogo, após bloquear inadvertidamente com seu carro a fuga de bandidos que estavam sendo perseguidos pela polícia. Arnaldo, que é diretor de criação da Salles, está se recuperando no Hospital Samaritano. Nós, aqui, estamos juntos na corrente positiva para que ele saia rapidinho dessa.
• PREPAREM-SE - Já está em andamento a organização do Prêmio Colunistas 95, que deverá abrir inscrições em fevereiro. Este ano, o Prêmio estende a sua informatização às agências de propaganda, que poderão entregar as suas Fichas Técnicas em disquete preparado por um programa especial que a Abracomp vai distribuir aos concorrentes.
• CARTAS - Correspondências devem ser enviadas para a Praia de Botafogo, 340 grupo 210, CEP. 22250-040. Tel.: (021) 552-4141.