Janela Publicitária    
 
  Publicada desde 15/07/1977.
Na Web desde 12/07/1996.
 

Janela Publicitária - Edição de 31/MAR/1995
Marcio Ehrlich

 

Esta edição da Janela Publicitária foi publicada originalmente no jornal Monitor Mercantil.
O seu conteúdo foi escaneado e transcrito para ficar à disposição de consultas pela internet.

Prêmio Colunistas aponta crescimento no mercado publicitário carioca em 94

O XIV Prêmio Colunistas Rio, regional carioca do maior prêmio da Propaganda Brasileira, o Colunistas Brasil, será julgado este fim de semana com 801 inscrições, um volume 40% maior do que no ano passado, quando foram avaliados 572 trabalhos de 1993.
Os jurados verão 341 comerciais, 96 fonogramas, 693 anúncios de jornais, 521 anúncios de revista e 41 outdoors criados e produzidos em 1994 e 1995 por 46 agências sediadas no Rio de Janeiro, comprovando que "a mudança na política econômica, marcada pela entrada do Real em julho de 1994 e a consequente queda da inflação, reaqueceu o mercado publicitário, permitindo maiores investimentos dos anunciantes tradicionais e trazendo de volta os que estavam afastados", segundo a avaliação de Marcia Ehrlich, Vice­Presidente da Abracomp - Associação Brasileira dos Colunistas de Marketing e Propaganda, promotora do concurso.
A agência que maior número de trabalhos inscreveu no XIV Colunistas Rio foi a V&S, com 78 inscrições, seguida de perto pela Young & Rubicam, com 77 inscrições; a Giovanni, com 65; a Contemporânea, com 58 e a Denison Rio com 52.
O júri, formado por jornalistas especializados em economia, marketing e propaganda, se reunirá no Ritz Hotel (Leblon) e terá este ano a presença de Armando Ferrentini (Revista Propaganda), Daniela Kresch (O Globo), Genilson Gonzaga (Jornal do Commércio), Gilberto Scofield Jr. (Jornal do Brasil), Jomar Pereira da Silva (Revista Marketing), Lúcia Leme (TVE), Marcia Brito (Tendência), Marcio Ehrlich (Monitor Mercantil) e Paulo Macedo (Folha da Tarde).
Os trabalhos que conquistarem medalhas de Ouro no Colunistas Rio estarão automaticamente classificados para disputar o Colunistas Brasil, no próximo dia 21 de abril, em São Paulo, concorrendo com os melhores das outras 8 regionais da premiação.
A entrega dos prêmios cariocas está marcada para o dia 06 de junho, no Hotel Intercontinental.

Regionais do Colunistas confirmam a credibilidade da premiação

Nas cinco regionais realizadas até agora, o Colunistas vem estabelecendo recordes seguidos de inscrições, confirmando que o prêmio está consagrado nacionalmente como o mais importante e o mais democrático do País. Com baixas taxas de inscrições - um comercial custa R$ 30,00, contra R$ 150,00 do Festival de Nova York e R$ 600,00 de Cannes ­ agências de pequeno porte também podem participar e disputar medalhas.
Este colunista, por exemplo, que participou de todos os júris, já julgou trabalhos de 175 agências. Foram 2954 inscrições, compostas de 1465 filmes, 515 fonogramas, 1849 anúncios de jornais, 1201 anúncios de revistas, 512 outdoors e 290 peças promocionais, num total de 5832 peças.
Estes foram os resultados dos Grandes Prêmios destes concursos regionais:
I PRÊMIO COLUNISTAS BAHIA-PERNAMBUCO.
JÚRI: Marcio Ehrlich (Presidente), A. P. Rossini, Carlos André Carvalho, Joezil Barros, Nélson Varón Cadena e Rosenildo Franco.
AGÊNCIA do ANO: Ampla
PUBLICITÁRIO DO ANO: Cléo Silva (SLA)
PROFISSIONAL DE PROPAGANDA DO ANO: Mauricio Carvalho (Ideia 3)
ANUNCIANTE DO ANO: Raimundo da Fonte
VEÍCULO DO ANO: TV Bahia
XIX PRÊMIO COLUNISTAS PARANÁ
JÚRI: Fernando Vasconcelos (Presidente), Argemiro Garcia, Armando Ferrentini, Marcio Ehrlich, Ney Alves de Souza e Silvia Dias de Souza.
AGÊNCIA DO ANO: Master Comunicação
PUBLICITÁRIO DO ANO: Rogério Florenzano (Gazeta do Povo)
PROFISSIONAL DE PROPAGANDA DO ANO: Dulcídio Gutierrez Caldeira (Geminni)
ANUNCIANTE DO ANO: Banco Bamerindus
XIX PRÊMIO COLUNISTAS CENTRO-LESTE
JÚRI: Fernando Vasconcelos (Presidente), Edison Zenóbio, Marcello Queiroz, Marcio Ehrlich, Marcia Brito.
AGÊNCIA DO ANO: RC
PUBLICITÁRIO DO ANO: Liliane Carneiro Costa Hermeto (Grupo Líder)
PROFISSIONAL DE PROPAGANDA DO ANO: Feli Coelho e Celso Giovanni
ANUNCIANTE DO ANO: Prefeitura de Belo Horizonte
XI PRÊMIO COLUNISTAS BRASÍLIA
JÚRI: Armando Ferrentini (Presidente), Fernando Vasconcelos e Marcio Ehrlich.
AGÊNCIA DO ANO: D&M
PUBLICITÁRIO DO ANO: Júlio César Figueiredo Jr. (Ampla)
PROFISSIONAL DE PROPAGANDA DO ANO: Marcus Vinicius Melo da Costa (Pubblicità)
ANUNCIANTE DO ANO: Banco do Brasil
VEÍCULO DO ANO: Correio Braziliense
XII PRÊMIO COLUNISTAS SÃO PAULO
JÚRI: Francisco Alberto Madia de Souza (Presidente), A. P. Rossini, Adonis Alonso, Armando Ferrentini, José Roberto Bemi, Manoel Dornelles, Marcelo Queiróz, Marcio Ehrlich, Nelson Cadena e Paulo Macedo.
AGÊNCIA do ANO: Almap/BBDO
PUBLICITÁRIO DO ANO: Francesc Petit (DPZ)
PROFISSIONAL DE PROPAGANDA DO ANO: Celso Loducca (FCB)
ANUNCIANTE DO ANO: Parmalat
VEÍCULO DO ANO: TV A

Carlos Sigelmann assume superintendência da Bloch

O grupo Bloch - leia-se Rede Manchete de Televisão e Bloch Editores ­ acaba de mudar a sua diretoria, para se ajustar à nova realidade após a morte recente de Oscar Bloch, seu Vice-Presidente. Esta semana, o até então superintendente da Bloch, Pedro Jack Kappeler, o Jaquito, assumiu a vice-presidência do grupo. Com isso, para manter a estrutura de "triunvirato", o diretor comercial da Rede Manchete, Carlos Sigelmann, filho de Oscar, foi convidado a assumir a superintendência, ao mesmo tempo em que passou a sócio-gerente da rede de televisão.
A Bloch, segundo fontes internas, está preocupada agora em recuperar até o final deste ano o espaço perdido tanto na TV quanto na área de revistas. A editora acaba de instalar uma nova impressora offset e de informatizar toda a sua redação. Esta semana, por exemplo, a Manchete conseguiu ser a primeira revista no mundo a sair com o resultado do Oscar em sua capa, poucas horas depois do fim da festa de entrega do prêmio.
Enquanto isso, a Rede Manchete de Televisão, saneada financeiramente, está partindo para novos investimentos, entre os quais a troca de todo o seu equipamento para o formato Beta com ilhas digitais, o novo padrão mundial de produção em TV. A novela Tocaia Grande, um projeto de US$ 8 milhões, já será totalmente produzida em Beta.

Salles/DMB&B vence o 1º prêmio da Abril no Rio

O trabalho Dez Conselhos Inúteis, criado pela agência Salles/DMB&B para seu cliente Fenaseg foi o grande vencedor do 1º Prêmio Abril de Publicidade no Rio de Janeiro, um concurso promovido pela editora para destacar os melhores anúncios de revista veiculados em suas publicações.
O resultado foi divulgado apenas ontem à noite, em um concorrido jantar no Iate Clube que contou com a presença de criadores de todas as agências finalistas.

MKTMIX MKTMIX

• MATERIAL DO COLUNISTAS - A organização do Prêmio Colunistas Rio está comunicando às agências que todo o material não premiado estará à disposição das agências para devolução apenas até o meio dia de segunda-feira, no Ritz Plaza Hotel (Rua Ataulfo de Paiva, 1280). Depois deste horário, as peças não retiradas serão doadas para a Memória da Propaganda. No mesmo local as agências poderão também adquirir a Ata da Premiação, ao custo de R$ 3,00.
• NAS CONTAS DA GIOVANNI - Guilherme Juliani, ex-MPM e V&S, é o novo contratado do atendimento da Giovanni, onde cuidará de um grupo de contas.
• NA SERRA - A Caio conquistou a conta do Teresópolis Shopping Center, o primeiro da cidade, em concorrência com 4 agências.
• PARABÉNS PRA VOCÊ - A Janela se abre para comemorar os próximos aniversários do mercado. HOJE: João Daniel Tikhomiroff (Jodaf/SP); Dia 02/04: Álvaro Rezende (RC/MG).
• CARTAS - As correspondências para a Janela devem ser enviadas para a Praia de Botafogo, 340 grupo 210, CEP 22250-040, Rio - RJ. Ou comunicadas pelo telefone (021) 552-4141. Ou pela Internet, com e-mail para: Ehrlich@centroin.ax.apc.org.