Janela Publicitária    
 
  Publicada desde 15/07/1977.
Na Web desde 12/07/1996.
 

Janela Publicitária - Edição de 29/SET/1995
Marcio Ehrlich

 

Esta edição da Janela Publicitária foi publicada originalmente no jornal Monitor Mercantil.
O seu conteúdo foi escaneado e transcrito para ficar à disposição de consultas pela internet.

Jairo deixa Mental Mark, que deve perder DuLoren

Menos de três meses depois de surpreender o mercado com as contratações de Jairo Carneiro e de uma equipe de quatro profissionais que acompanharam a ida da conta da DuLoren, vinda da V&S, a Mental Mark inicia um processo de retorno ao seu tamanho anterior. "Os nossos investimentos coincidiram com um aumento das dificuldades na economia brasileira e que mudaram as previsões que havíamos feito", comentou o diretor da agência Valter "Falcon" Vicente ao confirmar a saída da agência de seu diretor de atendimento Jairo Carneiro, que passa a se dedicar a um projeto ligado à área gráfica do Jornal do Brasil.
Quanto àqueles quatro profissionais vindos da V&S, já na última semana haviam se reduzido a dois como funcionários da Mental. As profissionais de atendimento Andréa Gesser e Erica Lobato deixaram a agência e a conta da DuLoren que acompanhavam desde a Young & Rubicam. E esta semana, o diretor de arte Bruno Prósperi aceitou o convite feito por Sílvio Matos para se mudar para a Contemporânea, fechando a nova equipe da criação daquela agência (veja matéria nesta edição). O criador remanescente, Marcos Silveira, também admite que teve contatos com outras agências nos últimos dias. "Aprendi muito nesta experiência como empresário, mas agora quero me dedicar mais a meu trabalho como criador", disse Silveira, lembrando que foi como redator que conquistou o respeito do mercado.
Com tanta alteração na estrutura interna da Mental Mark, pode-se ter como iminente a saída da agência da conta da DuLoren, informação que se confirma tanto extra-oficialmente dentro da empresa como nos contatos que o próprio vice-presidente de operações da empresa, Roni Argalji, promoveu nas últimas semanas com agências cariocas, entre as quais a Contemporânea e a Giovanni.
Se Marcos Silveira está incluído no novo destino da DuLoren ou não, isso ele mesmo se recusa a comentar. Não por acaso. Sua situação é delicada nesta negociação, já que ele (e até então sua equipe) sempre foi considerado indissociável das transferências da conta. Até recentemente, porém, a DuLoren veiculava em torno de R$ 2 milhões por ano. Considerando que a verba prevista para 1996 cairá brutalmente para R$ 700 mil, a nova agência que conquistar o coração de Roni Argalji poderá contar com um acréscimo na receita mensal de não mais que R$ 12 mil, um valor considerado pequeno - segundo comentário de alguns empresários do mercado com quem conversamos - para justificar a contratação de um profissional do porte de Marcos Silveira, um dos criadores mais valorizados da publicidade carioca.
Estima-se para esta sexta-feira a oficialização dos novos rumos da DuLoren e da Mental Mark.

Contemporânea fecha mudanças na criação

O novo diretor de criação da Contemporânea, Sílvio Matos, conseguiu finalmente fechar a sua equipe para o que pretende seja a reconquista da imagem da agência como a mais criativa e ousada do mercado carioca.
A partir da próxima segunda-feira, a criação da Contemporânea já operará com as duplas remanejadas. A última contratação da agência foi o diretor de arte Bruno Prósperi, que estava na Mental Mark, depois de vir da V&S e da Young & Rubicam, onde começou como operador de Macintosh. Ele fará dupla com o também recém-contratado Rodolfo Sampaio, que estava na Salles e com quem Bruno havia trabalhado na Young. Para a entrada da nova equipe deixaram a agência três profissionais que colecionam vários prêmios no mercado: os redatores Ney Azambuja e Alda Campos e o diretor de arte Pablo Pagés. A dupla de Alda, José Luis Vaz, passou a trabalhar com André Pedroso. O diretor de arte Jorge Falsfein e o redator João Bosco continuam juntos e a área de criação de propaganda se fecha com o próprio Sílvio Matos fazendo dupla com o diretor de arte André Nassar, outra contratação da nova safra.

Jomar muda decisão para atender Abap

O coordenador de comunicação do Governo do Estado do Rio de Janeiro, Jomar Pereira da Silva, vai comunicar formalmente às agências que retiraram o edital para participar da concorrência pelas sete contas publicitárias do Estado, que ficará proibido apresentar qualquer espécie de layout junto com as propostas técnicas.
O edital da licitação não previa - mas também não proibia expressamente - a apresentação de layouts. No entanto, há duas semanas, em resposta a uma consulta da V&S sobre o assunto, Jomar decidiu aceitar a inclusão de layouts.
A mudança na decisão do coordenador de comunicação do Estado foi resultado de solicitação feita pelo presidente eleito da Abap-Rio, Jonas Suassuna, em carta enviada ao Governo. Jonas ponderou que a aceitação de layouts forçava as agências a infringirem o disposto nas Normas Padrão constantes da Lei 4.680, que regulamenta a Propaganda no Brasil. Segundo estas normas, as agências não podem apresentar material gratuitamente em concorrências de caráter especulativo, caso em que se enquadram as licitações de contas governamentais. Como ex-presidente da Abap, Jomar se sensibilizou e acatou a ponderação.
Jonas explicou à Janela que pela urgência do assunto - a entrega dos documentos para o Governo é dentro de um mês - usou das prerrogativas de ser presidente eleito da Abap-Rio ­ para se manifestar em defesa das agências cariocas antes mesmo de estar empossado. “O custo de produção de layouts é muito grande para as agências de pequeno e médio porte”. Já investimos muito em pesquisa é planejamento para participar destas concorrências e não é justo exigir investimentos também em criação e produção para podermos entrar nestas disputas, acrescentou.

MKTMIX MKTMIX

• PARABÉNS PRA VOCÊ - A Janela se abre para comemorar os próximos aniversários do mercado: Dia 29: Washington Olivetto (W/Brasil); Dia 30: Ronaldo Conde (Pubblicità); Dia 01/10: Walter Leis (Cláudio Carvalho Propeg); Dia 03: Fernando Gerardo (Diretor de Arte); Dia 05: Valter Vicente Falcon (Mental Mark); Dia 06: Sérgio Silva (Standard) e George Teichholz (McCann Erickson).
• POSSE FESTIVA - Será na próxima quinta-feira, com um almoço no Club Comercial, a posse da nova diretora da Abap-Rio, presidida por Jonas Suassuna, da Zapt, e integrada ainda por Celso Japiassú, da Denison, como diretor secretário, e Mario Castellar, da Norton, como diretor tesoureiro.
• A ESTRELA SOBE - Luís Eduardo Vasconcelos - seguindo na sua carreira brilhante dentro do jornal O Globo - é o novo diretor geral do jornal, deixando a direção de marketing que ocupou nos últimos anos. O cargo será assumido no próximo dia 9 de outubro por José Padilha Gonçalves, que vem da Mesbla Móveis, a mesma empresa de onde saiu o novo gerente de marketing do jornal, Paulo Éboli.
• NOVA CONQUISTA - Foi para a Chris Colombo a conta da Losango Multiplic, ganha em concorrência da qual participaram ainda agências como Caio e Cláudio Carvalho Propeg .
• AO HUGO, COM CARINHO - Logo o coração de Hugo Tikhomiroff, que era tão grande, tinha que traí-lo. O querido Hugo, que tivemos a alegria de abraçar há menos de uma semana na prestigiadíssima inauguração de sua produtora Plus, no Rio, se foi. Hugo era um batalhador fantástico. Profissional de produção excepcional ganhou nosso respeito quando, sócio da produtora carioca Jodaf, deu durante anos a seu irmão João Daniel todas as condições para ele decolar em sua carreira de diretor. Hugo estava muito feliz por voltar a fincar um pé no Rio. Agora, a produção publicitária brasileira - e nós, seus amigos - ficamos muito tristes sem ele.
• AGÊNCIA ENCANTADA - A Giovanni emplacou mais uma conta. Foi para lá o empreendimento Terra Encantada, um parque temático de 300 mil metros quadrados que será inaugurado em 1997 na Barra. A concorrência foi vencida contra a Salles e a Ronson, que foi responsável pelo lançamento e ficará com a parte de merchandising.
• NO FINAL, EM PIZZA ­ A Productofinal conquistou a conta da Stadium Pizza, que já veicula em mídia impressa a partir desta próxima semana. Na agência, entrou na mídia Jardiel Ferroz (ex-MPM e Pubblicità). E vale registrar que Guto Graça, diretor da agência, ainda comemora o sucesso de sua música "Minha Ambição", incluída na trilha da novela História de Amor, da Globo.
• CARTAS - Correspondências para a Janela devem ser enviadas para a Praia de Botafogo, 340 grupo 210, CEP 22250-040, telefone (021) 552-4141. Ou via Internet, pelo e-mail: Ehrlich@centroin.ax.apc.org.