Janela Publicitária    
 
  Publicada desde 15/07/1977.
Na Web desde 12/07/1996.
 

Janela Publicitária - Edição de 06/JUN/1997
Marcio Ehrlich

 

Janela Publicitária
Esta edição da Janela Publicitária foi publicada originalmente como Edição Mensal Especial no jornal Monitor Mercantil, em suplemento de quatro páginas standard.
O seu conteúdo foi escaneado e transcrito para ficar à disposição de consultas pela internet.

Editorial

Resistência

Este mês, a coluna Janela Publicitária comemora 20 anos desde que foi publicada pela primeira vez no jornal Tribuna da Imprensa, pela jornalista Marcia Brito, como sua titular, assinando com o pseudônimo de Marcia Bê e por este amigo de vocês como editorialista.
Em 20 anos, a coluna mudou de pouso, viu tanto Marcia quanto eu a assinarmos juntos ou separadamente, mas jamais passou sequer três meses sem ser publicada.
No meio desse trajeto, foi uma pena ver como muitos grandes jornais brasileiros desistiram de ter em suas páginas seções dedicadas exclusivamente à publicidade. O mais patético nesta situação é que, quase sempre, a "culpa" alegada pelos veículos para o fechamento desses espaços era jogada para o próprio mercado de agências. Casos e casos de donos de agências tentando pressionar a direção comercial do jornal para que o colunista escrevesse sobre elas - ou protestando contra a publicação de notícias que eles consideravam desfavoráveis - acabaram criando um potencial de atrito tão grande que, para empresas de comunicação preocupadas em agradar todo mundo, a coluna mais prejudicava que beneficiava.
 O colunista aproveita para agradecer a homenagem surpresa pelos 20 anos de colunismo especializado que recebeu das mãos de Cleverson Valadão, presidente do Sindicato dos Publicitários, Jomar Pereira da Silva, do Governo do Estado, Jonas Suassuna, presidente da Abap-Rio, Adonis Alonso, pela Abracomp, e Valdir Siqueira, presidente da Fenapro.

Eu próprio confesso que não foi fácil resistir 20 anos. Talvez isso-tenha sido possível porque mais de metade deste tempo foi passada aqui no Monitor Mercantil, cujo diretor presidente Acúrcio de Oliveira teve coragem suficiente para resistir a todos os pedidos de corte das cabeças dos autores da Janela formulados por publicitários carregados de velhas ideias.
Foi o colunismo que perdeu espaço no Rio com a pressão feita por aqueles publicitários? Ou terá sido a atividade como um todo que perdeu esse espaço? Alguém tem dúvida da resposta?
No balanço desses 20 anos, tenho a sensação de ter ajudado mais o mercado que feito mal. Principalmente porque é difícil saber realmente o que faz realmente mal ao mercado. Afinal, há alguns anos ouvi de um conhecido publicitário que eu é que estava inventando um determinado criador, por dar tanta força a ele na Janela. O tal do criador que eu "inventei" chamava-se Fábio Fernandes...
Hoje, mal refeito da emoção e da surpresa de receber a homenagem das principais lideranças do mercado, durante a festa do Colunistas-Rio - um diploma dizendo "Obrigado pela força, 20 anos em defesa do mercado publicitário do Rio de Janeiro. Ao jornalista Marcio Ehrlich, nosso reconhecimento" - sinto que está bem mais próximo de todos os publicitários cariocas perceberem que a imprensa especializada é uma aliada do setor. Ela é parte do setor publicitário. Estamos todos no mesmo barco. Somos jornalistas e somos publicitários brigando pelo crescimento do mercado onde todos decidimos exercitar nossos talentos.
Na comemoração desses 20 anos, sinto saudades dos espaços que fecharam no Rio. Mas eles fecharam e a gente continua aqui. Pelos gestos e palavras de carinhos recebidos, fico com a sensação de agora não devo mais parar.
Quem sabe ainda tenho outros criadores para inventar? :-)

De Paula e Brandão foram os mais premiados no PC-Rio

 

Paulo Brandão, Tico Moraes e Marcelo Giannini
Os três diretores de arte mais premiados do Rio, ao receberem dos colunistas seus prêmios Rogerio Steinberg: Paulo Brandão, Tico Moraes e Marcelo Giannini. 

A festa do 16° Prêmio Colunistas teve, como no ano passado, o seu grand-finale na revelação dos vencedores do Prêmio Rogério Steinberg para os Diretores de Arte e Redatores mais premiados no Colunistas­Rio.
O cálculo é feito a partir das informações contidas nas fichas técnicas enviadas durante a inscrição. Para cada Grand Prix conquistado o criador ganha 10 pontos. Para cada Ouro, 6 pontos. As Pratas valem 4 pontos e os Bronzes 3.
Foram premiados, no total, 63 diretores de arte e 60 redatores. O terceiro diretor de arte mais premiado, com 3 diplomas de Ouro, 5 de Prata e 5 de Bronze, somando 53 pontos, foi Tico Moraes, que atualmente está na Doctor.
No segundo lugar, por 1 Grande Prêmio, 4 Ouro, 5 Pratas e 7 Bronze, somando 75 ponto, recebeu o Rogério Steinberg o criador Marcelo Giannini, atualmente diretor de criação da Salles.
O diretor de arte mais premiado, com 93 pontos em 21 diplomas, sendo 1 Grand Prix, 6 Ouro, 5 Prata e 9 Bronze, foi Paulo Brandão, diretor de arte da Doctor que recebeu este ano o Rogério Steinberg pela quarta vez.
Entre os redatores, o terceiro mais premiado, com 8 diplomas de Ouro, 5 de Prata e 3 de Bronze, somando 77 pontos, foi Sílvio Matos, com trabalho do tempo em que estava na Contemporânea.
O segundo redator mais premiado teve 1 Grande Prêmio, 8 diplomas de Ouro, 5 diplomas de Prata e 8 de Bronze, com 102 pontos: Marcos Silveira, diretor de criação da Doctor.
E o mais premiado redator do 16° Colunistas Rio, com 120 pontos conquistados por 2 Grand Prix, 8 diplomas de Ouro, 7 de Prata e 8 de Bronze foi Sérgio de Paula, também diretor de criação da Doctor, mas que em 1996 passou um bom tempo na Grottera, agência que esteve bem premiada no concurso.

ABP faz 60 anos e ganha carimbo dos Correios

A ABP-Associação Brasileira de Propaganda comemora no próximo dia 16 de julho seus 60 anos de criação. É a entidade publicitária mais antiga do Brasil, que tem, entre seus fundadores, Assis Chateaubriand.
A entidade, desde a sua fundação, em 1937, participou de praticamente todas as mudanças importantes no mercado. Entre suas principais realizações está a elaboração do 1º anteprojeto para um Código de Ética profissional na Propaganda, em 1939. Em 1947, o então Presidente da ABP, Mário Neiva, foi eleito presidente do Congresso Internacional de Propaganda, em Paris. Em 1957, coube a ela realizar o 1º Congresso Brasileiro de Publicidade. Em novembro de 1961, a ABP criou o IVC-Instituto Verificador de Circulação, que já emitia relatórios no ano seguinte. Três anos depois, junto com a ABAP e a APP, participou da redação do substitutivo ao Projeto Almino Afonso, o qual previa a regulamentação da profissão de publicitário e que acabou gerando a Lei 4.680, em junho de 65.
Como parte das festividades pelos 60 anos da ABP, será lançado um carimbo da ECT no dia 16 de julho no Espaço Cultural dos Correios.

Petrobras mostra paqueras em postos na campanha do Dia dos Namorados

Carros parados no posto BR esperando para abastecer. A moça de um dos carros olha para o rapaz ao lado e dá um sorriso. Ele tenta sair do carro, mas o cinto de segurança trava; ela deixa a bolsa cair, ele, nervoso, penteia o cabelo, tenta abrir a porta, a porta também trava, ele não consegue abrir. Ela se aproxima e dá um beijo no vidro da janela dele.
Essa é uma das situações de namoro em postos de gasolina que fazem parte da campanha para o Dia dos Namorados criada pela Artplan para os postos da BR-Petrobras. Três filmes diferentes de 30s cada vão ao ar de 9 a 12 de junho em uma iniciativa inédita da empresa. Esta é a primeira vez que os postos BR têm uma campanha para o Dia dos Namorados. A trilha sonora dos comerciais é o "Xote das Meninas", de Luiz Gonzaga, que ficou famosa na voz de Ivon Curi e agora em versão de Marisa Monte. A única locução é a síntese do que a empresa pretende transmitir: "Postos BR Petrobrás. Mais de 7.200 postos para contar milhões de histórias".
O investimento da empresa com a campanha foi de R$ 700 mil. Os filmes serão veiculados em todas as emissoras de TV, a nível nacional. A partir do dia 9 os postos BR também estarão decorados com cartazes e galhardetes.
"O posto de gasolina é um lugar que faz parte da vida das pessoas. Quantas histórias de amor já iniciaram ou aconteceram em um posto? Os filmes retratam justamente isso: exemplos fictícios de relacionamentos entre usuários dos postos BR", explica Milton Santana, diretor de atendimento da Artplan. A campanha, segundo ele, tem como objetivo atestar a liderança da empresa e firmar junto à população seu compromisso com a emoção dos brasileiros.
A criação da campanha foi de Marcos Apóstolo, com os comerciais produzidos pela Yes com trilha do Professor Pardal e direção de Rudi Lagemann. O atendimento teve Maurício Magalhães, Milton R. de Santana e Christiana Menezes e aprovação da campanha foi de Mário Divo e Luís Antônio Vargas.

Cartas

De Anthony Talbot e Marcos Silveira, da Doctor:

Marcio, adoramos a sua festa ontem à noite. Foi um sucesso absoluto, tudo correu muito bem. Parabéns também pelos seus 20 anos na Janela Publicitária. Beijos dos amigos da Doctor.

De Sérgio de Paula, presidente do Clube de Criação do Rio e diretor da Doctor:

Foi emocionante, inesquecível, desculpa o exagero, exemplar. Mas não é exagero. Foi exemplo de organização, de confraternização, de participação de um mercado que, ficou claro, tá sedento de se ver mais, de se abraçar mais, de aplaudir mais. Pra Doctor foi marcante, histórico e profundamente comovente ver o carinho e a receptividade do mercado ao seu trabalho. Uns parabéns enormes a todos da organização. E um obrigado maior ainda.

De Handam, fotógrafo do Studio H:

Só 20 anos, ME???
Caiu um negócio aqui no chão. Só entre nós dois: Você ensaiou quantas vezes aquela lágrima furtiva de emoção, que se derramou pelo seu lindo olho azul esquerdo?
H: +)))))))))
PS - Festa maravilhosa. Só você consegue reunir aquela imensa galera, e todos felizes. Um grande encontro. Parabéns.

De Rozane Braga, diretora da Unità:

Marcio foi show. A festa super organizada com um clima ótimo. Tudo perfeito. Você está mais uma vez de parabéns. Beijos e sucesso nos próximos 20 anos.

MKTMIX MKTMIX

• PARABÉNS PRA VOCÊ - A Janela se abre para comemorar os próximos aniversários do mercado: Dia 07: Uajdi Moreira (Diretor da VT Um); Dia 09: Hugo Vidal (Diretor de Operações da Sênior), Marcos Apóstolo (Diretor de Criação da Artplan); Dia 12: Ana Cláudia Leme (Diretora de Atendimento da Standard), Gustavo Oliveira (Diretor da Giovanni), José Roberto W. Penteado Filho (Diretor da ESPM no Rio); Dia 13: Sônia Tavares (Diretora de Mídia da Década).
• DESCEU DA PONTE ­ Volta ao Rio de Janeiro - agora no cargo de gerente do escritório carioca da J. Walter Thompson - o profissional de atendimento Luiz Cláudio "Cacau" Azevedo. Ele havia deixado a própria Thompson do Rio para abrir, levando especialmente a conta do Guaraná Brahma, a agência Bridge, associado a Margot Soliani, A perda da conta do Guaraná acabou desmembrando a agência. Como a Thompson, apesar de ter perdido a conta da Esso, da Royal e do Norte Shopping, levou a concorrência da Embratel, em consorcio com a Colucci, Cacau chega com a função de recuperar o espaço da agência no Rio.
• MISTER - A produtora DC Vox, do grande profissional de produção Luís "Gaúcho" Cortabitat, mudou de nome, passando a se assinar Mr.Vox.
• EX-ZAPTIANOS - Paulo de Tarso Forni, ex-Denison, DPZ e Free, acaba de trocar a Zapt pela Productofinal/Commente, dirigida por Guto Graça que, curiosamente, também é ex-funcionário da Zapt. Paulinho vai dirigir a criação da agência, que até hoje tinha seus anúncios criados pelo próprio Guto. Enquanto isso, na Zapt, quem está atuando num misto de criação e planejamento é o redator Toni Lourenço.
• ROMANCE - A gerente de comunicação da V&S, Gisela Campos, lança no próximo dia 16 de junho o romance "As boas vindas", na Livraria Argumento, no Leblon. Gisela é formada em Jornalismo e Letras pela PUC-RJ.
• CRIADORES EM MARCHA - Continuando as suas mudanças na Chris Colombo, Felipe Rodrigues contratou o diretor de arte Roberto Torterolli, ex-Grottera e Doctor, para a criação, e Claudia "Kakau" Menezes para o seu RTVC, ela que esteve neste departamento na Giovanni. Na McCann entram o redator Renato Jardim e a diretora de arte e ex-Young Creative Camila Bezerra, dupla que estava na Giovanni. E deixou a Standard esta semana o redator Jorge Barros, com planos de abrir a sua própria agência de propaganda.

Elite do mercado carioca se encontra na festa do Colunistas

A festa do Prêmio Colunistas Rio confirmou nesta última terça-feira que é o mais prestigiado evento do mercado publicitário carioca. Quase 700 pessoas -- grande parte delas do primeiro escalão das maiores agências e diversos presidentes e diretores de marketing de empresas anunciantes -- lotaram o Hotel Intercontinental para aplaudir as melhores empresas e os mais criativos profissionais do Rio de Janeiro.
Foram 27 agências premiadas - Agência da Casa, Artplan, BM&A, Caio, Casa da Criação, Contemporânea, D+W, Direto da Casa, Doctor, DPZ, Eco Mkt, Giovanni, GR3, Grottera, McCann-Erickson, Pixel, Productofinal Propeg Rio, Publicis Norton, Salles DMB&B, Staff/CP&F, Standard, Ogilvy&Mather, Tática, Unitá, V&S, W9+D e Zapt – num dos mais disputados julgamentos da história do Colunistas-Rio.
Além destas agências receberam ainda premiações, como Publicitário do Ano, João Roberto Marinho (O Globo); como Profissional de Propaganda do Ano, Marcelo Giannini Salles/DMB&B); como Anunciante do Ano a Coca-Cola e como Veículo do Ano, a Net-Rio.
A comemoração teve ótimos momentos, como o vídeo criado pela Publicis Norton para brincar com os cariocas que resolvem se mudar para São Paulo e abandonam o Rio. Houve duas homenagens surpresas. Uma pela Caio, que completa este ano 25 anos e entregou diplomas especiais para quem a acompanha neste período e outra por algumas lideranças do mercado para o colunista Marcio Ehrlich, por seus 20 anos "em defesa do mercado publicitário do Rio de Janeiro", como diz o texto do diploma assinado pela Abap- Rio, ABP, Fenapro, Sindicato dos Publicitários, Abracomp e ABM.
A festa teve o patrocínio da SmithKline Beecham, Black & White, BR Petrobras e Net-Rio. E um importante apoio do Rock In Rio Café, que recebeu, como convidados especiais, nada menos que 286 publicitários cariocas para uma divertidíssima esticada na qual houve quem ficasse dançando até 4 horas da manhã.

Valdir Siqueira, Mário Divo e Thomaz Naves José Guilherme Vereza, Lúcia Leme e V&S
 Durante o coquetel, Valdir Siqueira, presidente da Fenapro e da V&S, Mário Divo, secretário de comunicação do Governo Federal, Thomaz Naves, da Rede Shopping, e sua mulher.
 José Guilherme Vereza, diretor de criação da V&S, com sua equipe e clientes recebem seus prêmios da colunista Lúcia Leme.
Rodolfo Jimenez e Jomar Pereira da Silva Gustavo Bastos e GR.3
 Rodolfo Jimenez, diretor de marketing da Coca-Cola, recebe de Jomar Pereira da Silva o título de Anunciante do Ano conquistado pela empresa.
 A vez da GR.3 subir ao palco para receber seus prêmios.
Marcello Giannini Marcos Silveira, Paulo Brandão, Sérgio de Paula, Tico Moraes
 Marcelo Giannini, ao receber o diploma de Profissional do Ano, chamou toda a sua equipe de criação para compartilhar da homenagem.
 Sérgio de Paula começa a servir o champanhe que comemorou o Prêmio Rogerio Steinberg, recebido por ele, Marcos Silveira, Tico Morais, Marcelo Giannini, Silvio Matos e Paulo Brandão.

Armando Strozenberg, André Pedroso, Célia Menezes Johnny Ferrarim, Adonis Alonso, Gustavo Tirre, João Santos
 André Pedroso, supervisor de criação da Contemporânea, falou em nome da agência, a segunda mais premiada no Colunistas-Rio.


Clientes e profissionais da Publicis Norton mostram orgulhosos os diplomas que receberam do Colunistas-Rio. 
José Padilha e Marcio Ehrlich Adonis Alonso, Luis Vieira e Ana Laet
 José Padilha, diretor de marketing do Globo, representa João Roberto Marinho, Publicitário do Ano, recebendo o diploma das mãos de Marcio Ehrlich.
 Luís Vieira e Ana Laet, da Standard, curtem os diplomas conquistados pela agência e entregues por Adonis Alonso.
Anthony Talbot, Marcos Silveira, Carlos Sigelman e Doctor
 Marcos Silveira, compenetrado, discursa ao receber, junto com seus sócios da Doctor Anthony Talbot e Sérgio de Paula, assistidos pelos clientes, a título de Agência do Ano.
 Os prêmios da D+W foram recebidos por Marcelo Gorodicht, que levou ao palco clientes e criadores da agência.

Eduardo Domingues e Caio
 A performance da Doctor, agência do ano: uma ambulância com a marca da agência, trouxe para a festa "enfermeiras" que distribuíram brindes durante o coquetel.
Eduardo Domingues aproveita a subida ao palco de sua agência Caio para homenagear sua funcionária Laila e seu cliente Xerox, representado por Carlos Salles, que acompanham a Caio desde a sua fundação, há 25 anos. 

As fotos a seguir, também da festa do Colunistas Rio 1997, não foram publicadas na edição impressa da Janela Publicitária.

 DPZ
Casa da Criação  
 Artplan
 Agência da Casa

 Productofinal
 McCann Erickson
 Liquidação Maluca
 Giovanni
 Zapt
 Unità

 Staff/CP&F
 Salles DMB&B
 
 


Edição Mensal Especial – Suplemento do Monitor Mercantil


Rio de Janeiro, 06 de junho de 1997
Diretor-Presidente: Acurcio Rodrigues de Oliveira
Diretor de Redação: Marcos Costa de Oliveira
Editor: Marcio Ehrlich
Reportagem: Rosania Padilha

Veja também as colunas publicadas na Edição Mensal Especial da Janela Publicitária de 06 de Junho de 1997:

Dinâmica - A gente faz isso e aquilo
Anúncio publicado na Janela Publicitária  

Espaço da Criação (CCRJ)

Espaço do Atendimento (GAP)

Espaço da Promoção (AMPRO-Associação de Marketing Promocional)

Espaço da Mídia (Grupo de Mídia do Rio de Janeiro)