Janela Publicitária    
 
  Publicada desde 15/07/1977.
Na Web desde 12/07/1996.
 

Janela Publicitária - Edição de 01/AGO/1997
Marcio Ehrlich

 

Janela Publicitária
Esta edição da Janela Publicitária foi publicada originalmente como Edição Mensal Especial no jornal Monitor Mercantil, em suplemento de quatro páginas standard.
O seu conteúdo foi escaneado e transcrito para ficar à disposição de consultas pela internet.

EDITORIAL
Quem disse que não dá?

Nem o fato de ter tido o meu carro arrombado, com tudo de dentro roubado, a menos de 10 metros da polícia durante a festa de abertura do Rio Cine Festival, me tirou a alegria de estar no Rio de Janeiro, vendo toda a agitação pela qual estão passando as entidades do mercado publicitário carioca.
Esta edição do Janelão é prova disso. O Grupo de Mídia, em sua coluna, fala do sucesso que tiveram com o seu evento "Onde está o Wally?" e já promete continuar com novas realizações. O Gap comemora o recorde batido no Centro Empresarial Rio pelo seu seminário ''Técnicas de Briefing", que merecia até ser repetido para que mais pessoas pudessem ouvir as interessantíssimas observações de Carlos Campana, Lula Vieira, Álvaro Esteves e Roberto Duailibi sobre o tema.
O Clube de Criação também está mostrando que não quer ficar atrás. Mal inaugurou uma exposição sobre o que criadores cariocas pensam do Rio, promete o seminário "Propaganda de A a Z" para o final de agosto e o lançamento de um CD com músicas criadas e produzidas exclusivamente pelos jinglistas cariocas em homenagem à cidade.
A Ampro-Rio entra junto com a Aba reforçando o seminário sobre Planejamento Promocional, pela primeira vez trazendo o assunto a nível tão estruturado nesta cidade.
E não são apenas os profissionais que estão se mexendo. A Abap-Rio mostra que está mais do que consolidada a sua luta para recolocar o mercado carioca no palco das decisões empresariais do setor. Sediou o encontro da direção nacional da entidade e já se prepara para ser a anfitriã do 3° Encontro Brasileiro de Agências de Publicidade, que há 8 anos não acontece no país.
Não há como não ser otimista.
Principalmente porque, por trás desta reviravolta, dessas conquistas das entidades, está se revelando o amadurecimento da nova geração de líderes do nosso setor, trazendo consigo uma consciência da importância da terceirização que as antigas lideranças em geral só lembravam-se de professar na hora de criticar os anunciantes que abriam house-agencies.
Vocês podem verificar: praticamente todos os últimos eventos promovidos pelas entidades cariocas foram realizados sem depender exclusivamente do tempo dos seus diretores, todos profissionais e empresários profundamente envolvidos com seus próprios negócios, estes sim a sua inevitável prioridade.
Profissionais de produção, empresas de eventos e assessorias de imprensa agora são chamados pelas entidades para levar os projetos adiante. Com a responsabilidade de colocá-los a público em tempo e com competência.
E, é claro, ganhando para isso.
Mas alguém tem dúvidas de que assim ganhamos todos do mercado?
Aposto com quem quiser: O Rio não vai parar mais de correr.


Marcio Ehrlich

Marketing Promocional vive momentos de glória no Brasil

Coincidência ou não, o mês de agosto está vendo acontecerem três importantes eventos da área de Marketing Promocional, um deles no Rio e os outros dois em São Paulo.
Aqui, dia 5 de agosto, no Rio Atlântica Hotel, a Associação Brasileira de Anunciantes - ABA e a Associação de Marketing Promocional - AMPRO promovem o seminário "Planejamento Promocional", já noticiado pela Janela, com um dia inteiro de palestras de nomes como Hugo Mattos Janeba (Elma Chip), Marcus Borges (Multinational), Bryan Cullen Vianna (Promo) e Marcio Pegado (Ipiranga). Para estes eventos, as inscrições estão abertas pelo telefone (011) 283-4588.

Free Shop Show mostra brindes e organização de mega eventos

Em São Paulo, o segmento de brindes, que chegou a faturar US$ 1 bilhão em 1995, aquece sua participação no mercado com a segunda edição, de 5 a 7 de agosto, no World Trade Center, do Free Shop Show, evento que reunirá os principais fabricantes e os profissionais de marketing das maiores empresas consumidoras dessa ferramenta. O encontro, promovido pela Forma - editora do pioneiro catálogo Free Shop de brindes e eventos -, aposta nas compras de final de ano, oferecendo descontos significativos a negócios fechados no local.
Uma das atrações do Free Shop Show é o I Encontro de Promoção e Marketing de Eventos que acontecerá no dia 6 de agosto, revelando as estratégias e ações desenvolvidas por profissionais na organização e produção de mega eventos. Promovido pela Editora Referência com o apoio do Clube dos Executivos de Marketing, o encontro conseguiu o patrocínio das canetas Sheaffer e Primetec e da DMV Promoções, pretendendo também medir o retorno de mídia e vendas para empresas que patrocinam mega eventos.
Participam do workshop nomes como Marcelo Murta (Rodeo Life) um dos responsáveis pela Feira Internacional do Peão de Boiadeiro em Barretos, Sérgio Molina, especialista em Promoções e Eventos para Shopping Centers - e José Víctor Oliva, empresário da noite paulistana e diretor presidente do Banco de Eventos, agência especializada em promoções diferenciadas para públicos dirigidos.
Na feira, estão previstos inúmeros lançamentos de brindes nacionais e importados. E também não faltam curiosidades, como banco térmico com recipiente para conservar bebidas geladas na praia, carimbos que dispensam o uso de almofadas, rádio viseira movido a energia solar.
O evento reuniu no ano passado mais de 800 empresas e cerca de 1500 profissionais de marketing e promoção de todo o setor. Quem quiser maiores informações deve entrar em contato com o telefone (011) 414-3933.

POPAI entra no Brasil com seminário sobre material de PDV

"O PDV no Marketing Mix", tradicional seminário internacional da ABA que vem sendo realizado desde 1991 com grande sucesso, este ano será promovido com o POPAI Brasil, sendo a primeira iniciativa em conjunto das duas entidades.
A ABA convidou o POPAI a dividir a responsabilidade do evento exatamente porque seu principal objetivo é o de debater todas as ações de marketing e comunicação que são feitas no ponto-de-venda, tanto por empresas industriais como de serviços e o próprio varejo.
O "PDV no Marketing Mix" acontecerá em 25 e 26 de agosto, no Hotel Meliá, em São Paulo, incluindo apresentações teóricas e práticas; mais uma feira com agências e fornecedores especializados. Serão 12 palestras e painéis, organizados em quatro sessões plenárias e oito paralelas. A área de exposição terá o dobro do tamanho do ano passado, com cerca de 40 estandes.
As sessões plenárias serão as seguintes:
''Tendências Internacionais do Varejo": Palestra de Michael Gade, presidente executivo da The Associates (empresa financeira da Ford com mais de US 40 bilhões de ativos) e consultor de organizações como Wal Mart, Procter & Gamble, Sears e Disney, entre outras. Gade vai traçar um panorama das profundas mudanças que estão ocorrendo em todas as área e gêneros de varejo ao redor do mundo e seus reflexo no marketing das empresas.
"Comportamento do consumidor no PDV": Apresentado por Ricardo Corte Real será um vídeo gravado em diversos pontos-de-venda de São Paulo com entrevistas com consumidores sobre suas opiniões e comportamento nas lojas.
"Expansão do Ponto de Venda", painel apresentado por executivos de grandes empresas com casos práticos – e de sucesso - de programas de expansão do ponto de venda. Moderado por Rafael Sampaio a sessão terá a participação da Coca-Cola (vending Machine). Editora Ática (megastore) Pão de Açúcar (home delivery), Unibanco (Banco I), e Philip Morris/Kraft (Mix Max).
"Tendências do comportamento do Consumidor": Maurício Kubrusly fará uma análise sobre os novos comportamentos, atitude e valores dos consumidores brasileiros e seus possíveis reflexos nos padrões e hábitos de consumo.
No caso das palestras e painéis paralelos, haverá divisão entre Produtos e Serviços, de forma a atender especificamente aos interessados dessas duas áreas de atividades.
Em Produtos será feita uma apresentação sobre o POPAI ­ com seu perfil, estudos e premiações - por Dick Blatt, presidente da entidade americana; uma palestra sobre o conceito e prática da gerência de categoria; e um painel sobre como envolver e motivar o varejo.
Na área de Serviços, será feita uma palestra sobre a consolidação das ferramentas de comunicação de marketing e dois painéis: um sobre programas de televendas e outro sobre design.
Além disso, em ambas as áreas haverá a apresentação de cases premiados em duas competições nacionais e internacionais dos setores de promoção e merchandising: o Pro Awards e o Festival Brasileiro de Promoção, Embalagem e Design.
O 5° "PDV no Marketing Mix" marcará, também, a oficialização do POPAI Brasil, com a presença de seus sócios fundadores e dirigentes.
As inscrições para o evento custam R$ 450 para sócios da ABA, POPAI e AMPRO e R$ 650 para os demais interessados. Maiores informações podem ser obtidas pelo 0800-124588 ou (011) 283-4588.

Entra no ar o comercial da Mr. Magoo com locações em Roma e Florença.

Jean "JB" Benoit Crépon Sérgio Cardoso
Jean Benoit sobe na grua para filmar a réplica do David na Piazza della Signoria, em Firenze.
Sérgio Cardoso comanda a produção na Mr. Magoo.

Durante o último festival de Cannes, o diretor da produtora Mr. Magoo, Sérgio Cardoso, sorria de orelha a orelha (apesar de posar a sério para a foto), comemorando os términos de uma filmagem que ele contava ter realizado - sem entrar em detalhes sobre o quê - na vizinha Itália.
Nas últimas semanas o mistério foi revelado com a entrada no ar do comercial criado pela Contemporânea para o lançamento do empreendimento Cittá America, da Agenco, intitulado "Monumentos".
Nele, ao som de Volare, tomadas da Via Venetto, Coliseu, Capela Sistina, Ponte Vecchio e da Fontana de Trevi aparecem na tela com frases que comparam a grandiosidade dos monumentos italianos ao Cittá America, para o locutor dizer que "É mais do que um empreendimento imobiliário, é um monumento imobiliário".
Para não usar imagens de arquivo a Mr. Magoo montou um staff na Europa tanto na área de produção como na área técnica, vencendo a concorrência feita pela Contemporânea inclusive com produtoras de São Paulo. Todas as filmagens - com direção e fotografia de Jean Benoit, -- o "JB" - levaram apenas 6 dias, para produzir o comercial que, na sua versão de lançamento, teve 60 segundos. Claro que nem tudo foi fácil. O governo italiano só permitiu, por exemplo, que a equipe da Mr. Magoo, incluindo transporte e equipamentos, ocupasse a área exígua de 10 metros quadrados em cada locação filmada. Na Fontana de Trevi o guarda do monumento ficou durante todo o tempo de filmagem vigiando para que a equipe não ultrapassasse a metragem permitida.
Mesmo depois que José Alvarenga deixou a sociedade na Mr. Magoo, Sérgio Cardoso não parou de ter trabalho na produtora. Neste último ano, ele contabiliza filmes para a Thompson, a McCann, a Salles e a Staff/CP&F, além deste para a Contemporânea. No momento, a Magoo está começando a produzir, para a Salles/DMB&B, o filme de lançamento de um shopping Center.

N.R. (2015): A campanha foi criada pelo redator João Bosco Franco e pelo diretor de arte Jorge Falsfein. João Bosco fez o seguinte comentário sobre ela: "A campanha ganhou todos os prêmios e dois especiais: o elogio do então prefeito do Rio, Luiz Paulo Conde, e um aperto de mãos da Sophia Loren, no lançamento aqui. O Sérgio Goldberg, da Agenco, foi um dos clientes que eu conheci que mais vibrava com boa propaganda".

Quatro/A fecha DM&A e sai de telemarketing

Alexandre Accioly Rocha, presidente do Grupo Quatro/A, está comunicando que, depois de passar por um processo de reengenharia interna, o grupo decidiu centrar todo o seu foco de negócios em telemarketing - no qual ele atua com a própria Quatro/A - e database marketing ­ através da empresa Datamidia. Nestas áreas, diz Accioly, "temos vocação, experiência e histórico de liderança".
Com isso, o grupo resolveu encerrar as atividades da DM&A Comunicação Direta, que há um ano e meio atuava em marketing direto. Segundo o diretor da Quatro/A, os dois diretores da DM&A, Flávio Salles e Henrique Leal, estarão se juntando em uma nova empresa do setor, independente do grupo.

Conquista de clientes paulistas leva GR.3 a abrir em São Paulo

Gustavo Bastos e GR.3
Gustavo Bastos vê a sua GR.3 subindo no mercado brasileiro 

A GR.3 Propaganda está se expandindo para São Paulo. "A expansão é decorrência natural da GR.3 se tomar uma agência nacional", diz Gustavo Bastos, dono da agência. Ele atribui a algumas contas adquiridas mais recentemente a viabilização do projeto da GR.3 de se instalar também em São Paulo.
São elas: Creditec-auto (financiamento inteligente para carro, que só existe em São Paulo); a trading de importação Yellow River; os óleos lubrificantes e aditivos em geral STP; e a Fibrocrac, que não é paulista, mas tem penetração na capital e no interior do estado. Abrir uma filial em São Paulo, segundo Gustavo, não muda muito o funcionamento do setor de criação, que trabalhará para todos os clientes, independente do local onde esteja sediado.
Mesmo antes de abrir o escritório, a GR.3 já está tendo retorno desde que começou a implantar na empresa o conceito de agência nacional. A GR.3, na verdade, já vem trabalhando com clientes disseminados pelo país, como o Instituto Brasileiro de Petróleo, Yves Saint-Laurent e Moinhos Vera Cruz, de Minas Gerais.
"Em um ano, o escritório de São Paulo será responsável por 20% do faturamento da agência", avalia Bastos, para quem, em dois anos, a GR.3 terá o investimento de R$ 1,200 milhão totalmente remunerado. "Os clientes novos vão agregar ao faturamento da agência R$ 2,800 milhões", contabiliza Bastos.
Apesar de a GR 3 ter grandes ambições, como se tornar a primeira no Rio de Janeiro - hoje ela está entre as quatro maiores -, pautará seu crescimento pela aceitação do mercado, mas sobretudo com independência. De acordo com Gustavo Bastos, a agência já tentou fusões e parcerias que não deram certo. "A independência é a mãe da personalidade", finaliza.

MTV muda anúncio com cão amarrado por protesto da Suipa

MTV Video Awards - Cachorro Amarrado 1997A Sociedade União Internacional Protetora dos Animais ­ SUIPA não gostou do anúncio veiculado pela MTV no último dia 23 de julho para anunciar sua premiação Vídeo Award, na qual um cachorro aparece com a boca amarrada (foto) e acusou a emissora de incitação a pratica de maus tratos aos animais.
A entidade se baseou nos textos de uma série de Decretos e Leis que condenam à prisão quem aplicar maus tratos aos animais.
A presidente da Suipa, Izabel Cristina Nascimento, chegou a apelar para o Conar, lembrando que o Código De Auto-Regulamentação proíbe anúncios que contenham informações que possam induzir a atividades criminosas ou ilegais ou que pareça favorecer, enaltecer ou estimular tais atividades.
O protesto acabou dando resultado. A MTV reveiculou o anúncio com um adendo de que a imagem não passava de fotomontagem e nenhum animal foi maltratado durante a sua produção.

Grupo Década se expande com empresa de telemarketing

Pedro Nonato
Pedro Nonato acredita que telemarketing tem enorme potencial 

A nova empresa de telemarketing New Progress, que iniciou suas atividades há cerca de um mês, veio para complementar um conjunto de empresas que prestam ampla assessoria a seus clientes na área de comunicação social. São elas: Década Propaganda, Década Comunicação Social e Y de Logon. A New Progress já nasce com clientes do porte do Citibank e da Editora Bloch e traz como diferencial uma visão inovadora do telemarketing, calcada no estudo completo da área de marketing da empresa contratante.
"Oferecemos a nossos clientes, além dos serviços de telemarketing ativo e receptivo, um estudo da área de comunicação e o Relatório Gerencial de Marketing, que irá proporcionar tomadas de decisão muito mais precisas", explica Carlos Alecrim, diretor de Planejamento e Mercado da New Progress.
A empresa utiliza modernos recursos de informática e tem uma plataforma instalada com 30 pontos de atendimento, estando, desta forma, preparada para operar o telemarketing ativo ou receptivo de até 240 mil ligações por mês. Sua capacidade de atendimento pode ainda ser ampliada para 100 pontos, o que representará até 800 mil ligações mensais, colocando a New Progress entre as maiores na área de telemarketing.
Instalada num espaço de 540m² e com 52 funcionários, a New Progress contou com um investimento de R$ 600 mil, entre equipamentos e capital de giro, que vão se remunerar a partir de novembro próximo. "Até o final do ano, temos um plano de investir mais R$ 1 milhão", diz um dos donos da New Progress e diretor de Planejamento da Década Propaganda, Pedro Nonato, para quem o sucesso do telemarketing baseia-se no material humano treinado, conhecimento em marketing direto e tecnologia.

MKTMIX MKTMIX

• PARABÉNS PRA VOCÊ - A Janela se abre para comemorar os próximos aniversários do mercado: Dia 01: Aroldo Araujo (presidente da Aroldo Araujo), Carlos Alberto Vizeu (diretor da Teletape), Dil Thomé, Marina Rodrigues (diretora de arte da Doctor); Dia 03: David Luís Almiron (diretor de atendimento da Eco); Dia 04: Eduardo Cunha (diretor da Década), Gilberto Garcia (gerente de mídia da Contemporânea), Marcos Pedrosa (redator da V&S); Dia 06: José Antônio Leão Ramos (VP da Leão Ramos), Mauro Salles; Dia 07: Cristina Bueno (supervisora de mídia da Norton), Jonas Suassuna (presidente da Zapt e da Abap-Rio), Silvia Dias de Souza (colunista publicitaria de Curitiba).

Monitor recebe prêmio e inicia campanha

O diretor de redação Marcos Oliveira (quarto à direita), recebeu o prêmio pelo Monitor Mercantil. 

A informação rápida, precisa e constante é o principal elemento para quem trabalha no mercado de capitais. Essa é a principal arma do MONITOR MERCANTIL, que mereceu dos analistas de mercado de capitais o prêmio Imprensa e Comunicação 1996. Concedido pela Abamec-Rio (Associação Brasileira dos Analistas de Mercado de Capitais), a premiação é um reconhecimento da atuação do MONITOR junto ao mercado.
A partir desse prêmio o MONITOR está desenvolvendo uma campanha, criada pela Aroldo Araujo, que estará na rádio e televisão a partir do próximo mês. A promoção já começou no próprio jornal, que publica na primeira página um selo marcando a premiação. Em cima da campanha, o jornal pretende aumentar o número de assinantes, não só no mercado de capitais, mas também em outros segmentos da economia.

 


Edição Mensal Especial – Suplemento do Monitor Mercantil


Rio de Janeiro, 01 de agosto de 1997
Diretor-Presidente: Acurcio Rodrigues de Oliveira
Diretor de Redação: Marcos Costa de Oliveira
Editor: Marcio Ehrlich
Reportagem: Rosania Padilha

Veja também as colunas publicadas na Edição Mensal Especial da Janela Publicitária de 01 de Agosto de 1997:

Dinâmica - A gente faz isso e aquilo
Anúncio publicado na Janela Publicitária  

Espaço da Criação (CCRJ)

Espaço do Atendimento (GAP)

Espaço da Promoção (AMPRO-Associação de Marketing Promocional)

Espaço da Mídia (Grupo de Mídia do Rio de Janeiro)