Janela Publicitária    
 
  Publicada desde 15/07/1977.
Na Web desde 12/07/1996.
 

Janela Publicitária - Edição de 06/SET/1997
Marcio Ehrlich

 

Janela Publicitária
Esta edição da Janela Publicitária foi publicada originalmente como Edição Mensal Especial no jornal Monitor Mercantil, em suplemento de quatro páginas standard.
O seu conteúdo foi escaneado e transcrito para ficar à disposição de consultas pela internet.

ABA promove Seminário sobre Marketing de Serviços

Pela primeira vez, a ABA estará realizando um seminário inteiramente dedicado ao marketing de serviços, com sua habitual ênfase nos processos e ferramentas de comunicação. O objetivo é apresentar teorias e cases práticos nas áreas de serviços em geral e financeiros, comércio, entretenimento, transportes, business-to-business e, também, de produtos onde o fator serviço é fundamental para seu sucesso.
Dentre os palestrantes internacionais teremos a presença de Aidan O'Driscoll, da Universidade de Dublin; Bill Berenson, diretor para a América Latina da Landor Associates; e Tereza Poggenpohl, diretora mundial de marketing e comunicação da Andersen Consulting.
Serão apresentados também cases nacionais como as campanhas de comunicação do Credicard e Itaú Seguros; os patrocínios e eventos da Shell, Excel e Xerox; e posicionamento e reposicionamento da W/Brasil e Grupo Pão de Açúcar.
Entre os temas das palestras e painéis previstos estão "Contribuição da Comunicação para o Sucesso no Setor de Serviços Financeiros", "Funções do Design no Marketing e Branding de Serviços",
"Estratégias e Táticas de Conquista da Liderança Mundial", "Gestão de RH Como Base de Sustentação do Marketing e da operação de serviços", "Função dos Eventos e Patrocínios nas Estratégias e Táticas de Marketing e Branding de Serviços" e "Posicionamento e Reposicionamento vitoriosos no Setor de Serviços".
O seminário será realizado nos dias 29 e 30 de setembro, no auditório da Gazeta Mercantil, ao custo de R$ 500 para sócios da ABA e R$ 700 para os demais interessados. Maiores informações ligar para (011) 283-4588.

EDITORIAL

Tudo como sempre

Garanto a vocês que não é por causa de idade. Mas não consigo deixar de ficar cansado quando ouço comentários alarmistas por conta de uma ou outra agência fechar as portas ou ser absorvida por empresas maiores.
Há 20 anos que esta Janela Publicitária presencia acontecimentos semelhantes, sem que isso venha a ter qualquer significância maior do que as marolas naturais de uma economia em constante processo de ajuste.
Posso estar exagerando, mas nos últimos 30 anos acho que não se contam nos dedos das mãos as agências que não mudaram de nome no Brasil, como reflexo de compras, vendas ou fusões. No Rio, talvez só a J. Walter Thompson, a McCann Erickson, a DPZ e a Aroldo Araujo.
E convenhamos: a DM9 vender parte de suas ações à DDB foi por acaso motivo de alarme? Alguém computou o fato como sinal de início de declínio do mercado paulista?
Preocupante é não se ver com naturalidade as negociações entre empresas. Até admito que elas gerem sequelas bastante desagradáveis, como cortes de pessoal. Mas do ponto de vista empresarial, saber se juntar a forças maiores é até demonstração de maturidade. É indicação de que o publicitário superou seu ego, abriu mão do título de presidente da sua empresa - muitas vezes até de ser o próprio nome da agência - e conseguiu mirar em direção do todo, onde o importante é a sua manutenção dentro de um negócio maior.
Não tenho a menor dúvida de que ainda este ano agências vão fechar, agências vão abrir. E outras grandes junções vão acontecer. Ano que vem também. E daqui a 20 anos.
Apesar de que, também lá, vai ter gente alarmada com isso.

 

ABP lança campanha do 19º Festival de Propaganda

O 19° Festival Brasileiro de Propaganda, que será realizado de 6 a 8 de outubro, no Hotel Intercontinental Rio, deve obter 2500 inscrições com peças de agências de todo país, batendo novamente o recorde de adesões deste concurso. Essa é a previsão de Roberto Bahiense, presidente da Associação Brasileira de Propaganda - ABP, ao apresentar esta quinta-feira à imprensa a campanha de lançamento do evento, que será veiculada gratuitamente por alguns jornais e pelo SBT, há anos apoiador do evento.
Além das principais agências do Rio de Janeiro e São Paulo, a ABP conta que participem do Festival, este ano, agências das praças de Florianópolis, Porto Alegre, Curitiba, Belo Horizonte, Goiânia, Salvador Recife e Belém. Ano passado foram inscritas 600 peças de outros estados e esse ano espera-se 750 inscrições.
A campanha foi criada pela Cult Comunicação e traz como ilustração 4 radiografias de uma cabeça humana tendo, nas 3 primeiras, um pepino, um parafuso e minhocas. A última radiografia traz uma lâmpada, que é a marca do Festival e que simboliza a ideia criativa. O filme, de 30 segundos, começa a ser veiculado a partir da próxima semana.
O 19° Festival Brasileiro de Propaganda contará com a participação de 40 jurados para avaliar e premiar peças de mídia impressa (anúncio e outdoor), spots de rádio e filmes/VT's veiculados na temporada de 96/97.
A entidade procurou compor o júri de forma equilibrada buscando profissionais conceituados no mercado como Fábio Fernandes (F/Nazca), Alexandre Gama (Young & Rubicam), Ana Carmen Longobardi (Talent) e Lula Vieira (V&S), entre outros. O investimento do evento será de R$ 250 mil. O Festival concederá Lâmpadas de Ouro e de Prata para as 21 categorias de produtos, além de premiar a melhor agência e produtora.

Sistema para micros PC faz plano de marketing

A software-house portuguesa Razão Final, em parceria com a americana Business Resource, acaba de lançar um sistema chamado "Business Insight" destinado à analise estratégica das empresas baseado em 35 obras dos mais conceituados gurus da gestão moderna, entre os quais Michael Porter e Philip Kotler.
A análise é feita com base em cerca de 350 questões feitas ao usuário, em que este define a sua empresa em relação aos ambientes interno e externo, em seções identificadas como "Informação da Empresa", "Definição de Mercado", "Marketing e Vendas", "Concorrência", "Produção", "Fornecedores" e "Indicadores Financeiros".
Introduzidos os dados que dizem respeito à atividade da empresa, o sistema encarrega-se de "fabricar" cerca de 200 fatores, que irão servir para avaliar a estratégia da empresa e que servirão de suporte a todos os relatórios gerados.
Além de fornecer um relatório com cerca de 30 a 40 páginas (dependendo do grau de detalhamento com que foram introduzidos os dados de informação), escrito em inglês que a Razão Final garante que é de fácil compreensão, o sistema também pode emitir um plano de marketing. De acordo com Miguel Reynolds, diretor da Razão Final, que esteve no Brasil para apresentar seu produto em palestras para executivos de marketing, existem também opções no sistema onde podem ser avaliados os pontos críticos e pontos fortes da empresa, com a produção impressa de comentários, críticas e sugestões para a orientar sobre estratégia sugerida. O sistema, garante Miguel, chega ainda a denunciar possíveis conflitos de informação.
Outra curiosidade do Business Insight é permitir também, através da alteração de algumas variáveis, fazer a simulação de vários cenários, podendo-se fazer a comparação e avaliar os resultados.
O Business Insight existe em duas versões, uma para o mercado de produtos e outra para serviços. Ele funciona em ambiente Windows e MS-Dos. Para conseguir mais informações sobre o sistema, a Razão Final mantém na Internet o seu site no endereço https://www.teleman.pt/razaofinal.

Swedish Match lança promoção ligando Fiat Lux a regata

Em homenagem à Regata Whitbread, a Swedish Match do Brasil - fabricante dos fósforos Fiat Lux - está lançando a promoção Esporte & Arte. O consumidor terá a oportunidade de concorrer a noventa obras de arte assinadas pelo artista plástico Otto Dumovich. Esculpidas em bronze, com 17 cm de altura e 15 cm de largura, as peças são inspiradas no Veleiro Swedish Match que participará da Regata Volta ao Mundo Whitbread 97/98.
Otto Dumovich é autor das esculturas dos Mestres do Jazz, que já estiveram expostas no Museu da República e durante o último Free Jazz Festival, e hoje podem ser vistas em galerias de shoppings cariocas. O monumento em bronze de Pixinguinha, exposto no Rio de Janeiro, também é de sua autoria.
Para participar do sorteio, o consumidor deve comprar a embalagem com 2 caixas do Fósforo Cozinha Fiat Lux, obtendo, assim, o cupom promocional. A segunda etapa é responder corretamente à pergunta "Qual o nome do veleiro de seu fabricante de Fósforos Cozinha Fiat Lux?", preencher o cupom e enviá-lo para o endereço indicado.
Noventa esculturas, trinta por mês, serão sorteadas na sede da empresa no Rio de Janeiro. Os sorteios serão realizados nos dias 10/10, 10/11 e 10/12. As peças serão enviadas pelo correio no prazo de até 45 dias após a data do sorteio.
O Grupo Swedish Match ­ de origem sueca - é o maior fabricante mundial de fósforos e o terceiro maior produtor de isqueiros descartáveis, com atuação relevante também na indústria de fumo. No Brasil, a Swedish Match lidera o mercado de fósforos com as marcas Fiat Lux, Olho, Pinheiro e Beija Flor e produz os isqueiros Cricket.

Forbes lidera tecnologia entre revistas econômicas

A revista Forbes publicou 74,6% a mais de páginas de matérias sobre tecnologia que a revista Fortune no primeiro semestre deste ano, e 12,3% a mais que a Business Week, segundo relatório que a revista Hall's Magazine realiza tradicionalmente sobre o tema. Foram nada menos que 436,3 páginas publicadas na Forbes, contra 388,5 da Business Week e 249,9 da Fortune. Ainda de acordo com o levantamento da Hall's, a Forbes é a publicação de economia que percentualmente mais espaço dá à tecnologia. Foram 23% das 1.898 páginas totais do primeiro semestre. Enquanto isso, Business Week não passou de 17,9% e a Fortune 19,4%.

Anunciantes e agências relaxam no happy-hour do CEM-RJ

Foi concorridíssimo o happy­hour promovido no Mostarda pelo Clube dos Executivos de Marketing do Rio de Janeiro na última quarta-feira (desta vez com o apoio da TVA), mostrando que o mercado carioca cada vez deixa menos a dever a São Paulo em relação aos encontros profissionais, tanto os de caráter técnico como os sociais.
Estes eventos acabam criando excelentes oportunidades de geração de negócios e troca de ideias sobre o mercado, que sem dúvida sai fortalecido. Aqui estão alguns flagrantes do happy­hour do Clube:
Miguel Barros (diretor da Chris Colombo, Anaíse Boechat (gerente de marketing do Jornal do Brasil), e Paulo Dompieri (diretor de marketing da Xerox), confraternizam com o anfitrião, Thomaz Newton (vice-presidente do clube e diretor da DMV/RSC).
Leonardo Brunet (Brunet & Associados) com Sérgio Pessoa (gerente comercial do Rio Sul Shopping Center).
Comemorando o encontro, Sérgio Silva (diretor executivo da Contemporânea), Edson Mauro (diretor da Klefer), Reginaldo Dória (diretor comercial do SBT-Rio) e Marcelo Carvalho (gerente de marketing do Rio Sul Linhas aéreas).

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•PARABÉNS PRA VOCÊ - A Janela se abre para comemorar os próximos aniversários do mercado: Dia 05: Célia Botelho (Diretora da Set); Dia 07: Cid Pacheco, Dílson Fernandes (Ex-Diretor de Mídia da Zapt) , Paulo Rolf (Diretor Presidente da Ronson), Reginaldo Bessa (Jinglista); Dia 08: Alessandra Sadock (Diretora de Arte da GR.3), Toni Lourenço (Diretor de Criação da Zapt), Zaldinir Zanatta (Diretor Geral da Zanatta); Dia 09: Edilson Leitão (Diretor de Contas da V&S); Dia 11: Carlos Campana (Diretor de Atendimento da Caio), José Monserrat Filho.
• NOVAS CONTAS - A Década acaba de ganhar mais duas contas: Artaco e Camb. A Artaco é uma importadora de comestíveis, que terá ainda este mês na mídia uma campanha publicitária lançando o azeite português "Borboleta" com anúncios de revistas, material promocional e de PDV e ainda filme produzido pela Tec Cine e com direção de Ronaldo Uzeda. Para a Camb-Construções e Incorporações a agência está desenvolvendo a campanha para o lançamento do condomínio Hípico Residencial Piabanha em Três Rios e também para o Camboinhas Beach Mall, um shopping localizado na região oceânica de Niterói.
• NOVAS DO GUTO - O diretor da Productofinal, Guto Costa, lança seu livro "Poesias Incompletas" no próximo dia 24. Enquanto isso, sua agência comemora a conquistas das contas da revenda VW Automagé, da Francisco Alves Editora, da Móveis Country e de novos produtos dos Laboratórios Daudt.
Flavia Amaral
 Flávia Amaral
• MOVIMENTO ASSOCIATIVO - A Abap-Rio está ganhando dois novos associados. A Década e a Staff/CP&F assinam na próxima semana suas fichas de inscrição na entidade.
• ELA É CARIOCA - A Cult ganhou a concorrência para atender a conta do Carioca Shopping. A agência já está preparando as campanhas de mídia impressa e marketing direto para o lançamento nacional do empreendimento.
• NAVEGANDO NO LITORAL - A Rede Litoral de Rádio resolveu este ano apresentar seu projeto de promoção e mídia para a Região dos Lagos e litoral norte do estado do Rio de Janeiro, para o Verão de 98, para as agências de propaganda, clientes e imprensa via Internet. Para conhecer o Verão Litoral e também as emissoras que compõem a Rede Litoral de Rádio, acesse o endereço https://www.rol.com.br/hp/litoral/verao.htm
• GIGANTOGRAFIA - A Xerox e a 3M estão convidando para o coquetel de lançamento da parceria entre as duas empresas no segmento de impressão digital em grandes formatos. Será dia 9 de setembro, às 18:30h na matriz da Xerox (Av. Rodrigues Alves, 261), quando também será apresentada a palestra "Oportunidades de Negócio Scotchprint: Novos Meios de Publicidade, Comunicação Audiovisual e Decoração Comercial sob Demanda". Para mais informações, o telefone é (021) 519-1155.
• PROFISSIONAIS DA DÉCADA - E a Década também está com várias novas contratações. No atendimento entrou Flávia Amaral (ex-IBM e ex-V&S, na foto), que estava ultimamente na área comercial do CRio, jornal do CCRJ. Na criação o novo nome é o diretor de arte Henrique "Guga" Oliveira, vindo do Departamento de Marketing da Golden Cross. E na Década Comunicação Social, o setor de Assessoria de Imprensa da agência, foram contratados os profissionais de comunicação Dafne Grozovsky e Rafael Garcez.

 


Edição Mensal Especial – Suplemento do Monitor Mercantil


Rio de Janeiro, 6, 7 e 8 de setembro de 1997
Diretor-Presidente: Acurcio Rodrigues de Oliveira
Diretor de Redação: Marcos Costa de Oliveira
Editor: Marcio Ehrlich
Reportagem: Rosania Padilha

Veja também as colunas publicadas na Edição Mensal Especial da Janela Publicitária de 06 de Setembro de 1997:

Dinâmica - A gente faz isso e aquilo
Anúncio publicado na Janela Publicitária  

Espaço da Criação (CCRJ)

Espaço do Atendimento (GAP)

Espaço da Promoção (AMPRO-Associação de Marketing Promocional)

Espaço da Mídia (Grupo de Mídia do Rio de Janeiro)