Janela Publicitária    
 
  Publicada desde 15/07/1977.
Na Web desde 12/07/1996.
 

Janela Publicitária - Edição de 12/DEZ/1997 - Espaço da Promoção
AMPRO-Associação de Marketing Promocional

 

Esta coluna era integrante da Edição Mensal Especial da Janela Publicitária, publicada no jornal Monitor Mercantil.
O seu conteúdo foi escaneado e transcrito para ficar à disposição de consultas pela internet.

É hora de fortalecer a categoria

Final de tarde numa rua movimentada da Zona Sul, um companheiro de diretoria da Ampro/Rio procurava se desligar do stress provocado pelo engarrafamento ouvindo os acordes suaves da bela música de uma fita que acabara de comprar.
O trânsito fluía lentamente e, ao parar no sinal, uma imagem familiar lhe chamou a atenção. Fixou o olhar e se surpreendeu com a constatação: o cartaz exposto na frente da loja era criação sua, sem tirar nem pôr. Com um triste detalhe: a peça estava sendo usada sem a sua autorização.
Em outras palavras: o "cliente" que lhe encomendara o trabalho, mas que não dera nenhuma notícia se aprovara ou não a ideia, havia se apossado da criação, usando-a sem o menor escrúpulo. Um caso típico de apropriação indébita, de desrespeito profissional.
Fatos como esse costumam acontecer em nosso dia-a-dia e, muitas vezes, o autor da ideia não sabe como e a quem recorrer para reclamar seus direitos.
Consciente dessa realidade de mercado, e disposta a enfrentar o problema, incluí a criação de um Banco de Ideias na minha proposta de trabalho à frente da Ampro/Rio, com o objetivo de montar um arquivo de projetos que fosse capaz de dirimir quaisquer dúvidas em relação aos seus verdadeiros autores.
Não é novidade para ninguém a importância de uma entidade na defesa dos interesses e das reivindicações de uma categoria. E, à medida que essa entidade é prestigiada com a adesão de um número crescente de profissionais sérios e respeitados, mais forte ela se toma, mais significativa e valorosa é a sua participação no mercado.
Desta maneira, quero aproveitar esse "Espaço da Promoção" para conclamar profissionais e empresas do setor a se filiarem à Ampro/Rio, para que, em conjunto, no debate e na troca de ideias, possamos fortalecer o marketing promocional, uma atividade que tem conquistado o merecido status, pelo talento e seriedade de quem faz acontecer e escreve sua história, mas que ainda precisa se impor mais, para evitar casos como o que relatei no início desta nossa conversa.
A Ampro/Rio já conta com uma assessoria jurídica, Banco de Ideias e, a partir de agora, quem se associar, ganhará uma assinatura grátis, por seis meses, da revista "Promoções e Eventos".
Este é o momento de você se juntar a nós. A filiação - e outras informações - pode ser feita com Ana Paula, através do telefone 551-5175.

Maria Helena Araujo
Presidente da Ampro/Rio