Janela Publicitária    
 
  Publicada desde 15/07/1977.
Na Web desde 12/07/1996.
 

Janela Publicitária - Edição de 20/FEV/1998
Marcio Ehrlich

 

Esta edição da Janela Publicitária foi publicada originalmente no jornal Monitor Mercantil.
O seu conteúdo foi escaneado e transcrito para ficar à disposição de consultas pela internet.

Doctor vence a concorrência pela conta do Banco Boavista

O Banco Boavista escolheu a Doctor para ser a sua nova agência de propaganda, gerenciando a verba de US$ 6 milhões que deverão ser investidos este ano para apresentar a nova imagem da instituição, que agora está ligada a investidores estrangeiros como o Grupo Espírito Santo, de Portugal.
O banco tem hoje 70 agências, mas já conta com autorização para abrir outras 100 nos próximos anos, o que aponta excelentes perspectivas como anunciante para o Rio de Janeiro.
Nos últimos anos, a conta do Boavista estava nas mãos da Contemporânea. Desta concorrência, além da própria Contemporânea e da Doctor, participaram as agências Artplan, Caio, J.W. Thompson, M1 e V&S.

Celso Japiassú abre mão da sociedade na Denison pelo comando da Norton

Depois de 35 anos na Denison-Rio, Celso Japiassú, seu presidente, decidiu mudar de desafio. A partir do final de março, ele assume o cargo de diretor geral do escritório carioca da Publicis-Norton, no lugar de Mário Castelar, que se transfere para a matriz da agência, em São Paulo.
Japiassú era sócio de Oriovaldo Loffler e Sérgio Ferreira, que assumiu a presidência da agência. A Denison­Rio, em 1997, faturou em torno de US$ 25 milhões, graças a clientes como Banco Central e Chocolates Garoto. Na Norton, a meta de Japiassú é retomar o crescimento da agência, cujos principais clientes são L’Oréal e Perrier/São Lourenço. A empresa perdeu espaço no mercado nos últimos meses, depois que deixou de atender clientes como Paes Mendonça e Sul América Seguros.

Tanko desiste do mercado carioca e vende equipamentos

A produtora J.B. Tanko, que nos anos 70 fez seu nome como produtora de documentários e ultimamente vinha operando no Rio como produtora de comerciais e finalizadora, vai encerrar as suas atividades, já que não conseguiu conquistar a parcela de mercado que seu diretor, Alexander Tanko, esperava.
A produtora Intervalo foi procurada por Tanko com a oferta de todos os seus equipamentos e estava estudando a proposta. Mas, segundo Mario Barreto, diretor da Intervalo, o interesse diminuiu esta semana, a partir da notícia que circulou de que a Casablanca estava adquirindo parte do equipamento para se instalar no Rio.

Jornal O Dia faz concorrência para área institucional e de produtos

Três contas do jornal O Dia - institucional, produto e capitalização -, que foram da V&S e nos últimos meses estavam com a GR3, entraram em concorrência. Além da própria GR3, estão participando a Artplan, a DPZ e a Fischer, Justus.
A GR3 continua atendendo as áreas de circulação e de comunicação ao mercado publicitário.

MKTMIX MKTMIX

* PARABÉNS PRA VOCÊ - A Janela se abre para comemorar os próximos aniversários do mercado:
Dia 20, sexta: Eduardo Souto Neto (Diretor da Souto), Paola Ballousier (Assistente de Direção);
Dia 22, domingo: Rogério Cavalcanti (Diretor de Arte), Viviano Caldas (Diretor de Atendimento da Propeg-CS);
Dia 23, segunda: Renato Jardim Moreira (ex-Shell);
Dia 24, terça: Delano D'Ávila (Diretor de Criação da JVA);
Dia 25, quarta: Priscila Franco (Coordenadora de Produção da Dinâmica e do Colunistas-Rio), Sérgio Cardoso (Diretor da Mr. Magoo);
Dia 27, sexta: Adonis Alonso (Editor do Propaganda e Marketing);
* CASA NOVA - Depois de receber diversas propostas, entre as quais para ser diretor de criação de uma agência carioca, Felipe Rodrigues - que deixou há duas semanas a sociedade e a direção de criação da Chris Colombo - acabou fechando esta semana com a Z+G Grey, onde assume logo depois do Carnaval. Felipe, redator de formação, fará dupla com o diretor de arte Marcelo Prista.
* QUEM PROCURA - Reginaldo Dória, o homem do SBT no Rio de Janeiro, está animado com as perspectivas da emissora no mercado carioca, agora que recebeu de São Paulo a incumbência de estruturar uma programação local. Reginaldo conta que já está estudando propostas de produtoras independentes de televisão.
* RENOVAÇÃO - Apesar de terem comparecido menos publicitários do que o evento merecia, foi reinaugurada com a maior dignidade a nova sede da ABP. Totalmente reformada, a ABP está se colocando à disposição dos grupos profissionais, como GAP, CCRJ e Grupo de Mídia para sediar as suas reuniões.
* INTERNACIONAL - Mariângela Luna, braço direito de Sérgio de Paula no Clube de Criação, ganhou licença prêmio e foi estagiar, por um mês, na FCB em Chicago.
* FEDERAÇÃO - Eduardo Domingues, diretor da Caio, é o novo vice-presidente da Fenapro ­ Federação Nacional das Agencias de Propaganda, cargo que terá mandato até 2001, enquanto fica na presidência Antônio Luiz de Freitas, da Master, de Curitiba.
* CARTAS- Correspondências para a Janela devem ser enviadas para a Praia de Botafogo, 340 grupo 210, CEP 22250-040, Rio - RJ. Ou para o e-mail ehrlich@pobox.com.