Janela Publicitária    
 
  Publicada desde 15/07/1977.
Na Web desde 12/07/1996.
 

Janela Publicitária - Edição de 17/ABR/1998
Marcio Ehrlich

 

Esso aumenta verba e muda slogan depois de 10 anos

Sai "Com você" e entra "Mais por menos" no slogan da Esso no Brasil, mostrando que a desregulamentação nas políticas de preços das distribuidoras de petróleo cada vez mais vai influenciar a comunicação das empresas do setor, enterrando de vez o conceito de commodities que por tantos anos a gasolina teve no Brasil.
A campanha de lançamento do novo conceito envolverá uma verba de US$ 15 milhões, que fazem parte dos novos investimentos da Esso em comunicação no Brasil, representando um crescimento de cerca de 40% em relação ao ano passado, segundo informou à imprensa esta semana o gerente de Marketing da Esso, Sérgio Lavarini. O objetivo é atingir o novo consumidor brasileiro, muito mais consciente do preço que paga por seus produtos e serviços.
A conta da petroleira- avaliada em US$ 200 milhões - é da McCann Erickson do Rio, que embutirá na publicidade a apresentação das lojas de conveniência da Esso: a já conhecida Stop & Shop e a nova Hungry Tiger.
A criação da campanha é de Paulo Castro, Lelo Nahas, Camila Bezerra e Renato Jardim, e a produção dos comerciais da Conspiração, com direção de Isabel Jaguaribe. Na imprensa, a veiculação começa este domingo, na revista Veja.
Eco garante a segunda vaga de Young Creatives no Rio A agência carioca Eco Mkt&Com, da publicitária Ana Tancredo, fechou esta semana com a Janela Publicitária e a Dinâmica Promoções, que estão cuidando da organização da promoção Young Creatives no Rio, o patrocínio de mais uma vaga para um jovem criativo carioca participar este ano do Festival de Cannes.
Responsável por contas como da cerveja Sol, da seguradora de saúde Address e da gravadora Emi/Odeon, a Eco ano passado foi matriz de um grande número dos trabalhos que o diretor de arte Guilherme Jahara apresentou em seu portfólio para ser escolhido como um dos Young Creatives cariocas de 1997. Este ano, no Colunistas-Rio, a Eco conquistou uma medalha de prata e duas de bronze.
Com a entrada da Eco na promoção, juntando-se à Giovanni, o Rio de Janeiro já garantiu contar com dois profissionais na delegação Young de 1998, mesmo número do ano passado. Nossa expectativa, porém, é que até o encerramento do concurso pelo menos mais uma vaga seja patrocinada por alguma empresa ou entidade da publicidade carioca.
As inscrições para promoção Young Creatives no Brasil encerram-se no próximo dia 27 de abril. As regras para participar estão em um link no site da Janela na internet, em http://web.cip.com.br/ehrlich/janela.htm. Mas as condições mínimas são o profissional ter menos de 29 anos, nunca ter ido ao Festival de Cannes e - o mais importante - impressionar bem o júri com o portifólio de seus trabalhos já veiculados.

Frauches deixa a GR.3 e conta da Ultralar pode sair.

Parceiro de Gustavo Bastos na GR.3 desde que a agência foi fundada como BR.3 há 6 anos, e responsável pela área de operações, Marcos Frauches está deixando a sociedade da empresa após divergências filosóficas incontornáveis, segundo explicou a esta coluna o próprio Bastos, mesmo garantindo - assim como garantiu Marcos - que a relação entre os dois não deixou de ser extremamente cordial.
A origem da questão, conta Gustavo, foi a queda do faturamento da conta da rede de varejo Ultralar, um dos clientes mais antigos da agência e que, em vários momentos, já representou a principal parcela dos negócios da GR.3. Diz Gustavo Bastos que nas últimas semanas tem tentado mudar as bases de sua negociação com o cliente, para manter o atendimento rentável, com o que Marcos Frauches não estaria concordando, como responsável pela conta dentro da agência.
Esta semana, circularam diferentes boatos sobre a conta da Ultralar, um deles garantindo que ela estaria saindo da GR.3 junto com Frauches para uma agência pequena e outro reportando a ida da conta para a Doctor. Até o fechamento da coluna, Gustavo informava que o destino da conta ainda não estava definido. Ele prometeu um comunicado oficial ao mercado para a próxima quarta-feira.

Eco garante a segunda vaga de Young Creatives no Rio

A agência carioca Eco Mkt&Com, da publicitária Ana Tancredo, fechou esta semana com a Janela Publicitária e a Dinâmica Promoções, que estão cuidando da organização da promoção Young Creatives no Rio, o patrocínio de mais uma vaga para um jovem criativo carioca participar este ano do Festival de Cannes.
Responsável por contas como da cerveja Sol, da seguradora de saúde Address e da gravadora Emi/Odeon, a Eco ano passado foi matriz de um grande número dos trabalhos que o diretor de arte Guilherme Jahara apresentou em seu portfólio para ser escolhido como um dos Young Creatives cariocas de 1997. Este ano, no Colunistas-Rio, a Eco conquistou uma medalha de prata e duas de bronze.
Com a entrada da Eco na promoção, juntando-se à Giovanni, o Rio de Janeiro já garantiu contar com dois profissionais na delegação Young de 1998, mesmo número do ano passado. Nossa expectativa, porém, é que até o encerramento do concurso pelo menos mais uma vaga seja patrocinada por alguma empresa ou entidade da publicidade carioca.
As inscrições para a promoção Young Creatives no Brasil encerram-se no próximo dia 27 de abril. As regras para participar estão em um link no site da Janela na Internet, em http://web.cip.com.br/ehrlich/janela.htm. Mas as condições mínimas são o profissional ter menos de 29 anos, nunca ter ido ao Festival de Cannes e -- o mais importante -- impressionar bem o júri com o portfólio de seus trabalhos já veiculados.

Abap-Rio terá novo vice na próxima semana.

O presidente da Abap­Rio, Jonas Suassuna, anuncia na próxima semana o nome do novo diretor da entidade no Rio, para substituir a Celso Japiassu, que enviou correspondência à entidade na ultima semana renunciando ao cargo.
A crise na entidade aconteceu a partir de um desentendimento entre Suassuna e Japiassu, causado pela decisão deste último de permanecer na concorrência dos laboratórios DePlá (ganhando com sua agência Publicis Norton posteriormente a conta) apesar de a Abap ter-se posicionado contrária ao formato divulgado pelo cliente para as suas bases de negociação: abaixo dos 15% de veiculação definidos pela auto-regulamentação do setor para as verbas superiores a R$ 2 milhões.
Na opinião de Suassuna, como um dos líderes do mercado publicitário carioca, Japiassu não poderia ter dado apoio a uma disputa que prejudica o negócio do setor, ao forçar as agências a receberem remunerações que estão abaixo da rentabilidade mínima para que a operação se mantenha de forma saudável.
Em reunião promovida esta semana pela Abap­Rio com seus associados, ficou definido que Suassuna terá autonomia para indicar o novo diretor da associação que representa as principais agências de publicidade do Rio.
Entre os nomes mais cotados está o de Marcelo Gorodicht, diretor da D+ e da Fischer, Justus, que vem se destacando no mercado carioca como uma de suas mais promissoras lideranças empresariais.

MKTMIX

* PARABÉNS PRA VOCÊ - A Janela se abre para comemorar os próximos aniversários do mercado:
Dia 17/04, sexta: Wilson Loureiro (Vice-Presidente de Criação da ZAPT);
Dia 19/04, domingo: Eduardo Corrêa (Diretor de Criação da Propeg-Cs), Kiko Fiori (Diretor de Operações da Communitá);
Dia 20/04, segunda: João Carlos Olivieri (Diretor de Arte da V&S), Reuber Marchezini;
Dia 21/04, terça: Carlos Paiva (Diretor da Zohar), Marcelo Amarante (Dir.Presidente de Operações da Scope), Marcelo Lages Bitencourt (Dir. Criação da I.D.), Otto Pajunk (Diretor de Mídia da Artplan), Wesley Marine (Diretor de Operações da JVA);
* EM OBRAS - Foi para a V&S a conta institucional e de lançamentos da construtora AC Lobato, que esteve em concorrência com a Fischer, Justus Rio e a Doctor. Ainda este mês a agência começa a veicular um lançamento imobiliário de Jacarepaguá.
* VAI UMA FEZINHA? - A Internad conquistou a conta da Bingadinha do Trocado (autorizada Loterj). A agência foi convidada pelo cliente para falar sobre como deveria ser o relançamento desse produto (que já está no mercado desde o início de março). Diz Hayle Gadelha que o cliente gostou tanto de exposição que decidiu passar a conta imediatamente para a Internad. O produto - mini-cartelas de valores entre R$0,40 e R$1,00 que podem dar até 2 quilos de ouro em prêmio - breve será mais conhecido por todos.
* BUÁ - A Staff/CP&F lança um novo produto da linha Proderm com campanha de R$ 600 mil no Rio e em Fortaleza. O comercial foi produzido pela Jodaf e criado por Silvio Lachtermacher, Fernando Rocha, Maurício Oliveira, Marcelo Coli e Nathalie Cazés, mostrando a hora do pesadelo que é colocar um bebê para dormir, do ponto de vista do bebê, tendo que aguentar caretas e canções de ninar desafinadas.
* PLIM PLIM - A Rede Globo já começou a corrida para seu 20º Prêmio Profissionais do Ano, para comerciais veiculados na emissora entre 1/4/97 e 31/3/98. As inscrições, que a organização jura que não serão prorrogadas, vão até o próximo dia 24. O julgamento será dias 25 e 26 de maio. Quem quiser mais informações, pode mandar e-mail paratonil@ibm.net.
* QUE PAÍS É ESSE? - No momento em que estou escrevendo esta coluna num Toshiba dentro de um quarto do Ocean Palace Hotel de Natal, Rio Grande do Norte, tendo à minha frente apenas um mar azul imenso que só acaba depois do horizonte, aparece no céu nada menos que um arco-íris. Sem sequer ter chovido. Se eu pudesse, juro que escaneava a paisagem pra mostrar pra vocês.
* CARTAS - Correspondências para a Janela devem ser enviadas para a Praia de Botafogo, 340 grupo 210, CEP 22250-040, Rio - RJ. Ou para o e-mail ehrlich@pobox.com.