Janela Publicitária    
 
  Publicada desde 15/07/1977.
Na Web desde 12/07/1996.
 

Janela Publicitária - Edição de 29/MAI/2013
Marcio Ehrlich

 

TV Globo define finalistas dos Profissionais do Ano 98

A Giovanni FCB é a única representante do Rio de Janeiro no Prêmio Profissionais do Ano, promovido pela Rede Globo de Televisão para destacar os melhores comerciais veiculados na emissora. A agência conseguiu emplacar dois comerciais na categoria Mercado da regional "Sudeste Capitais" que avalia trabalhos do Rio e de São Paulo. Dificilmente, porém, a agência trará o prêmio para o Rio, já que seus filmes concorrem com um dos trabalhos mais comentados de 1997: o fortíssimo "Tênis", da Pepsi, que acaba de levar o Grand Prix do Festival Íbero-Americano de Publicidade. Neste filme, o tenista Guga Kuerten discute com o jogador Denilson, depois de enfrentá-lo numa quadra, sobre o que significa a bola de tênis que Denilson cabeceou para bater na rede. Para Guga, Denilson perdeu. Para Denilson, quem perdeu foi Guga. Afinal, "bola na rede é gol".
Os três concorrentes da categoria "Campanha" foram:
- "Alumni, aqui você aprende de verdade", da Colluci para Associação Alumni
- "Casal 97", da W/Brasil para Unibanco
- "Mulheres", da Talent para Santista Alimentos
A categoria "Mercado" teve cinco finalistas:
- "Biquinho", da Talent Biz para D. Paschoal
- "Pai e Mãe", da Lowe Lodduca para Nissan Ajinomoto
- "Referência", da Giovanni FCB para Casas Sendas
- "Selva", da Giovanni FCB para CCAA
- "Tênis", da Almap para Pepsi.

Cariocas começam a usar ICQ para fazer chat sobre publicidade.

Com o fim do Blue Bus como BBS - a página da Internet é excelente, mas não é interativa ­ muita gente do mercado tem sentido falta de um espaço para trocar ideias através do computador.
Na última semana, surgiu uma proposta que a Janela aproveita para divulgar: por que não utilizar o ICQ (I Seek You), coqueluche na Internet por permitir que os internautas descubram-se uns aos outros quando estão on-line?
Para começar o processo, então, a Janela se oferece para divulgar aqui os números dos UIN (os códigos de identificação no ICQ) dos publicitários cariocas que formos descobrindo. Os primeiros são estes:
Álvaro Rodrigues Jr. (12676039), Celso Japiassu (2547827 e 2551007), Cláudia Penteado (8813698 e 10340776), Fernando Barcellos (2589915 e 2590339), Fernando Campos (12400067), Leonardo Servolo (4217110), Marcio Ehr1ich (8769093) e Mario Barreto (2008286).
Quem souber de outros - ou quiser passar o seu próprio ­ pode mandar a informação para a Janela pelo e-mail ehrlich@pobox.com. ou pelo próprio ICQ.

Colunistas divulga candidatos ao Prêmio Rogerio Steinberg.

Faltam apenas 11 dias para o mercado carioca conhecer os nomes dos criadores mais premiados deste ano no Prêmio Colunistas Rio. Como tradicionalmente acontece na premiação, a Abracomp faz um levantamento das Fichas Técnicas e confere, a cada um dos profissionais de criação premiados o mesmo número de pontos que as agências recebem para a montagem do ranking das mais premiadas: 10 pontos para cada Grande Prêmio, 6 para cada Ouro, 4 para as Pratas e 3 para os Bronzes.
Segundo as fichas técnicas preparadas pelas próprias agências, foram premiados este ano 54 diretores de arte e 71 redatores. Destes, a Abracomp divulga os nomes dos 10 de cada área que obtiveram as maiores premiações. No final da festa do Colunistas­Rio, dia 9 de junho próximo, serão então revelados, entre eles, os nomes dos profissionais que alcançaram as três melhores pontuações, para receber o diploma do Prêmio Rogerio Steinberg, criado como homenagem àquele inesquecível criador carioca.
Dos 54 diretores de arte premiados, foram estes, em ordem alfabética, os 10 que alcançaram os melhores resultados no XVII Colunistas-Rio.: Carlos André Eyer, Cristina Amorim, Humberto Fernandez, José Luís Vaz, Marcello Noronha, Marcelo Giannini, Marcos Hosken, Raul Fernandes, Reuber Marchezini e Rodrigo Delamare.
E dos 71 redatores, aqui estão os 10 mais premiados: Adilson Xavier, Antônio Nogueira, Cláudio Marcelo Bojunga, Fernando Campos, Gustavo Bastos, Gustavo Soares, Marcos Silveira, Rodolfo Sampaio, Rodrigo Mendonça e Sérgio de Paula.

Festa do Colunistas-Rio vai reunir a nata do mercado.

Prêmio Colunistas Rio 1998
Anúncio do Prêmio Colunistas veiculado na edição impressa da Janela

A menos de duas semanas da festa do Prêmio Colunistas-Rio, a festa já garantiu ser um sucesso. Restam poucos lugares disponíveis no salão, que mais uma vez ultrapassará a marca de 700 pessoas.
A festa está confirmada para o próximo dia 9 de junho, no Hotel Intercontinental, começando o coquetel às 19:30hs. A solenidade de entrega dos diplomas será a partir das 20:30hs e repetindo a experiência bem sucedida do ano passado, depois da festa no Inter os convidados terão direito a esticar, numa comemoração mais descontraída, no Rock in Rio Café, sem qualquer cobrança de entrada ou consumação mínima: bastará levar o canhoto do convite do Colunistas.
A solenidade deste ano conta com três importantes apoios: do whisky Ballantine's - que estará presente em todas as mesas do salão; da Petrobras, uma das maiores mecenas da cultura brasileira; e do jornal O Dia, que aproveitando o fato de ter sido o Veículo do Ano está prometendo realizar uma o durante a festa que será inesquecível para os convidados.
No XVII Colunistas Rio, foram premiadas 23 agências: Artplan, Casa da Criação, Chris Colombo, Contemporânea, D+, Duda Mendonça, Doctor, DPZ, EcoMkt&Com, FCB/Noir Filmes, Fischer Justus Rio, Giovanni FCB, GR.3, ID&A, Internad, McCann Erickson, Propeg Rio, Salles/DMB&B, Staff/CP&F, Standard Ogilvy & Mather, V&S e Zapt. A Agência do Ano foi a Giovanni FCB e o Anunciante do Ano o Shopping Rio Sul. Como Publicitário do Ano será homenageado Marco Antônio Vieira Souto, da DPZ e como Profissional do Ano o diretor de criação da GR.3, José Luís Vaz.
As adesões à festa dos Colunistas Rio estão abertas na Dinâmica Promoções, pelo telefone (021) 537-8180, com Zezi Bessa.

MKTMIX

* PARABÉNS PRA VOCÊ - A Janela se abre para comemorar os próximos aniversários do mercado:
Dia 29/05, sexta: Pedro Feyer (Diretor de Criação da J. Walter Thompson);
Dia 30/05, sábado: Acúrcio R. Oliveira (Presidente da Monitor Mercantil), Nei Leandro de Castro (Redator);
Dia 31/05, domingo: Cândida Monteiro (Diretora de Criação da Concreta), Edeson Coelho (Diretor Geral da DPZ);
Dia 01/06, segunda: Leila Duarte (Secretária Executiva da Abp-Ass. Bras. De Propaganda);
Dia 02/06, terça: Adhemar Campos (Diretor de Arte), Ernani Gouveia (Diretor de Criação da Caio);
Dia 03/06, quarta: Alessandra Ferreira (Atendimento da Doctor), Lúcia Mendes de Moraes (Diretora de Arte da JG);
Dia 04/06, quinta: Antônio Pacot (Diretor de Arte);
* REFORMA GERAL - A V&S oficializou esta semana os nomes que a agência está levando para reformular a sua estrutura. Na direção de operações, assume na próxima segunda feira Cláudia Vidal, que deixa assim a Casa da Criação. Enquanto isso, conforme a Janela já havia informado Jorge Falsfein, volta a ser somente diretor de arte e a direção de criação da agência passa a ser assumida por Paulo de Castro, que estava no mesmo cargo na McCannRio.
* SUPERSTIÇÃO - A sempre simpática empresa de representação de veículos Sima promove hoje, por ser dia 29, o seu Nhoque da Sorte. Só que, para não atrapalhar o churrasco dos publicitários da sexta-feira, a Sima fará seu Nhoque como um happy-hour, na sua sede da Urca, a partir das 19 horas.
* TURISTAS - Lançado ano passado, acontece de 16 a 20 de setembro próximo o segundo lntemational Tourism, Travel & Leisure Advertising Festival, na cidade espanhola de Valencia, voltado para a publicidade de turismo, transportes e lazer. As inscrições já estão para se encerrar, mas quem quiser tentar pode pedir o kit de inscrição pelo telefone (44-171) 306-3242 ou pelo fax (44-171) 306- 3166, em Londres, Inglaterra. A Janela recebeu um desses kits. Quem quiser cópia, pode ligar pra cá, pelo telefone (021) 537-8180.
* A CARNE É FRACA - Reaberto o Plataforma, ressurge a questão: onde os publicitários vão se reunir para o almoço de sexta-feira? Continua no Estrela do Sul ou volta-se ao Plataforma. Sérgio de Paula, presidente do CCRJ, está começando um movimento para retomar ao churrasco da Gávea.
Vamos ver o que diz Antônio Accioly, que levou o mercado a se reunir em Botafogo.
* CARTAS - Correspondências para a Janela devem ser enviadas para a Praia de Botafogo, 340 grupo 210, CEP 22250-040, Rio - RJ. Ou para o e-mail ehrlich@pobox.com.