Janela Publicitária    
 
  Publicada desde 15/07/1977.
Na Web desde 12/07/1996.
 

Janela Publicitária - Edição de 07/AGO/1998
Marcio Ehrlich

 

Esta edição da Janela Publicitária foi publicada originalmente no jornal Monitor Mercantil.
O seu conteúdo foi escaneado e transcrito para ficar à disposição de consultas pela internet.

Confusão na fusão Caio-GR.3 não foi resolvida esta semana

Pra GR.3, estava tudo certo. Tanto que toda a imprensa especializada que fechou suas edições na quinta-feira (como a Janela) embarcou nas empolgadas declarações de Gustavo Bastos e seu assessor de imprensa, Pedro Mello e Souza, que mereceram o crédito como sempre se considerou que os dois mereciam. Só que nada estava ainda fechado.
Na sexta-feira, Walter Negrini, diretor financeiro da DPZ, agência que estaria negociando a compra da GR.3, se manifestou dando como absolutamente inacabadas as negociações. Pior ainda, refutou as informações dadas pela GR.3, garantindo que não haveria nenhuma fusão e sim a contratação de Gustavo Bastos. Ou seja, sem envolvimento com os débitos da empresa de Gustavo. De acordo com declarações de Negrini à imprensa paulista, a GR.3 estaria devendo ao mercado cerca de R$ 2 milhões em pagamentos adiantados por seu cliente O Dia.
Ao contrário, portanto, do que fomos levados a noticiar, a Caio não se mudou segunda-feira para a sede da GR.3. E a GR.3, mesmo tendo demitido a maior parte de seus funcionários, continuou aberta no Rio Sul com a equipe de criação e atendimento do O Dia. Tanto que o telefone continuou sendo atendido como GR.3. A única diferença é que Bastos agora decidiu não mais atender os telefonemas da imprensa enquanto a situação não estiver resolvida.
Pelas informações colhidas pela Janela em outras fontes, as negociações da GR.3 com a DPZ não foram encerradas. É possível mesmo que hoje haja uma definição que confirme as informações originais em alguns pontos. Afinal, Gustavo pode ter se afobado mas não é louco. Se declarou alguma coisa, é porque alguma coisa alguém lhe prometeu.

Conta da Globocabo faz V&S crescer 25% este ano

A V&S está voltando a abrir uma porta em São Paulo. Agora para dar atendimento à conta da Globocabo, que representa nacionalmente todo o sistema Net e Multicanal. A agência foi a vencedora da concorrência, ganhando pontos pela experiência no assunto. Era a V&S que já vinha criando a comunicação da Net-Rio.
O investimento em estar presente no mercado paulista não é a toa. Segundo garantem os diretores da agência, os R$ 10 milhões da verba da Globocabo para o segundo semestre representam um crescimento de 25% no faturamento da agência. O contrato inicial com o cliente é de 18 meses.

Zona Sul e Artplan fazem promoção sobre o Brasil

A Artplan Comunicação está lançando uma campanha educativa no aniversário dos Supermercados Zona Sul - "Brasil Século V - A História da Nossa História". Com um investimento de R$ 500 mil, serão veiculados 40 anúncios diariamente no Jornal do Brasil. E todas as quartas-feiras, o Zona Sul estará distribuindo um fascículo contando um momento importante da nossa história. Serão 11 fascículos no total, que vêm com um cupom destacável. No final da promoção, em setembro, quem juntar os 11 cupons ganhará um disco histórico que poderá ser trocado em qualquer loja da rede.
Criadas pelo Núcleo de Alimentação da Artplan Comunicação, as campanhas dos Supermercados Zona Sul são sinônimo de sucesso há quatro anos. Em 1997, o supermercado lançou a campanha "Conte Outra Vez ­ Mitos e Lendas do Brasil", que rendeu o Grand Prix do Prêmio Promoção Brasil.

Semana Barrashopping de EstiloSemana de Estilo pode voltar a ter duas edições no Rio

O superintendente do Barrashopping, Luiz Quintas, informou à Janela que no próximo ano pretende voltar a realizar no Rio de Janeiro, a Semana de Estilo para a apresentação da coleção de inverno, que este ano foi suspensa.
Disse Quintas que a Copa do Mundo absorveu muitos investimentos das empresas que tradicionalmente cobrem cerca de 40% dos custos do evento (o Barrashopping entra com 60% das despesas) e aparecem como patrocinadores. Sem eles, ficou impossível para o Shopping arcar com o valor total. Só para se ter uma ideia, a 5ª Semana de Estilo, que no final deste mês antecipará a moda de verão, custará R$ 1,2 milhões, dos quais 70% serão assumidos pelo shopping, de acordo com as informações do seu superintendente. Este ano, os patrocinadores serão L'Oreal, Dupont, C&A, O Globo e revista Desfile.
Promocionalmente, a grande novidade da Semana de Estilo é a adoção de um tema: Carmem Miranda, que em 1998 ano estaria fazendo 90 anos. Não só a cenografia do evento terá referências à Pequena Notável, como até filmes da cantora serão reexibidos no circuito do Barrashopping.

Fim do Mundo faz sucesso e ganha uma 2ª Edição

A publicação das manchetes de veículos brasileiros (e mesmo algum do mercado publicitário) sobre o Fim do Mundo fez sucesso. A Janela recebeu vários e-mails e até uma colaboração de seus leitores Alex Albuquerque e Rogério Medina, da Zapt, com novas manchetes possíveis. Como a Janela está sempre aberta a colaborações, aqui vai a sequência das Manchetes do Fim do Mundo, segundo Alex e Medina:
Diário De Lisboa: "Mundo acaba hoje. Cobertura completa amanhã."
El Clarin: "Brasileiros acabam com o mundo"
O Povo Do Rio: "Mundo é desovado na baixada"
Lance: "Campeonato Carioca é o fim do mundo"
Quatro Rodas: "Exclusivo: testamos o fim do mundo.
Caras: "Festa na ilha de Caras promete ir até o dia seguinte"
Moda E Moldes: "100 modelos de arrasar"
Contigo/Tv Tudo: "Saiba quem explodiu a Torre de Babel"
Revista Da TV: "Sai de Baixo acaba até o fim do ano"
Amiga: "Ratinho vai para a Globo"
Capricho: "Você ainda é virgem. O que fazer?"
Televisão
Jornal Nacional: "Mundo enfrenta problemas"
Jornal Da Record, com Boris Casoy: "Mundo acaba e o governo não faz nada. Isso é uma vergonha"
Casseta E Planeta: "O mundo vai acabar e ainda não comemos ninguém"
Xou Da Xuxa: "Foi muuuuito bom estar com vocês. Beijinho e beijinho e adeus"
Publicidade
Ad Business: "Gustavo Bastos nega fim da GR.3"

MKTMIX   MKTMIX

Pais & Filhos FamíliaPARABÉNS PRÁ VOCÊ - A Janela se abre para comemorar os próximos aniversários do mercado:
Dia 07, sexta: Jonas Suassuna (Presidente da ZAPT e da Abap-Rio);
Dia 08, sábado: Mauro Risch (Diretor da Artephoto);
Dia 09, domingo: Antônio Carlos Silva (Diretor de Atendimento da Diretrizes), Clézia Toledo (Diretora de Atendimento da Elan Garden), Jorge Bassini (Redator), Luis Paulo Saade Montenegro (Diretor do Ibope), Roberto Civita (Diretor Presidente da Editora Abril);
Dia 10, segunda: Maurício Costa Leite (Diretor de Arte);
Dia 11, terça: José Luis Vaz (Diretor de Arte), Vicente Nolasco (Diretor de Arte);
Dia 13, quinta: Marlene Fuchs (Mídia);
* ABORRECENTES - A Bloch está ampliando a sua linha de revistas com o lançamento da Pais & Filhos Família, voltada para quem tem crianças de 7 a 17 anos, um pouco mais velha que as das leitoras da tradicional revista Pais & Filhos, que acabou se especializando em bebês. A periodicidade será mensal, com uma tiragem de 200 mil exemplares. A equipe da Janela gostou da ideia do material promocional, enviando numa pasta suspensa, pronta para ser arquivada pelo mídia.
* ALGODÃO DOCE - A Oficina de Desenho do Daniel Azulay (www.dazulay.com.br) e a Intervalo Produções (www.intervalo.com.br) formaram parceria para a produção de desenhos animados com os personagens da Turma do Lambe-Lambe, com aproveitamento para TV, publicidade e CD-ROM. A Intervalo será a responsável pela animação, efeitos e finalização, cabendo a Oficina de Desenho a criação e sonorização dos projetos.
* NA MESA - O Café Bom Dia e a Importadora Artaco agora fazem parte das contas do Núcleo de Alimentação da Artplan. O Café Bom Dia ocupa atualmente o segundo lugar no ranking brasileiro, produzindo 80 toneladas por dia, em uma área de atuação que abrange Rio, São Paulo e Sul de Minas Gerais. A Artaco é um dos maiores importadores de gênero alimentícios do Rio e há 35 anos comercializa produtos como conservas Lusíadas, vinhos Borges e azeite Borboleta.
* VEContemporânea para Anjos do AsfaltoLHOS AMIGOS - A Propeg está permitindo o reencontro profissional de Ronaldo Conde, seu diretor, com Renata Giese, com quem ele já havia trabalhado na MPM e na Almap. Ela entra na agência como redatora, cobrindo a saída de José Guilherme Vereza para a Contemporânea.
* AVISO FÚNEBRE - Falando em Contemporânea, a agência criou um outdoor de muito impacto para a Fundação Anjos do Asfalto. Colocado ao lado do Cemitério São João Batista, recomendava ao motorista que olhasse para o lado para ver um bom motivo para não beber antes de dirigir. A criação foi de Bruno Prósperi e Victor Sant'Anna.
* CARTAS - Correspondências para a Janela devem ser enviadas para a Rua Eurico Cruz, 15/2º andar, CEP 22461-200, Rio - RJ. Ou para o e-mail ehrlich@pobox.com.