Janela Publicitária    
 
  Publicada desde 15/07/1977.
Na Web desde 12/07/1996.
 

Janela Publicitária - Edição de 14/AGO/1998
Marcio Ehrlich

 

Esta edição da Janela Publicitária foi publicada originalmente no jornal Monitor Mercantil.
O seu conteúdo foi escaneado e transcrito para ficar à disposição de consultas pela internet.

O Dia concentra sua conta de publicidade na Propeg

Claudia JeunonCláudia Jeunon, gerente de marketing do jornal O Dia (foto), confirmou para a Janela que a agência Propeg será a responsável por toda a conta publicitária da editora O Dia, incluindo o institucional do jornal, a publicação A Notícia e a comunicação com o trade. A reorganização - com a procura de uma agência de porte nacional- é fruto do traumático fechamento da agência GR.3, que dividia a conta com a Artplan, e deixou uma série de débitos com veículos e fornecedores em nome do jornal.
A Propeg já havia se apresentado ao jornal O Dia durante a concorrência que o veículo fez para substituir a agência V&S, quando então foi escolhida a GR.3 e a Artplan, ganhando esta agência um projeto de divulgação da marca O Dia através de promoções e eventos. Com a necessidade urgente de uma nova agência, a equipe de marketing do jornal preferiu consultar quem também tinha obtido bons resultados na concorrência e optou pela Propeg, assinando com ela um contrato de 24 meses que lhe garante exclusividade em toda a veiculação que o jornal fizer como cliente. Outra vantagem da Propeg­Rio é que ela é dirigida por Ronaldo Conde, que conhece bem o jornal por tê-lo atendido no período em que trabalhou na V&S.
A Artplan, no momento, está envolvida com O Dia apenas para a participação do veículo no Maximídia 98, em São Paulo. Aquele projeto maior, segundo Caio Valli e Maurício Magalhães, da Artplan, encontra-se em compasso de espera apenas porque Roberto Medina, diretamente envolvido no seu planejamento, está se ocupando do lançamento do evento "For A Better World". Com o retorno de Medina, o projeto será retomado.
Cláudia preferiu não se manifestar em relação à ação que a empresa O Dia estaria abrindo contra a GR.3, pelos pagamentos não feitos das faturas de serviço, veiculações autorizadas pelo jornal. "Isto está nas mãos de nosso departamento jurídico", disse Cláudia, que, no entanto; garantiu que todos os valores contratados pelo O Dia já foram pagos diretamente à agência de Gustavo Bastos.
O diretor da GR.3 passou a última semana desaparecido. Nem mesmo seu assessor de imprensa, Pedro Mello e Souza, soube informar seu destino. Com isso, fica ainda sem confirmação o valor total dos débitos da GR.3 com o mercado, que José Negrini, diretor da DPZ (agência que quase comprou a GR.3), estimou em cerca de R$ 2 milhões.

GAP abre eleições e Gorodicht sai candidato

Marcelo Gorodicht
Marcelo Gorodicht

Carlos Henrique "Cahique" Equi, presidente do Grupo de Atendimento e Planejamento do Rio, convocou esta semana, através de coletiva com a imprensa especializada, as eleições para a nova diretoria da entidade, que deverão acontecer no próximo dia 9 de setembro, num Happy Hour a ser realizado no Fun Club, do Rio Sul.
Até o dia 3 de setembro, quem quiser concorrer à presidência do GAP poderá procurar o Cahique na agência Staff/CP&F, onde ele é Diretor de Planejamento. Pode votar e se candidatar qualquer profissional de atendimento e planejamento de agência de propaganda do Rio de Janeiro. Durante o encontro, aliás, para o qual Cahique vai iniciar uma forte mobilização do mercado, o GAP vai aproveitar para fazer um recadastramento dos profissionais de sua área.
Cahique adiantou aos jornalistas que já havia sondado Marcelo Gorodicht, presidente da Fischer América-Rio, para encabeçar uma chapa concorrente e que ele se mostrara bastante receptivo. Na quinta-feira, Gorodicht - que passou a semana em São Paulo ­ confirmou à Janela que iria aceitar a candidatura e já no seu retorno ao Rio começaria a montar a sua chapa. Segundo ele, a primeira proposta será dar continuidade ao bom trabalho que Cahique desenvolveu, principalmente aos seminários "Técnicas". Se for eleito, diz Gorodicht, o mercado pode contar com uma nova versão dos seminários este ano.

Free moderniza embalagem depois de 14 anos de sucesso

Cigarros Free - Nova embalagem 1998Pela primeira vez em 14 anos, a marca líder no segmento Baixo Teor, Free, está mudando de visual. A partir da próxima terça, dia 18 de agosto, Free lança uma nova embalagem, desenvolvida por uma das mais renomadas agências de design de Nova York, a Cornerstone Design Associates.
A nova embalagem reinterpreta os principais elementos de identificação da marca: as "faixas" que caracterizam cada uma de suas versões: Free, Free Ultra e Free One. "Esta mudança da embalagem de Free é uma evolução natural. Estamos atualizando seu design em linha com a estética visual mais moderna dos anos 90", explica Carla Sá, Gerente de Grupo de Marcas da Souza Cruz, ressalvando, porém, que o produto não terá qualquer alteração.
A embalagem será lançada com o apoio de uma campanha criada pela Standard, Ogilvy, com dois novos comerciais que vão ao ar a partir do dia 18; anúncios em revista e materiais para pontos de venda. O investimento da Souza Cruz foi em torno de R$ 2,5 milhões.
As novas embalagens estarão disponíveis no final de agosto em todo o Centro e Sul do país e, a partir de outubro, em todo o Brasil. Free é um case de sucesso desde seu lançamento em 1984. Em apenas cinco anos, a marca tornou-se líder absoluta do segmento Baixos Teores, posição mantida até hoje. Atualmente, a marca detém 80% de participação neste segmento e 17% do mercado brasileiro. Ano passado foram vendidas 18 bilhões de unidades em todo o país.

Jobim vira no ponto de encontro das terças no mercado do Rio

Está surgindo mais uma tentativa de definir um local para que os publicitários cariocas possam se encontrar não só para se reverem como para trocar ideias sobre o mercado. A iniciativa surgiu no último evento da ABMN e está sendo liderada por Reginaldo Dória, diretor comercial do SBT no Rio e um dos grandes batalhadores por este mercado.
O local escolhido é o Bar do Jobim, que fica anexo à Churrascaria Plataforma e os encontros estão sendo todas as terças-feiras a partir das 19 horas. Conta Dória que, com a participação da ABMN, tem acontecido também a presença de profissionais de marketing de empresas clientes.
Na próxima terça, a Janela estará lá para conferir.

Cartas

De Paulo Vogel, diretor da Altermark:

"Prezado Marcio,
Como ficará, ao fim de tudo, o mercado publicitário do Rio? O "case" GR-3 é um espelho para o qual não gosto de olhar. Lamento pelo Gustavo que, preferindo não acreditar nos números, continuou com seu sonho impossível, perdendo o momento certo de negociar. Feliz foi o Giovanni que viu, a tempo, que São Paulo era sua única saída. Hoje ele colhe, inclusive, resultado por ser, aqui, um dos sobreviventes.
Bem, mas estou aqui para lhe convidar a visitar nossa casa na Rede: http://www.ALTERMARK.com.br.
Depois de alguns ano afastado, retomei a sociedade para recolocar a agência no seu melhor caminho.
Estamos conseguindo.
Um abraço e sucesso.
Paulo Vogel

MKTMIX   MKTMIX

* PARABÉNS PRA VOCÊ - A Janela se abre para comemorar os próximos aniversários do mercado:
Dia 18, terça: Maria Luiza Eberius (Atendimento);
Dia 19, quarta: Fábio Fernandes (Dir. Presidente da F/Nazca S&S), Paulo Cezar Costa (Redator da V&S).
* BARRA FORTE - A Speroni, que já atende a conta do Barra Square, foi a vencedora da concorrência pela campanha de lançamento da expansão do shopping, concorrendo, entre outras agências, com a Cult e a Década. A verba para a campanha deve ficar em torno de R$ 300 mil.
* TRÊS GOLS - O time das Laranjeiras está comemorando vitórias. Não o Fluminense, claro, mas a Contemporânea, que tem três novos clientes: Moinhos Vera Cruz (produtos Alterosa, Granostar, Santa Luzia, Semolita etc.), Casa de Saúde São Vicente (Institucional, cardiologia e check-ups MedCo) e Botafogo Praia Shopping (dos Grupos São Marcos e Vitor Malzoni).
* MAIS UM NA PONTE - A Fischer América, de São Paulo, está levando mais um carioca para o mercado paulista. Agora Sílvio Matos, seu diretor nacional de criação, tirou da Contemporânea o diretor de arte Bruno Prósperi.
* VIRADO PRA LUA - O redator Álvaro Rodrigues, da Giovanni, só pode ter nascido desse jeito. Esse ano, ele foi pra Cannes de graça. Tudo bem foi pelo mérito de ter sido escolhido Young Creative. Mas, lá, Álvaro participou, como todos os brasileiros presentes, do Bolão da Copa 98 promovido pela revista Placar. Finda a Copa, ele acabou empatado com um publicitário paulista por ter acertado o maior número de resultados dos jogos. Esta semana, no sorteio entre os dois para decidir o vencedor, deu o sortudo do Álvaro. Resultado: vai passar 4 dias na maior mordomia na ilha de Comandatuba, com tudo pago pela Placar...
Aroldo Araujo para South African Airways* PARA GAÚCHO VER - Roberto Berliner, diretor da produtora carioca TV Zero, foi convidado pelo Festival de Gramado para participar do Gramado Cine Vídeo. Ele apresenta neste sábado, 15 de agosto, uma fita com alguns trabalhos produzidos pela TV Zero e dirigidos por ele como o vídeo experimental "A Pessoa", os clipes "É uma partida de futebol", do Skank, "Cachimbo da paz", de Gabriel, o Pensador e programas de TV como "Som da Rua" e "Free Jazz".
* AVALIAÇÃO - A ABMN - Associação Brasileira de Marketing e Negócios está promovendo um workshop sobre "Técnicas de Avaliação do Retorno em Projetos Promocionais", Será no próximo dia 25 de agosto, no Rio Othon, com a participação de Sérgio Molina, da DMV Comunicações, Maria Estela Paraguassu, dos Correios, e Paulo Ratinecas, da RBS, com mediação de Carlos Campana, vice-presidente da entidade. As inscrições estão abertas na sede da ABMN, pelo telefone 294-8493.
* CONEXÃO AFRICANA - A Aroldo Araujo saiu com nova campanha para a South African Airways, sua cliente de longa data. A estratégia da agência agora é lembrar que a África do Sul pode ser uma bela passagem para quem tem que ir a pontos como a Ásia e a Austrália. São mais de meia dúzia de anúncios reforçando este conceito.
* TROCANDO DE LADO - Cláudia Penteado é a nova assessora de imprensa da DPZ. Ela deixa a Meio & Mensagem e vai para a agência que adora desfalcar a imprensa especializada. Há alguns anos, a DPZ tirou do Globo a repórter Suzane Veloso, que nunca mais voltou para o jornalismo.
* CASA NOVA - O escritório carioca da revista Meio & Mensagem está deixando Copacabana. A partir da próxima semana eles se instalam na sala 1606 da Torre do Rio Sul
* A JANELA EMPERROU - Informação errada da Janela: A razão da volta do Ronaldo Vidigal ao Rio não foi uma filha e sim um filho. Vidigal ficou ofendidíssimo com a troca do sexo do herdeiro!
* CARTAS - Correspondências para a Janela devem ser enviadas para a Rua Eurico Cruz. 15/2º andar, CEP 22461-200, Rio - RJ. Ou para o e-mail ehrlich@pobox.com.