Janela Publicitária    
 
  Publicada desde 15/07/1977.
Na Web desde 12/07/1996.
 

Janela Publicitária - Edição de 06/NOV/1998
Marcio Ehrlich

 

Esta edição da Janela Publicitária foi publicada originalmente no jornal Monitor Mercantil.
O seu conteúdo foi escaneado e transcrito para ficar à disposição de consultas pela internet.

Abracomp escolhe os melhores do Marketing Promocional no Rio

A Fagga Eventos foi escolhida este fim de semana a Empresa de Marketing Promocional do Ano do IV Prêmio Promoção Rio de Janeiro, por um júri presidido por Jomar Pereira da Silva (Coordenador de Comunicação do Governo do RJ) e integrado ainda por Ana Cláudia Milanez (gerente de promoções da Coca-Cola), Felipe Pugliesi (editor da Rev. Propaganda), Francisco Barreto (gerente de brand marketing da Souza Cruz), Marcio Ehrlich (editor desta Janela Publicitária) e Ricardo Vieira (gerente de publicidade da BR Distribuidora).
O júri ainda considerou a Animus Anima a Empresa de Design do Ano do Rio de Janeiro, cabendo a Monique e Sílvia Gardenberg (que receberá In Memoria, já que tristemente faleceu em Nova York no dia do julgamento) o título de Empresárias de Marketing Promocional do Ano e a Ana Couto o de Profissional de Marketing Promocional do Ano. O Grande Prêmio de Cliente de Promoção do Ano foi dado ao Barrashopping. Ainda foi feita uma referência, como Destaque do Ano, à organização da visita do Papa ao Brasil.
O IV Prêmio Promoção Rio concedeu 41 medalhas, que a Janela lista a seguir, começando pelos Grandes Prêmios. Este fim-de-semana, em São Paulo, os premiados com medalhas de Ouro e Grand Prix estarão representando o Rio de Janeiro no XVII Promoção Brasil.
• Grande Prêmio de Case de Marketing Promocional do Ano: "Free Jazz 98", da Standard para Souza Cruz/Free. Planejamento: Luiz Vieira e John Jagger // Criação: Luiz Vieira, Ana Laet, Russo, Sônia Sartori e Roberto Porciúncula // Produção: Patricia Cortes e Miguel Rio Branco // Atendimento: Álvaro Figueiredo e Rachel Korrnan // Aprovação: Francisco Barreto, Carla Sá, Renata Brasil, Luciano Cornim e Carlos Siqueira.
• Grande Prêmio de Ação Ou Material de Ponto-De-Venda do Ano: "Vending Machines Para Terra Encantada", da DPZ para Coca-Cola. Criação: Fernando Tige, Flavien Arker e Bob Gueiros // Produção: Mara Tsourouysoglou // Atendimento: Ronaldo Rangel, Julieta Monteiro e Gabriela Ribeiro // Aprovação: Marta Braga e José Roberto Cazar.
• Grande Prêmio de Ação Ou Material Promocional do Ano: "Campanha Rio Incomparável'', da V&S para Riotur. Criação: Renata Curado // Produção: Álvaro Edir // Atendimento: Luiz Loffler // Aprovação: Gérard Bourgeaiseau
• Grande Prêmio de Design Promocional E Embalagem do Ano: "Linha de Sobremesas", da Animus Anima para Fleischmann Royal Nabisco. Planejamento: Rique Nitzsche // Criação: Rique Nitzsche, Victal Caesar, Marcelo Veloso e Robson Macedo // Produção: Hélio Fonseca de Araújo // Atendimento: Janete Frugoli // Aprovação: Bruno Tovar e João Barroso
Medalhas
ÁREA: CASES DE MARKETING PROMOCIONAL
CATEGORIA: Promoção de Vendas de Transporte, Lazer e Recreação
OURO: "Fábrica Ford No Rio", da ELAN GARDEN para Abradif­As.Bras. Distribuidores Ford
CATEGORIA: Ação de Sampling Externa
BRONZE: "Wellaton", da HARTMANN para Wella Brasil/Wellaton
CATEGORIA: Promoção de Varejo
OURO: "Use Moda 98 - Promoção Caça Talentos", da NORTESHOPPING para NorteshoppingPRATA: "Brasil Campeão", da ARTPLAN para Postos Petrobrás
CATEGORIA: Promoção Dirigida a Públicos Intermediários
OURO: "Rio, A Festa do Turismo", da IDEAL e Emp. Aéreas Cartão Crédito para Riotur
CATEGORIA: Promoção Dirigida a Públicos Internos
PRATA: "Endomarketing", da FISCHER AMÉRICA para Brasil Seguridade / Seguros
BRONZE: "Xerox Na Era dos Descobrimentos", da V&S para Xerox/President'S Club
CATEGORIA: Promoção Cultural
PRATA: "Natal Bem Brasileiro", da ARTPLAN para Bradesco Seguros
CATEGORIA: Promoção Esportiva
PRATA: "Pegue A Nota e Vá Pra Copa", da DÉCADA e Duda Mendonça para Governo do Estado Do Rio de Janeiro
ÁREA: AÇÕES E MATERIAIS DE PONTO-DE-VENDA
CATEGORIA: Cartaz de Produto de Consumo
OURO: "Cartazes de Humor", da ANIMUS ANIMA para Cia. Cervejaria Brahma
BRONZE: "Canudo", da ARTPLAN para Refrigerantes Pakera/Grapette Diet
BRONZE: "Titãs, Volume Dois", da CLÁUDIO CARVALHO para Warner Music
CATEGORIA: Conjunto de Materiais de Merchandising de Produto
OURO: "Pdv Chopp da Brahma", da ANIMUS ANIMA para Cia. Cervejaria Brahma
PRATA: "Free Jazz Pack Collection", da STANDARD para Souza Cruz/Free
CATEGORIA: Display Expositor ou Dispenser
PRATA: "Volta Às Aulas", da ANIMUS ANIMA para Fleischman Roya1 Nabisco/Biscoitos
ÁREA: AÇÕES E MATERIAIS PROMOCIONAIS
CATEGORIA: Anúncio ou Encarte de Apoio a Promoção de Varejo
OURO: "40% de Desconto", da SPERONI para Marius
CATEGORIA: Comercial de Apoio a Promoção de Produto
OURO: "Filme e Programetes Free Jazz 98", da STANDARD e Conspiração e TV Zero para Souza Cruz / Free PRATA: "Promoção Copa Pra Sempre Coca-Cola", da MCCAN-ERICKSON para Coca­Cola BRONZE: "Minigarrafas", da MCCAN-ERICKSON para Coca-Cola
CATEGORIA: Brinde ou Peça Promocional de Empresa de Comunicação
BRONZE: "A Gente Tem O Cd...", da DPZ para Bmg Projetos Especiais
CATEGORIA: Brinde ou Peça Promocional dirigida a Públicos Internos ou Intermediários
OURO: "De Onde Viemos? Para Onde Vamos?", da ESPM e Xerox e Antarctica para Espm-Escola Sup. Prop. e Marketing
CATEGORIA: Brinde ou Peça Promocional dirigida ao Público Final
BRONZE: "Estação da Alegria", da CONTEMPORÂNEA para Metrô Rio
CATEGORIA: Brinde ou Peça Promocional relativa a Data Comemorativa
OURO: "Dia da Cultura", da CONTEMPORÂNEA para Clube da Cultura / Dia da Cultura
CATEGORIA: Folheto Promocional
BRONZE: "Brincadeira de Criança", da CONTEMPORÂNEA para O Globo / Extra
CATEGORIA: Material Técnico ou Informativo
BRONZE: "Ética", da Z+G GREY para Cia. Siderúrgica Nacional
ÁREA: DESIGN PROMOCIONAL E EMBALAGEM
CATEGORIA: Marca, Símbolo Gráfico ou Logotipo
OURO: "Governo do Estado Do Rio de Janeiro", da CLÁUDIO CARVALHO para Governo do Estado Do Rio de Janeiro
PRATA: "Marca Free Jazz", da STANDARD para Souza Cruz / Free
BRONZE: "Detran", da CLÁUDIO CARVALHO para Governo do Estado Do Rio de Janeiro
CATEGORIA: Capa de Livro ou Caderno
BRONZE: "Capa de Cheque-Verde Banerj", da DPZ para Banerj
CATEGORIA: Banner, Faixa ou Estandarte
OURO: "Camisa", da Z+G GREY para Cia. Siderúrgica Nacional
CATEGORIA: Cartaz de Evento ou Produto Cultural
OURO: "Venha Dançar Com A Cia. de Dança", da CONTEMPORÂNEA para Metrô/Rio
CATEGORIA: Programa, Convite ou Participação
OURO: "Cineview 3 Anos", da V&S para Telecinel Cineview
PRATA: "Torre", da Z+G GREY para Furnas Centrais Elétricas
CATEGORIA: Relatório de Diretoria
OURO: "Relatório de Atividades 97", da DPZ para BNDES
CATEGORIA: Design de Embalagem em Madeira
OURO: "Caixa Free Jazz Pack Collection", da STANDARD e Ana Couto Design para Souza Cruz / Free
CATEGORIA: Embalagem Display
OURO: "Display Free Jazz Pack Collection", da STANDARD e Ana Couto Design para Souza Cruz / Free
CATEGORIA: Embalagem Promocional
OURO: "Latas Promocionais Brahma Chopp", da ANIMUS ANIMA para Cia. Cervejaria Brahma

Ano fecha com várias mudanças de contas

A Generalli Seguros, que ficou sem agência com o fechamento da GR.3, decidiu entregar sua conta - avaliada em R$ 4 milhões ­ para a Contemporânea.
E a Cultura Inglesa, que vinha sendo atendida pela DPZ, foi parar no escritório carioca da Standard & Ogilvy.
Tudo isso sem falar que a conta da Shell finalmente foi oficializada na Thompson, como resultado do alinhamento internacional da empresa. Ela deixa a Standard, que acumulou algumas centenas de prêmios para o cliente nos últimos 30 anos.

Gondim vai dirigir criação da Propeg-Rio

O redator mineiro Helmut Gondim é o novo diretor de criação da Propeg-Rio, ocupando a vaga deixada pela saída de Eduardo Corrêa.
Gondim estava na Propeg de Salvador e está bem integrado à filosofia de trabalho da agência.
Em Minas - onde chegou a ser premiado Profissional do Ano -, ele havia trabalhado na L&F e na Asa.
Com a vinda de um diretor de criação de fora do Rio ­ ou seja, sem que fosse contratado um criador de outra agência carioca -, deixa de acontecer a ciranda de criadores que era esperada com a mudança.

O Dia lança edição full-color este mês

No próximo dia 17, o jornal O Dia estará apresentando à imprensa especializada o seu novo formato full-color, que terá distribuição ao público a partir do domingo, 22 de novembro.
Na mesma semana, o jornal tem programado uma série de eventos para o trade, numa grande ação comandada pela Propeg­Rio, envolvendo uma verba em torno de R$ 700 mil.

Ediouro investe R$ 5milhões para crescer no mercado de revistas

Com um investimento de cerca de R$ 5 milhões em estrutura, contratação de profissionais, marketing e lançamento de novos títulos, a Ediouro prevê um crescimento de cerca de 25% em 98, em relação ao ano passado. Uma das cinco maiores editoras de revistas do país, esta empresa familiar, com faturamento em tomo de R$ 50 milhões/ano, detém 6,5% do mercado nacional de revistas, que movimenta cerca de R$ 1,3 bilhão/ano. Em 1999 a Ediouro pretende dar continuidade a este processo de crescimento com o lançamento de cinco novas revistas, que vão exigir o investimento de mais R$ 5 milhões.
Do total de R$ 5 milhões investidos em 98, R$ 3 milhões foram direcionados para ações de marketing, principalmente para brindes e merchandising no ponto de venda. Seguindo uma tendência internacional que comprova que a veiculação de brindes gera aumento de vendas, desde maio todas as edições da Internet.br vêm saindo com um CD ROM. No caso da revista Plena Beleza, a evolução também passa pela inserção de brindes como cremes, shampoos e cosméticos em geral, em todas as suas edições. A recém-nascida Mais Bonita trouxe, na sua edição de lançamento, uma meia-calça. "É importante ressaltar que, para atingir seu objetivo comercial, o brinde deve estar sempre de acordo com o conteúdo editorial da revista. Aliás, nos dias de hoje, a revista é considerada o melhor meio de levar o produto para dentro da casa do consumidor".
A Ediouro também está apostando cada vez mais em merchandising no ponto de venda. Só este ano foram investidos R$ 500 mil, incluindo banners, faixas, móbiles, "sapateiras" e displays gigantes, material desenvolvido pela Fischer América, agência da editora. "O merchandising no ponto de venda é fundamental neste segmento. A compra de uma revista, principalmente de moda e beleza, se dá por impulso. As peças promocionais na banca de jornal atingem o consumidor no momento da compra", explica Canella.

MKTMIX   MKTMIX

• PARABÉNS PRA VOCÊ - A Janela se abre para comemorar os próximos aniversários do mercado:
Dia 06, sexta: Antônio Carlos Accioly (Dir. de Atendimento da YES);
Dia 07, sábado: Alberto Pecegueiro, Luiz Cláudio Azevedo (Diretor de Atendimento da J. Walter Thompson);
Dia 08, domingo: Fernando Barbosa Lima;
Dia 09, segunda: Ari Fidelis (Diretor de Arte), José Praxedes (Diretor de Atendimento da Propeg-Rj), Paulo Giovanni (Presidente da Giovanni, Fcb);
Dia 10, terça: Arminda Mell0 (Diretora da ZAPT), Gina Mesquita, Toni Jardine;
Dia 11, quarta: Gisele Centenaro (Editora da About), Guilherme Jahara (Diretor de Arte da Salles/DMB&B), Hugo Paz;
• CARTAS - As correspondências para a Janela devem ser enviadas para a Rua Eurico Cruz, 15/2º andar, CEP 22461-200, Rio-RJ, ou para o e-mail ehrlich@pobox.com. Não deixe de visitar também a edição on-line da coluna, em www.janela.com.br.