Janela Publicitária    
 
  Publicada desde 15/07/1977.
Na Web desde 12/07/1996.
 

Janela Publicitária - Edição de 22/JAN/1999
Marcio Ehrlich

 

Esta edição da Janela Publicitária foi publicada originalmente no jornal Monitor Mercantil.
O seu conteúdo foi escaneado e transcrito para ficar à disposição de consultas pela internet.

Fischer Rio conquista conta da Telefônica

A principal parcela da milionária conta publicitária - avaliada em torno de R$ 40 milhões - da Telefônica, ex-Telerj Celular e responsável também pelo mesmo serviço no Espírito Santo, Porto Alegre e Santa Catarina acaba de ser conquistada pela Fischer América do Rio. A agência cuidará da área de varejo da empresa, que vinha sendo respondida temporariamente pela Contemporânea.
A conta da Telefônica será dividida com a Bozzel, agência do grupo Publicis Norton que está especialmente se instalando no Rio de Janeiro para o seu atendimento e responderá pela área corporativa da comunicação da empresa.

Abracomp lança hoje pela Internet a versão 99 do Prêmio Colunistas

A 32ª versão do Prêmio Colunistas de Propaganda está sendo lançada hoje pela Abracomp - Associação Brasileira dos Colunistas de Marketing e Propaganda através do seu site na Internet em www.colunistas.com.
Mantendo o mesmo regulamento do último ano, o concurso traz, no entanto, uma grande novidade que será adotada em todas as nove regionais da premiação. Os vencedores dos grandes Prêmios de Trabalhos, como Anúncio do Ano, Comercial do Ano etc. somente serão divulgados no dia da festa de entrega dos diplomas.
Durante o julgamento, uma empresa de auditoria independente recolherá os votos dos jurados em envelopes lacrados, fará a contabilização dos pontos concedidos e apenas durante a festa entregará à Abracomp os nomes dos premiados, após o público assistir a todos os trabalhos que, como ganhadores de ouro, disputaram a categoria.
A outra inovação do Prêmio Colunistas está em sua organização. Acompanhando os novos tempos; a Abracomp decidiu que este ano já poderá fazer todo o processo de inscrição das agências exclusivamente pelo sistema digital. O kit para ser datilografado se tornou um problema para as agências, já que são cada vez mais raras as empresas que ainda mantém máquinas de escrever em operação. Com os modems operando em velocidade cada vez maiores, também deixou de ser problema para qualquer agência de propaganda, mesmo de pequeno porte, acessar a Internet e baixar os arquivos, que terão cerca de 2 Mb e conterão um sistema tão completo que permitirá obter todas as informações necessárias para a inscrição sem precisar de qualquer papel impresso. Por exemplo, apenas clicando "Localizar" e informando "Pneus", no Help do sistema, o usuário receberá a informação de que a categoria certa para a inscrição é a 14 - Produtos e Serviço Automotivos.
As inscrições no Rio de Janeiro estão previstas para encerrar no dia 20 de março e a secretaria continua na Dinâmica Promoções. Mais observações podem ser obtidas com Priscila Franco, pelo telefone 537-8180.

Cartas

De Ronaldo Conde, vice-presidente da Propeg-Rio.

Marcio,
Como sempre, não recebi o seu jornal, mas já me habituei a navegar na Internet.
Por isso, ao ler pela manhã a sua coluna, não posso deixar de registrar o meu repúdio e a minha indignação com relação ao fato de que o estudante de desenho industrial Sérgio Salvador Mendes Jr. esteja pretendendo produzir um anuário virtual que inclua as peças "desprezadas pelos clientes, que são abundantes no meio profissional" conforme sua nota.
Está claro que o Sérgio, além de estudante, também é júnior, conforme está no seu nome, e não conhece o negócio da propaganda.
Registrar isso significa, preconceituosamente, que todas as peças recusadas pelos clientes são brilhantes e que os clientes são burros. Fora do contexto, fora da história e sem conhecimento do que realmente aconteceu nada pode ser provado.
Cansei de criar e apresentar campanhas muito boas, no meu ponto de vista, que foram recusadas brilhantemente pelos clientes. E mais: ao refazer, consegui criar peças tão boas quanto ou melhores.
Os grandes cases da propaganda passam, obrigatoriamente, pela ótima relação entre Cliente e Agência.
Não conheço e nem ouvi falar de uma grande ideia, pertinente, dentro do briefing, ser recusada pelo cliente.
Portanto, parem com essa besteira de que peça recusada é, necessariamente, peça boa, criativa.
Quando fui presidente do Clube de Criação do Rio de Janeiro, cansei de recusar propostas como essas de fazer uma exposição de campanhas recusadas.
Com a palavra, agora, os presidentes do Grupo de Atendimento e do Clube de Criação, Marcelo Gorodicht e Sérgio de Paula. Conheço os dois e sei que vão me dar razão.
Ronaldo Conde
Vice-presidente/Propeg

De: Anthony W. Talbot, diretor da Doctor Propaganda.

Prezado Marcio,
Tudo bem? Li sua coluna no Monitor sexta passada sobre a conta dos Supermercados Zona Sul (que agora sabemos que a Staff foi a vencedora) e gostaria de fazer uma retificação sobre a verba. A verba não é de 2 milhões, e sim de 1 milhão e 200 mil reais com comissão de agência negociada. Na realidade será uma conta em torno de R$ 600 mil se considerarmos a comissão reduzida.
Aproveitando este mail, queria informar da nossa conquista do curso de inglês Britannia, com verba anual de 250 mil. E que agora em fevereiro estamos fazendo o lançamento imobiliário da Construtora Bauhaus da Granja Brasil em Itaipava (conta conquistada em dezembro em concorrência com a DPZ e Contemporânea). Vamos com filme, spot de rádio, anúncios em jornal e revista. A verba é de 550 mil.
Um forte abraço,
Anthony

MKTMIX MKTMIX

• PARABÉNS PRA VOCÊ - A Janela se abre para comemorar os próximos aniversários do mercado:
Dia 24, domingo: Cristiane Duncan (Supervisora de Mídia da SGP), Roberto Guerra Magliano (Diretor de Atendimento da CM);
Dia 25, segunda: Jacob Steinberg (Diretor Presidente da Servenco, Marcello Almeida (Ex-Diretor da Pixel);
Dia 26, terça: Andrea Gomes de Mattos (Diretora de Atendimento da Elan Garden);
Dia 27, quarta: André Lima (Redator da Giovanni, FCB), Armando Ferrentini (Diretor Presidente da Editora Referência), Luís Fernando Novaes (Diretor de Mídia da DPZ), Sandra Pinta (Diretora de Arte da Diretrizes);
Dia 28, quinta: Carlos Augusto Montenegro (Diretor Presidente do Ibope), Paulo Henrique (Diretor de Atendimento da Luz);
• CARTAS - As correspondências para a Janela devem ser enviada para a Rua Eurico Cruz, 15/2º andar, CEP 22461-200, Rio-RJ, ou para o e-mail: ehrlich@pobox.com.br. Não deixe de visitar também a edição on-line da coluna, em www.janela.com.br.