Janela Publicitária    
 
  Publicada desde 15/07/1977.
Na Web desde 12/07/1996.
 

Janela Publicitária - Edição de 24/JUN/2000
Marcio Ehrlich

 

Esta edição da Janela Publicitária foi publicada originalmente no jornal Monitor Mercantil.
O seu conteúdo foi escaneado e transcrito para ficar à disposição de consultas pela internet.

Brasil fica com 4 Leões de Filmes

Apesar de não ter saído ainda o resultado oficial do júri de filmes de Cannes, um dos jurados estrangeiros já confidenciou à imprensa brasileira que o Brasil conseguiu 4 medalhas no concurso, entre os 13 comerciais incluídos no shortlist (veja a relação nesta página):
– Ouro para "A Semana", da W/Brasil para Revista Época.
– Prata para "Gatos", da Almap/BBDO para Whiskas.
– Bronze para "Bebê", da F/Nazca para Zipnet.
– Bronze para "Radar", da Leo Burnett para Fiat Marea.
O resultado oficial será divulgado apenas às 10:30h deste sábado, em coletiva do júri para a imprensa presente ao festival. À noite, no Palais, haverá a entrega dos troféus para os Leões de Ouro, para o qual a equipe da W/Brasil já confirmou a presença, vinda especialmente do Brasil na última noite.

Plantão Doctor - Medo de Fantasmas Fischer América
(A cobertura do Festival de Cannes pela Janela é um oferecimento das agências Doctor e Fischer América Rio).

Campanha de Budweiser é apontada como o Grand Prix de Filmes

Não bastassem as informações internas do júri apontando a campanha da cerveja Budweiser, criada pela DDB Chicago para a cervejaria Anheuser-Busch como o Grande Prêmio do festival de filmes em Cannes, se depender da reação dos delegados presentes nas exibições do shortlist, o resultado não poderá ser outro. A campanha, que arrancou risos incontroláveis da platéia, se baseia em um bordão: "Whassup", ou seja "O que é que há" (what’s up?), repetida entre um grupo de amigos, que ficam se fazendo a pergunta pelo telefone com uma única resposta "Watching the game, having a Bud".
O humor aumenta porque ao dizer o "whassup" eles colocam a língua para fora, uma ação que acabou sendo repetida por muitos dos delegados ao sair de dentro do auditório. Dos filmes brasileiros, o mais aplaudido foi "Língua Presa", da Master, seguido por "Limpando o Salão" e "Radar". Desde ontem, sem mais informações sobre as tendências do júri, a imprensa vinha tentando juntar peças a partir dos demais jurados estrangeiros. Um deles teria revelado a disposição do júri de conferir Leões a pelo menos três trabalhos brasileiros: "Lince", da Almap para Audi, "Semana", da W/Brasil para Época e "Radar", da Leo Burnett para Fiat.
Depois chegou-se a apontar um Leão para "Porta-Giratória", da Giovanni/FCB. Mas, ao que tudo indica até o fechamento desta edição, este filme e "Lince", não conseguiram a premiação noticiada. Como na área de Press&Poster o jurado brasileiro, Eduardo Martins, chegou a reunir a imprensa para declarar que o país havia recebido 18 Leões e na hora da divulgação verificou-se que o Brasil chegara a 20 prêmios, não resta muito senão admitir que este ano a organização de Cannes conseguiu anular o famoso jeitinho brasileiro para se antecipar à surpresas desejadas pela Sawa.

Giovanni comparece em peso a Cannes

Giovanni em Cannes 2000A Giovanni, FCB premiou sua equipe de criação do Rio de Janeiro, pelos bons resultados conquistados no último ano, com uma presença maciça neste Festival de Cannes. A turma da Giovanni, FCB-Rio aliás, estava em massa na exibição da categoria "Produtos Diários", para verificar as chances do filme "Porta Giratória, dos Laticínios Fazendola, considerado um dos fortes candidatos brasileiros a Leão.
Na foto da Janela, assistidos lá por trás por Alexandre Motta, da Fischer, os giovanneses Fernando Barcellos, Cristina Amorim, Rynaldo Gondim, Adilson Xavier, Fernando Campos, Carlos André Eyer, André Lima e Cláudio Gatão.

Campanha Nacional da Shell chega ao Rio

Depois de ser lançado em São Paulo, Salvador, Curitiba e Belo Horizonte, começa a ser veiculado este domingo, 25/06, no estado do Rio de Janeiro e na grande Recife o filme "Uma história de confiança" da nova campanha da J.Walter Thompson para a Shell, dentro do slogan da empresa "Você Confia, a Shell Excede".
Dirigido por Carol Jabor para a Conspiração, o filme de 30 segundos faz parte da estratégia de "branding idea" da JWT internacional, que foi o motivo da entrega da conta à JWT brasileira. O objetivo da distribuidora é deixar claro para o consumidor que a Shell é a empresa que mais se preocupa com a qualidade do combustível. Em vez de falar ou mostrar cenas realistas de abastecimento de combustível, o comercial descreve uma relação de confiança entre pai e filho. A campanha mostra o resultado de uma série de pesquisas no Estado de São Paulo antes e depois da veiculação do filme e aponta um crescimento de 24% no índice de confiança na marca e um aumento de 4% nas vendas.
A campanha "Uma História de Confiança", que custou mais de R$ 2,5 milhões, inclui também anúncios em jornais, revistas e material promocional para os pontos de venda, que estarão decorados a partir desse domingo, com faixas, galhardetes e back lights.
A campanha teve criação de Wallace Marques e com os diretores de arte Guilherme Torres e Raul Fernandes, sob direção de criação de Bob Gueiros. O atendimento foi de Fernanda Galluzzi e a aprovação, no cliente, de Américo Campos Silva.

Entidade européia luta contra censura à propaganda

O Conselho Europeu de Editores de Publicações (European Publishers’ Council) está distribuindo aos participantes do festival um folheto conclamando todos a assinar um manifesto a favor da liberdade na publicidade européia que, segundo eles, estaria ameaçada pelos políticos. No material, há mensagens como "Nenhuma mulher foi à falência por ver um anúncio de moda" ou "Nunca ninguém ficou hipertenso por ver muitos anúncios de café". O site para participar do manifesto está em www.adfreedom.com (N.R.: O site atualmente está desativado).

Rio leva 2 Leões no Press & Poster

Selos (19425 bytes)
Oil (18693 bytes)
A campanha "Selos", da Salles D’Arcy-Rio, conquistou um Leão de Ouro no Press & Poster de Cannes, o primeiro nesta categoria já obtido por uma agência do Rio de Janeiro.
O Rio ainda teve um segundo Leão, para a Giovanni/FCB-Rio, uma Prata para o trabalho "Oil", criado para o Greenpeace, no qual um bebê coberto de petróleo é mostrado no chão de sua casa, como as fotos clássicas de animais atingidos por vazamentos enquanto o texto pergunta como o leitor reagiria se fosse na casa dele.
Além destes prêmios, o Rio emplacou mais 3 finalistas no Press&Poster.
-"Spring/Summer Collection", da Salles D’Arcy para o Rio Sul.
-"Dia dos Namorados", da Salles D’Arcy para o Rio Sul.
-"Bigode" (Stop Haider", da Giovanni, FCB para a Empresa Jornalística O Hebreu (o primeiro ministro austríaco com restos de creme de barbear no qual teria sido cortado o bigode de Hitler).
As agências cariocas que se inscreveram no Press&Poster de Cannes foram: Artplan (3 trabalhos), Commente (1), Carioca (1), ContaFio (1), Contemporânea (2), Doctor (1), FischerAmerica (6), Giovanni,FCB (43), Globo Network (1), McCann (8), Propeg (1), Salles D’Arcy (14), Staff (9) e V&S (5).
No ano em que o júri foi presidido pelo brasileiro Marcelo Serpa, da Almap BBDO, o Brasil teve seu melhor resultado nos 5 anos do concurso Press&Poster. Foram 20 Leões no total. A Almap BBDO liderou o ranking, com 6 Leões, , ficando a F.Nazca com 4 e a Lowe Lintas com 2. As agências DPZ, Giovanni FCB, J.Walter Thompson, Master, NeoGama, Salles D’Arcy, Standard Ogilvy e Talent ganharam 1 Leão cada.
Guilherme Jahara e Rodolfo Sampaio.jpg Fernando Campos e Carlos André Eyer
O diretor de arte Guilherme Jahara e o redator Rodolfo Sampaio, da Salles/D’Arcy, e seu Leão de Ouro "Selos", para a EBCT. O redator Fernando Campos e o diretor de arte Carlos André Eyer, da Giovanni/FCB, e seu Leão de Prata "Petróleo", para o Greenpeace.

Brasil leva o Grand Prix de banner no CyberLions
O banner Braille", da AgênciaClick para o Banco de Olhos, foi premiado como o Grand Prix de banner da área de mídia interativa do Festival de Cannes. Apesar de uma excepcional performance na área de banners, o Brasil este ano não conseguiu emplacar nenhum prêmio em sites, um curioso indicativo do nível de criação atual das agências interativas brasileiras, segundo a avaliação de Cannes.
Além deste prêmio, o Brasil levou um Ouro, 4 Pratas e 3 Bronzes:
Ouro:
- "Alternet Music", da Zentropy Partners/Thunder House para Y Brasil Music.
Prata:
"Suvinil Máquina de Lavar", da F/Nazca Saatchi & Saatchi para Suvinil.
"Ouch", da AgênciaClick para Boticário
"Storage Server Campaign", da Ogilvy Interactive para IBM
"Laramara", da Zentropy Partners/Thunder House para Laramara Foundation
Bronze:
"Dalai Lama Foot" da AgênciaClick para Ajato Broadband
"Puzzle", da OnMedia para Greenpeace
"Bungee Jump", da AgenciaClick para Adventure-Se
O Grand Prix de Website foi para "Nike Football", da FramFab Copenhagen para Nike. O júri concedeu os 2 Grand Prix, 4 Leões de Ouro, 12 Leões de Prata e 11 Leões de Bronze.

Giannini volta ao Brasil, que fica sem jurado no festival de filmes

Finalmente foi confirmada a razão da bomba que sacudiu a delegação brasileira esta madrugada com a informação de que Marcelo Giannini se retirou do Júri de filmes e retornou ao Brasil. De acordo com a organização do festival, Giannini recebeu uma ligação do Rio de Janeiro, onde reside a sua família, comunicando que sua mãe havia sido internada por problemas cardíacos, e decidiu retornar imediatamente.
A notícia deixou os brasileiros presentes a Cannes – especialmente os cariocas, já que Giannini conhece bastante os trabalhos do Rio – bastante preocupados com o efeito que a ausência de um jurado brasileiro poderá ter no resultado da participação do país no concurso, principalmente porque a organização do festival não permite a substituição do jurado nestes casos. É sabido, pela experiência das edições anteriores de Cannes, que no momento da definição Leões, as defesas e explicação do jurado de um país podem ser fundamentais para a obtenção ou não do prêmio.
As últimas informações sobre a mãe de Giannini felizmente são boas: ela já teria superado a crise inicial, apesar de ainda estar internada sob cuidados médicos.

Prognóstico de brasileiros se confirma: Stella Artois ganha GP de Imprensa
Antes mesmo de ser premiada com o Grand Prix de Press&Poster, a campanha da cerveja Stella Artois, criada pela Lowe Lintas, conquistou o coração dos publicitários brasileiros, que em grande quantidade já vinham considerando suas peças as mais indicadas para o título.
Em 5 posters, são mostrados objetos caros com marcas indicativas de que teriam sido utilizados para abrir a chapinha da cerveja, que sempre se posicionou no mercado como um produto caro. O texto é simplesmente "Reassuringly expensive" ou seja, "Confirmadamente cara", que já assina há anos as campanhas da cerveja.

Festival de filmes tem 54 cariocas na disputa

Apenas 54 trabalhos cariocas concorrem em Cannes no Festival de Filmes, sendo 31 deles inscritos por 6 agências, uma quantidade sensivelmente menor do que a encontrada no Press&Poster, onde 14 agências inscreveram 96 trabalhos. Nove produtoras cariocas também se inscreveram diretamente, com 23 peças.
As agências que disputam os Leões de Filmes são Central globo de Comunicação (1 trabalho), Giovanni, FCB (20), McCann (1), Salles D’Arcy(3), Staff (1) e V&S (5).
E as produtoras são Arte&Fato (1 trabalho), Atmosfera (2), CaradeCão (9), Conspiração (4), Dueto (1), Mr.Magoo (1), Prodigital (1), Trinta (3) e Yes (1).

MKTMIX

* PARABÉNS PRA VOCÊ - A Janela se abre para comemorar os próximos aniversários do mercado:
23/06, Sexta-feira: Andréa Pinto (Supervisora de Contas da Artplan), Andrea Dalaby (Diretora da Laxmi);
24/06, Sábado: Abelardo Cid (Diretor de Contas da DPZ), Sani Sirotsky, Edberto Dutra (Redator da Comunicação Carioca);
25/06, Domingo: Luis Cláudio Siqueira (Redator da Elan Garden), Fabiana Pomposelli (Diretora de Arte da V&S), Cristiane Vianna (Gerente de Operações da Cult);
26/06 – Segunda-feira: Maria Célia Salgado (Diretora de Criação da Tática), Clarissa Passos (Redatora da Casa da Criação);
28/06, Quarta-feira: Arnaldo Cardoso Pires (Diretor Presidente da Cult), Kátia Viola (Executiva de Contas Xênio da Staff), Alexandre Simas (Redator da Doctor);
* BRASIL TELECOM – Acabaram de entrar na Thompson-Rio, para a conta do Brasil Telecom, Beatriz Medina como Diretora de Planejamento e Mídia e Ana Lúcia Santos como Supervisora de Mídia. Beatriz já passou por empresas como FCB, Standard, Ogilvy & Mather e Giovanni, enquanto Ana Lúcia, já passou pela Giovanni e FCB.
* FESTIVAL DA ABP – A ABP marcou para os dias 20 a 23 de novembro, no Hotel Sofitel Rio Palace, o 22º Festival Brasileiro de Propaganda. Este ano também serão premiados os trabalhos realizados para Internet.
* RECORDE DE INSCRIÇÕES – A organização do festival de Cannes está comemorando mais um recorde de inscrição de delegados e filmes este ano. Mais de 9 mil delegados (15% de crescimento em relação a 1999) e 16 mil trabalhos, sendo 5757, 9040 anúncios ou posters, 1048 cyber e 502 projetos de mídia. O Brasil colocou 1108 anúncios/posters, 175 cyber, 40 mídia e 251 filmes.
* CONTRATAÇÃO – Reforça a criação da agência Comunicação Carioca a premiada dupla formada pelo redator Adriano Matos e pelo diretor de arte Bruno Almeida. A dupla conta em seu currículo com prêmios no Festival de Propaganda da ABP, Prêmio O Globo, Festival de Londres, Anuário do CCSP, Festival de Propaganda de Portugal, além de diversos Colunistas.