Janela Publicitária    
 
  Publicada desde 15/07/1977.
Na Web desde 12/07/1996.
 

Cannes Advertising Festival 2000
(A cobertura do Festival de Cannes é patrocinada pelas agências Fischer América Rio e Doctor.)

 

Esta edição da Janela Publicitária foi publicada originalmente no jornal Monitor Mercantil.
O seu conteúdo foi escaneado e transcrito para ficar à disposição de consultas pela internet.

Almap/BBDO é Agência do Ano
Repetindo o feito da DM9DDB nos últimos dois anos, a brasileira Almap/BBDO consagrou-se a Agência do Ano do 47º Festival de Cannes por ter somado a maior pontuação entre todas as agências concorrentes este ano em Cannes. Nos dois lugares seguintes ficaram as agências americanas Wieden & Keneddy e Fallon McElligott.
A pontuação da Almap/BBDO beneficiou-se, assim como já havia acontecido com a DM9DDB (que este ano não se inscreveu em Cannes), da grande quantidade de Leões conquistados na premiação de Press & Poster -- foram 6 prêmios --, que se somaram aos 2 obtidos no Media Lions e ao Leão de Prata de Filmes (listado mais abaixo). Segundo a contagem oficial, o Grand Prix vale 10 pontos, enquanto cada Leão de Ouro vale 7 pontos, cada Prata vale 5 e cada Bronze vale 3.

Marcelo Serpa culpa produção pobre por baixos prêmios da América do Sul
Durante a coletiva de imprensa, questionado por um jornalista pelas razões de o Brasil e a Argentina terem obtidos resultados tão baixos no festival, Marcelo Serpa lamentou que, a despeito de contar com uma boa criação, os países latino-americanos estejam com um nível de produção sensivelmente inferior em filmes do que têm apresentado na área de mídia impressa. "Latin America is lacking production", disse ele aos jornalistas presentes. Segundo Serpa, diretor da agência Almap/BBDO, que conquistou apenas um Leão de Prata em filme, esta é uma área que temos que aperfeiçoar se quisermos voltar a ter bons resultados em Cannes.

Campanha de Budwaiser garante Grand Prix do Júri e de Imprensa
whassup.jpg (13928 bytes)O estrondoso sucesso da campanha "Whassup True", da cerveja Budweiser, criada pela DDB Chicago para a cervejaria Anheuser-Busch se confirmou em um fato inédito no festival de Cannes: o mesmo trabalho conquistou o Grande Prêmio de Filmes segundo o júri e segundo os jornalistas presentes na cobertura do festival, que em voto secreto apontaram os 6 filmes da Bud para receber o Journalist Award.
Isso, é claro, além da consagração por todos os delegados, que pelas ruas de Cannes ficam repetindo o bordão "Whassup" que marca as peças. A expressão "Whassup", algo como "O que é que há?" (what's up?) é repetida entre um grupo de amigos, que ficam se fazendo a pergunta pelo telefone com uma única resposta "Watching the game, having a Bud". O humor aumenta porque ao dizer o "whassup" eles colocam a língua para fora, uma ação que acabou sendo repetida por muitos dos delegados ao sair de dentro do auditório.
Segundo Marcelo Serpa, presidente do júri de Cannes, este ano não se viu nada tão brilhante, tão publicitário e tão adequado ao produto anunciado, permitindo que em menos de 10 minutos de discussão o júri pudesse escolher o Grand Prix com absoluta unanimidade, rompendo o hábito dos últimos anos de conceder o prêmio a algum trabalho incompreensível apenas pelo fato de estar "quebrando as regras".

Brasil vai se inscrever direto em Cannes no ano 2001
O diretor geral do Festival de Cannes, Roger Hatchuel, anunciou à imprensa que está rompendo o contrato com a Promocine de representação do festival no Brasil, alegando que a empresa estaria cobrando a mais pelas inscrições do que a organização do evento. De acordo com Hatchuel, isso vinha gerando uma série de protestos pelas agências brasileiras, que já estavam procurando a secretaria do festival em Londres para se inscrever diretamente pelos custos normais.
Durante este sábado, o diretor da Promocine, Luis Antônio Ribeiro Pinto, não foi localizado no Palais du Festival para comentar as declarações do diretor da Sawa. Para este colunista, a declaração de Hatchuel foi surpreendente, já que não é de hoje que se sabe que as inscrições -- tanto de filmes como de delegados -- através da Promocine são mais altas. Há alguns anos, a Janela Publicitária publicou matéria com Ribeiro Pinto a respeito, na qual ele declarou que a Sawa sabia que ele tomava esta atitude para cobrir os custos de operações da representação no Brasil, já que a entidade não o comissionava pelos comerciais brasileiros inscritos. Na época, ele informou à Janela que se não cobrasse um overprice não teria como cobrir os seus custos de secretaria e de envio das peças concorrentes para Londres.
Nos últimos anos, porém, uma parte significativa da delegação brasileira passou a ignorar a Promocine, viajando diretamente para Cannes para se inscrever no próprio balcão de informações do festival, onde inclusive se surpreendiam ao descobrir que poderiam reservar apartamentos em hotéis que a Promocine informava não existirem mais.

Notícias de 22/Junho/2000

Brasil fica só com 13 finalistas na premiação de filmes.
Confirmando a informação que circulava nos bastidores do festival, o Brasil conseguiu inserir apenas 13 filmes no shortlist do festival da Sawa, um dos menores números de todo o histórico da participação brasileira. Com isso, o Brasil se situou no 11º lugar entre os países concorrentes. O Rio de Janeiro, apesar de um desempenho fraco, garantiu 1 filme na lista, o comercial "Porta-Giratória", da Giovanni,FCB para Laticínios Fazendola, que desde o Brasil vinha sendo apontado como um dos favoritos a Leões. Estes foram os trabalhos:
- "Love for the Jersey/Amor à camisa", da AlmapBBDO (SP) e Jodaf para Pepsi.
- "Car Wash/Lava-a-jato", da Upgrade (SP) e Conspiração para Haagen Daas.
- "Porta-Giratória", da Giovanni,FCB (RJ) e Trinta para Fazendola.
- "Cats/Gatos", da AlmapBBDO (SP) para Effem/Whiskas..
- "Mommy/Mamãe", da Standard Ogilvy (SP) e Zero para Avenca.
- "Linx/Lince", da AlmapBBDO (SP) e 02 para Audi.
- "Dashboard/Painel", da AlmapBBDO (SP) e Andreas Heininger para Volkswagen Golf.
- "Road/Radar", da Leo Burnet (SP) e Zohar para Fiat.
- "G Spot/Ponto G", da Lowe Loducca (SP) e Jodaf para MTV.
- "The Week/A Semana", da W/Brasil (SP) e AD Studio para Editora Globo / Época.
- "Lisp/Língua Presa", da Master (PR) e Seven para TIM Tele Celular Sul.
- "Baby/Bebê", da F/Nazca (SP) e Cia.de Cinema paa Zipnet.
- "Nose Picking/Limpando o Salão", da F/Nazca (SP) e Cia.de Cinema para Zipnet.
Os Estados Unidos ficaram em 1º lugar, com 170 finalistas, seguido pela Inglaterra, com 74 filmes. As imprecisões são devidas às dificuldades de informações do festival, que estão obrigado a todos os jornalistas da sala de imprensa a contar os finalistas, no momento, manualmente, um por um e país por país, na listagem fornecida de 19 páginas, que não cita sequer a quantidade total de finalistas.

Em dia morno, jornalistas apoiam-se em rumores
Há muitos anos a sala de imprensa do festival de Cannes não via um marasmo como o desta quinta-feira, pela absoluta falta de notícias precisas sobre o desempenho do país no concurso de filmes, agravada pela saída do brasileiro Marcelo Giannini do júri (ele retornou ao Brasil devido a um problema de saúde de sua mãe).
Sem informações, a imprensa vem tentando juntar peças a partir dos demais jurados estrangeiros. Um deles teria revelado a disposição do júri de conferir Leões a pelo menos três trabalhos brasileiros: "Lince", da Almap para Audi, "Semana", da W/Brasil para Época e "Radar", da Leo Burnett para Fiat. Além disso, não passariam de 15 os filmes nacionais a ser incluídos no shortlist, entre os quais poderia estar o "Porta-Giratória", da Giovanni,FCB para a Laticínios Fazendola.
Como na área de Press & Poster o jurado brasileiro, Eduardo Martins, chegou a reunir a imprensa para declarar que o país havia recebido 18 Leões e na hora da divulgação verificou-se que o Brasil chegara a 20 prêmios, não resta muito senão admitir que este ano a organização de Cannes conseguiu anular o famoso jeitinho brasileiro para se antecipar à surpresas desejadas pela Sawa.

Notícias de 21/Junho/2000

Brasil perde jurado: Giannini volta ao Brasil
Direto de Cannes -
Finalmente foi confirmada a razão da bomba que sacudiu a delegação brasileira esta madrugada com a informação de que Marcelo Giannini se retirou do júri de filmes e retornou ao Brasil. De acordo com a organização do festival, Giannini recebeu uma ligação do Rio de Janeiro, onde reside a sua família, comunicando que sua mãe havia sido internada  por problemas cardíacos, e decidiu retornar imediatamente.
A notícia deixou os brasileiros presentes a Cannes -- especialmente os cariocas, já que Giannini conhece bastante os trabalhos do Rio -- bastante preocupados com o efeito que a ausência de um jurado brasileiro poderá ter no resultado da participação do país no concurso, principalmente porque a organização do festival não permite a substituição do jurado nestes casos. É sabido, pela experiência das edições anteriores de Cannes, que no momento da definição dos Leões, as defesas e explicações do jurado de um país podem ser fundamentais para a obtenção ou não do prêmio.
As últimas informações sobre a mãe de Giannini felizmente são boas: ela já teria superado a crise inicial, apesar de ainda estar internada sob cuidados médicos.

Entidade européia luta contra censura à propaganda
Direto de Cannes -
O Conselho Europeu de Editores de Publicações (European Publishers' Council) está distribuíndo aos participantes do festival um folheto conclamando todos a assinar um manifesto a favor da liberdade na publicidade européia que, segundo eles, estaria ameaçada pelos políticos. No material, há mensagens como "Nenhuma mulher foi à falência por ver um anúncio de moda" ou "Nunca ninguém ficou hipertenso por ver muitos anúncios de café".  O site para participar do manifesto está em www.adfreedom.com (N.R.em 2013: site atualmente desativado).

Notícias de 20/Junho/2000

Rio leva 2 Leões no Press & Poster

Guilherme Jahara e Rodolfo Sampaio.jpg (19312 bytes) À esquerda, o diretor de arte Guilherme Jahara e o redator Rodolfo Sampaio, da Salles/D'Arcy, e seu Leão de Ouro "Selos", para a EBCT.
À direita, o redator Fernando Campos e o diretor de arte Carlos André Eyer, da Giovanni/FCB, e seu Leão de Prata "Petróleo", para o Greenpeace.
Fernando Campos e Carlos André Eyer (21307 bytes)
Selos (19425 bytes) Oil (18693 bytes)
Direto de Cannes - A campanha "Selos", da Salles D'Arcy-Rio, acaba de conquistar  um Leão de Ouro no Press & Poster de Cannes, o primeiro nesta categoria já obtido por uma agência do Rio de Janeiro.
O Rio ainda teve um segundo Leão, para a Giovanni/FCB-Rio, uma Prata para o trabalho "Oil", criado para o Greenpeace.
Confirmando as previsões publicadas pela Janela, a campanha da cerveja Stella Artois (veja reproduções abaixo), criada pela Lowe Lintas da Inglaterra, foi escolhida como Grand Prix.
No ano em que o júri foi presidido pelo brasileiro Marcelo Serpa, da Almap BBDO, o Brasil teve seu melhor resultado nos 5 anos do concurso Press & Poster. Foram 20 Leões no total. A Almap BBDO liderou o ranking, com 6 Leões, ficando a F.Nazca com 4 e a Lowe Lintas com 2. As agências DPZ, Giovanni FCB, J.Walter Thompson, Master, NeoGama, Salles D'Arcy, Standard Ogilvy e Talent ganharam 1 Leão cada.

Brasil leva o GP de Banner no CyberLions
Direto de Cannes -
O banner "Braille", da AgênciaClick para o Banco de Olhos, foi confirmado como o Grand Prix de banner da área de mídia interativa do Festival de Cannes. Apesar de uma excepcional performance na área de banners, o Brasil este ano não conseguiu emplacar nenhum prêmio em sites, um curioso indicativo do nível de criação atual das agências interativas brasileiras, segundo a avaliação de Cannes.
Além deste prêmio, o Brasil levou um Ouro, 4 Pratas e 3 Bronzes:
Ouro:
- "Alternet Music", da Zentropy Partners/Thunder House para Y Brazil Music.
Prata:
- "Suvinil Máquina de Lavar", da F/Nazca Saatchi & Saatchi para Suvinil.
- "Ouch", da AgenciaClick para Boticário
- "Storage Server Campaign", da Ogilvy Interactive para IBM
- "Laramara", da Zentropy Partners/Thunder House para Laramara Foundation
Bronze:
- "Dalai Lama Foot", da AgenciaClick para Ajato Broadband
- "Puzzle", da OnMedia para Greenpeace
- "Bungee Jump", da AgenciaClick para Adventure-Se
O Grand Prix de WebSite foi para "Nike Football", da FramFab Copenhagen para Nike. O júri concedeu os 2 Grand Prix, 4 Leões de Ouro, 12 Leões de Prata e 11 Leões de Bronze.

Stella Artois conquista brasileiros
Stella Artois - Guitarra (15126 bytes)
Direto de Cannes -
A campanha da cerveja Stella Artois, criada pela Lowe Lintas, Stella Artois - Carro (10626 bytes)conquistou o coração dos publicitários brasileiros, que em grande quantidade vem considerando suas peças as mais indicadas para o Grand Prix de Press & Poster.
Em 5 posters, são mostrados objetos caros com marcas indicativas de que teriam sido utilizados para abrir a chapinha da cerveja, que sempre se posicionou no mercado como um produto caro. O texto é simplesmente "Reassuringly expensive", ou seja, "Confirmadamente cara".

Giovanni comparece em peso a Cannes
Turma da Giovanni-Rio (21043 bytes)Direto de Cannes - A Giovanni,FCB premiou sua equipe de criação do Rio de Janeiro, pelos bons resultados conquistados no último ano, com uma presença maciça neste Festival de Cannes. A turma da Giovanni,FCB-Rio aliás, estava em massa na exibição da categoria "Produtos Diários", para verificar as chances do filme "Porta-Giratória", dos Laticínios Fazendola, considerado um dos fortes candidatos brasileiros a Leão. Na foto da Janela, assistidos lá por trás por Alexandre Motta, da Fischer, os giovanneses Fernando Barcellos, Cristina Amorim, Rynaldo Gondim, Adilson Xavier, Fernando Campos, Carlos André Eyer, André Lima e Cláudio Gatão.

Festival de Filmes tem 54 cariocas na disputa
DIRETO DE CANNES -
Apenas 54 trabalhos cariocas concorrem em Cannes no Festival de Filmes, sendo 31 inscritos por 6 agências, uma quantidade sensivemente menor do que a encontrada no Press & Poster, onde 14 agências inscreveram 96 trabalhos. Nove produtoras cariocas também se inscreveram diretamente, com 23 peças.
As agências que disputam os Leões de Filmes são Central Globo de Comunicação (1 trabalho), Giovanni, FCB (20), McCann (1), Salles D'Arcy (3), Staff (1) e V&S (5)
E as produtoras são Arte&Fato (1 trabalho), Atmosfera (2), CaradeCão (9), Conspiração (4), Dueto (1), Mr.Magoo (1), Prodigital (1), Trinta (3) e Yes (1).

Rio tem 5 finalistas no Press & Poster
DIRETO DE CANNES -
Finalmente no final da tarde desta segunda-feira saiu a lista oficial do festival de Cannes, apesar de desde às 8 horas da manhã desta segunda-feira já estar aberta a exposição dos trabalhos finalistas de Press & Poster.
Considerando-se as inscrições de trabalhos para uma mesma campanha como um único finalista (o júri poderá agrupá-los ou não), o Brasil somou 55 finalistas. Entre eles, o Rio de Janeiro emplacou 5 trabalhos:
- "Spring/Summer Collection", da Salles D'Arcy para o Rio Sul
- "Dia dos Namorados", da Salles D'Arcy para o Rio Sul.
- "Selos", da Salles D'Arcy para a EBCT.
- "Bigode" (Stop Haider", da Giovanni,FCB para a Empresa Jornalística O Hebreu (o primeiro ministro austríaco com restos de creme de barbear no qual teria sido cortado o bigode de Hitler).
- "Oil", da Giovanni,FCB para o Greenpeace (um bebê coberto de petróleo no chão de casa, como as fotos clássicas de animais atingidos por vazamentos).
As agências cariocas que se inscreveram no Press & Poster de Cannes foram: Artplan (3 trabalhos), Commente (1), Carioca (1), ContaFio (1), Contemporânea (2), Doctor (1), FischerAmérica (6), Giovanni,FCB (43), Globo Network (1), McCann (8), Propeg (1), Salles D'Arcy (14), Staff (9) e V&S (5).
O júri, do qual participa o diretor de arte brasileiro Eduardo Martins, está agora na fase de escolha das medalhas.

Cannes tem récorde de inscrições
DIRETO DE CANNES -
A organização do festival de Cannes está comemorando mais um récorde de inscrições de delegados e filmes este ano. Mais de 9 mil delegados (15% de crescimento em relação a 1999) e 16 mil trabalhos, sendo 5757 filmes, 9040 anúncios ou posters, 1048 cyber e 502 projetos de mídia. O Brasil colocou 1108 anúncios/posters, 175 cyber, 40 mídia e 251 filmes.

Sala de imprensa já está armada
sala_imprensa.jpg (23825 bytes)A Janela já está presente na sala de imprensa do Festival de Cannes. Como em todos os anos, o Brasil é o país com o maior número de jornalistas inscritos. Estão aqui presentes, além da Janela, o Caderno Propaganda & Marketing, a Meio & Mensagem, Vox News, Blue Bus, Malufax, About e uma série de outras empresas que se inscrevem como imprensa para aproveitar que jornalista não paga a inscrição no festival.