Janela Publicitária    
 
  Publicada desde 15/07/1977.
Na Web desde 12/07/1996.
 

Janela Publicitária - Edição de 21/JUL/2000
Marcio Ehrlich

 

Esta edição da Janela Publicitária foi publicada originalmente no jornal Monitor Mercantil.
O seu conteúdo foi escaneado e transcrito para ficar à disposição de consultas pela internet.

Sérgio De Paula e Faveco desistem de montar Comunicação Paulista

Depois de 2 meses trabalhando juntos, inclusive com a conquista de três contas -- Metrophone, Banco Alfa e Farmix - Sérgio de Paula e Flávio "Faveco" Corrêa decidiram interromper o processo de abertura da Comunicação Paulista, braço paulistano da Comunicação Carioca, presidida por De Paula no Rio.
Sérgio informou à Janela que não houve desentendimento entre as partes, mas a conclusão de que seria "muito difícil estruturar o escritório paulista com o formato que se pretendia inicialmente". No Rio, a Carioca mantém uma sede que tem piso em pedras portuguesas imitando o calçadão de Copacabana e chega a incluir uma área de lazer para os funcionários, com mesa de sinuca e bar. "Ajudamos o Faveco a conquistar aquelas contas mas achamos que será mais viável ele desenvolver o seu próprio projeto empresarial", esclareceu De Paula, que pretende agora se concentrar no escritório da Comunicação Carioca no Rio.

Barrashopping lança liquidação e ressuscita o Lápis Vermelho

Criado ainda no tempo em que Rogerio Steinberg e Armando Strozenberg comandavam a agência Estrutural, o Lápis Vermelho, símbolo das liquidações do BarraShopping, está de volta a partir de 27 de julho a pedido dos próprios lojistas do empreendimento que garantem que a presença do personagem nas campanhas sempre deu bons resultados comerciais.
Com investimentos de 500 mil reais em publicidade, segundo o superintendente do BarraShopping, Carlos Fernando Bocayuva, a campanha, criada pelo redator Rafael Genu e pelo diretor de arte Marcelo Sartori, da Artplan, terá um filme de 30 segundos estrelado pelo "casseta" Marcelo Madureira. Além disso, a decoração conta dois lápis vermelhos infláveis com doze metros de altura na frente e atrás do BarraShopping, além de galhardetes, móbiles, adesivos de portaria e displays de cancela com o tema espalhados pelo shopping.
O objetivo da campanha é impulsionar em 15% as vendas e aumentar o tráfego em 5% em comparação ao ano passado.

Criação carioca tem mexidas de cúpula

Há promessas de dança das cadeiras na criação carioca, causada por mudanças em cargos significativos do mercado. Na Propeg-Rio, agora presidida por Cyd Alvarez, acaba de entrar o diretor de arte Carlos "Russo Di Célio", ex-DPZ e ultimamente na Standard, como supervisor de criação da equipe dirigida por Ercílio Tranjan, que ainda deve anunciar para breve a contratação de um redator para fazer dupla com Russo.
E na Cult, fica vago o cargo de diretor de criação. O redator Fábio Seidl, que vinha ocupando o cargo, deixou a agência para se incorporar à equipe de criativos dirigida por Marcelo Noronha na Staff, que por sua vez está procurando um diretor de arte.

Janela lança o primeiro informativo Wap da publicidade

Acaba de entrar no ar o primeiro site brasileiro de notícias sobre publicidade com a tecnologia Wap. Batizado de Janela-Wap, será a versão para telefones celulares da Janela Publicitária, que também comemorou este mês 4 anos de presença na Internet (no endereço https://www.janela.com.br ) e 23 anos de publicação semanal em mídia impressa, sendo há 15 aqui no Monitor Mercantil.
Desde segunda-feira, 17 de julho, quem tem celular com a tecnologia Wap, em qualquer lugar no mundo, já pode entrar com facilidade na Janela-Wap através do endereço https://www.janela.com.br/wap . O site, que provavelmente também é pioneiro mundialmente, conterá, com atualização constante e de forma condensada, as notícias mais relevantes do mercado publicitário brasileiro -- ou do mercado internacional que afete o Brasil -- assim como um serviço de Catálogo Telefônico com os números das principais agências de publicidade do Rio, São Paulo, Belo Horizonte, Brasília e Salvador para o profissional de publicidade consultar na rua. Já na estréia do site estavam cadastrados os telefones de cerca de 200 agências.
Os próximos passos da Janela-Wap será incluir, neste serviço "Catálogo" os telefones das produtoras e veículos de comunicação daqueles mercados, assim como agências de outros estados brasileiros. E ainda links para todos os sites de publicidade que estiverem disponíveis na rede Wap. A versão Web da Janela Publicitária já inclui, hoje, links para agências, veículos e fornecedores brasileiros e internacionais, além de links para entidades do mercado publicitário e premiações, assim como uma agenda com os principais eventos do setor. Recentemente o site incorporou uma seção de ofertas de empregos e currículos. É a Janela Publicitária à frente da tecnologia: no jornal, na rede e nos celulares!

Como ver um site Wap sem ter celular

Pra quem é curioso sobre a Internet e quer saber como funciona esse negócio de Wap antes de comprar um celular novo, a boa pedida é testar um emulador de celular Wap para usar no próprio micro (o Explorer e o Netscape não conseguem ler os arquivos wml usados pelos sites Wap.
Um dos melhores é o M3Gate, que pode ser baixado em https://www.numeric.ru/m3gate/. Clicando no botão de menu do "celular" M3Gate, você tem a opção de ir até qualquer URL (endereço Internet). O software exibe na tela uma janela em forma de celular (ou de palmtop), em cujo visor você pode navegar por qualquer site Wap que já exista. Inclusive o da Janela-Wap, em https://www.janela.com.br/wap. Na opção "home", você vai até o site Wap da Numeric, que funciona como portal para muitos outros sites Wap através do mundo.
No Brasil, a Wap ainda está engatinhando, mas dá pra sentir que essa é uma tecnologia que ainda vai longe. Um dos bons sites Wap brasileiros, que vale conhecer, é o Girando, no endereço www.girando.com.br/wap (N.R. em 10/06/2002: Atualmente desativado) .

Notícias da Paulicéia

Giovanni FCB conquista Harley

A conta para o Brasil da mais famosa motocicleta do mundo, a Harley Davidson, acaba de ser entregue para a Giovanni FCB. Segundo informações do mercado, a empresa entrevistou outras agências mas não chegou a realizar concorrência.

GM troca agência institucional

Responsável pelas contas Chevrolet e de produtos da GM, a McCann-Erickson de São Paulo passou a cuidar também das novas campanhas institucionais da empresa, que estavam na Colucci, que divulgou ter aberto mão da conta quando soube que a McCann estava fazendo um filme da sua área. A GM deve, porém, fazer concorrência para uma nova agência.

Lage'Magy anuncia Yakult

A conta do suplemento vitamínico Taff Man foi para a Lage'Magy, junto com o desenvolvimento da comunicação de um novo produto da Yakult. A verba prevista é de R$ 5 milhões e as novas campanhas saem em agosto.

DPZ Varejo contrata

A DPZ Varejo contratou os redatores Ícaro Dória (ex-Dammann, Soriani) e Kleber Fonseca (ex-Salles), além do diretor de arte Ricardo Velloso (ex-Energia Young & Rubicam), para trabalhar contas como Champion, Citröen, Riachuelo e Pool.

MKTMIX

* PARABÉNS PRA VOCÊ - A Janela se abre para comemorar os próximos aniversários do mercado:
21/07, sexta-feira: Paulo Ivan Révész (Diretor da Griffe Vídeo), Paulo Saad Jafet (Rede Bandeirantes), Cristiana Cartier (Diretora Comercial da Scope);
22/07, sábado: Mário Castelar (Diretor da Publicis.Norton), Jacqueline C.P (Diretora da Leaderart), Fernanda Cozac (Executiva de Conta da J.Walter Thompson);
23/07, domingo: Antônio Frota (Diretor de Criação da Unlike), Darlene Pereira Lofare (Diretora da Gauche);
24/07, segunda-feira: Andrea Maggessi (Gerente de Promoções da Ponto Frio), Renato Pereira (Atendimento da TV Zero), Anna Milliet (Gerente Comercial da Scope);
25/07, terça-feira: Roberto Garofalo Faria (Diretor de Operações da D'Accord), Cinthya Peçanha (Atendimento da Millenn);
26/07, quarta-feira: Aderi Costa (Fotógrafo), Beatriz Kossmann (Diretora de Atendimento da Animus), Tila Gribel (Atendimento da Laxmi);
27/07, quinta-feira: Valdir Siqueira (Diretor de Operações da V&S), Tarcísio Moreira (Supervisor de Atendimento da Luz), Rosângela Silva (Diretora Executiva da Ronson);
* MARKETING NO PANTANAL - Maurício Cabral (ex-V&S e atual superintendente de marketing do Albergue da Juventude) foi convidado pela Newcomm para coordenar, em Cuiabá, a campanha do candidato a prefeito pelo PFL, Emanuel Pinheiro. Maurício deve ficar por lá pelo menos três meses.
* ATENDIMENTO - Ricardo Aquino deixou a Staff para trabalhar no atendimento da Contemporânea.

CARTAS

De Glícia Van Linden, diretora de Marketing e Vendas da Casa Granado:
Prezado Marcio,
Julguei oportuno fazer uma correção sobre uma noticia publicada na Janela Publicitaria sobre a Casa Granado.
Em verdade voltamos à mídia com o Produto Polvilho Antisseptico Granado, com comercial criado pela JVA.
Glícia Van Linden