Janela Publicitária    
 
  Publicada desde 15/07/1977.
Na Web desde 12/07/1996.
 

Janela Publicitária - Edição de 28/JUL/2000
Marcio Ehrlich

 

Esta edição da Janela Publicitária foi publicada originalmente no jornal Monitor Mercantil.
O seu conteúdo foi escaneado e transcrito para ficar à disposição de consultas pela internet.

Rede Globo escolhe agência para Parque da Mônica

O setor de parques temáticos da Rede Globo vai escolher até agosto a agência de publicidade que cuidará do lançamento do Parque da Mônica que será inaugurado no shopping Cittá América. A comissão de licitação, formada por Lúcia Nuzman, Sérgio Pessoa e José Land já convidou para a disputa as agências 100%, Casa da Criação, Contemporânea, FischerAmerica, Salles D'Arcy e Propeg. A Staff, também convidada, declinou do convite por já atender o New York City Center.
Segundo informações passadas para as agências, a verba de veiculação para o lançamento é de R$ 250 mil líquidos, que não incluem a remuneração da agência vencedora. Seguindo as novas tendências da relação agência-cliente, a Rede Globo determinou que a agência será remunerada através de um fee mensal, devendo retornar para o anunciante a comissão de veiculação que porventura receber dos veículos programados. O valor deste fee mensal -- que será calculado por cada agência de acordo com os seus custos internos -- é um dos objetos de análise da concorrência

Conta da Esso pode ir para a DM9DDB

Mais uma vez a McCann Erickson pode deixar de atender no Brasil a conta da Esso. A primeira vez aconteceu quando a conta foi para a J.Walter Thompson, que teve que abrir mão pouco depois -- devolvendo a conta para a McCann -- em virtude de um alinhamento internacional da conta da Shell na JWT.
Desta vez, a mudança deve-se a um aumento da participação da DDB, nos Estados Unidos, na conta da Exxon, que estaria iniciando estudos para alinhar mundialmente as contas de todas as suas marcas internacionais -- como a Esso no Brasil -- em suas agências afiliadas.
Caso isto aconteça, a DM9DDB deverá decidir entre a conta da Esso e a da Texaco, a que atende atualmente.

NeoGama aumenta presença a Bradesco Seguros

Responsável pela área de previdência privada da Bradesco Seguros, a agência NeoGama, presidida por Alexandre Gama, aumentou sua participação no cliente, com a conquista de novos produtos em concorrência com o escritório carioca da Young & Rubicam. Sediada no Rio, a Bradesco Seguros é atendida por várias agências. A própria Young-Rio detém parte da conta, respondendo pelo Seguro Vida, enquanto a Artplan, segundo informa seu vice-presidente Caio Valle, continua cuidando do Seguro Auto Bradesco.

J.Walter Thompson-Rio ganha conta da W-Aura

A JWT-Rio acaba de conquistar a conta da W-Aura, empresa especializada em Internet móvel, pertencente aos grupos Telesystem International Wireless Inc. (operadora global de comunicações móveis) e CVC / Opportunity - Equity Partners (maior administrador de recursos independente do País).
O primeiro trabalho da Thompson para a nova conta são os folders que apresentam a empresa ao mercado. Eles serão distribuídos na Fenasoft, que acontece esta semana em São Paulo. O atendimento da nova conta fica a cargo de Marcelo Ferreira.

Rio Sul tem nova campanha da Salles-Rio para liquidação

O shopping Rio Sul vai investir R$ 300 mil na sua campanha da liquidação de inverno, que começa a ser veiculada esta sexta-feira, 28, privilegiando a mídia impressa, com forte presença em outdoors (serão utilizadas 50 placas espalhadas na Zona Sul da cidade).
Assinada pela Salles D'Arcy, com direção de criação de Rodolfo Sampaio, foi criada pelo diretor de arte Pedro Utzeri e pelo redator Fred Moreira, com as peças mostrando que no Rio, mesmo no inverno as pessoas podem sair na rua, ver e serem vistas. Os anúncios de revista são sempre em duas páginas duplas seqüenciais: primeiro aparece uma rua, com árvores e calçadas cobertas de neve e complemente vazia, onde se lê: Imagina comprar uma roupa maravilhosa e não poder sair na rua. Em seguida temos uma mulher vestindo uma elegante roupa de inverno passeando no calçadão de uma praia, com o céu azul e a frase: Liquidação Outono Inverno Rio Sul. Ainda bem que é no inverno do Rio.
O superintendente do Shopping, Gilberto Rufollo, estima um crescimento de 10% nas vendas do Rio Sul em relação ao mesmo período do ano passado, com um fluxo de 1,8 milhão de pessoas, superior em 15%.

Nani Dias lança no Rio produtora Studio Hitz

Para marcar sua estréia no mercado carioca, a produtora de áudio Studio HITZ foi inaugurada oficialmente nesta quinta-feira, com festa para o mercado em sua sede, no condomínio Downtown, na Barra.
À frente da produtora está o músico Nani Dias, que já vem realizando trabalhos para clientes como TV Zero, DPZ, Propeg, entre outros. Alguns de seus trabalhos mais recentes são os filmes "Amor" para Coca Cola Light (DPZ) e "Anti Violência" para Telemar (Propeg - mais conhecido como o "rap do orelhão", estrelado por MV Bill).

TROCA-TROCA

Staff

No Rio, a Staff está com três novos profissionais na criação: os diretores de arte Alessandro Monteiro (ex-Cult) e Bárbara Carauta (ex-Casa da Criação), e o redator Alexandre Abu (ex-Cult). Como Fábio Seidl desistiu de sair da Cult, a agência ainda procura um redator para a sua equipe.

Lowe Lintas

Em São Paulo, a Lowe Lintas contratou o diretor de arte Sidney Araújo, que estava na F/Nazca e entra para a equipe comandada por João Fernando Camargo e Júlio Andery.

Fischer América Comunicação Total

A Fischer São Paulo reforça a sua equipe com a contratação de 3 novos profissionais para a criação, sob a direção de Paulo Pretti: o redator Edgard Gianesi (ex-Full Jazz, Y&R e W/Brasil) fará dupla com o diretor de arte Maurício Duarte; o diretor de arte Daniel Venticinque (ex-Salles D'Arcy), irá duplar com Sérgio Scarpelli; e o diretor de arte Paulo Telles (ex-Z+G Grey), entra para fazer dupla com Ana Castelo Branco.

Carillo Pastore

A Carillo Pastore Euro RSCG também anuncia contratações: Passam a integrar a equipe de mídia que atende Embratel, Vagner M. da Cunha (ex-Zen Comunicações) e Fernanda Zonatti (ex-Lowe Lintas). Para pesquisa de mídia foi contratada Maria Cecília Chagas (ex-DPZ), e os assistentes de mídia, Israel Aparecido de Souza (ex-TBWA) e Roberto Moreti Marques (ex-McCann-Erickson). Roberta Chicca Germano (ex-estagiária na Talent e Age) foi contratada como assistente de RTVC e Kelly Cristi da Silva foi promovida para o checking.

MKTMIX

* PARABÉNS PRA VOCÊ - A Janela se abre para comemorar os próximos aniversários do mercado:
27/07, quinta-feira: Valdir Siqueira (Diretor Presidente da V&S), Tarcísio Moreira (Supervisor de Atendimento da Luz), Rosângela Silva (Diretora Executiva da Ronson);
28/07, sexta-feira: Fábio Barreto (Diretor de Criação da Ronson), Fernando Barcellos (Diretor de Arte da Giovanni,FCB), Elsa Félix (Diretora de Contas da V&S);
29/07, sábado: Emílio Medina Lopes, Valois Corrêa (Redator da Genesis), Camilla Oliveira (Supervisora de Contas da DPZ), Roberto de Figueiredo (Diretor Presidente da Criativa), Gláucia Fernandes (Atendimento / Planejamento da Direta Com);
30/07, domingo: Marcia Brito (Diretora da Message), Nilton Ramalho (Ilustrador);
31/07, segunda-feira: Rynaldo Gondim (Redator da Giovanni,FCB), Manoel Zanzoti (Diretor de Arte da Fischer América);
01/08, terça-feira: Aroldo Araujo (Dir.Presidente da Aroldo Araujo), Bia Pinilla (Gerente de Contas da Fischer América), Carlos Alberto Vizeu (Diretor da Teletape), Dil Thomé, Marina Rodrigues, Marcelo Felício (Redator da Speroni & Ferrari);
02/08, quarta-feira: Cristiano Junqueira (Marketing da Lokau.com);
03/08, quinta-feira: David Luiz Almiron (Diretor de Mídia da Eco), Franco Paulino (Diretor da LTD), Leirton Júnior (Diretor de Criação da W/9+d);
* IMORTALIDADE - O redator publicitário e escritor Antônio Torres, que trabalhou em varias agências no Brasil e em Portugal, recebe esta sexta o Prêmio Machado de Assis, concedido pela Academia Brasileira de Letras, por seu livro "Meu Querido Canibal" (Ed. Record). Na casa de Machado de Assis, aliás, corre um movimento para que Torres se candidate a ocupar a cadeira de Barbosa Lima Sobrinho, recém-falecido. Como Mauro Salles também está se candidatando, pode acontecer uma disputa entre publicitários para vestir o fardão dos imortais.
* PISANDO FUNDO - A Zapt, do Rio, já está veiculando a nova campanha dos Postos Wal, com o objetivo de divulgar o " Teste de Qualidade" que está sendo feito nos postos credenciados para verificar o teor de pureza da gasolina. Anúncios para jornais e revistas, spots, outdoor, busdoor e material promocional fazem parte da campanha, que terá duração de dois meses. A criação é da redatora Janaina Pereira e do diretor de arte Wilson Loureiro, que também assina a Direção de Criação.
* VOLTA À TERRA - Mílvio Piacesi está de volta ao Brasil depois passar uma temporada na BBDO do Equador, como Diretor de Criação. Ele está agora na equipe da MP5, participando da campanha de Martta Suplicy à Prefeitura de São Paulo. Segundo o Mílvio, "a cliente está subindo nas pesquisas e cada vez mais satisfeita".
* IPANEMENSE - Uma nova revista chega ao mercado: Quarteirão De Ipanema. Editada pela jornalista e publicitária Cynthia Antunes (ex-Standard), a revista aborda temas como saúde, moda e entretenimento. Com tiragem inicial de 10.000 exemplares, Quarteirão terá distribuição gratuita pelo bairro. A revista traz ainda matérias sobre o mercado publicitário, com a colaboração da equipe do Meio & Mensagem e da redatora Janaina Pereira. Nesta edição, o Diretor de Criação da Ogilvy RJ, Luís Vieira, é o entrevistado.
* ALMOÇO DO MERCADO - Como toda última sexta-feira do mês, a churrascaria Estrela do Sul vai promover o descontão para os publicitários se encontrarem durante o almoço, cobrando apenas R$ 17,00 o rodízio. As agências que quiserem reservar mesas podem ligar diretamente para o maitre Mauro, no telefone 275-6280 e 275-6749.
* A CAMINHO DA BARRA - A Sólida Conceitual, com suas diretoras Hayla Carvalho e Marcia Alvaredo, mudou de endereço, saindo do Centro do Rio para um escritório mais amplo na Barra da Tijuca e aumentou seu quadro de funcionários. Vera Bellini, ex-executiva de atendimento do Jornal do Brasil, entra como gerente de Revistas; Tony Simões, ex-diretor do escritório Rio da Sima, ocupa o cargo de gerente de Rádio e Jornal; Marcos Neubert, ex-gerente comercial da Rádio Alvorada, foi contratado como gerente de New Mídia e Ellen D'Avila, ex-Rede Globo, é a nova executiva de Rádio e Jornal. A Sólida fica na Av. Olegário Maciel, 510 gr. 210 - Barra, com o telefone (21) 491 1350.
* NOVAS NA TBWA - A TBWA Brasil informa que seu faturamento deverá crescer R$ 2 milhões este ano com a conquista de três novas contas: Banco Fibra, Centervale Shopping e o balneário mexicano Puerto Vallarta.
* CARIOCAS NA DM9DDB - O diretor de arte Daniel Vargas, da Univer-cidade (ex-Faculdade da Cidade) e o redator Rodrigo Assuf, da PUC, são dois cariocas que acabam de ganhar um estágio na rigorosa seleção da DM9DDB. Junto com eles entram o redator Bruno Castro, da UFF, de Niterói e o diretor de Arte Lípisio Chaves, da PUC de Curitiba.
* RÁDIO ON-LINE - O Sistema Globo de Rádio lançou na última quarta-feira, com um coquetel no Museu da Imagem e do Som, a RadioClick (www.radioclick.com.br), portal vertical especializado em rádio, com tecnologia streamer, tendo em sua programação 24 rádios inéditas, além das rádios do Sistema Globo de Rádio.