Janela Publicitária    
 
  Publicada desde 15/07/1977.
Na Web desde 12/07/1996.
 

Janela Publicitária - Edição de 10/NOV/2000
Marcio Ehrlich

 

Esta edição da Janela Publicitária foi publicada originalmente no jornal Monitor Mercantil.
O seu conteúdo foi escaneado e transcrito para ficar à disposição de consultas pela internet.

Sawa garante que Brasil terá jurado em Filmes e Imprensa

O diretor geral do Festival de Cannes, Roger Hatchuel, enviou esta semana fax à imprensa e às agências brasileiras informando que o Brasil terá, como nos últimos anos, 3 jurados a ser distribuídos nos júris de Filmes e Press & Poster. Hatchuel pretendeu, com isso, responder a indagações que outros jornalistas brasileiros lhe fizeram diretamente na última semana a partir da matéria publicada aqui na Janela alertando que estava entre os estudos da Sawa colocar apenas um representante do nosso país no júri de Press & Poster e um da Argentina no de Filmes.
No fax, porém, sem as informações corretas pelo que os jornalistas lhe passaram, Hatchuel se refere à notícia como "rumores infundados baseados em informações não checadas".
Como a matéria foi publicada pela Janela e como prestação de contas a vocês, leitores, que sabem que sempre procuro garantir a veracidade das informações aqui publicadas, imediatamente assim que recebi o fax enviei e-mail a Roger Hatchuel, com cópia para todos os coleguinhas da imprensa especializada, rebatendo o comentário feito por ele.
No e-mail, deixei claro que aquela informação tanto foi checada que me foi passada pessoal e oficialmente por Luis Antônio Ribeiro Pinto, diretor da Promocine, que na mesma ocasião reafirmou para mim sua autoridade como representante do Festival de Cannes, responsável — entre outras coisas — pela indicação dos nomes dos profissionais brasileiros capazes de integrar os júris do Festival.
Esta não é a primeira polêmica que surge, desde junho último, colocando em cheque declarações da Sawa contra declarações da imprensa e de Luis Antônio Ribeiro Pinto. Por esta razão, fiz questão de pedir formalmente no e-mail que, para o benefício de todos no Brasil, inclusive o de Ribeiro Pinto, o chairman da Sawa esclareça oficialmente qual a verdadeira situação e a verdadeira autoridade do diretor da Promocine em relação à Sawa no Brasil. Afinal, ele está ou não autorizado a dar informações à imprensa brasileira sobre o Festival de Cannes? E em que extensão? E se não estiver autorizado, há quem fale sobre a Sawa no Brasil?
Espero que na próxima semana a Sawa tenha respondido o e-mail, para que a Janela possa informar a seus leitores.

Grupo francês compra 100% da Marplan no Brasil

Foi assinada esta quinta-feira, em São Paulo, uma carta de intenções através da qual o grupo francês Ipsos estará adquirindo 100% do capital da Marplan, uma das maiores companhias de pesquisa do Brasil, fundada em 1958.
O Grupo Ipsos, fundado em 1975, já atua no Brasil com a Ipsos-Novaction (em pesquisa de mercado) e Ipsos-ASI (em pesquisa publicitária) e está adquirindo a Marplan para poder ofertar também serviços em pesquisa de mercado e de mídia. Recentemente, o Grupo havia adquirido a Search Marketing (Chile) e a Mora y Araujo (Argentina).
A Marplan conta hoje com 102 profissionais trabalhando tanto em sua sede paulista quanto na filial carioca. Com uma previsão de faturamento acima dos US$ 6 milhões para o ano 2000, o instituto ocupa o sexto lugar no ranking brasileiro das empresas de pesquisa de mercado. Segundo previsões anunciadas pela Ipsos, o faturamento do grupo na América Latina, em 2001, deve exceder US$ 50 milhões.

DiretaCom leva disputa do Botafogo Praia Shopping

A DiretaCom acaba de vencer a concorrência da conta disputada com a Contemporânea, Óbvio, Eco Marketing, Arte & Mídia e Norton Publicis. A primeira campanha começa a ser veiculada ainda este mês.
A agência, que começou no final de 1998, pertence às publicitárias Elizabeth Rocha, diretora de arte e Socorro Machado, redatora, ainda como dupla de criação.

Carioca conquista revenda Mitsubishi

A Comunicação Carioca é a nova agência da concessionária Yen, a maior da montadora Mitsubishi no Rio de Janeiro. Segundo Sérgio de Paula, presidente da Carioca, a conta havia sido conquistada por ele quando ainda era diretor da agência Doctor e agora volta a tê-lo na criação.
De Paula adianta que, para o próximo ano, a verba do cliente estará em torno de R$ 1 milhão.

Americanas fazem QG aumentar equipe no Rio

A QG Comunicação, empresa do Grupo Talent, aumentou sua equipe de criação no escritório do Rio de Janeiro com a contratação de quatro profissionais que estarão participando do projeto das Lojas Americanas que tem como objetivo fazer este ano o maior Natal do Brasil.
Foram contratados para a QG Rio os profissionais: Clarissa Passos (ex-Casa da Criação) como redatora, Geórgia Ramalho (ex-Ravew Design) como diretora de arte, Hugo Novaes (ex-Casa da Criação) como Designer e diretor de arte e Bárbara Lana como diretora de arte Jr.

Fischer América Rio Cria para Clube Da Cultura

escultura (clube da cultura).jpg (10724 bytes)Começou a ser veiculada no domingo, 5 de novembro, Dia da Cultura, a campanha criada pela Fischer América Rio para o Clube da Cultura. A partir do tema "O país também tem fome de cultura", a campanha transmite a idéia de que o incentivo à cultura, e consequentemente à educação, seria uma das soluções para erradicar a fome, um dos problemas sociais mais graves do país. Em cima deste pensamento, as peças mostram um prato de comida transformado em arte, em um quadro, em uma escultura e em um livro raro.
A campanha é composta de 3 anúncios e 3 outdoors com criação de José Luis Vaz e André Pedroso, que também assina a direção de criação. As fotos são de Mauro Risch, a escultura de Stenio e a ilustração a pintura de Vitor Santos.

MKTMIX

* PARABÉNS PRA VOCÊ - A Janela se abre para comemorar os próximos aniversários do mercado:
10/11, sexta-feira: Arminda Mello, Gina Mesquita, Toni Jardine, Mônica Rebello (Diretora da Salles D’Arcy), Rodrigo Ramalhete (Redator da Tática);
11/11, sábado: Guilherme Jahara (Diretor de Arte da F/Nazca S&S), Hugo Paz, Júlio Castellanos (Vice Presidente da McCann Erickson), Patrícia Gonçalves (Diretora de Planejamento da V7);
12/11, domingo: Luciana Oliveira (Coordenadora de Mídia da Ronson), Beatriz Esteves (Executiva de Contas da Giovanni,FCB);
13/11, segunda-feira: Deirdre Gomes (Diretor de Atendimento da Metrópolis), Leandro Liberalli (Atendimento da Senior);
14/11, terça-feira: Marcus Borges (Diretor de Operações da Multinational), Delcino Nascimento (Diretor de Mídia da Móbile);
15/11, quarta-feira: Humberto Fernandez (Diretor de Arte da Salles D’Arcy), Marcelo Mendes;
16/11, quinta-feira: Cristina Lopes (Diretora de Atendimento da Escaleno), William Norman, João Braga (Redator da Carioca), Marcelo Coli (Redator da McCann Erickson);
* CRIATIVOS CONTRATA - A Criativos do Brasil, agência de Fábio Santoro, acaba de contratar o produtor gráfico e gerente operacional Moisés Passos. Moisés, que já trabalhou na Grad-Dammann, Sales-Darcy e Propeg Comunicação, entre outras, já assumiu o cargo.
* IVC TÉCNICO - A Associação Nacional dos Editores de Publicações Técnicas, Dirigidas e Especializadas, Anatec, formalizou um acordo com a Fundação Vanzolini com objetivo de auditar a tiragem das empresas filiadas à entidade. O "Acordo de Certificação de Tiragem" foi apresentado oficialmente ao mercado na última terça-feira na sede do Instituto de Engenharia em São Paulo.
* NISSEI - A Nissan entregou sua conta publicitária a Lowe Lintas & Partners. A montadora japonesa se estabeleceu oficialmente no Brasil no dia primeiro de novembro e em 2002 estará lançando no país o seu primeiro veículo nacional produzido no complexo industrial Ayrton Senna, em São José dos Pinhais, Paraná.
* POETA - O diretor da Commente, Guto Graça, lançou na última quarta feira, na Argumento, seu segundo livro de poesias: Poesia Carioca - O Rio, eu e vocês.