Janela Publicitária    
 
  Publicada desde 15/07/1977.
Na Web desde 12/07/1996.
 

Janela Publicitária - Edição de 19/OUT/2001
Marcio Ehrlich

 

Esta edição da Janela Publicitária foi publicada originalmente no jornal Monitor Mercantil.
O seu conteúdo foi escaneado e transcrito para ficar à disposição de consultas pela internet.

Fischer, CSN, Strunk e Migani levam Promoção-Rio
A Fischer América Rio, com 9 medalhas, sendo 4 de ouro, foi escolhida como a Empresa de Marketing Promocional do Ano do 7º Prêmio Promoção Rio de Janeiro, julgado esta quarta-feira no Hotel Inter-Continental, do Rio. O júri, presidido por Liana Barcelos (Embratel) e composto também por Jomar Pereira da Silva (Banco Hoje), Marcello Queiroz (Propaganda & Marketing), Marcio Ehrlich (Janela Publicitária) e Marcus Borges (Multinational Marketing) decidiu homenagear Gilberto Strunk (Dia Design) como o Empresário de Marketing Promocional do Ano por seu trabalho de valorização da atividade, tanto na liderança de associações da classe como no lançamento de livros didáticos sobre design.
Ogilvy para Souza Cruz: Free Jazz ProjectO título de Cliente de Promoção do Ano foi concedido à Companhia Siderúrgica Nacional (CSN), pelo conjunto de ações voltadas para seus públicos internos e externos, através de diversas empresas de promoção, com destaque para o trabalho da Rebouças & Associados, dos publicitários Nádia Rebouças e Antônio Jorge Pinheiro.
A designer Alessandra Migani, responsável por diversos prêmios ao longo da história do Promoção Rio e especialmente pela direção de arte dos trabalhos da Ogilvy & Mather em 2001, foi consagrada como a Profissional de Marketing Promocional do Ano. Alessandra é um dos principais nomes do design promocional e publicitário do mercado carioca.
Concorreram ao 7º Prêmio Promoção Rio 180 trabalhos de 21 empresas cariocas, entre os quais três mereceram do júri o título de Grand Prix. O case do "Rock in Rio 3", da Artplan, foi escolhido por decisão unânime do júri como o Grand Prix de Case de Marketing Promocional do Ano.
A peça "Free Jazz Project", criada por Alessandra Migani, da Ogilvy & Mather, e produzida por Sérgio Marimba, para a Souza Cruz e Promoter, ficou com o Grande Prêmio de Material de Ponto de Venda do Ano. A peça funciona como display para postais promocionais do evento.
Domanni para Sul América: Raio XE o terceiro Grand Prix foi para a peça "Raio X", criada por Rafael Simi, Rafael Peracio e Marcus Fernandes, da agência Domanni para a Sul América Seguros, considerado o Grand Prix de Material Promocional do Ano. Neste trabalho, uma lâmina de acetato transparente como uma radiografia e enviada a médicos pela Sul América, a aprovação foi de Maria Luiza Flores e João Regis.
Os 19 trabalhos vencedores de Medalhas de Ouro, relacionados a seguir, concorrerão este sábado, em São Paulo, ao Prêmio Promoção Brasil, com os vencedores das regionais de Porto Alegre e Paraná do Prêmio Promoção, além dos trabalhos inscritos pelas agências de São Paulo. A festa do Prêmio Promoção Rio deve ser realizada na segunda quinzena de novembro, em local ainda a ser definido pela organização do concurso.

ÁREA: Cases de Marketing Promocional

OURO de Promoção de Varejo: "Um Milhão de Amigos", da ARTPLAN para Renasce - Rede Nacional de Shoppings Centers Ltda. Planejamento: Angela Sá. Design/Criação Gráfica: Luciano Gaberel e Ricardo Weitsmann. Atendimento: Andrea Santos e Marina Bulcão. Produção: Marcelo Duprat. Aprovação: Luiz Alberto Quinta (Diretor Superintendente).
Ouro de Promoção Cultural: "Free Jazz Project", da OGILVY & MATHER para Promoter/Free Jazz Project. Design/Criação Gráfica: Alessandra Migani, Ana Letícia Paranhos e Luiz Vieira. Atendimento: Luis Carlos Franco e Ana Paula Lóes. Produção: Seagulls Fly, Sérgio Marimba e Promoter. Aprovação: Promoter.
Ouro de Promoção Institucional: "CSN - Um Case de Comunicação Para Mudança", da REBOUÇAS & ASSOCIADOS para CSN. Planejamento: Nadia Rebouças, Vania Padilha e Bianca Cerdeira. Design/Criação Gráfica: Luiz Fernando Favilla, João Carlos Alves Olivieri e Frederico Toledo. Atendimento: Vania Padilha e Bianca Cerdeira. Produção: Hélio Lins. Aprovação: Matheus Carvalho, Francisco Padilha, Álvaro Barcel, Luiz Gaulia e Claudia Leite.

ÁREA: Marketing Direto

Ouro de Peça Interativa de Marketing Direto: "Hot Site Free Jazz Project", da OGILVY & MATHER e Ogilvy Interactive para Promoter/Free Jazz Project. Design/Criação Gráfica: Alessandra Migani e Ana Letícia Paranhos. Atendimento: Luis Carlos Franco e Ana Paula Lóes. Produção: Ogilvy Interactive. Aprovação: Promoter.

ÁREA: Ações e Materiais de Ponto-de-Venda

Ouro de Cartaz de Produto de Consumo: "Cartaz de Banca", da FISCHER AMÉRICA RIO para Jornal Povo. Planejamento: Marcelo Gorodicht e Vitor Knijnik. Design/Criação Gráfica: Ricardo Weitsman, Luciano Gaberel, Thiago Fernandes, Vitor Knijnik e Sérgio Carvalho. Atendimento: Maurício Cabral e Tatiana Richter. Produção: André Luis de Sá. Aprovação: Alberto Ahmed.
Ouro de Conjunto de Materiais de Merchandising de Produto: "Material de PDV Nokia", da TÁTIL DESIGN para Nokia. Planejamento: Augustus Clark. Design/Criação Gráfica: Frederico Gelli e Equipe Tátil. Atendimento: Fernanda Sabóia. Produção: Patrícia Pinheiro. Aprovação: Wal Flor.
Ouro de Display de Balcão ou de Vitrine: "Display Copo Star Mart/Brahma", da XL para Texaco Brasil. Planejamento: Harrison Baptista. Design/Criação Gráfica: Tina Leitão e Rogério Cavalcanti. Atendimento: Miguel Barros Barreto. Produção: Jorge Rodrigues. Aprovação: Harrison Baptista, Vinícius Costa e Mônica Duarte.

ÁREA: Ações e Materiais Promocionais

Ouro de Brinde ou Peça Promocional dirigida a Públicos Internos ou Intermediários: "Viseira Fischer", da FISCHER AMÉRICA RIO para Fischer América Rio. Planejamento: Anthony Talbot. Design/Criação Gráfica: José Christão. Atendimento: Anthony Talbot. Produção: André Luis de Sá. Aprovação: Marcelo Gorodicht.
Ouro de Brinde ou Peça Promocional dirigida ao Público Final: "Pilha No Apagão", da FISCHER AMÉRICA RIO para Rádio Jovem Pan. Planejamento: José Christão. Design/Criação Gráfica: José Christão e Ludmila Lacerda. Atendimento: Tatiana Richter. Produção: André Luis de Sá. Aprovação: Luiz André Calainho.
Ouro de Broadside: "Tá Na Mão da Gente Ser Feliz", da DPZ para Coca-Cola. Planejamento: Gabriela Ribeiro. Design/Criação Gráfica: Luciana Gelli e Flavien Arker. Atendimento: Gabriela Ribeiro e Glória Domenech. Produção: Pedro Aurélio. Aprovação: Karen Schwab e Cristina Adnet.
Ouro de Peça Promocional Interativa: "CD-Rom de Apresentação Le Méridien", da DOMANNI para Le Méridien Copacabana. Planejamento: Carlos Guimarães. Design/Criação Gráfica: Carlos Guimarães e André Tenenbaum. Atendimento: Rafael Peracio. Produção: Zona Internet. Aprovação: Magaly Medeiros.

ÁREA: Design Promocional e Embalagem

Ouro de Banner, Faixa ou Estandarte: "Kuat Parintins 2001", da DPZ para Coca-Cola. Planejamento: Gabriela Ribeiro. Design/Criação Gráfica: Flavien Arker e Luciana Gelli. Atendimento: Gabriela Ribeiro e Glória Domenech. Produção: Pedro Aurélio. Aprovação: Ingrid Buckmann e Cristina Adnet.
Ouro de Cartaz de Evento ou Produto Cultural: "Free Zone", da OGILVY & MATHER para Tecnopop/Free Zone. Design/Criação Gráfica: Alessandra Migani e Luiz Vieira. Atendimento: Luis Carlos Franco e Ana Paula Perdigão Lóes. Produção: Foto: Milton Montenegro. Aprovação: Tecnopop.
Ouro de Programa, Convite ou Participação: "Escalímetro", da FISCHER AMÉRICA RIO para Casa Shopping. Planejamento: Maurício Cabral. Design/Criação Gráfica: José Christão e Ludmila Lacerda. Atendimento: Tatiana Richter. Produção: André Luiz de Sá. Aprovação: Maurício Shimitt.
Ouro de Embalagem Multipack: "Promoção Dia Dos Namorados", da DPZ para Coca-Cola. Planejamento: Christiane Dumont. Design/Criação Gráfica: Sônia Sartori. Atendimento: Gabriela Ribeiro e Glória Domenech. Produção: Pedro Aurélio. Aprovação: Ingrid Buckmann e Cristina Adnet.
Ouro de Embalagem Promocional:
"Caixa Freeshop 2001", da TÁTIL DESIGN para Freeshop - Feira de Brindes. Design/Criação Gráfica: Frederico Gelli e Equipe Tátil. Atendimento: Jessica Kloosterman. Produção: Patrícia Pinheiro.

Conta da Recreio deixa a Zapt
A Recreio Veículos, que nos últimos seis anos foi uma das principais contas da Zapt Comunicações, acaba de deixar a agência, não se sabendo ainda se já tem destino definido ou se abrirá concorrência.
Em comunicado à imprensa, a concessionária informa que a saída não tem relação com o afastamento de Wilson Loureiro, ex-diretor de criação e sócio da Zapt.

CaradeCão pede ajuda a Papai Noel
Luis Leitão, diretor da produtora carioca de comerciais CaradeCão, conta que já convocou Papai Noel e mais o Coelho da Páscoa e o ET da Tiazinha para ajudarem a CaradeCão a sair da concordata que os boatos do mercado estão espalhando que a produtora pediu. Revoltado com as informações plantadas por gente mal intencionada, ele diz que "Se não fosse algo tão baixo e tão triste até que seria motivo de orgulho. Afinal não se espalham boatos a respeito de empresas pequenas que não se importam com a qualidade nem com o respeito ao mercado e aos profissionais."

CCRJ promove quem quer trabalhar no Rio
CCRJ - Eu Quero Trabalhar no RioNo próximo dia 30, no Bar Bella Praia, na Praia Vermelha, o Clube de Criação do Rio (CCRJ) está lançando o movimento "Eu Quero Trabalhar no Rio", de formação de cultura, lançando mão de uma série de argumentos com um só conteúdo: que o Rio de Janeiro não é apenas um ótimo lugar para morar, mas também uma excelente cidade para se trabalhar e fazer negócios.
Entre os eventos programados está uma série de 10 exposições onde diferentes categorias profissionais interpretam o tema Eu Quero Trabalhar no Rio. Diretores de arte, redatores, diretores de criação, clientes, empresários, fotógrafos, jornalistas, cineastas, artistas plásticos, cada um de sua forma, dizendo porque escolheram o Rio como ambiente de trabalho. A primeira delas já acontece no evento de lançamento, com os trabalhos de 10 diretores de arte do mercado carioca. Também deve ser lançado um livro de fotos assinadas por fotógrafos de renome, retratando grandes empresários que se estabeleceram no Rio em belos cenários cariocas.
Em 2002, ainda, o CCRJ pretende veicular uma campanha publicitária com o tema, estrelada por nomes de sucesso das mais variadas áreas, que construíram suas carreiras no Rio de Janeiro.

MKTMIX
* PARABÉNS PARA VOCÊ – A Janela se abre para comemorar o próximos aniversários do mercado:
19/10, sexta-feira: Axel Chaves (Diretor Geral da Mix Marketing), Dorinho (Cartunista), Jorginho Abicalil (Diretor da Tape Spot);
21/10, domingo: Álvaro Gabriel (Redator da Fischer América Rio), Cláudio Marcelo Bojunga (Redator da Ogilvy), Renata Giese (Redatora da Propeg Rio);
22/10, segunda-feira: Alda Corrêa da Costa, Beth Meger (Diretora Geral da Nsa), Mário Nakamura (Diretor Comercial da Atmosfera), Zilmar Fernandes;
23/10, terça-feira: Renato Alt;
25/10, quinta-feira: Alba Garattoni (Diretora de Atendimento da Comunicação e Arte), Euler Matheus (Presidente da Salles D’Arcy), Jorge Ventura (Diretor de Criação da Cm), Zeca Damaso, Ricardo Bonani (Diretor de Conta da J.Walter Thompson), Valéria Rodrigues (Supervisora de Contas da DPZ);
* CONTA NOVA - A Ronson acaba de conquistar a conta da F&F Baby e Kids, uma das mais completas e modernas lojas especializadas em produtos infantis. As primeiras criações da agência para o novo cliente são anúncios para rádio e revistas e folders que apresentarão a empresa ao mercado. O atendimento da F&F Baby e Kids está a cargo de Vanessa Feil.
* CASA NOVA - A Stock Photos Rio está na sala 1309 (não mais na 1301) da Ataulfo de Paiva 1079. O fax passa a ser um ramal do telefone 2529-6463 e não mais o 2239-6496.
* AGÊNCIA NOVA? – Segundo comentários do mercado, o ex-diretor de atendimento da Fischer América, Gláucio Binder, está abrindo uma nova agência no mercado carioca, oficializando a notícia ainda este mês. Como primeira conta, a João Fortes Engenharia.
* REFORÇOS DO MERCADO - Antônio Carlos de Campos assume na próxima segunda-feira como diretor de Publicidade da revista Época. Tó, como é mais conhecido no mercado, é ex-diretor de publicidade da revista Tudo. Ele responderá a Celso Marche, que também assume oficialmente o cargo diretor de Publicidade da Editora Globo no dia 22 de outubro.
* LONDRES DEFINE FESTA – A festa brasileira do Festival de Londres foi confirmada para acontecer em São Paulo, dia 23 de novembro de 2001, na APESP - Associação dos Procuradores do Estado de São Paulo, na Rua Tuim 932, Moema.