Janela Publicitária    
 
  Publicada desde 15/07/1977.
Na Web desde 12/07/1996.
 

Janela Publicitária - Edição de 15/FEV/2002
Marcio Ehrlich

 

Esta edição da Janela Publicitária foi publicada originalmente no jornal Monitor Mercantil.
O seu conteúdo foi escaneado e transcrito para ficar à disposição de consultas pela internet.

Dercy censurada mais uma vez: ATL suspende filme da Telemar
O Conselho de Auto-Regulamentação Publicitária–Conar, através de voto do seu conselheiro Clementino Fraga Neto, emitiu uma liminar aceitando a queixa da ATL contra o comercial da Telemar em que a atriz Dercy Gonçalves xinga seu aparelho de celular e o joga no lixo, revoltada contra os preços das ligações. A peça, criada pela Propeg-Rio para incentivar o uso do telefone convencional, foi retirada do ar pelas emissoras e até o momento, por informações que chegaram à Janela, nem a Propeg nem a Telemar conseguiram ter acesso ao conteúdo da queixa e da liminar para decidir a atitude será tomada.
Em release distribuído à imprensa na última semana, o presidente da ATL, Carlos Henrique Moreira, havia considerado que o comercial denegria o serviço de celular, além de ser "enganoso, pois induz o consumidor a pensar que está pagando tarifas diferentes por serviços iguais".
Com a retirada do filme de Dercy, retornou ao ar para completar o flight o filme de estréia da campanha, estrelado por Pedro Cardoso. A campanha da Telemar, no entanto, prossegue, tendo inclusive um novo filme — mais uma vez destacando com humor o baixo preço das tarifas de telefonia fixa — estreando esta noite de sexta-feira.

Script ganha concorrência para liquidação do Iguatemi
Estréia no início de março mais uma campanha publicitária da Script para o Iguatemi, desta vez com veiculação nacional em tevê, rádio, mídia impressa e mídia exterior, para divulgar a liquidação das lojas do Shopping de todo país. A conquista foi resultado de uma concorrência disputada contra todas as agências que atendem o grupo através do Brasil.
No filme, produzido pela Atmosfera sob a direção de Líbero Saporetti, um casal vai às compras e a mulher resolve levar a loja toda. Olhando para o prejuízo que isso vai causar à sua carteira, o marido complementa: 'Só isso, querida? Que tal levar uma camisa... de força?'.
A criação é de Fábio Seidl e Ricardo Real, com direção de criação de Ricardo Real. A fotografia é de Márcia Ramalho.

Type Account conquista cliente do Nordeste
A Type Account acaba de ganhar a conta do IAENE - Instituto Adventista de Educação do Nordeste, que fazia parte da carteira de clientes da bahiana Zaz Publicidade. Entidade educacional há mais de 20 anos na Bahia, congrega, entre outras instituições, um colégio de ensino básico, 1 escola de música e 3 faculdades, cujas campanhas para os respectivos vestibulares já estão sendo preparadas.
O planejamento anual inclui mídia impressa, mídia de rua e divulgação via Internet, com a reformulação do site, além de todo o material interno e promocional. O consultor de marketing do Instituto, Heber Sales, fará a ponte entre a agência, no Rio, e o cliente, na Bahia. O profissional responsável pela nova conta será Marcos Moulin.

Porcão investe em restaurantes temáticos
O Grupo Porcão, especializado em rodízio de carnes, abrirá ainda este ano 2 restaurantes temáticos, ambos na Barra da Tijuca, no Rio. Essa é uma das estratégias da empresa para 2002, definida esta semana em reunião com a nova agência Wox Comunicação, que também atenderá as novas marcas. A verba ainda não pode ser anunciada.
Toni Varella, da Wox, já deu início a criação do novo conceito dos restaurantes temáticos, que terão nomes próprios. Segundo Pedro Paulo Varella, responsável pelo atendimento da conta, a proposta do novo cliente é diversificar a Rede.

Listel responde denúncia da Telelistas
Em relação à nota 'Editoras de listas telefônicas brigam no Conar', publicada na última edição da Janela, a assessoria da Listel, acusada pela concorrente Telelistas de plagiar sua campanha, enviou email à nossa redação.
Diz primeiramente que o Conar está investigando a campanha da Telelistas a partir de denúncia da Listel e não o contrário, como foi informado pela Telelistas. Afirma ainda que sua campanha não está suspensa nem em julgamento.
Segundo o release, a Listel foi ao Conar, em dezembro, em razão da retratação do outdoor veiculado pela Telelistas em Fortaleza ser uma cópia da estruturação da campanha 'Quem procura acha aqui', que já vinha sendo utilizada pela Listel no Sul do país.
Revela, ao contrário do que foi passado pela concorrente, que o Conar concedeu liminar suspendendo a campanha da Telelistas, em Fortaleza, em dezembro de 2001. Mas conclui que na última semana, em reunião da 2a. Câmara do Conselho de Ética, o Conar decidiu transformar o julgamento em diligência, ou seja, suspendeu a liminar concedida anteriormente que proibia a veiculação da campanha da Telelistas. O motivo da suspensão ainda não é do conhecimento oficial das 2 empresas.

Intervalo produz curta com verba federal
A produtora carioca Intervalo deu início a produção do curta-metragem 'Conta Vovô: A Festa no Céu', desenho animado de aproximadamente 20 minutos que reúne técnicas de animação, manipulação de bonecos e computação gráfica. Sob a direção de Levi Luz, o curta deverá ser finalizado em junho. Baseado no conto do folclore brasileiro 'A Festa no Céu', conta a história de um sapo que deseja entrar na festa do céu, imitando o jabuti da lenda original.
O projeto da Intervalo ganhou a verba do Ministério da Cultura de R$40 mil, depois de aprovado no Concurso de Apoio à Realização de Projetos Audiovisuais Cinematográficos Inéditos de Curta Metragem, do gênero ficção e animação, pela Comissão Especial de Seleção, instituída pelo Ministério.

Herbert Richers reabre Tijuca ao mercado
Com a concentração das produções da Rede Globo no Projac, a emissora liberou todas as instalações da Herbert Richers que ela ocupava há 20 anos no alto da Tijuca, e que agora passam a estar disponíveis para locação por outras produções.
O lugar é gigantesco. Além de toda a área de apoio, com camarins, salas de produção, carpintaria e casa de força, o complexo da Herbert Richers tem dois estúdio: um deles com 650m² e 15m de altura, refrigerado e à prova de som, com grid móvel para iluminação e piscina seca de 60 m²; e o outro, com 200 m² e 7m de altura, igualmente refrigerado e à prova de som. Quem quiser mais informações pode conseguir pelo telefone (21) 2570-8142.

Publicitários no Carnaval carioca

O Carnaval de 2002 no Rio foi tão animado quanto no último ano. E mais uma vez a Janela esteve presente no Sambódromo, registrando a festa. Aí vão alguns flashes da folia, nos desfiles de domingo e segunda.
Na segunda-feira, aliás, saiu na Imperatriz Leopoldinense a Ala dos Publicitários e Afins, considerada um sucesso por sua diretora Lúcia Camilotti. Publicitários de diversas partes do Brasil esgotaram as fantasias disponíveis de Chacrinha e de Gilberto Gil. Quem estiver no Rio, aliás, volta à Sapucaí este sábado, para brincar na comemoração pelo terceiro lugar da escola.
Flávio Bastos e Dionara Porto Marcio Ehrlich
Na fantasia de Gilberto Gil -- também na Publicitários e Afins -- Flávio Bastos e Dionara Porto, da Produtores Associados, e seu convidado Galid Osman Didi, da Polimix.. Mesmo perto da dispersão, este colunista ainda puxa a animação da ala dos Publicitários cantando o samba da Imperatriz sobre Campos de Goitacazes.
Alexandre e Flávia Carlos Perrone e Camanho Marcelo Gorodicht e Priscila Franco
No camarote da Brahma, Alexandre Leitão, da Ambev, comemorava com sua mulher Flávia a volta ao Rio para cuidar do patrocínio da Antarctica à Seleção Brasileira. Um dos responsáveis pelo patrocínio da Tam ao carnaval carioca e ao desfile do Salgueiro, Carlos Perrone, da All-E, brinda com Camanho, diretor do Grupo Total.. Marcelo Gorodicht, diretor da Fischer-Rio e da Ala Publicitários e Afins, e Priscila Franco, da Dinâmica, fantasiada de Chacrinha, se preparam para o início do desfile da Imperatriz.
Renata e Júlio Castellanos Ana e André Golebievski Mauro Ribas e Reinaldo Clemes
O diretor da McCann-Rio Júlio Castellanos e sua mulher Renata ajudaram a animar o camarote da Rio Samba e Carnaval. No camarote da Fischer América Rio, André Golebiovski e sua mulher Ana podiam cantar sem medo de ficarem roucos. Afinal, ele é diretor da Valda... Como todo ano, Mauro Ribas, diretor da Leite de Rosas, recebeu em seu camarote artistas e empresários, como Reinaldo Clemes,da Trade Rio.
  Cahique Equi  
  Os diretores da G/Staff, Cahique Equi (foto) e Marcelo Giannini sairam na Ala Tuiuiú, da Grande Rio. Pena que não deu pra mostrar Giannini sem vestir preto...  

MKTMIX
* PARABÉNS PARA VOCÊ -
A Janela se abre para comemorar o próximos aniversários do mercado:'
15/02, sexta-feira: Armando Correia Ribeiro (Diretor Presidente da Eurofort Ogilvy), Cristina Simões (Diretora de Produção da Tec Cine). José Christão (Diretor de Arte - Merchandising da Fischer América Rio), Paulo Azevedo (Diretor de Operações da Carioca);
16/02, sábado: Eugênio Fernandes, Cláudia Kresch, Gabriela Arroyo (Supervisora de Atendimento da DPZ);
17/02, domingo: Maria Salomé Gimenes, Raoul Nótrica (Diretor de Criação da ID&A), André Regnier (Diretor de Arte da Contemporânea);
18/02, segunda-feira: Jair de Souza, Marcos Calvi (Diretor de Operações da Casa da Criação), Marcus Machado (Diretor da Preview), Valéria Pereira;
20/02, quarta-feira: Eduardo Souto Neto, Paola Ballousier (Assistente de Direção), Alexsandra Ayrão (Assistente da Presidência da Eco);
21/02, quinta-feira: Priscila Norcia (Diretora de Marcas da Ogilvy);
* UNLIKE FAZ 15 ANOS - No último dia 9 de fevereiro, a carioca Unlike completou 15 anos de vida. Para comemorar, está lançando uma campanha com veiculação em painel, busdoor e mídia impressa. Segundo o diretor de criação Antônio Frota, o conceito é reafirmar a especialidade da agência - 'Propaganda de varejo, a propaganda de resultado'.
* QUEM QUER BACALHAU? - A produtora carioca Proview já está produzindo para a Páscoa um job criado pela Publicis.Norton. Com filmagem prevista para final desse mês, 8 pessoas irão representar uma família brasileira em almoço de domingo de Páscoa, claro, comendo o Bacalhau da Noruega. O cliente quer mostrar que o Bacalhau é o peixe que rende mais, portanto, a mesa de jantar e as pessoas presentes irão triplicar através de efeito especial. O filme de 30" entra no ar em março e contará com apoio de mídia impressa. A direção é de Hector Sapia.
* EXPEDIENTE - A redação da Janela conta com a jornalista Juliana Bertrand.

Reforços da Semana
ANA COUTO DESIGN (RJ)
- A agência de promoções contratou a designer gráfica Cristiana Grether para atender os clientes Contax (Grupo Telemar) e Multistrata (Grupo Vale do Rio Doce).
EURO RSCG INTERACTION (SP) - O mineiro Carlos Alberto Vilela chega à agência para assumir a coordenação de projetos e desenvolver ações de marketing voltadas para o varejo, sua especialidade. Vilela, que já atuou na Intel, irá atender Nokia, VCP (Votorantim Celulose e Papel), StarOne e Votocel.
PÓS-PROPAGANDA (SP) - Luiz César Alécio chega para assumir a Diretoria Operacional e também o atendimento do Grupo Paramount. Alécio, que tem mais de 20 anos de experiência no mercado publicitário, já foi diretor da agência Pubblicità e sócio-diretor da Works! e da B2B - Business.
TV1 (SP) - Está reforçando o atendimento da conta da Volkswagen com a contratação de André Cardoso Mota, ex Full Jazz.