Janela Publicitária    
 
  Publicada desde 15/07/1977.
Na Web desde 12/07/1996.
 

Janela Publicitária - Edição de 22/FEV/2002
Marcio Ehrlich

 

Esta edição da Janela Publicitária foi publicada originalmente no jornal Monitor Mercantil.
O seu conteúdo foi escaneado e transcrito para ficar à disposição de consultas pela internet.

César Maia lança a sua primeira campanha
Estreou esta semana a primeira campanha da Prefeitura do Rio, criada pela vencedora da concorrência pela conta de César Maia: a agência Tática. Composta por 12 filmes produzidos pela Prodigital, a campanha tem como diferencial o uso de letras animadas acompanhadas de músicas com a mesma linguagem de animação.
Nas peças, a Prefeitura irá divulgar todos os serviços prestados à população, como Comlurb, Tele-buraco, Tele-saúde e Defesa Civil, entre outros. Segundo o diretor da Prodigital, Otávio Escobar, a intenção é manter a linha de sucesso do programa do Canal Futura "Livros Animados". A criação é de Eduardo Viana e Helena Lopes, com direção de criação de Helena Lopes.

Wesley deixa 100% e abre WM&S
Depois de 7 anos como diretor da JVA, Wesley Marine (foto) deixa a Direção de Operações e Atendimento da agência -- onde era associado -- neste momento em que ela perde seu antigo nome para adotar o de 100% Propaganda. De acordo com informações recebidas pela Janela, Marine parte para o seu próprio negócio, abrindo a agência WM&S. Segundo Juan Vicente, fundador da JVA, no entanto, não está havendo rompimento entre eles: "Somos amigos há mais de 20 anos e estamos estudando inclusive a possibilidade de que as duas agências sejam associadas". Até o final desta semana, Vicente e Marine deverão oficializar para o mercado o novo formato de funcionamento de suas empresas.

100% volta ao Conar contra NeoGama
A 100% entrou com um processo no Conar propondo a suspensão da campanha de seu cliente Telelistas e do concorrente Listel até que seja decidido qual das duas agências está autorizada a usar a frase "Quem Procura Acha Aqui".
Juan Vicente, diretor-presidente de Operações da 100%Propaganda, revelou que tomou esta decisão por considerar que foi prejudicado pela decisão do Conar de liberar as duas campanhas sem ter dado prazo para a agência dar início a produção do filme, enquanto o comercial da Listel já estava sendo veiculado em várias praças. Vicente explica que segurou a produção do trabalho, mantendo apenas busdoors e outdoors, por respeito à primeira liminar do Conar que havia suspendido a sua campanha.
Novela mexicana
O uso do slogan do SBT até parece uma das novelas da emissora, com uma disputa que se arrasta desde outubro de 2001, pouco depois de a 100% veicular anúncio para a Telelistas, em busdoors e outdoors na Bahia e em Fortaleza, usando a paródia com a frase do SBT 'Quem procura Acha Aqui'. Na mesma época entrou no ar a campanha da concorrente Listel, criada pela NeoGama, e de lá para cá ambas garantem que chegaram antes na mídia.
Juan Vicente chega a acusar a Listel de má fé, por ter entrado com um processo de plágio no Conar, "mas fornecendo propositadamente o endereço da Telemar, no lugar do da Telelistas, justamente para não termos tempo de nos defender". Assim, a 100% só ficou sabendo sobre o processo e a suspensão em dezembro.
Enfim, como o Conar não conseguiu comprovar quem parodiou primeiro o SBT, liberou as duas empresas para veicularem os anúncios até o processo chegar ao final.

Clipe do Botafogo Praia Shopping quer conquistar público
A Set Filmes, sob a direção de Sérgio Mesquita, já começou a produção do 1º comercial para o Botafogo Praia Shopping criado pela DiretaCom que será veiculado apenas em cinema. Com jingle de Kiko Fernandes, da Speedball, o clipe de 60" será lançado no início de março e irá trazer flashes com fachadas de lojas e pés caminhando no local para informar as melhorias feitas de 2 anos para cá.
Para conquistar mais o público que mora e trabalha próximo, o filme mostra que o shopping está cada vez mais completo, agora não só com lojas desconhecidas, mas com marcas famosas, além do melhor cinema (Cinemark), da entrada de restaurantes ótimos e com um grande diferencial: vista panorâmica para a Praia de Botafogo. A profissional da DiretaCom responsável pela criação é Socorro Machado e a direção de criação é de Beth Rocha.

1º Prêmio CCRJ Folha Dirigida de Propaganda dá largada
Vão até 19 de abril as inscrições para o 1º Prêmio CCRJ Folha Dirigida de Propaganda, criado pelo publicitário Álvaro Rodrigues, redator da Ogilvy Rio e diretor do CCRJ-Clube de Criação do Rio de Janeiro. O prêmio substituiu o 'Clube do Futuro' agora que tem o patrocínio da Folha Dirigida, que rodará um jornal exclusivo para mostrar os trabalhos dos vencedores e disponibilizar seus respectivos currículos. Os exemplares serão distribuídos às agências de publicidade e às universidades cariocas.
O objetivo é o mesmo do 'Clube do Futuro': dar oportunidades para os estudantes de publicidade mostrarem seu talento, criando um anúncio para divulgar a cidade como um bom lugar para se fazer negócios. Os 4 primeiros colocados ganharão da Folha Dirigida uma viagem para algum Estado do Brasil. Ao todo serão 22 vencedores que terão como prêmio principal uma oportunidade de estágio em algumas das 22 agências participantes.
Todas as informações para inscrição e o edital do concurso estão disponíveis no site www.ccrj.com.br.

Órfãos da Provarejo querem matar saudades
House-agency da Mesbla, que também não existe mais, a Provarejo foi uma das mais criativas e premiadas agências do mercado carioca, formando inúmeros profissionais que hoje se destacam no mercado brasileiro.
Para matar as saudades dos velhos tempos, os ex-funcionários da agência têm feito de tudo para se encontrar. A novidade agora é a criação de um site exclusivo para os órfãos da agência: www.provarejo.net.
Segundo um dos responsáveis pela iniciativa, o empresário de promoções Weimar Freitas, está sendo organizada uma listagem de todos os nomes de profissionais que passaram pela Provarejo através das gerações. "A idéia é depois realizarmos um grande encontro", diz Weimar, que lembra:
-- A Pró sempre foi alto astral e apesar de muita ralação e muita gente, sempre proporcionou amizades, união e boas festas. E é isso que queremos reeditar proporcionando a todos um grande e ótimo encontro.
O site www.provarejo.net tem espaço para cadastro, fotos onde todos podem relembrar momentos, mensagens e mural. Vale a visita até para quem não foi da agência. Além disso, quem quiser mais informações pode conseguir com o próprio Weimar, pelo email weimar@w-up.com.br.

Vale inunda a mídia para oferecer ações
Deste a última semana, mais de 10 comerciais criados pela Contemporânea para a Vale do Rio Doce estão na mídia para estimular os brasileiros a comprarem ações da companhia. Numa campanha de duas fases, a agência começou com uma série de filmes institucionais, produzidos pela Yes com direção de Caio Abreia, e trilha da Speedball, em que, simulando um set de filmagem, uma atriz fala sobre os trabalhos realizados pela companhia - mineração, exportação, conscientização e ação social, entre outros.
Pouco depois, começaram a entrar no ar os filmes propriamente anunciando que o BNDES está colocando as ações no mercado. Produzidos pela Armazém de Filmes com direção do JB e trilha da Zuêra, os comerciais começam com a palavra 'Ação' na locução de Jorge Ramos, dono da voz da maioria dos trailers dos filmes passados no Brasil. A partir daí, várias pessoas são mostradas em diversos meios de transporte até chegar a um banco para adquirir as ações da Vale. O esforço também terá veiculação em rádio e mídia impressa.
Toda a criação da campanha foi de João Bosco e Rodrigo Rosman, com direção de criação de José Guilherme Vereza.

Coca-Cola Light lança campanha e muda embalagens
Entrou no ar esta semana a nova campanha 'Coca-Cola light. Você com tudo', composta por dois filmes criados pela DPZ e com a direção de Andrucha Waddington e Toni Vanzolini, da Conspiração Filmes. A empresa também aproveita o lançamento para mudar o visual das embalagens que irão levar estampas de rostos de uma mulher e de um homem, além de mudanças no site www.cocacolalight.com.br.
Os filmes têm os títulos 'Carro' e 'Serão' e mostram o posicionamento da marca para este ano. 'Carro' é estrelado pela top model Juliana Galvão, que fecha a porta do carro com a chave e com a Coca-Cola light dentro e acaba abrindo o automóvel com o cinto de um rapaz que passa pelo local no momento. Já em 'Serão', uma mulher fala para um homem pela janela através de mímica que sua Coca-Cola Light acabou. O homem passa o número do telefone de um serviço de entrega. Para a surpresa da mulher, quem entrega o produto mais tarde é o próprio.
'Carro' tem a criação de Ana Paula Figueiredo e Liliane Barabino, com diretor de criação de Carlos Rocca. Já o filme 'Serão' tem a criação de Eliana Sá e Reuber Marchesini, com diretor de criação de Luiz Vieira.
Fanta também muda design
Depois de feita uma pesquisa com seus consumidores, a Fanta está lançando novos sabores - Maçã e Citrus - no Brasil a partir desse mês e a versão Fanta Uva light. Para acompanhar o lançamento, as embalagens também ganharam novos designs, estão mais coloridas. Para divulgar as novidades, foram criados pela agência McCann-Erickson Rio 2 filmes, de 30", 'Elefantes' e 'Noivas', que serão veiculados em todo o país a partir de 3 de março. Os comerciais mostram cenas inusitadas e bem-humoradas com elementos que tradicionalmente não são coloridos, como as noivas e os elefantes. Os filmes foram dirigidos por Oscar Rodrigues Alves, da Academia de Filmes. A criação é de Beto Werneck e Zil Ribas, com direção de criação de Luis Nogueira.

Sábado das Campeãs fecha Carnaval dos publicitários
A Janela voltou este sábado à Marquês de Sapucaí para registrar a folia dos profissionais de marketing e publicidade no Carnaval carioca. E, claro, marcar presença na Ala Publicitários & Afins, da Imperatriz Leopoldinense.
Para fechar o registro do Carnaval 2002, fiquem com mais algumas imagens da festa.

A Janela voltou este sábado à Marquês de Sapucaí para registrar a folia dos profissionais de marketing e publicidade no Carnaval carioca.
E, claro, marcar presença na Ala Publicitários & Afins, da Imperatriz Leopoldinense.
Para fechar o registro do Carnaval 2002, fiquem com mais algumas imagens da festa.
Kiki Moretti, Miguel Patrício e Ivandel Godinho Mariana Zander, Maria Viveiros e Priscila Franco
O anfitrião Miguel Patrício, diretor da Ambev (ao centro), comemora o sucesso do Camarote da Brahma com os diretores da InPress, Kiki Moretti e Ivandel Godinho. A modelo Mariana Zander, com Maria Viveiros, do marketing da Brascan, e Priscila Franco, da Dinâmica Promoções, enfeitando o Camarote da Brahma.
José Luis Vaz e Malu Miranda Dionara Porto e Alberto Cabaleiro Júnior Gerusa Rosa, Regina e Paulinho Figueiredo
O diretor de arte da AdHoc, José Luis Vaz, e Malu Miranda, atendimento da McCann, aproveitam o Sábado das Campeãs para curtir o último dia de festa do carnaval carioca. No camarote da Produtores Associados, Dionara Porto recebe como convidado Alberto Cabaleiro Neto, diretor de atendimento da Publicis.Norton. Gerusa Rosa, coordenadora de produto da Embratel, aproveita um intervalo do desfile para confraternizar com Paulinho Figueiredo, RTV da Contemporânea, e sua mulher Regina.

Reforços da Semana
CALIAASSUMPÇÃO (RJ) -
Cristiane Bonotto, ex-DPZ e ex-Standard, chega para reforçar o atendimento. Atenderá a Coca-Cola, entre outras contas.
CÂNDIDO & ORTIZ (RJ) - Contratou Márcia Torres, ex-Comunicação Carioca, como assistente de atendimento.
CARILLO PASTORE EURO RSCG (SP) - Reestruturou o departamento de produção gráfica. Ricardo Lívio, um dos produtores, passa a comandar o recém-criado departamento de Art Buyer, e tem Fabiana Oliveira como assistente. Leonora Albertoni, antes produtora gráfica, passa ao cargo de coordenadora do departamento de produção gráfica e faz dupla com Carlos Henrique, que têm como assistente Fábio Alves. Valdir Bianchi comanda agora a direção de criação da agência ao lado de Ricardo Chester e Cláudio Carillo. No RTV entra Márcia Branco, ex-executiva de contas na Antena 1 e ex-DPTO.
CASA DA CRIAÇÃO (RJ) - Contratou a redatora Patrícia Passos, ex-Draft e Dia Design. Fará dupla com Adriana Mello, sendo responsável pelas contas da Vale do Rio Doce e Petros.
FABRAQUINTEIRO (SP) - Contratou Claudia Santos, ex-Ogilvy, como nova diretora de mídia e Guilherme Rabboni, ex-Loducca e ex-Propeg, como diretor de administração e finanças.
FUTURA (SP) - Contratou três profissionais para a equipe de atendimento e criação. Eduardo Corrêa irá assessorar a conta da Dana Autopeças e Fábio Henrique Luiz Mauro atenderá as baterias Heliar, Power e Durex. Na criação, volta à agência a diretora de arte Juliana Brichesi.
LODUCCA (SP) - Ken Fujioka é o novo diretor de planejamento estratégico. Foi gerente de projetos da Asea Brown Boveri (ABB), BBN-Diretotal e Frontier Internet Services.
NOVA ONDA (RJ) - Contratou Bárbara Borges para o atendimento da produtora de áudio. Bárbara acumula passagens pela Fischer, V&S, Contemporânea e CaradeCão.
RC COMUNICAÇÃO (MG) - Volta à agência Ana Cristina Leão (ex-TV Alterosa) como Atendimento e Planejamento.
TYPE ACCOUNT (RJ) - Reforçar a área de web-design, contratando o jornalista Victor Fraga, ex-Lancenet e ex-O Globo, como webwriter.

MKTMIX
* PARABÉNS PARA VOCÊ -
A Janela se abre para comemorar o próximos aniversários do mercado:'
22/02, sexta-feira: Rogério Cavalcanti (Diretor de Arte da XL), Viviano Caldas (Diretor de Atendimento da Propeg Rio);
24/02, domingo: Delano D'Ávila;
25/02, segunda-feira: Sérgio Cardoso (Diretor da Armazém de Filmes), Priscila Franco (Diretora da Dinâmica Promoções), Francisco Lucchini (Redator da Propeg Rio);
26/02, terça-feira: Márcia Souza (Diretora de Atendimento da Arteplus), Bárbara Carauta (Diretora de Arte da G/staff), Brahim Jorge (Redator da Agência3);
27/02, quarta-feira: Adonis Alonso, Eduarda Eugênio (Produtora da MktMix), Fábio Seidl, Isabela Silveira;
28/02, quinta-feira: Christina Carvalho Pinto (Diretora Presidente da Full Jazz), Elísio Paula Leite (Supervisor de Mídia da Premium), Eliana Veras (Executiva de Contas Senior da Mix Marketing);
* BOOMERANG AO VIVO - Para comemorar seus 3 anos de vida, a Rebouças & Associados promove seu debate Boomerang Ao Vivo sobre 'A evolução das empresas no processo de gestão socialmente responsável'. Cristina Muracho, do Instituto Ethos, fará a abertura do evento e participarão da mesa de debate Claudia Jeunon, da Fundação CSN, Patrícia Menezes, de relações comunitárias da IBM, Luiz Antônio Godoy, da Fundação Vale do Rio Doce, e Lia Blower, da Petrobras. O encontro será dia 26 no Hotel Marina Palace, no Leblon, Rio, das 8:30h às 10:30h. Mais informações pelo telefone 25231399 ou pelo site www.reboucaseassociados.com.br.
* PORTFÓLIO MULTIMÍDIA - A produtora de filmes carioca Tec Cine produziu seu novo portfólio em mini-CD em vez da tradicional fita VHS. O responsável pelo desenvolvimento do projeto multimídia é o produtor Luiz Carlos Pucci, que criou efeitos de animação (Flash) e de transição entre imagens, além de fundo musical. Segundo Pucci, os mini-CDs "são uma maneira prática e econômica de divulgar a empresa, mostrando a sofisticação e atualização tecnológica dela". Quem quiser solicitar uma cópia, peça pelo telefone (21) 2543-3404 ou pelo email teccine@ajato.com.br.
* DE OLHO NA PÁSCOA - A carioca Comunicação & Arte irá fazer toda a programação visual (banners, galhardetes etc.) das lojas da delicatessen Lidador para a Páscoa, além de encartes promocionais que serão distribuídos em pontos de venda e encartados nos jornais. A campanha, com estréia prevista para início de março, terá veiculação em mídia impressa. O mote é destacar os 77 anos de tradição de entrega de cestas de Páscoa. A criação e a direção de criação ficarão sob a responsabilidade de José Carlos Gomes.
* ASSIM NA TV - Estréia ainda este mês a nova campanha da agência Motrix, produzida pela Produtores Associados, para o Plano de Saúde Assim. Serão 3 filmes de 60", com adaptação para 30", além de mídia impressa, spot, busdoor e outdoor. Cada um traz um personagem que mudou completamente seu estilo de vida depois que foi para a Assim. Por exemplo, uma jovem casada que não aproveitava a vida e não freqüentava praias, passa a viver a vida intensamente. Ou um executivo que vivia só para o trabalho começa a fazer esportes e cuidar da saúde. A criação de toda a campanha é de Marcílio do Carmo e Antônio Lima, com direção de criação de Lúcia Prista. Os filmes foram dirigidos por Beto Macedo.
* ALTA VOLTAGEM - A agência carioca 220 volts acaba de conquistar a Gastroclínica, do Dr. Penteado. O cliente não possuía agência (era atendido por um designer), mas, segundo Renata Alves, diretora de atendimento da agência, "agora quer lançar uma estratégia de conquistar novos clientes e fortalecer a marca". A primeira ação desenvolvida pela 220 volts será em março, com criação de um mascote - 'Gastrinho', malas-diretas e reformulação do site, além do relançamento da linha 0800 SOS Hálito, que terá veiculação em mídia impressa. Renata ficará responsável pelo atendimento do novo cliente. Todos os jobs terão criação e direção de criação de Alessandra Queiroz.
* ARTPLAN BENEFICENTE - A Artplan está lançando campanha em TV, jornal e spot em rádio para o hospital Mario Kröeff, visando chamar a atenção para o trabalho que a instituição vem desenvolvendo na luta contra o câncer. O objetivo é aumentar as doações para o hospital, mantido pela ABAC (Associação Brasileira de Assistência aos Cancerosos), entidade não governamental e sem fins lucrativos. O filme de 1', dirigido por Manitou Felipe da produtora Yes, tem a participação dos próprios pacientes do hospital, da atriz Cristiane Torloni e trilha inédita de Jacques Morelembaum. A criação é de Roberto Vilhena, Rafael Genu e Renata Curado, com direção de criação de Chico Abreia e Marcos Apóstolo.
* TRANQUILIDADE INGLESA - A carioca Scorcelli Comunicação já deu início à nova campanha de matrículas do Curso de Inglês Oxford, cliente conquistado em novembro do ano passado. Com foco em mídia impressa, o Oxford espera aumentar o número de matrículas com relação ao ano de 2001. Com um estratégia contrária dos outros cursos que atraem alunos ansiosos com o tema 'fale inglês em 1 ano', a intenção é justamente mostrar a tradição de 47 anos do Oxford, para destacar sua metodologia diferenciada. As peças serão veiculadas até domingo. A criação e direção de criação são de Edson Scorcelli.
* EXPEDIENTE - A redação da Janela conta com a jornalista Juliana Bertrand.