Janela Publicitária    
 
  Publicada desde 15/07/1977.
Na Web desde 12/07/1996.
 

Janela Publicitária - Edição de 12/ABR/2002
Marcio Ehrlich

 

Esta edição da Janela Publicitária foi publicada originalmente no jornal Monitor Mercantil.
O seu conteúdo foi escaneado e transcrito para ficar à disposição de consultas pela internet.

André Barros assume publicidade de Benedita
O novo secretário de Comunicação do Governo do Estado do Rio, Chico Júnior, já definiu o nome da pessoa que será a intermediária entre as agências de publicidade e o Governo Benedita. Assume a Subsecretaria de Publicidade, o publicitário André Luiz Barros, que já atuou na Internad (umas das agências do atual Governo), mas trabalhava até então como free-lancer. Mesmo tendo tomado posse esta semana, a equipe da nova Secretaria de Comunicação de Benedita já fez reuniões com todas as agências que atendem o Governo — Agência3, Artplan, DPZ, Giovanni e Internad, mas a verba destinada à publicidade ainda está por ser definida por Chico Júnior, dentro da redistribuição anunciada pela Janela na última semana, para contemplar veículos comunitários através da criação da Subsecretaria de Comunicação Popular:

Chico Junior
Chico Júnior anuncia André Barros para publicidade de Benedita.

GM-Rio aprova

A nova estratégia do Governo recebeu a aprovação do presidente do Grupo de Mídia do Rio, Luiz Fernando Novaes, que também é diretor de mídia do escritório carioca da DPZ:
— Tecnicamente é difícil de avaliar, já que esses veículos comunitários não disponibilizam seus resultados, mas teoricamente acho que é a melhor solução para entrar com pertinência nas comunidades carentes ambientado nesse conteúdo bem local.
Novaes acredita que a estratégia é coerente com a postura do PT:
— O compromisso do partido é com as bases, com os trabalhadores. Faz sentido essa população ter um apoio maior do que vinha tendo. Será importante para a comunidade e para o próprio partido. Usando a mídia comunitária, a Benedita conseguirá cobrir a população como um todo.
Perguntado pela Janela, disse ainda que "esse apoio especial à mídia comunitária não irá prejudicar a atuação em mídia convencional, até porque o valor do investimento em comunidades carentes é bem menor".

Marketing Promocional se reorganiza no Rio
Dezenove empresas de promoções de marketing, eventos e design promocional sediadas no Rio resolveram se unir para ativar o capítulo carioca da Associação de Marketing Promocional (AMPRO-Rio), dando à entidade um novo foco, voltado para a representação das empresas do ponto de vista de negócios, no mesmo modelo adotado pela Abap para as agências de publicidade.
A novidade foi anunciada esta quarta-feira com a primeira reunião do grupo durante café da manhã no Garcia e Rodrigues, no Leblon, pelo presidente da Associação, Marcio Ehrlich (diretor da Dinâmica Promoções), e pelos diretores das empresas envolvidas: Animus, Bel & Lia, Dia Design, Dinâmica, Dream Factory, Fagga, Harmonia, Hartmann, KMB, Mercado, Millenn, Multinational, New Business, PB, Planning, Promo Office, Tátil, XL e W/Up. "A Ampro-Rio terá como foco debater as necessidades das empresas cariocas de Marketing Promocional, dentro de um negócio que em países de economia mais competitiva chega a superar os 50% dos investimentos em comunicação de marketing das empresas anunciantes", explicou Ehrlich.
Prioridades
As primeiras metas da AMPRO-Rio serão definir um padrão de apresentação de propostas em concorrências e, paralelamente, adequar a cobrança do ISS às empresas de promoção. A questão da necessidade de chegar a um formato de apresentação em concorrências foi unânime, já que "irá permitir que o cliente também tenha critérios de avaliação", explicam os participantes do encontro.
Outro tema debatido foi a cobrança tributária para empresas promocionais do Rio. "Incomoda pagar imposto sindical para o Sindicato das Agências de Publicidade, enquanto a realidade da promoção é diferente da propaganda", revela Ehrlich. "Vamos pleitear uma revisão dos critérios junto da Secretaria Municipal de Fazenda", completou.

Casa da Criação compra Tyocoi para atuar em promoção
A agência carioca Casa da Criação acaba de comprar a Tyocoi, que atuava tanto como agência de publicidade quanto em marketing promocional. O objetivo, explicou Noel de Simone, diretor de planejamento da Casa da Criação, é aumentar o leque de serviços de comunicação da agência, com a criação de um braço específico para promoções e eventos. Com a absorção, a Casa está incorporando à sua carteira de clientes as contas publicitárias da BF Goodrich, marca pertencente à Michelin, as Concessionárias Honda Rio Tokio e a AACN — Associação de Apoio à Criança com Neoplasia —, responsável pela única Casa Ronald Mc Donald e gestora do tradicional evento Mc Dia Feliz no Rio.
As responsáveis pela operação da Tyocoi serão Mirela Monteiro (atendimento), e para a criação e planejamento, Rodrigo Valente e Eduardo Garretano, que começam na nova casa na próxima segunda-feira (15).
— A aquisição surgiu da necessidade de nossa atuação multidisciplinar através de empresas especializadas. De um tempo para cá, começamos a observar a demanda pela prestação de serviços na área de promoções e eventos. Escolhemos a Tyocoi por termos uma sintonia de pensamento com eles, esclareceu de Simone.
Com a aquisição, o Grupo Casa da Criação passa a ter cinco empresas em ramos diferenciados: HomeWebbing (webmarketing), Qualidéia (design de embalagens), Zilli (database marketing), Tyocoi (promoção e eventos) e Casa da Criação (agência de publicidade).

Diretores de arte posam em anúncios da Pancrom
Para criar a nova campanha da empresa de fotolito Pancrom, a G/Staff resolveu mostrar os diretores de arte como pessoas extremamente desconfiadas, chamando para posar nos anúncios três dos nomes mais conhecidos da atividade: Guilherme Jahara (Almap), Bob Gueiros (Thompson) e Marcelo Giannini (G/Staff), que é um dos criadores do trabalho. Na peça que traz Bob Gueiros, por exemplo, ele aparece num bar conferindo com uma régua o marcador de doses que vem junto do Whisky. Na assinatura a frase: "Pelo menos na Pancrom o Bob Gueiros confia".
No outro anúncio de Guilherme Jahara, ele confere embaixo da cama de casal para ver se tem algum amante. E no último da série, Giannini passa a mão na frente do rosto de um ceguinho que pede esmola para ver se ele é realmente cego. As fotos são de Márcia Ramalho. A criação é de Marcelo Giannini e Marcos Bassini.

Quixot ganha a conta de eventos do Clube Marapendi
Com 6 meses de vida, a produtora e agência Quixot, formada por Marcio Nobre, Ricardo Leite e Tatiana Azevedo, acaba de conquistar a conta do Clube Marapendi, na Barra da Tijuca, ficando responsável pelo cronograma de eventos do cliente. Entretanto, a conta da Universidade Veiga de Almeida, com sede no Clube, permanece com a agência Comunicação Carioca.
Marcio Nobre explica que sua empresa se define como uma produtora de idéias, já que recebe o briefing e executa o job, fazendo o trabalho de agência e produtora ao mesmo tempo:
— Atendemos o cliente, elaboramos o conceito, e o executamos. Temos diretor de rádio, cinema, evento, TV, programação visual e estamos trazendo um redator e um diretor de arte. Cada um é responsável pela sua área, desde o atendimento até a produção.

MKTMIX
* PARABÉNS PARA VOCÊ —
A Janela se abre para comemorar o próximos aniversários do mercado:'
12/04, sexta-feira: Geraldo Rocha Azevedo (Diretor Superintendente da The Marketing Store), Fabrício Cannavezes (Atendimento da Aquarela), Leonardo Pazzini (Assistente de Atendimento da Giovanni FCB);
13/04, sábado: Luis Eduardo Teixeira (Diretor de Arte Júnior da Eco), Bruno Leitão (Atendimento da Agência3), Fábio Mendonça (Redator da TV Globo — Div.propaganda);
14/04, domingo: Cyd Alvarez (Vice—Presidente Executivo da Propeg Rio), Marcia Dias (Diretora de Atendimento da Contemporânea), Patrícia Pimenta (Contato da Publicis.Norton);
15/04, segunda-feira: Murilo Continentino (Diretor de Atendimento da Ícone), Oswalber Fernandes (McCann, Diretor de Atendimento), Carlos André Eyer (Diretor de Arte da Giovanni FCB), Gel Alvarez (Gerente de Contas da Ronson);
16/04, terça-feira: Luis Macedo, Adriane Costa (Coordenadora de Mídia da Propeg Rio), Antônio Jorge Feijó (Gerente de Marketing da Rádio Mania);
17/04, quarta-feira: Wilson Loureiro (diretor de arte), Luiz Redinger, Luciano "Animal" Gaberel (Diretor de Arte da Fischer América Rio);
18/04, quinta-feira: Paulo Levier (Diretor Geral da Aquatro);
* TALENTO LIVRE — O premiado diretor de arte Marcelo Noronha, ex-diretor de criação da Staff e responsável pela retomada criativa da agência na separação da CP&F, deixou a equipe da agência, agora sob o comando criativo de Marcelo Giannini. Noronha disse à Janela que está ouvindo propostas, mas ainda não sabe qual será sua próxima casa.
* AÇÃO GANHA — A rede de lojas varejista Puppy Calçados passa a ser atendida pela agência carioca Ação, que contará com verba anual de R$1,5 milhão. A Agência3 foi chamada a apresentar proposta, mas, segundo seu diretor Théo Drummond, ao descobrir que o cliente estava realizando concorrência, decidiu ficar de fora.
* AGÊNCIA 3 CONQUISTA — Por sua vez, a carioca Agência3 ganhou a conta da Gamatour, empresa de turismo rodoviário.
* NO PAINEL — Ronaldo Conde, vice—presidente de atendimento da Propeg Rio, que embarcou na última semana para 20 dias de férias em Londres e Paris, deixou gravada sua entrevista no novo programa da TV Record — 'Painel Publicitário' — que irá ao ar dia 20 desse mês. A atração estréia neste sábado (13), e contará com o making of do novo filme criado pela Fischer América, e produzido pela Tec Cine, com a apresentadora Ana Maria Braga para o Ponto Frio. A entrevista com Marcos Silveira, presidente e diretor de criação da Doctor, também será exibida no capítulo de estréia, conforme Janela divulgou na semana passada.
* ACARAJÉ - Esta sexta-feira o colunista Marcio Ehrlich estará em Salvador, Bahia, onde se realizará o julgamento dos Prêmios Colunistas Bahia e Norte-Nordeste.
* EXPEDIENTE — A redação da Janela conta com a jornalista Juliana Bertrand.

Reforços da Semana

Ação Propaganda (RJ) — Contratou o diretor de arte Marvio Arede (ex-Unlike), o redator Alexei Louzada (ex-Zapt e Unlike), a executiva de contas Marianna Malafaia (que atuava no Grupo de Pesquisas da Universidade Estácio de Sá) e Lina Pinheiro (ex-Standart, Thompson, Almap e Ellan Garden) para assumir a recém criada divisão de planejamento estratégico e atendimento à contas institucionais.
Bates Brasil (SP) — Contratou Luis Fábio Freitas (ex-Talent, DM9DDB e Leo Burnett) como gerente de mídia, e os planejadores Marcello Bolla (ex-Leo Burnett e Loducca) e Cristhiane Lozano (ex-Leo Burnett).
Capitão Musical — Andréia Grinszpan fará o atendimento da produtora de fonogramas no eixo Rio—São Paulo.
Colucci (SP) — Contratou Rose Ferraz (ex-Ogilvy) como diretora de criação. Já Elvio Tieppo, do atendimento, foi promovido à diretor de contas da agência.
DM9 (SP) — Voltam à agência o redator Fábio Victória e o diretor de arte Felipe Cama, ambos deixam a Salles D'Arcy.
DPZ (SP) — Promoveu Kleber Fonseca (ex-Thompson e Salles) e Ricardo Velloso (ex-Young & Rubicam e Pró Varejo) à diretores de criação da unidade de varejo da agência. Os criativos já trabalhavam como redator e diretor de arte, respectivamente.
EugenioWG (SP) — Para cuidar da recém criada área de comunicação interativa, chega à agência Lilian Reis, que acumula passagens pelo UOL, O Site e Starmedia. Será responsável pelo desenvolvimento estratégico online para todos os clientes e, nesse primeiro momento, estará envolvida em um projeto para a Gol Linhas Aéreas.
Gabarito Propaganda (SP) — Contratou o diretor de Arte Gunnar Pacheco (ex-Vettor Propaganda e Z+) e o diretor de criação Rúbio Marin (ex-ACE e Account).
Giovanni FCB (RJ) — Contratou Cynthia Massote (ex-Telemig Celular) como analista de planejamento. Atenderá todas as contas da agência, junto com o diretor da área Álvaro Esteves.
Lowe Lintas (SP) — Contratou o redator Rodrigo Kallas e os diretores de arte Sérgio Barros e Carlos Murad, todos vindos da Leo Burnett.
Lumina1 (SP) — A empresa de marketing de relacionamento contratou mais um reforço para atender as contas de Telemig Celular e Amazônia Celular: o publicitário Cléber Alucci (ex-Sunset Marketing Direto), que assume a supervisão das contas.
McCann (SP) — O braço interativo da agência contratou Suzana Cersósimo, diretora de arte multimídia, para sua equipe de criação.
Ogilvy (SP) — Contratou o diretor de arte Danilo Janjacomo (ex-Colucci) e a redatora Ana Clélia Quarto (ex- DPZ, Young & Rubicam e McCann Erickson).
Young & Rubicam (SP) — Contratou Patricia Favaro, que deixa o cargo de supervisora de mídia da Leo Burnett.

AdHoc para Prêmio Colunistas 2002 - Não adianta... AdHoc para Prêmio Colunistas 2002 - Sem Telefone
Campanha do Prêmio Colunistas veiculada na Janela.